Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Jotah

CROSSOVER PASSIVO

Recommended Posts

Tentei não criar este tópico procurando algo que já existisse que pudesse me ajudar, mas nada feito. Não consegui desenvolver nada a partir do que achei.

Montei um kit 3 vias composto de:

 

1TW1 Selenium

Mid-Range 2 1/2" de um HT Samsung.

Mid-Bass 6" Gradiente (com fs TEÓRICO em 32hz)

 

Pretendo utilizar os seguintes cortes.

MB -> LOW PASS : 500

MR -> BAND PASS: 500 - 1200

TW -> HI PASS : 1200

 

O que acham dos cortes? Seria melhor estender a faixa do MR?

 

Não tenho IDÉIA de que componentes usar.

 

Espero que possam me ajudar.

 

 

Jotah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentei não criar este tópico procurando algo que já existisse que pudesse me ajudar, mas nada feito. Não consegui desenvolver nada a partir do que achei.

Montei um kit 3 vias composto de:

 

1TW1 Selenium

Mid-Range 2 1/2" de um HT Samsung.

Mid-Bass 6" Gradiente (com fs TEÓRICO em 32hz)

 

Pretendo utilizar os seguintes cortes.

MB -> LOW PASS : 500

MR -> BAND PASS: 500 - 1200

TW -> HI PASS : 1200

 

O que acham dos cortes? Seria melhor estender a faixa do MR?

 

Não tenho IDÉIA de que componentes usar.

 

Espero que possam me ajudar.

 

 

Jotah.

 

 

Jotah,

 

Acho que não vai conseguir por nada cortar o tweeter em 1.2k cara,pois o corte original dele é em 2.5k e já é baixo se parar pra pensar.Vai virar uma corneta ele além de queima-lo...rs

 

Sei que aqui no fórum existem pessoas que montam cross e acredito que te irão te dar dicas e pontos de cortes melhores para o seu kit diy que montou.Se montar um legal dou a dica de montado no mínimo bi-amplificado e se puder montar em modo de tri-amplificação seria melhor ainda só que teria que disponibilizar de 6 canais somente para o stéreo e 1 pro mono no caso.Teria controle de ganhos indepententes para os mb,mr e tw tendo um melhor acerto aí !

 

Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Abraços,

 

Lucas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu já usei um tres vias DIY, e te digo que quanto mais alto voce corta o tw melhor. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jotah,

 

Acho que não vai conseguir por nada cortar o tweeter em 1.2k cara,pois o corte original dele é em 2.5k e já é baixo se parar pra pensar.Vai virar uma corneta ele além de queima-lo...rs

 

Sei que aqui no fórum existem pessoas que montam cross e acredito que te irão te dar dicas e pontos de cortes melhores para o seu kit diy que montou.Se montar um legal dou a dica de montado no mínimo bi-amplificado e se puder montar em modo de tri-amplificação seria melhor ainda só que teria que disponibilizar de 6 canais somente para o stéreo e 1 pro mono no caso.Teria controle de ganhos indepententes para os mb,mr e tw tendo um melhor acerto aí !

 

Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Abraços,

 

Lucas.

 

É, me atentei a isso agora. Então Corrigindo. Corte do TW em 3khz.

 

E meu projeto é o seguinte. O modulo vou trocar por um SoundMagus CK75

 

Potência RMS @4 Ohm 4x75W

Potência RMS @2 Ohm 4x100W

Potência RMS @4 Ohm 2x200W (bridge)

Classe AB

Nº de canais: 4/3/2 (bridgeable)

 

2ch pro kit e uma bridge sub.

 

valeu.

 

Jotah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu já usei um tres vias DIY, e te digo que quanto mais alto voce corta o tw melhor. :legal:

 

então, como o lucas falou, o corte do 1TW1 é em 2.5khz mas eu acho que vou fazer o corte em 3khz pelo menos. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corte baixo assim só se for para full range no lugar dos tw. Em 3 vias aconselharia cortar o tw bem alto a deixa o resto com o mid range (no mínimo uns 5khz para cima no tw). Tá certo que precisa de um mid range bom e que suba bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corte baixo assim só se for para full range no lugar dos tw. Em 3 vias aconselharia cortar o tw bem alto a deixa o resto com o mid range (no mínimo uns 5khz para cima no tw). Tá certo que precisa de um mid range bom e que suba bem.

 

Leao,

 

o full range alcança frequências muito altas com qualidade. pensei até em deixar um sistema sem tw, mas eu iria sentir falta em um pouco de brilho nas frequências muito altas.

 

Então, nova config:

 

TW -> HP :5khz (?)

 

 

Jotah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz 3 way DiY estes dias, e a melhor configuração que achei foi:

Sub no máximo até 80Hz

mid bass de 60 ou 80Hz subindo até 200 no máximo 250Hz

full entrando entre 250 a 300Hz ( se puder baixar mais melhor) até uns 4k

tweeter na casa dos 5Khz fica muito bom.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz 3 way DiY estes dias, e a melhor configuração que achei foi:

Sub no máximo até 80Hz

mid bass de 60 ou 80Hz subindo até 200 no máximo 250Hz

full entrando entre 250 a 300Hz ( se puder baixar mais melhor) até uns 4k

tweeter na casa dos 5Khz fica muito bom.

