Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
groove

Potencia bateria x módulo

Recommended Posts

Estou com uma dúvida que ta mais pra física, mas lá vai :D

Partindo do ponto que uma bateria 12v de 60A atinja a potencia máx. de 720W, caso eu ligue dois módulos nela, um com potencia máx. de 500W e outro com potencia máx. de 700W, minha bateria nunca irá alimentar os módulos o suficiente, correto? A bitola e qualidade dos cabos de alimentação interferem na potencia máxima que a bateria irá mandar para o módulo? Onde entra a resistência que o cabo de alimentação implicará? Corrente elétrica ou potencia?

Posso estar perguntando coisas absurdas, estou estudando isso agora, hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, os watts da bateria (tensão x corrente) não é igual a watts de som! (watts rms, musicais)

 

São coisas diferentes apesar de terem o mesmo nome!

 

 

 

 

O que quero dizer é: Não adianta pegar uma bateria que some 1000w e achar que vai alimentar pra sempre um amp de 1000w!

 

O mais importante num projeto automotivo é atentar aos Amperes por Hora (ou Ah). O ideal é 100ah pra cada 1000w de som! Então daí vc imagina que.. 100ah de bateria é o começo da história pro teu som!

 

 

Ah, mas isso não significa que teu som não vai tocar! O lance é que os amps nunca vão render 100% se não tiverem a alimentação adequada... fora que... 60ah de bateria tocando esse som vai descarregar "num tapa" :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia que eram coisas diferentes, heh

No caso uma bateria de 100ah irá tocar 1000W RMS por quanto tempo? Como faço o cálculo para saber quanto tempo minha bateria vai durar de acordo com a potencia do meu módulo?

A medida que vou usando vai baixando a tensão de 12V, correto? Isto vai influenciar na potencia da bateria(tensão x corrente)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí já é um caso diferente.

 

Estimamos que 100ah é o necessário pro amp de 1000wrms tocar 100% de sua potencia... agora a autonomia, depende do total de baterias, do volume do som.. e se tem fonte ou não.. se o carro estará ligado ou não! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de entender o cálculo para saber quanto minha bateria irá tocar, em qual volume posso deixar, etc...

Supondo que tivesse apenas uma bateria, sem fonte..com o carro desligado..como ficaria o cálculo?

Outra dúvida, a medição da carga da bateria, seria a tensão? Ou seja, a medida que a bateria vai descarregando vai diminuindo a tensão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, 100ah pra cada 1000w arriscaria dizer q toca 1 hora, depois disso a bateria ja vai estar com pouca carga...

 

na pratica é por ai mais ou menos rsrs.

 

lembrando q a bateria tem q estar carregada 100%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de entender o cálculo para saber quanto minha bateria irá tocar, em qual volume posso deixar, etc...

Supondo que tivesse apenas uma bateria, sem fonte..com o carro desligado..como ficaria o cálculo?

Outra dúvida, a medição da carga da bateria, seria a tensão? Ou seja, a medida que a bateria vai descarregando vai diminuindo a tensão?

 

O complicado desse "cálculo" é que existem trocentas variáveis pra se precisar isso!

 

ex.: Se tiver um cabo de bitola menor,ele vai aquecer e a bateria dura menos! Se tiver um amp desregulado, idem.. se tiver uma dobra no fio que "mastigou", idem... se tiver emendas no fio, idem.. fora que... mesmo que imaginemos todo o sistema 100% perfeito.. ainda tem que ver o volume que vai tocar e o tipo de música! ex.: musica clássica a 80% do volume consumiria menos que hard core a 50% do volume! É bastante complicado! E olhe que ignoramos o rendimento do amp (que é mais uma variável), o uso de capacitores, etc etc etc... =\

 

 

Então o cálculo que a gente faz é esse... 100ah pra cada 1000wrms.. e olhe o "tempo de reserva" que algumas baterias tem! Ou a capacidade em amperes "nominais"... não é "preciso" mas dá uma boa ideia!

 

Ex.: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151172091-bateria-maxpower-spl-800-95-ah-para-som-de-competico-_JM

 

95ah, 195min reserva.. ou seja.. duas horas e meia se for tocando um som de ~1000wrms

 

Se colocar duas dessa, o tempo praticamente dobra! Se dobrar a quantidade de amps, o tempo cai pela metade!

