Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Porca Solta

Desejo som de qualidade, montaram SPL, o que faço?

Recommended Posts

Olá amigos! Sou novo no fórum, peço perdão por qualquer erro inicial. Desejo ajuda com o som do meu carro, um Del Rey, instalado por um amigo que trabalha com isso. Pedi a ele um som de qualidade, porém o mais barato possivel. Um som pessoal, pra se ouvir apenas dentro do carro.

 

Ficou assim: módulo Corzus CR-703; dois falantes "originais do Gol bola" (ignoro o modelo) nas portas; dois 6x9 triaxiais, no tampão traseiro; 2 tweeters Le-son Niobium TNB-1, tb nas portas; uma Band-Pass com 2 subs de 8" recondicionados no porta-malas; o rádio AM/FM Philco Ford original do Del Rey de época; e um transmissor FM xing-ling, opção barata a um CD-Player moderno. Ficou 500 reais tudo, instalado.

 

Tudo pronto, ficou bom: um grave encorpado, com médios e agudos bem definidos e limpos. Mas, ficou sem

 

palco sonoro, sem efeito estéreo algum, parece rádio AM. Gosto de sentir o ambiente da música, inclusive sou fã de fones de ouvido por causa disso. Só ouço os 6x9 traseiros, o grave da Band-Pass e um distante tilintar dos tweeters instalados nas portas à altura das pernas, posição inadequada à fidelidade, penso eu. Os falantes das portas, nem parece que existem.

 

Meu amigo diz que não tem como criar palco sonoro no Del Rey, que teria que comprar outra potência, e o pior é que pela potência ter só 2 canais estéreo, ele ligou um canal na frente e outro na traseira, algo muito porco a meu ver, pois mata o ambiente do som. Eu queria um som de alta fidelidade, mas a impressão que tenho é que ele montou um SPL - o estilo que ele gosta. Apesar do som não ser ruim, fiquei decepcionado... pois não tem fidelidade, com estéreo e palco sonoro como eu queria. Ficou um "mini bate-estacas" mono. :unsure:

 

Queria a opinião dos amigos sobre este meu som, e como deveria montá-lo pra obter o resultado que desejo, ou seja, qual o projeto ideal pra um som de alta fidelidade, com o devido efeito estéreo e ambiente sonoro adequados, aproveitando tudo que já tenho de preferência.

 

Agradeço de antemão a todos que puderem ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta pegar um kit duas vias e um amplificador 2 canais bom pra ligar ele, em stereo.

Tire todos os falantes de medio/agudos da traseira. Dependendo uma radio legal utilizando cabo RCA também era bom.

 

Já acho que vai dar um resultado bem mais satisfatório.

 

Edit: Ah, e bem vindo ao forum!

Editado por Pad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu compraría antes de tudo um bom player, depois investia em outras coisas!:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

querer qualidade e gastar bem poco din din, é dificil veio. Compra uns usados c naum ker gastar muito, começa com bom player, pq os antigos e originais tem poucos recursos. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obvio que não vai ter efeito estéreo ligando um canal p/ frente e outro p/ trás... :pirou:

 

Minha sugestão é comprar um player decente (transmissor FM é ridículo), vender os outros falantes (menos os subs)

e comprar um kit 2x decente.

 

Aí sim da pra começar alguma coisa, gastando pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Receita de bolo, barata e que (Se comprados usados) sái merreca: 2 mids do bravox cs50B (tem que ser B) num pezinho dutado de 5~7 lts e tweeters 1tw1 selenium... isso num fosgate 4.6x dispensa até sub! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até quanto esta podendo gastar? A dica do bloom acrescida de um cd player(um alpine 7892 seria show) ja é um ótimo começo... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o CesarDRK matou o problema (considerando que os equipamentos não são o problema). Muitos "estaladores" trocam o balanço com o fader e matam o estereo do sistema.