 

Markto

 

Markto,

 

O problema é que meu full não desce tanto assim!

FULL FS: 470hz

Você tem fotos do seu cross? componentes que utilizou?

 

 

Jotah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Markto,

 

O problema é que meu full não desce tanto assim!

FULL FS: 470hz

Você tem fotos do seu cross? componentes que utilizou?

 

 

Jotah.

 

da uma olhada no meu perfil, ali tem a página da minha montagem. tem fotos lá. Eu fiz os cross, por tentativa e erro mesmo. Usei componentes de boa qualidade e fica caro a brincadeira. Isso com chances de dar errado e ter que fazer de novo. No teu caso complicou, corte alto no mid bass pra entrar em transição com o fullrange, leva o palco todo pra baixo, ainda mais nessa frequencia. Bom seria um corte ativo pra poder mudar a frequencia e achar a melhor transição entre os falantes.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da uma olhada no meu perfil, ali tem a página da minha montagem. tem fotos lá. Eu fiz os cross, por tentativa e erro mesmo. Usei componentes de boa qualidade e fica caro a brincadeira. Isso com chances de dar errado e ter que fazer de novo. No teu caso complicou, corte alto no mid bass pra entrar em transição com o fullrange, leva o palco todo pra baixo, ainda mais nessa frequencia. Bom seria um corte ativo pra poder mudar a frequencia e achar a melhor transição entre os falantes.

 

Markto

 

Entrei nessa achando que ia ser simples. mais isso vicia. comecei com um 2 vias e quis melhorar. agora estou nessa. Mas não vou sossegar enquanto não terminar.

Um cara aqui da cidade me pediu 170 reais para fazer os 2 cross, mas não sei os componentes que ele usa, segundo ele são ótimos e o que ele DESTACOU é que o fio do indutor que ele usa é melhor e mais grosso que a dos outros. Fato que falar é fácil e me enganar é mais ainda.

 

Vou ver no seu perfil.

 

obrigado por estar colaborando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei nessa achando que ia ser simples. mais isso vicia. comecei com um 2 vias e quis melhorar. agora estou nessa. Mas não vou sossegar enquanto não terminar.

Um cara aqui da cidade me pediu 170 reais para fazer os 2 cross, mas não sei os componentes que ele usa, segundo ele são ótimos e o que ele DESTACOU é que o fio do indutor que ele usa é melhor e mais grosso que a dos outros. Fato que falar é fácil e me enganar é mais ainda.

 

Vou ver no seu perfil.

 

obrigado por estar colaborando.

 

Um indutor enrrolado com fio 12awg é melhor que o de 20awg, desde que bem feito. Não é só enrrolar, tem que ter como medir essa indutância pra ficar correto. Quem faz cross de ótima qualidade e custo beneficio aqui é o user Protheus. Manda MP pra ele.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um indutor enrrolado com fio 12awg é melhor que o de 20awg, desde que bem feito. Não é só enrrolar, tem que ter como medir essa indutância pra ficar correto. Quem faz cross de ótima qualidade e custo beneficio aqui é o user Protheus. Manda MP pra ele.

 

Markto

 

Mandei email para o PROTHEUS. tentei por MP mas não deu.

Vou esperar a resposta dele com valores agora. O bom é que ele é de salto, aqui do lado de Jundiaí!

 

Jotah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei email para o PROTHEUS. tentei por MP mas não deu.

Vou esperar a resposta dele com valores agora. O bom é que ele é de salto, aqui do lado de Jundiaí!

 

Jotah.

 

Oloco fechô! ta colado ai. da até pra pegar em mãos =D

Passa pra ele os parâmetros dos falantes que ta usando que ele ve o corte que fica mais apropriado. Pode confiar no que ele falar pra ti.

 

abs

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compraria um amp pro sub e usaria cross ativo no HP do full-range e LP do mid-bass. Vc vai ver que não sai muito mais caro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para entender do porque cortar o tweeter no dobro da frequência de corte dele, tem que olhar o gráfico de resposta do mesmo. Em aproximadamente no dobro do corte a resposta do tweeter eh mais plano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compraria um amp pro sub e usaria cross ativo no HP do full-range e LP do mid-bass. Vc vai ver que não sai muito mais caro...

 

Não sei se faz sentido o que eu estou pensando, mas se eu usar no ativo do meu amp vai ser 2 ch para o tw e full e outros 2 para os mids, certo? e o corte do tw? O Sandro que foi juiz da IASCA me passou um projeto de cross passivo com atenuador o problema até agora está sendo o full que eu não tenho parâmetros.

 

E acredito que o investimento para 2 amps bons vai ser MUITO maior. não?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Jotah.

Editado por Jotah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...