 

 

...e por aí vai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo que são inúmeras as variáveis, bem complicado de calcular...

no meu caso, terei um Power one, alimentando apenas um pionner 308, ou seja, 360W RMS, usando uma bateria de 60ah. Suponhamos que a bateria tenha 195min de reserva, irá tocar umas 3hs, com o som de boa, na metade...?

 

Uma coisa que não falou, sobre a carga da bateria...é medida pela tensão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EXato.. 60ah da pra tocar umas 2h se o volume tiver na metade +/-! No "talo" o tempo diminui, a não ser q vc tenha fonte!

 

 

A carga geralmente dá pra ver pela tensão! Qto menos carga ela tiver, mais a tensão cai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei, e o uso da fonte, como funciona? É ligada direto na bateria tb? Dura quanto tempo? Carregador de bateria, aquele que vai na tomada não é o mesmo que fonte né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida que ta mais pra física, mas lá vai :D

Partindo do ponto que uma bateria 12v de 60A atinja a potencia máx. de 720W, caso eu ligue dois módulos nela, um com potencia máx. de 500W e outro com potencia máx. de 700W, minha bateria nunca irá alimentar os módulos o suficiente, correto? A bitola e qualidade dos cabos de alimentação interferem na potencia máxima que a bateria irá mandar para o módulo? Onde entra a resistência que o cabo de alimentação implicará? Corrente elétrica ou potencia?

Posso estar perguntando coisas absurdas, estou estudando isso agora, hehe.

 

Olha so uma de 65 amperes ele vao passar MUITA fome.... acredito que uma de 60A alimente ate uns 500 wats 700 wats de consumo...mais que isso ele começa a pedir arrego.... eu indico a compra de uma bateria extra de 90A = )

 

 

quanto ao cabeamento...recomendo a tulizaçao da maior bitola possivel(que entra no modulo) quanto a qualidade dos cabos....bom eu uso residencial flexivel...perco em media 0.1 v da frente do carro ate a bateria de traz.....pra mim ta bom = )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz, seguindo tua lógica...usando uma bateria de 60ah terei uma potencia de 720Watts(Potencia = tensao x corrente). Quanto de potencia será necessário para o Pone amplificar os 2400Watts que promete?

blOom qual seria a diferenca entre Watts e WattsRMS?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Watts elétricos é quando vc conta apenas o consumo de qualquer aparelho. Um chuveiro eletrico tem 4.000w... significa que ele toca o equivalente a 5 eros SDS? Não! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

 

 

Watts de consumo é uma coisa.. watts de áudio é outra! Tem o nome parecido mas não é a mesma coisa!

 

Se tu tem um amp de 1000watts, não adianta comprar uma fonte que tenha "1000w" escrito. Principalmente no meio autmootivo, onde a fonte de energia é bateria!

 

Em resumo, pra cada 100w (musicais), 10a. Ignore os "watts" de energia!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então devo desconsiderar as potencias em watts? Usar somente a amperagem da bateria para calcular?

Com base em que chegou a essa média de 10ah para cada 100wrms?

 

Sabe como calculo a potência necessária que o Pone deve receber para amplificar os 2400watts?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola...dentro do assunto gostaria de saber...coloquei uma ssl de 1500 rms em 2 ohms (digital mono) pra tocar um endurance 2k em um uno....vi aqui vcs dizerem que a cada 100rms teria de ser 10 ah, gostaria de seber no meu caso, ja que o sub eh de 500rms somente, se devo calcular a potencia do sub ou do modulo...fiquei sem bateria com o carro ligado outro dia, nao sei qual colocar....valewwww

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigao vou meio que "abri" sua mente.... abateria do seu carro segundo os fabricantes é feita SOMENTE pra supri o seu carro... eles nao estao NEM AI se voce vai por som..ou seja ja é tudo feita na risca!

 

entao se voce vai botar um sistema que consumo mesmo sei la 300wats eu recomendo uma bateria axuliar... no seu caso... acredito que deixando a original uma de 100A supriria suas necessidade junt ode um mega capacitor de uns 2 a 3 farads...

 

quanto a fiaçao...sempre utilize o mais groço que entra nos bornes dos amplificadores = )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola...dentro do assunto gostaria de saber...coloquei uma ssl de 1500 rms em 2 ohms (digital mono) pra tocar um endurance 2k em um uno....vi aqui vcs dizerem que a cada 100rms teria de ser 10 ah, gostaria de seber no meu caso, ja que o sub eh de 500rms somente, se devo calcular a potencia do sub ou do modulo...fiquei sem bateria com o carro ligado outro dia, nao sei qual colocar....valewwww

 

 

a bateria de voce deve botar é calculada em cima do CONSUMO do modulo..e nao no que ele libera...

