Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Deivid E.

INSTALANDO UMA BATERIA AUXILIAR

Recommended Posts

Boa tarde meus caros!

 

Comprei uma bateria da moura 95ah. Não vejo a hora de chegar...hehehe

 

Li muito sobre as baterias** auxiliares e não queria adicionar relê e nem diodo p/ uma eventual descarga da bat do cofre (partida). Quero que seja com o disjuntor, assim, com o carro desligado, eu o desarmo e não terei preocupação em descarregar a bat original. Certo?

 

Fiz um desenho no Paint pra tentar entender como funciona...

 

**Mesmo eu lendo bastante ainda ficou aquela pitada de incerteza...

 

Segue abaixo:

4490680_imagem.jpg

link: http://www.baixa.la/arquivos/4490680_imagem.jpg

 

1 - Assim, em paralelo, ficaria em 12v certo?

 

2 - Bom, os disjuntores são de 100AH, deixarei os 2 a uns 20cm de cada bateria. Até aqui está certo?

 

3 - O cabo positivo já está no carro e é de 35mm.

Já o negativo, tem um cabo de 16mm lá, posso aproveitar ou preciso de um de bitola maior?

Posso aterrar os módulos e o capacitor junto ao negativo da bat Moura95 (como está no desenho)? Ou preciso aterrar esses componentes no PM?

 

Desculpa por tantas perguntas, mas é que não da pra confiar nesses instaladores... Cada um diz uma coisa... =(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanharei seu tópico com atenção, pois inevitavelmente terei que colocar uma bat auxiliar no meu carro também. A original tem míseros 40A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu olhei rapidamente aqui e notei que vc ta trazendo um Negativo lá da bateria do cofre, não precisa fazer isso, vc aterra a bateria do cofre normalmente..

 

Da bateria auxiliar vc puxa um negativo pra lata, e do módulo tbm puxa um negativo pra lata, de preferencia no msm ponto da bateria auxiliar.. mas não precisa puxar o negativo da bateria auxiliar no modulo, vc tem que aterrar a bateria auxiliar direto na lata, e o modulo tbm, separados..

 

O procedimento que vc fez ali com o + me parece correto. mas agora to quase durmindo tbm amanha do uma olhada com mais calma blz?

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu olhei rapidamente aqui e notei que vc ta trazendo um Negativo lá da bateria do cofre, não precisa fazer isso, vc aterra a bateria do cofre normalmente..

 

Da bateria auxiliar vc puxa um negativo pra lata, e do módulo tbm puxa um negativo pra lata, de preferencia no msm ponto da bateria auxiliar.. mas não precisa puxar o negativo da bateria auxiliar no modulo, vc tem que aterrar a bateria auxiliar direto na lata, e o modulo tbm, separados..

 

O procedimento que vc fez ali com o + me parece correto. mas agora to quase durmindo tbm amanha do uma olhada com mais calma blz?

 

abraços

 

exatamente oque o amigo disse.... eu uso um sistema parecido, porém aterrei o negativo da auxiliar na lata e puxei negativo pro modulo na auxiliar, pois pra mim ficou mais facil, para nao dar mal contato nos terras da bat e modulo. Mas faz como ae em cima.

 

Sobre o positivo, eu no seu caso ou nao usaria esse segundo disjuntor ou coloraria ele no positivo entre as baterias. Assim como vc fez na bateria do cofre.. Assim quando vc desligar os 2 vc n tem corrente entre as baterias. No meu caso eu to somente com 1 disjuntor ainda.. e na auxiliar pro modulo sera somente o fuse.

 

Espero que tenha ficado claro hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa fiz algumas alterações no seu desenho, qualquer duvida pergunte..

 

Uma dica, puxe o negativo do taramps, e passe até o MC sem cortar o cabo, ai vc descasca o cabo sem cortar, e parafusa o Negativo do MC bem no meio do cabo descascado aí aperta bem esse negativo ali e leva até o aterramento sem ter que cortar o cabo.. Assim vc economiza em cabos e emendas..

 

Mas da no mesmo se vc quiser puxar um Negativo do MC até o terra e outro do Taramps até o terra..

 

mas existem varios jeitos de fazer essa ligação eu só falei as mais facil pra vc na hora da instalação.. Mas vc pode tbm fazer do jeito que vc falou puxar um negativo do MC até o Taramps e de lá pro Terra isso é indiferente, mas dá mais trabalho pra puxar um fio de força da saida do Taramps do que da saida do MC se é que vc me entende..

 

Bom segue imagem:

 

7687470imagem2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa fiz algumas alterações no seu desenho, qualquer duvida pergunte..

 

Uma dica, puxe o negativo do taramps, e passe até o MC sem cortar o cabo, ai vc descasca o cabo sem cortar, e parafusa o Negativo do MC bem no meio do cabo descascado aí aperta bem esse negativo ali e leva até o aterramento sem ter que cortar o cabo.. Assim vc economiza em cabos e emendas..

 

Mas da no mesmo se vc quiser puxar um Negativo do MC até o terra e outro do Taramps até o terra..

