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wasdyn

Coletor de escape de motores de 5 cilindros

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Olá, eu gostaria de saber, apenas por curiosidade, quais são as possibilidades de dimensionamento do coletor de escape de motores de 5 cilindros. Em se tratando de motores de 1, 2, 4, 6, 8 cilindros eu conheço os dimensionamentos mais utilizados e consigo imaginá-los mesmo sem conhecer (acho que por se tratar de números pares de cilindros, com exeção do monocilíndrico, que também não tem muito mistério XD), mas e em motores de 5 cilindros, como funciona?

 

Desde já, obrigado.

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UP!!!

 

Alguém sabe?

 

No caso de um 5 cilindros em linha, para o coletor ficar "equilibrado" só consigo imaginar 5x1. Se quisesse fazer um 5x2 um dos conjuntos receberia os gases de 3 cilindros e outro de 2 cilindros; no caso de 5x3 dois dos conjuntos receberia os gases de 2 cilindros e outro de 1 cilindro...

E já vi algumas matérias dizendo que, no caso dos 4 cilindros o coletor 4x2x1 favorece o torque em alta, enquanto o 4x1 favorece o torque em baixa (ouo contrário). No caso dos 5 cilindros como se faz?

 

Valew.

Editado por wasdyn

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Qual motor?

 

Coletor da minha Marea 2.4 é aço inox e são 5x1, mas o acerto de torque é feito pela injeção eletrônica, coletor de admissão variável, comando variável.

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Então Baboo, de motores 5 cilindros no geral.

 

Realmente, o único que consigo imaginar é o 5x1.

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O Audi RS3, que é um bom exemplo de motor 5 cilindros de alto desempenho, como é o coletor original (de fábrica)? E os coletores que o pessoal faz para tirar ainda mais potência e torque do motor? Continuam com a mesma "unificação" (5x1, 5x2, 5x2x1...) dos canos e só o que muda é o dimensionamento e curvas ou mudam também as "unificações?

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Pelo que vi no clube da marea, os aspirados continuam com o coletor de inox original modificando apenas o diâmetro do escape pra 2,5" e apenas 1 abafador.

 

 

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não há este "dimensionamento" que tu fala nos motoros de 5 cilindros por motivos óbvios, não tem como "casar" o fluxo de um número ímpar com o de um número par de cilindros

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UP!!!

 

Alguém sabe?

 

No caso de um 5 cilindros em linha, para o coletor ficar "equilibrado" só consigo imaginar 5x1. Se quisesse fazer um 5x2 um dos conjuntos receberia os gases de 3 cilindros e outro de 2 cilindros; no caso de 5x3 dois dos conjuntos receberia os gases de 2 cilindros e outro de 1 cilindro...

E já vi algumas matérias dizendo que, no caso dos 4 cilindros o coletor 4x2x1 favorece o torque em alta, enquanto o 4x1 favorece o torque em baixa (ouo contrário). No caso dos 5 cilindros como se faz?

 

Valew.

 

Quanto mais restritivo, mais a curva de torque "desce". O fluxo em altos giros fica ruim, mas se ganha em baixa.

 

Geralmente 4x2 é BEM menos restritivo que o 4x1, e quando ele vai pra um cano só, o cano obviamente é bem parrudo, então é a melhor configuração pra potência.

 

Já vi gente seguindo a receitinha do 4x2 e escape de 2,5" num motor 2.0 8V, e depois chorando o gasto por conta do torque em baixa que desaparece.

 

Preparação tem que estar em sintonia com seu modo de dirigir.

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Já vi gente seguindo a receitinha do 4x2 e escape de 2,5" num motor 2.0 8V, e depois chorando o gasto por conta do torque em baixa que desaparece.

 

meu primo que o diga... fez isso com um Astra que ele tinha, na saída do sinal até ônibus passava ele :vts

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meu primo que o diga... fez isso com um Astra que ele tinha, na saída do sinal até ônibus passava ele :vts

 

Seu primo mora em Brasília?

 

Pq esse 2.0 era um astra também, preto. Mas já fazem alguns anos.

 

O dono era tão maníaco que retirou tudo do carro que era "desnecessário", como o painel, por exemplo.

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Seu primo mora em Brasília?

 

Pq esse 2.0 era um astra também, preto. Mas já fazem alguns anos.

 

O dono era tão maníaco que retirou tudo do carro que era "desnecessário", como o painel, por exemplo.

 

kkkkkk... não não, ele mora em Goiânia e o Astra dele era verde!

 

mas o carro do cara era pra pista ou pra rua??? pq tirar o painel é tenso :blink:

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duplicou,,,

Editado por Cosme

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kkkkkk... não não, ele mora em Goiânia e o Astra dele era verde!

 

mas o carro do cara era pra pista ou pra rua??? pq tirar o painel é tenso :blink:

 

Era de rua. Mas o cara dirigia o tempo todo achando que estava na pista.

 

Um tempo depois ele tinha remontado o carro todo, mas andou uns meses nesse esquema "race". Tava sem painel e mais um monte de acabamentos, inclusive banco traseiro.

 

Devo ter foto disto em algum canto... hauhauhauhauhau

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Era de rua. Mas o cara dirigia o tempo todo achando que estava na pista.

 

Um tempo depois ele tinha remontado o carro todo, mas andou uns meses nesse esquema "race". Tava sem painel e mais um monte de acabamentos, inclusive banco traseiro.

 

Devo ter foto disto em algum canto... hauhauhauhauhau

 

bizarro :vts :vts

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