 

Agora, mesmo estando tudo ligado certo, com esses falantes e transmissor de FM não vai dar muita coisa mesmo. A melhor receita para um som de qualidade e barato o pessoal já falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom posso estar errado, mas acho que a galera dá uma viajada de vez em quando,

dicas sempre ajudam e são bem vindas, mas seria interessante colocá-las dentro

da realidade do que o autor do tópico tem em mãos.

 

Ele quer um sistema barato, já desembolsou 500 paus e não está nada satisfeito.

 

Já tem equipos comprados, ele quer aproveitar o que tem, então acho que não custa

tentar a partir daí.

 

1- Essas 6x9 você comprou nova ? ou já tinha ? se comprou nova tente trocar por um

kit 2 vias para por na frente, se já tinha, esqueça elas por enquanto, 6x9 mata o

som que vem da frente, ou seja, não tem como ter palco sonoro ( que é o que você

quer ) com 6x9, eu tentari vender elas, sempre tem alguém que quer e junte uma

grana para comprar um kit 2 vias.

 

2- Kit 2 vias, fundamental para você, tem o selenium, 5" ou 6", depende qual a furação

do teu carro, é bom e barato, ligue ele no stéreo do teu korzus ( canal 1 e 2 ) e pronto,

você tem stéreo no teu carro, custa por volta de 130~140 reais.

 

3- No canal mono, deixe o sub´s de 8" do jeito que estão, ainda vai sobrar o falante original

e os leson, infelizmente não vejo muita utilidade para eles, dá para tentar vender também, no

máximo você pode ligar esses falantes originais na parte de trás do carro, direto no som original,

sem passar pelo módulo, assim terá o efeito frente e trás ajustável( fader ), e quem sentar no

banco de trás escutará um sonzinho, na prática para você que está na frente não vai fazer a menor

diferença.

 

 

Pra resumir, gaste mais 140 reais em um kit 2 vias, e tente vender os 6x9, acho que os falantes originais

e o leson não valem muita coisa.

 

Esse seu transmissor FM, vai te quebrar o galho por um tempo, mas o seu próximo objetivo é adquirir um player

de verdade, essa semana tinha player da Kenwood em promoção na americanas por 169,00, se bobiar eles ainda

dividem em 10x no cartão.

 

Espero ter ajudado

Andarc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade, o dono do tópico tem que entrar e nos fornecer mais informaçoes, principalemnete com a faixa de investimento que ele pode fazer. Dependendo, ele pode ter instalado esse som de 500 reais por falta de conhecimento, tem cliente que quer montar um som de boa qualidade com o menor preço possivel mas, ele até gastaria mais se a pessoa que ele procurou lhe tivese indicado, ele só nao esta disposto a pegar os equipamentos mais caros... Vai ver o colega dele nem conhece os equipamentos que nós aqui do forum conhecemos e nem tem noçao de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara como o tópico eu acho q foi movido de sessão, ele deve estar achando que deletaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, agradeço a todos pela participação!

 

Peço desculpas pela demora em aparecer, não axei que em uma tarde fossem chover tantas respostas, o que é muito positivo. Lá no Fórum do Clube do Hardware, de onde eu venho, costuma levar mais tempo pra alguém responder um tópico, estou mal acostumado... rs

 

Olhem, entendo pouco de som automotivo, justamente por isso procurei a orientação de quem conhece. Peço que tenham um pouco de paciência. Vou fazer algumas ponderações, baseados nso comentários de todos. Vão dizer que eu sou louco e vão querer me apredrejar em praça pública... rs... mas, lá vai:

 

A polêmica do Player - não vejo a necessidade de um cd-player caro, seja pela qualidade do som ou pelos recursos. O rádio Philco Ford original do Del Rey pouco deve aos players modernos, não é um radio valvulado medieval dos anos 50, amigos. Tem um som gostoso e encorpado, limpo como cristal, além de um poder de sintonia superior ao de qualquer player moderno. Além disso, ele tem estéreo, 4 canais, balanço e fader e até ajuste de bass como

recursos, por incrível que pareça. Até eu me surpreendi qdo comprei. E, teria que cortar o painel original do Del Rey pra instalar um player moderno, e eu não quero fazer isso. Tem mais: nos dias de hj, cd-player é chamariz de ladrão infelizmente. Já um ridículo rádio AM/FM nenhum ladrão quer, já que ele não conseguiria trocar nem por uma bala chita.