 

vai no site do fabricante...baixa o manual e olha la CONSUMO MAXIMO... a partir disso voce pode calcula o tanto de bateria que voce tem... eu gosto de botar 1000wats com 100 amperes + 2 a 3 farads de um mega acapacitor...o sistema fica muito bem alimentado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Watts elétricos é quando vc conta apenas o consumo de qualquer aparelho. Um chuveiro eletrico tem 4.000w... significa que ele toca o equivalente a 5 eros SDS? Não! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

 

 

Watts de consumo é uma coisa.. watts de áudio é outra! Tem o nome parecido mas não é a mesma coisa!

 

Se tu tem um amp de 1000watts, não adianta comprar uma fonte que tenha "1000w" escrito. Principalmente no meio autmootivo, onde a fonte de energia é bateria!

 

Em resumo, pra cada 100w (musicais), 10a. Ignore os "watts" de energia!!!

 

O que o amigo ai em cima está se referindo é a diferença entre a POTÊNCIA ELÉTRICA DO SISTEMA MEDIDA EM WATTS e a POTÊNCIA P.M.P.O utilizada por muitos fabricantes! A medida PMPO n serve para os cálculos de consumo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola...dentro do assunto gostaria de saber...coloquei uma ssl de 1500 rms em 2 ohms (digital mono) pra tocar um endurance 2k em um uno....vi aqui vcs dizerem que a cada 100rms teria de ser 10 ah, gostaria de seber no meu caso, ja que o sub eh de 500rms somente, se devo calcular a potencia do sub ou do modulo...fiquei sem bateria com o carro ligado outro dia, nao sei qual colocar....valewwww

 

A potência que vale é a da CARGA, ou seja, do seu E2K. O modulo so manda a potência que pode ser consumida, no seu caso 500Wrms!

 

500/12,7 = 39A

 

Esse é o seu consumo maximo levando em conta apenas o SUB!

eu colocaria uma impact de 60 ou 75 já supri sua necessidade!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A potência que vale é a da CARGA, ou seja, do seu E2K. O modulo so manda a potência que pode ser consumida, no seu caso 500Wrms!

 

500/12,7 = 39A

 

Esse é o seu consumo maximo levando em conta apenas o SUB!

eu colocaria uma impact de 60 ou 75 já supri sua necessidade!

 

Na verdade, 500w de consumo, como citei acima, não são 500w musicais! Pra se obter 500w musicais vc n gasta 500w elétricos.. depende de trocentos fatores!

 

Quando dizemos que são 100a pra cada 1000wrms, é um cálculo já "prevendo" as perdas de sistemas, baixa eficiência dos amplificadores e etc! Lógico que podes usar quantidades diferentes (afinal, o som é teu!)... mas, pra render de bom grado.. o interessante é 100a pra cada 1000wrms!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando uma bateria de 60ah, mas é de uma marca que nunca tinha visto, veio no carro (Yokohama), acho que como disse nosso amigo acima, substituindo por uma de 75 ah ja resolve...so não estou conseguindo o manual do amplificador para analisar o consumo dele...é daqueles ssl evolution digital 1500rms...obrigado pela ajuda!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, 500w de consumo, como citei acima, não são 500w musicais! Pra se obter 500w musicais vc n gasta 500w elétricos.. depende de trocentos fatores!

 

Quando dizemos que são 100a pra cada 1000wrms, é um cálculo já "prevendo" as perdas de sistemas, baixa eficiência dos amplificadores e etc! Lógico que podes usar quantidades diferentes (afinal, o som é teu!)... mas, pra render de bom grado.. o interessante é 100a pra cada 1000wrms!

 

 

exatamente...mas eu sempre indico um mega capacitor se o sistema nao tiver bateria agm...faz uma boa diferença = )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exatamente...mas eu sempre indico um mega capacitor se o sistema nao tiver bateria agm...faz uma boa diferença = )

 

Bem lembrado, independente de se ter uma bateria de alta capacidade de descarga como as AGM o capacitor é sempre indicado até mesmo para aumentar a autonomia do seu sistema e a vida útil da bateria!

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...