Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Inagaki

2 Keybass 8' Caixa Dutada ou Selada?

Recommended Posts

Amigos entendedores...

Preciso de uma ajuda de vcs!

Estou com um projeto de uma caixa para 2 Subs Keybass de 8'

Utilizando o menor espaço possivél do porta malas do gol bola.

Pretendo utilizar as seguintes medidas da caixa SELADA:

Espessura da chapa madeira 20 mm

Medidas Externas

E= 46 (cm)

F= 87 (cm)

G= 7 (cm)

H= 27 (cm)

Volume interno = 44.687 (litros)

A litragem da caixa está correta? (tipos de som que ouço Black-Soul-Funk-House)

Tenho que fazer a divisão interna da caixa para separar os subs?

Caixa dutada ou Selada? se dutada qts dutos e tamanho (vas)?

Qual melhor corte de frequência?

Obrigado!!!

Dados do Keybass 8' 200rms 4ohms

- VAS (litros) 36l

- FS (Hz) 29 Hz

- QTS 0.38

- QES 0.41

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz uma dutada com sintonia em 40hz a 45 hz. vai responder bem.. arredonda nos 50 litros internos.

edit.. pela caixa ser muito estreita fica meio complicado mas as medidas finais serão essas ?

com 2 dutos de 3" pra sintonizar em 42 hz teriam q ter 28cm de comprimento.. pode optar tb por duto retangular no canto do box.. hehehe fica mais top..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

com essa litragem ai vc faz uma dutada...

divisao vc faz se quiser, eu faria

nao tem necessidade nao de ser chapa de 20mm

Compartilhar este post

Link para o post

faz uma dutada com sintonia em 40hz a 45 hz. vai responder bem.. arredonda nos 50 litros internos.

edit.. pela caixa ser muito estreita fica meio complicado mas as medidas finais serão essas ?

com 2 dutos de 3" pra sintonizar em 42 hz teriam q ter 28cm de comprimento.. pode optar tb por duto retangular no canto do box.. hehehe fica mais top..

Usando a chapa madeira á 18 mm

Mudando ás Medidas Externas para

E= 46 (cm)

F= 87 (cm)

G= 7 (cm)

H= 29 (cm)

Volume interno = 50.230 (litros)

Os Dutos seriam de qual diâmetro? qual melhor posicionamento?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

A divisão interna da caixa deixando os subs independentes melhora em algo?

Editado por Inagaki

Compartilhar este post

Link para o post

A divisão interna da caixa deixando os subs independentes melhora em algo?

sobre o modulo se for usar um mono (1 canal apenas) não precisa de divisão interna..pode ser camara unica msm, agora se for 2 canais aí sim vc faz.. msm com 29cm de base maior não caberia o duto de 28cm de comp. .. ou vc poderia calcular o volume ocupado pelo duto e add uma curva em cada pra conseguir a sintonia desejada.. ou até colocar então os dutos pra cima já q os subs vão ficar pra frente.. é até mais facil viu heheh pois a caixa tem 46cm de altura.. e mdf 18mm tá bom d+ 20mm é exagero msm..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Usando a chapa madeira á 18 mm

Mudando ás Medidas Externas para

E= 46 (cm)

F= 87 (cm)

G= 7 (cm)

H= 29 (cm)

Volume interno = 50.230 (litros)

Os Dutos seriam de qual diâmetro? qual melhor posicionamento?

Obrigado.

iiiissooo! essa tá legal!

coloque 2 dutos de 3" com 45cm de comprimento cada (sintonia em 33Hz)

vc vai ter F3 em 32Hz, leve pico de 1dB lá pelos 45-50Hz e uma caixinha EXTREMAMENTE plana e agradável!

os pantherzinho aguentam frequencia baixa na sintonia de boa! e são mto planos e rápidos!

pra black, soul, funk fica SHOW! (é minha principal exigencia de graves tbem! musica com grave pronunciado q eu curto é esse estilo tbem)

Compartilhar este post

Link para o post

sobre o modulo se for usar um mono (1 canal apenas) não precisa de divisão interna..pode ser camara unica msm, agora se for 2 canais aí sim vc faz.. msm com 29cm de base maior não caberia o duto de 28cm de comp. .. ou vc poderia calcular o volume ocupado pelo duto e add uma curva em cada pra conseguir a sintonia desejada.. ou até colocar então os dutos pra cima já q os subs vão ficar pra frente.. é até mais facil viu heheh pois a caixa tem 46cm de altura.. e mdf 18mm tá bom d+ 20mm é exagero msm..

((thytoin.)) Valew pelas dicas!