 

A polêmica do Transmissor de FM - discordo que o item seja "ridículo" ou de má qualidade. É Xing-Ling sim, mas pela bagatela de 20 pilas, sua relação custo-benefício é imbatível. Tem ótimo som, com estéreo perfeito e sem interferências. Não pula e não risca igual CD, não tem que rebobinar igual as jurássicas fitas K7, ao toque de um botão eu pulo pra qualker música entre centenas armazenadas em sua memória interna. É genial, a melhor coisa

xing-ling que eu já comprei, e faz um par perfeito com o Philco Ford, ambos tendo me saido módicos 70 reais. Lembrando que eu estou falando de som econômico, gente. Jamais vou dizer que um rádio analógico + transmissor de FM xing-ling são melhores que um Kenwood digital de 400 paus. É apenas uma solução que oferece qualidade de som aceitável e praticidade, a preço de banana. Não sou exigente.

 

A polêmica dos 6x9 - só descobri que 6x9 mata o palco sonoro cobrindo os falantes da frente, ouvindo o som depois de pronto. Afinal de contas, pra quê serve o maldito do 6x9 então?

 

O amigo andarc pegou o espírito da coisa. Meu orçamento pra esse som é zero, pois eu já gastei o que tinha pra gastar, ou seja, os 500 reais iniciais. Como disse no começo, entendo pouco de montagem de som automotivo, mas sei do que gosto. Confiei no meu colega, por ser um instalador profissional com 20 anos de chão, ganhador de muitos Campeonatos de Som oficiais, e por ser meu amigo tb. Mas na cabeça dele, pelo que eu vi, "qualidade" é pressão sonora, bate-estacas, pois a inclusão dos 6x9, a ligação de um canal atrás e outro na frente e o péssimo posicionamento do kit dianteiro foi o fim, até pra mim que sou leigo... é impossivel que um profissional desse gabarito não saiba a diferença entre um projeto de fidelidade e um projeto de SPL, até uma breve busca no google demonstra que são dois conceitos totalmente diferentes. Ele se comportou como "estalador" mesmo... no minimo agiu com descaso em relação ao meu gosto pessoal.

 

De qualquer modo, o som não ficou ruim... ficou um som limpo e bem definido. Levando em conta os equipamentos "fundo de quintal" utilizados, chega a ser um milagre. Só faltou o palco sonoro mesmo, e foi isso que me fez subir na tamanca, pois o ambiente da música é indispensável pra mim. Nesse sentido, creio que a falha está na forma como o som foi montado e não no equipamento em si.

 

Todo o equipamento foi comprado usado. Segundo todas as sugestões, eu vou sumir com os 6x9, manter a band-pass no porta-malas e me apoderar de um kit duas vias ke nem o selenium recomendado pelo andarc, colocando-o no lugar dos falantes de de gol bola e dos leson das portas, e ligando um canal do módulo de cada lado. Meu amigo diz ke os Leson Niobium TNB1 são tweeters lendários, isso é verdade? Não seria melhor mantê-los no lugar dos originais do kit selenium, ou nada a ver?

 

Eu entendo também que o palco sonoro depende da posição dos falantes, e que a porta não é ideal, principalmente no caso dos tweeters, que foram colocados na porta à altura do assento dos bancos, um apontando pro outro... qual a posição ideal de montagem do kit, fazer pezinhos? Meu amigo diz ke "é impossivel fazer pezinhos no Del Rey", mas eu discordo veementemente... que impossível o quê? Nada é impossível, é só falta de vontade. O que axam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daí amigo,

 

É isso, coloque o kit 2 vias selenium e pronto, verá a diferenaça, depois poste aqui como ficou o som !!!