 

mas existem varios jeitos de fazer essa ligação eu só falei as mais facil pra vc na hora da instalação.. Mas vc pode tbm fazer do jeito que vc falou puxar um negativo do MC até o Taramps e de lá pro Terra isso é indiferente, mas dá mais trabalho pra puxar um fio de força da saida do Taramps do que da saida do MC se é que vc me entende..

 

Bom segue imagem:

 

7687470imagem2.jpg

 

Valeu imorrivel!!

 

Bom, durante a instalação vou vendo o que fica mais fácil!

 

Estou indo na santa efigenia agora... Comprar conectores, terminais... etc...

 

=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta tudo certinho...so bota o negativo de mesma bitola :legal:

 

 

se energia entra ela tem que sair de alguma lugar...

 

mania desse povo de achar que negativo temque ser mais fino ¬¬"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta tranquilo desse jeito sim!

 

tipo no meu caso como ficou mais facil, eu soh aterrei a bateria e fiz os negativos do modulo nela! Senao ia dar uma trabalheira, mas se pra tu for melhor faz assim que da!

 

Duvida que me surgiu: quando desligar o disjuntor da bateria aux o megacapacitor perde sua carga? Tendo que recarrega-lo novamente antes de usar? N sei pq mas pensei isso agora, era legal alguem dizer ae.

Editado por C45E

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta tudo certinho...so bota o negativo de mesma bitola :legal:

 

 

se energia entra ela tem que sair de alguma lugar...

 

mania desse povo de achar que negativo temque ser mais fino ¬¬"

 

 

Se o comprimento do cabo (-) for menor que o (+) pode ser menor sim, sem problemas.

 

Gostei dessa

se energia entra ela tem que sair de alguma lugar...

 

Voce comparou o aterramento de um automóvel com um aterramento residencial ?

Do tipo de chuveiro para "não dá choque" ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

P****

 

Bati o carro ontem... Desviei de um bebado (a pé) e me enfiei em uma ilha...

 

Furou os 4 pneus, cx de direção, suspensão e mto mais... =(

 

A instalação da Bat vai ficar pra depois... =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba cara, que f0da!

Imagino que voce depois parou e pensou "bah pq nao atropelei o FDP!" hehe

 

O que seria "uma ilha" ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o comprimento do cabo (-) for menor que o (+) pode ser menor sim, sem problemas.

 

Gostei dessa

 

Voce comparou o aterramento de um automóvel com um aterramento residencial ?

Do tipo de chuveiro para "não dá choque" ?

 

 

A distancia menor o cabo pode ser mais fina, mais uma diferença de 2 ou 3 metros não justifica uma redução tão grande como essa.

 

essa é a única justificativa, muito usam o (-) mais fino por achar, erroneamente que a corrente passa "mais" pelo positivo, o que é um erro gravíssimo, já que o sentido da corrente não é esse, e muda de acordo com o meio, podendo chegar a ser nos dois sentidos em alguns casos (não por um cabo metálico)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba cara, que f0da!

Imagino que voce depois parou e pensou "bah pq nao atropelei o FDP!" hehe

 

O que seria "uma ilha" ?

 

Esqueci o nome... é tipo uma pracinha, calçada... sei la... no meio da rua...

 

Foi um suto da P**... Pensei que ia matar o cara mesmo...kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba cara, que f0da!

Imagino que voce depois parou e pensou "bah pq nao atropelei o FDP!" hehe

 

O que seria "uma ilha" ?

 

Ilha.jpg

 

Sorte que não pegou o coqueiro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ufa, em fim, o carro está ok, prejuizo da fraquia neh!

 

Mas, graças a deus, está tudo bem!!

 

Bateria está instalada no PM, tudo funcionando certinho.

 

Só tive um pequeno probleminha, vcs podem me ajudar?

 

Sabe aquele disjuntor (100a) que eu tenho prox. a bateria do cofre (40a) que é, justamente, pra mim desarmar qdo for ouvir um som com o carro desligado e não descarregar a bat de partida .

 

Então ele desarmou e não “arma” mais!

 

O que será que aconteceu?

 

Abraços!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém deve ter desarmado ele sem apertar o reset dai quebrou a paletinha (por dentro) !!!

A instalação ficou legal só achei que não precisa daquele porta fusível duplo e daquele disjuntor antes dele, é muita resistencia para a corrente vencer !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, esqueça esses meus desenhos aí, pois mudou mta coisa!

 

 

Sabe se tem como consertar esse disjuntor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao desvirtuando o tópico, mas tenho uma duvida e nao vi mostivos para criar outro topico...

 

Seguinte: quero colocar uma bateria auxiliar mas no COFRE proxima a original...preciso colocar disjuntor/fusivel? como dimensiona-los? Acredito que eu va ligar com cabo 21mm entre elas, provavelmente puxando o negativo direto da original tambem, visto que sera coisa de 1m de cabo no maximo...

 

Baterias:

98ah(original) e uns 60ah(auxiliar).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, esqueça esses meus desenhos aí, pois mudou mta coisa!

Sabe se tem como consertar esse disjuntor?

 

Creio que não pois ele é lacrado né !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o sistema ta legal é assim mesmo = )

 

 

OBs? saindo da bateria axuliar NAO PRECISA levar outro netativo pra original..se pode jogar o negativo direto na lata = )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...