Vou usar 2 canais um para cada sub, então tenho que fazer a divisão certo!

Sobre o duto entendi o que quis dizer o problema e que se colocar oso dutos para cima eles serão obstruidos

pelo tampão do carro.

Já vi uma caixa com 2 Keybass sendo selada. A dutada realmente faz a diferença na qualidade do som?

E neste sistema de duto abaixo seria viavél?qual seria as medidas?

caixa1jc6.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Valews!!!

Compartilhar este post

Link para o post

sub mais pra esse estilo de musica 33hz fica legal ?

e 45cm de comprimento teria que colocar curvas nos dutos.. ou colocalos de lado né.. ou do lado da caixa tb ficaria bom ?

Compartilhar este post

Link para o post

iiiissooo! essa tá legal!

coloque 2 dutos de 3" com 45cm de comprimento cada (sintonia em 33Hz)

vc vai ter F3 em 32Hz, leve pico de 1dB lá pelos 45-50Hz e uma caixinha EXTREMAMENTE plana e agradável!

os pantherzinho aguentam frequencia baixa na sintonia de boa! e são mto planos e rápidos!

pra black, soul, funk fica SHOW! (é minha principal exigencia de graves tbem! musica com grave pronunciado q eu curto é esse estilo tbem)

((thytoin.))

Postou Hoje, 13:49

e 45cm de comprimento teria que colocar curvas nos dutos.. ou colocalos de lado né.. ou do lado da caixa tb ficaria bom ?

SubSonic valew pela dica!

Mas tem o seguinte problema como nosso amigo ((thytoin.)) citou.

Não posso fazer o duto com 45cm frontal pois a base tem 29cm

Não posso fazer o duto com saida para cima pois a caixa tem 47cm de altura e o tampão do carro obstrui a saida.

Lateral tbm não consigo poís não tenho espaço a caixa fica justa e sem saida.

Como posso fazer a curva nos dutos tem alguma ideia? obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Como posso fazer a curva nos dutos tem alguma ideia? obrigado.

pode usar curvas em pvc msm.. como a base maior é 29cm vc pega um tubo de 3" de diametro x 15cm coloca a curva nele, e na outra ponta da curva vc adiciona outro pedaço de tubo de 3".. lembre-se q o volume ocupado pela curva tb faz parte do duto e influi na sintonia.. então com 1 metro de tubo pvc 3" e 2 curvas vc consegue os comprimentos desejados. 45 cm em linha reta seria mais ou menos 15 cm de tudo mais a curva e mais 15cm na outra ponta.. em cada duto , então seria 4 pedaços em 15cm e 2 curvas se achar q a sintonia está baixa d+, baixe pra 10cm cada , só os pedaços q vc colocou na curva pra darem o comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

cara... com essa Fb toca de TUDO bem! é uma caixa plana, e que desce bastante! claro q não vai ter akele pico típico nos 60Hz... mas isso é um mau costume que nós temos de ouvir música com sub picudo!

o projeto da caixa são 47L LIVRES, e sintonia em 33Hz... ai o duto podem ser vários tipos, redondo, retangular, não importa, tendo pelo menos uns 85cm² de área de boca já tá bom!

um dutinho de 5x18cm retangular com 45cm de comprimento é uma medida legal tbem, faz ele com as pontas arredondadas na lixa e encurta 2cm pra compensar o flare, fica jóia!

vou ver o que dá fazer no sketchup aqui!

aí o que saiu... gostei MUITO do projeto! queria ver tocando!

panther801.jpg

panther803.jpg

o pessoal tem que deixar o ortodoxo um pouco de lado na hora de projetar uma caixa! temos ferramentas mais que suficientes para criarmos caixas com formas e conceitos diferentes, vamos usar! com o skerchup mesmo é possivel usar as 3 dimensões com tanta facilidade na hora de moldar um duto! e é tão facinho conferir área e volume... não precisa ser tudo igual!

quem quiser o projeto em .skp pra tirar as medidas eu upo no 4shared ou coisa assim! não vou colocar medidas nos jpg não! preguiça!

Compartilhar este post

Link para o post

pode usar curvas em pvc msm.. como a base maior é 29cm vc pega um tubo de 3" de diametro x 15cm coloca a curva nele, e na outra ponta da curva vc adiciona outro pedaço de tubo de 3".. lembre-se q o volume ocupado pela curva tb faz parte do duto e influi na sintonia.. então com 1 metro de tubo pvc 3" e 2 curvas vc consegue os comprimentos desejados. 45 cm em linha reta seria mais ou menos 15 cm de tudo mais a curva e mais 15cm na outra ponta.. em cada duto , então seria 4 pedaços em 15cm e 2 curvas se achar q a sintonia está baixa d+, baixe pra 10cm cada , só os pedaços q vc colocou na curva pra darem o comprimento.