 

Respondendo as perguntas:

 

6x9 = tem suas qualidades e suas aplicações, vamos supor que você queira " som para fora " ou seja, abrir

o porta malas em um churrasco, elas vão servir bem, tem um bom custo benefício para isso, e cumprem seu

papel, num único falente temos médios e agudos, dependendo da série e da marca, até um gravezinho ainda.

 

Tweeter = bom o tweeter do selenium, é disparado o melhor tweeter que vem em kits baratos e ainda vem com

um crossover para corte de frequência, eu nunco ouvi esse leson, mas dúvido muito que seja melhor que o selenium,

faça o teste com os dois e depois nos conte.

 

abrçs e sucesso

Andarc

Editado por andarc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A polêmica do Player - não vejo a necessidade de um cd-player caro, seja pela qualidade do som ou pelos recursos. O rádio Philco Ford original do Del Rey pouco deve aos players modernos, não é um radio valvulado medieval dos anos 50, amigos. Tem um som gostoso e encorpado, limpo como cristal, além de um poder de sintonia superior ao de qualquer player moderno. Além disso, ele tem estéreo, 4 canais, balanço e fader e até ajuste de bass como

recursos, por incrível que pareça.

 

A polêmica do Transmissor de FM - discordo que o item seja "ridículo" ou de má qualidade.

 

Pouco deve a players modernos? Rsrs... Amigo o player é uma das peças chaves do sistema.

Sobre ser stéreo, 4 canais, balanço e fader, bass médio e agudo - qualquer player do planeta terra fabricado

nas últimas décadas tem isso, é básico. É igual comprar um carro e ficar feliz que ele veio com os bancos, cinto e volante !

 

Sobre o transmissor FM... eu cheguei a utilizar um no meu carro antes de montar o som atual da assinatura, sei doq estou falando.

Desses xing-ling com USB, a qualidade era MUITO ruim! Inclusive muito inferior as rádios FM abertas.

Tanto que não aguentei e acabei comprando um cabo auxiliar p/ o player original do carro e liguei meu Ipod e a diferença foi brutal,

pelo menos a qualidade passou a ficar aceitável, bem superior ao transmissor FM xingling.

 

Mas enfim.. Se vc não é muito exigente e quer gastar o mínimo possível concordo que quebra um galho.

Mas pelo jeito que vc veio falando no seu primeiro post acho q todos imaginamos q o seu nível de exigência fosso outro..

 

Acho que no seu caso o ideal é mesmo se desfazer dos falantes (6x9, tw e os das portas) e comprar um kit 2x baratinho

que ja vai ficar com um som agradável.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse um valvulado eu pagaria pau! A qualidade é excepcional!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi, porque desfazer dos 6x9 se já comprou deixa eles instalados mesmo, se tem a opção Fader é só jogar o som para frente e quando quiser escutar um som para fora é só regular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo... axo q ele(seu instaldor) ti julgo mau...

 

mais volte a ele e pede para ele fazer as mudanças necessarias para aumenta um poco do equilibrio do seu som!

mais nao espere muito! vc vai obeter apenas o efeito stereo no seu veiculo!

 

nao menospreze seu instalador..ele fez uma band pass no seu carro.. coisa que eu axo que deve ter ficado bem boa!

os 6x9 eu nao axo o fim do mundo... pra quem quer um som basico eh algo mto bom.. se tu color eles de talforma que tu possa diminuir o ganho deles... vc vai ter um fonte sonora razoavel uma vez que tu ja tens esse equipamentos..

 

 

se eu tivesse esse carro.. esses equipamentos fariaisso

 

falantes do gol nas portas ligados na saida stereo do modulo

6x9 ligados no aparelho

sub no modulo(saida mono)

lesom em cima do painel ligado junto com os falante de gol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, agradeço a todos pela participação!

 

Peço desculpas pela demora em aparecer, não axei que em uma tarde fossem chover tantas respostas, o que é muito positivo. Lá no Fórum do Clube do Hardware, de onde eu venho, costuma levar mais tempo pra alguém responder um tópico, estou mal acostumado... rs

 

Olhem, entendo pouco de som automotivo, justamente por isso procurei a orientação de quem conhece. Peço que tenham um pouco de paciência. Vou fazer algumas ponderações, baseados nso comentários de todos. Vão dizer que eu sou louco e vão querer me apredrejar em praça pública... rs... mas, lá vai:

 

A polêmica do Player - não vejo a necessidade de um cd-player caro, seja pela qualidade do som ou pelos recursos. O rádio Philco Ford original do Del Rey pouco deve aos players modernos, não é um radio valvulado medieval dos anos 50, amigos. Tem um som gostoso e encorpado, limpo como cristal, além de um poder de sintonia superior ao de qualquer player moderno. Além disso, ele tem estéreo, 4 canais, balanço e fader e até ajuste de bass como

recursos, por incrível que pareça. Até eu me surpreendi qdo comprei. E, teria que cortar o painel original do Del Rey pra instalar um player moderno, e eu não quero fazer isso. Tem mais: nos dias de hj, cd-player é chamariz de ladrão infelizmente. Já um ridículo rádio AM/FM nenhum ladrão quer, já que ele não conseguiria trocar nem por uma bala chita.

 

A polêmica do Transmissor de FM - discordo que o item seja "ridículo" ou de má qualidade. É Xing-Ling sim, mas pela bagatela de 20 pilas, sua relação custo-benefício é imbatível. Tem ótimo som, com estéreo perfeito e sem interferências. Não pula e não risca igual CD, não tem que rebobinar igual as jurássicas fitas K7, ao toque de um botão eu pulo pra qualker música entre centenas armazenadas em sua memória interna. É genial, a melhor coisa

xing-ling que eu já comprei, e faz um par perfeito com o Philco Ford, ambos tendo me saido módicos 70 reais. Lembrando que eu estou falando de som econômico, gente. Jamais vou dizer que um rádio analógico + transmissor de FM xing-ling são melhores que um Kenwood digital de 400 paus. É apenas uma solução que oferece qualidade de som aceitável e praticidade, a preço de banana. Não sou exigente.

 

 

O problema aquí é que a parte principal é a leitura da mídia, que perde muita qualidade.

Não seria possivel fazer uma mod no player pra puxar uma saida auxiliar? acho que ja ajudaria em muito o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos! Sou novo no fórum, peço perdão por qualquer erro inicial. Desejo ajuda com o som do meu carro, um Del Rey, instalado por um amigo que trabalha com isso. Pedi a ele um som de qualidade, porém o mais barato possivel. Um som pessoal, pra se ouvir apenas dentro do carro.

 

Ficou assim: módulo Corzus CR-703; dois falantes "originais do Gol bola" (ignoro o modelo) nas portas; dois 6x9 triaxiais, no tampão traseiro; 2 tweeters Le-son Niobium TNB-1, tb nas portas; uma Band-Pass com 2 subs de 8" recondicionados no porta-malas; o rádio AM/FM Philco Ford original do Del Rey de época; e um transmissor FM xing-ling, opção barata a um CD-Player moderno. Ficou 500 reais tudo, instalado.

 

Tudo pronto, ficou bom: um grave encorpado, com médios e agudos bem definidos e limpos. Mas, ficou sem

 

palco sonoro, sem efeito estéreo algum, parece rádio AM. Gosto de sentir o ambiente da música, inclusive sou fã de fones de ouvido por causa disso. Só ouço os 6x9 traseiros, o grave da Band-Pass e um distante tilintar dos tweeters instalados nas portas à altura das pernas, posição inadequada à fidelidade, penso eu. Os falantes das portas, nem parece que existem.