Otimo! mto obrigado ((thytoin.))

Entendi perfeitamente!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara... com essa Fb toca de TUDO bem! é uma caixa plana, e que desce bastante! claro q não vai ter akele pico típico nos 60Hz... mas isso é um mau costume que nós temos de ouvir música com sub picudo!

o projeto da caixa são 47L LIVRES, e sintonia em 33Hz... ai o duto podem ser vários tipos, redondo, retangular, não importa, tendo pelo menos uns 85cm² de área de boca já tá bom!

um dutinho de 5x18cm retangular com 45cm de comprimento é uma medida legal tbem, faz ele com as pontas arredondadas na lixa e encurta 2cm pra compensar o flare, fica jóia!

vou ver o que dá fazer no sketchup aqui!

aí o que saiu... gostei MUITO do projeto! queria ver tocando!

panther801.jpg

panther803.jpg

o pessoal tem que deixar o ortodoxo um pouco de lado na hora de projetar uma caixa! temos ferramentas mais que suficientes para criarmos caixas com formas e conceitos diferentes, vamos usar! com o skerchup mesmo é possivel usar as 3 dimensões com tanta facilidade na hora de moldar um duto! e é tão facinho conferir área e volume... não precisa ser tudo igual!

quem quiser o projeto em .skp pra tirar as medidas eu upo no 4shared ou coisa assim! não vou colocar medidas nos jpg não! preguiça!

Muito BOM! SubSonic

Ficou perfeito pretendo usar este projeto.

Pode upar por favor.

Tenho duas duvidas quanto ao projeto.

O amigo ((thytoin.)) aconselhou separar (individual) os subs pois irei ligar em 2 canais um

para cada sub. Com seu projeto eles ficam juntos sem separação. Isso muda algo em termos de qualidade e etc?

Quando vc diz "faz ele com as pontas arredondadas na lixa e encurta 2cm pra compensar o flare, fica jóia!" pode traduzir na ligua dos novatos rsss não enteni muito bem.

Valew!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

que modulo vc vai usar ? vc não consegue troca-lo por um mono ? esse projeto do sub. ficou excelente ! bem profissional. resumindo em poucas palavras oq ocorre com amp de 2 canais seja 4 com 2 bridge dá na mesma.. ocorre q por mais bem regulado q esteja o modulo semp´re há uma pequena diferença entre um canal e outro.. por isso um amp mono se encaixa perfeitamente em caixa camara unica não nessessitando de repartição.. ou vc pode tb pegar as medidas q o sub passou manter o comprimento do duto e dividindo a area por 2 no caso de fazer 2 camaras hehehehe eu aconselharia um amp mono pra esse projeto com camara unica .. ficaria show

edit. na entrada e saida do duto e bom vc arredondar as quinas sacas.. isso é pra facilitar o fluxo de ar..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

que modulo vc vai usar ? vc não consegue troca-lo por um mono ? esse projeto do sub. ficou excelente ! bem profissional. resumindo em poucas palavras oq ocorre com amp de 2 canais seja 4 com 2 bridge dá na mesma.. ocorre q por mais bem regulado q esteja o modulo semp´re há uma pequena diferença entre um canal e outro.. por isso um amp mono se encaixa perfeitamente em caixa camara unica não nessessitando de repartição.. ou vc pode tb pegar as medidas q o sub passou manter o comprimento do duto e dividindo a area por 2 no caso de fazer 2 camaras hehehehe eu aconselharia um amp mono pra esse projeto com camara unica .. ficaria show

edit. na entrada e saida do duto e bom vc arredondar as quinas sacas.. isso é pra facilitar o fluxo de ar..

Opa! valew

O Modulo a ser usado e o do Hitler rs Sound System 4 canais

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=150830&st=0&p=2211198entry2211198

Compartilhar este post

Link para o post

Muito BOM! SubSonic

Ficou perfeito pretendo usar este projeto.

Pode upar por favor.

Tenho duas duvidas quanto ao projeto.

O amigo ((thytoin.)) aconselhou separar (individual) os subs pois irei ligar em 2 canais um

para cada sub. Com seu projeto eles ficam juntos sem separação. Isso muda algo em termos de qualidade e etc?

Quando vc diz "faz ele com as pontas arredondadas na lixa e encurta 2cm pra compensar o flare, fica jóia!" pode traduzir na ligua dos novatos rsss não enteni muito bem.