 

Meu amigo diz que não tem como criar palco sonoro no Del Rey, que teria que comprar outra potência, e o pior é que pela potência ter só 2 canais estéreo, ele ligou um canal na frente e outro na traseira, algo muito porco a meu ver, pois mata o ambiente do som. Eu queria um som de alta fidelidade, mas a impressão que tenho é que ele montou um SPL - o estilo que ele gosta. Apesar do som não ser ruim, fiquei decepcionado... pois não tem fidelidade, com estéreo e palco sonoro como eu queria. Ficou um "mini bate-estacas" mono. :unsure:

 

Queria a opinião dos amigos sobre este meu som, e como deveria montá-lo pra obter o resultado que desejo, ou seja, qual o projeto ideal pra um som de alta fidelidade, com o devido efeito estéreo e ambiente sonoro adequados, aproveitando tudo que já tenho de preferência.

 

Agradeço de antemão a todos que puderem ajudar.

bem antes de tudo esquece estes 6x9 troca eles por um mid bass e deixe só falantes de voz na frente, seu carro é um 3 volumes é meio critico passar graves do sub para o interior do carro principalmente usando uma potencia pequena tipo a CR 703, mas coloque uma caixa dutada com um falante de 12 bobina dupla de no máximo uns 150 a 200 watts rms faz uma caixinha bem feita pra render bem, faça a ligação da seguinte forma cada canal stereo de um lado instalador vai xingar mas é isso que da efeito e ajuda no palco se continuar como o seu "amigo" ligou vc vai continuar escutando as canais apenas na frente e traseira e o sub e agora vem o maior detalhe troca o seu player coloca um de player mesmo que dos mais antigos sem mp3 por menos de 150 conto vc compra cd player da pioneer filé sem mp3 meu primo tinha um deh 536 acho filé até o ano passado praticamente ele deu para o cara pq sem mp3 hj nimguem valoriza os recursos do player e claro se puder trocar a potência é bem melhor mas resumindo é isso:

- troca os 6x9 por um par de médios de 6 coloque-os na frente junto com os tw leson eu tenho um iguais a esse quebra o galho.

- deixe a traseira sem som falantes de voz apenas na dianteira preenche todo o espaço do carro se bem instalado e projetado, é verdade pode confiar.

- faz uma caixa dutada e bem projetada usa um sub de 12 ou de 10 até de baixa potencia se trocar de modulo claro pode usar outro.

- troque seu player pou um cd mesmo sem mp3 hj vc acha Pioneer barato dos bons antigos por menos de 150.

- se trocar o modulo case a impedância do sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuo a discordar da opinião de que o player seja "a peça chave do sistema", e de que meu rádio original e o transmissor de FM sejam um lixo repulsivo. E pra comprovar isso fiz um teste de audição entre o meu som e o som do meu colega instalador, sendo que o som dele beira os 15 mil reais, tendo inclusive um desses DVDs ultramodernos com tela retrátil, cujo preço unitário passa dos 2 mil. Ou seja, não é um sonzinho qualquer.

 

Ouvindo uma mesma música no meu carro e no carro dele, as únicas diferenças significativas que eu notei foram a presença do palco sonoro no carro dele, e a presença de ruido branco no meu, dado o meu aparelho ser analógico, é óbvio. Mas qdo fiz a opção pelo rádio analógico, eu conscientemente aceitei a presença do ruido branco, então não tenho o que reclamar dele, até por que é bem sutil, nada preocupante. O que importa é que a pureza, a nitidez do som, foi praticamente a mesma nos dois carros. Procedemos o teste com ele tocando um CD gravado com a música, e eu usando o transmissor, com a mesma música. Ou seja, se um rádio analógico e um transmissor de FM fossem tão detestáveis assim como dizem, a diferença entre os dois carros, em termos de nitidez do som, seria absurda... mas não foi o que eu vi. É claro que a potência do som dele é infinitamente maior, ele treme janelas a meio volume... mas a questão aqui é a fidelidade do som, não a potência. E tendo eu gastado 500 contos e ele 15 mil, axo que o custo-beneficio do meu som é indiscutivelmente melhor.

 

Bom, deixando de lado a discussão sobre player e mídia, segundo as dicas de todos, pra obter o palco sonoro devo me livrar dos 6x9, ou diminuir o sinal deles, e botar um kit duas vias na frente, com os canais devidamente distribuidos do lado esquerdo e direito, óbvio. Farei isso em breve, mas gostaria de saber sobre o posicionamento ideal deste kit duas vias, o que recomendam: coloca-los nos locais originais, nas portas, ou fazer pezinhos? Dá pra fazer pezinhos no Del Rey? É necessário pra obter bons resultados? E os tweeters, qual o melhor local ou maneira de instalá-los?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comece a pesquisar que vc achará bastante coisa, na parte de HIFI, SQ, Galeria e Projetos, por ai... Tem muita coisa em sites de fora tambem como o diymobileaudio e outro... nesse seu carro eu acho dificil vc encontrar alguem por aqui que ja tenha alguma experiencia de posicionamento de falantes , principalmente em relaçao a palco sonoro... Nesse tipo de sistema nao da pra ir pegando receita de bolo ja pronta, vc vai ter que investir tempo em pesquisa e em testes, e outra, sinceramente acho bem duvidosa a qualidade de audio do sistema do seu amigo pq uns dias atras uma cliente insistiu em colocar um mp3 desses no carro dela e nem ela aguentou, usou por 10 minutos e desistiu heheh... Sistema caro nao quer dizer que toque bem, um amigo ganhou em um campeonato de SQ(algo mais simples que o do ianaconi)usando tudo audiobanck com um passat de um cliente(sistema montado para o dia dia) e o cara que ficou em segundo só de kit componente ja era um Focal K2power(o carro era um corola) que custa mais que o sistema do passat todo hehehe... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, vivo uma situação parecida com a sua e não consigo ficar sem dar o meu pitaco...

 

fui possuidor de um alpine 7892 (já vendi) realmente era um bom player, com ótimas regulagens, mas sinceramente, não vi (ouvi) nada de excepcional, senti até um pouco de falta de graves em comparação com meu player anterior (velho).

 

achei absurdo ter que compensar os graves na regulagem do alpine, sendo que no meu player anterior (um kenwood dos anos 90) eu podia ouvir com tudo em flat e com graves equilibrados e muito agradáveis (macios e suaves).

 

hoje estou com um player kenwood que não é muito conceituado aqui no fórum, mas tem um som agradável, boas regulagens (com o tempo vc vai começar a sentir falta disso) e funcionalidades incríveis como TA, usb e bluetooth...

 

acho que vc deve experimentar um kit 2 vias sim, não são caros e podem um dar bom up no seu som, com melhor sensação de palco.

 

porém acho que a mensagem final é: vá pelos seus ouvidos, no final são eles que mandam...

 

abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe aparelho perfeito, nem regras, nem uma receita concreta sobre o que é um som bom.

 

Há estudos que provam que nenhum ser humano tem a audição igual ao outro, fora isso tem a questão do gosto, cada um tem um tipo de gosto.

 

 

O melhor set do mundo é aquele que você senta em seu veiculo e se agrada com o que esta ouvindo.

 

Existem caminhos, por estudos e a própria pratica do dia a dia que te facilitam a chegar nesse tal ponto, mais não necessariamente que você terá que fazer tudo o que se é falado para ter um som bom.

 

 

O maior segredo, na minha opinião, é o dialogo, sim dialogo, entre o proprietário do veiculo e o técnico responsável pela instalação, neste dialogo que se definem os pontos importantes do sistema, detalhes e gostos musicais que faram a diferença entre o cliente sair satisfeito com o projeto ou decepcionado.

 

Defina o seu set como o que melhor te agrada, independente do que falam, do que ta na moda, ou do que é mais recomendado.

Senta no banco do motorista e analiza a seu gosto o que falta o que sobra, o que te agrada e o que te desagrada em seu sistema, anote tudo e ponha aqui para podermos ajuda-lo, fica mais facil assim entende? Pois se o senhor só passar que quer qualidade, isso hoje em dia virou um termo muito superficial, há quem considere 4 cornetas e dois super tweeters como um som de qualidade.

 

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...