Valew!!! :legal:

o arquivo no ketchup tá aki:

panther8dut.skp

então, oq eu quis dizer é q vc pode encurtar 1 ou 2 cm no duto (no arquivo tá com 45cm certinho) e arredondar os cantos das "bocas" do duto (com a lixadeira mesmo), isso melhor o fluxo de ar, e se chama "flare", esse flare tem um efeito de virtualmente alongar o duto, pq muda o comportamento do ar ali na boca, então por isso a correção de 1 a 2cm aproximados pra manter a sintonia! mas nesse caso não vai fazer praticamente diferença nenhuma, afinal com 45 e 47cm a resposta é praticamente a mesma! Siga o projeto do SKP e arredonde as bordas e pronto!

se kiser vc pode colocar uma "cantoneira" ali nas duas "curvas" do duto, pode ser um cano PV de 2" cortado em 4 e preenchido com massa ou cola e serragem atras!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho 44 litros muito para um caixa selada para dois Panther de 8 polegadas. O recomendado pelo fabricante é 18 litros, se não me engano (estou fora de casa e não tenho o manual comigo, a conexão lenta do hotel não abre a página da Keybass). Com esse tamanho talvez seja melhor a dutada mesmo, ou diminuir o volume da selada.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

opa! esqueci de falar dos subs juntos na mesma caixa! pra fazer isso o subs têm que estar em MONO!

e se o amp permitir uma regulagem de ganho individual pra cada canal ela tem q ficar EXATAMENTE IGUAL!

a diferença entre um canal e outro do mesmo amp é com certeza menor que a diferença de paramentros REAIS entre um sub desse e outro!

os fabricantes de falante aqui do forum vão te confirmar que nenhum falante é exatamente igual ao outro! diferenças mínimas existem e são bem toleráveis!

se o sinal vier MONO do player, e o ganho estiver igual nos 2 canais, não há problemas!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho 44 litros muito para um caixa selada para dois Panther de 8 polegadas. O recomendado pelo fabricante é 18 litros, se não me engano (estou fora de casa e não tenho o manual comigo, a conexão lenta do hotel não abre a página da Keybass). Com esse tamanho talvez seja melhor a dutada mesmo, ou diminuir o volume da selada.

[]'s

Crawling Chaos

vai se 50 Litros dutada.. o probleminha é q vai ser 2 camaras devido ao modulo ser 4 canais a toka-los..

edit; é meio dificil conseguir equalizar o amp pra enviar o sinal na msm amplitude porem com sinal mono nas entradas pode ser q funcione msm.. eu apostaria em camara unica e mais a frente trocaria o modulo.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Dutada, dutada, dutada! SEMPRE! hehe

E mais uma vez o Subsonic mandando bem nos conselhos e ajudando a galera!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

dutada !

eu pediria sugestões pra galera da keybass

vão te fornecer uns projetinhos de caixas bacaninhas

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos mas uma duvida como o sub tem 4 canais.

4 x 250 á 2ohms

4 x 125 á 4ohms

Irei utilizar 1 canal para cada panther - fornecendo 125wrms a 4ohms para cada.

Minha pergunta é...não e muito pouco 125rms para cada ou toca legal?!

os outro 2 canais irei ligar um kit 2 vias e um 6x9.

Vale pela ajuda!

Aprendi muito aqui no forum. []-[]

Um outra opção seria colocar 2 Phoenix (250rms á 2ohms)

casando perfeitamente com as saidas.

Mas estou em duvida pois tenho poucas informações a respeito

deste sub. Já o panther de 8 é certeza a qualidade.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Editado por Inagaki

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos mas uma duvida como o sub tem 4 canais.

4 x 250 á 2ohms

4 x 125 á 4ohms

Irei utilizar 1 canal para cada panther - fornecendo 125wrms a 4ohms para cada.

Minha pergunta é...não e muito pouco 125rms para cada ou toca legal?!

os outro 2 canais irei ligar um kit 2 vias e um 6x9.

Vale pela ajuda!

Aprendi muito aqui no forum. []-[]

Um outra opção seria colocar 2 Phoenix (250rms á 2ohms)

casando perfeitamente com as saidas.

Mas estou em duvida pois tenho poucas informações a respeito

deste sub. Já o panther de 8 é certeza a qualidade.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Se vc quer um spl mais forte vai nos phoenix com 250 rms em cada um .

O phoenix 10" vai descer um pouco menos do que panther (nem vi se é o de 8") mas em contra partida com dobro de potencia aplicada e mais superficie de cone...vai ficar muito mais forte.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...