Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BLauPunKT

[FIAT STILO] - Projeto 2010 - Concluído em 2011

Recommended Posts

Olá, pessoal.

 

Segue a lista de equipamentos:

* Alpine CDA-9887

* MB Quart QSD216 Signature Series

* Xtant 2100b (duas unidades)

* Wharf SPX666b

 

dsc05997b.th.jpg dsc05998t.th.jpg dsc06003.th.jpg

 

dsc06004.th.jpg dsc06007w.th.jpg dsc06008n.th.jpg

 

dsc06009.th.jpg dsc06010w.th.jpg dsc06012h.th.jpg

 

 

Há até alguns minutos, um amigo meu ia me trazer dois JL Audio 10w0v2 lá dos yankees. Só que não vai vir mais, então vou comprar por aqui mesmo alguma coisa. Minhas idéias são NAR sw2 ou sw3. Não sei se 10" ou 12". Se um ou dois subwoofers.

 

Lembro de ter usado um par de 10-1 tarja vermelha e ter gostado. Não simpatizo com SPL desmontando o carro (ainda mais o meu que tá sem nenhum grilo até o momento), mas também não pode ser inexistente. O que quer que venha, será amplificado pelo Wharf SPX666b (1 x 600Wrms@4 bridged / 2 x 150Wrms@4).

 

Cada Xtant 2100b tem a seguinte configuração: 2 x 50Wrms@4 ou 1 x 200Wrms@4 bridged. Eu vou usar Xtant para cada lado do MB Quart... ou seja, 200Wrms de um Xtant dedicado para o lado esquerdo do kit, 200Wrms do outro Xtant dedicado para o lado direito do kit. :pirou:

 

Pretendo usar o kit MB Quart em pezinhos selados de aproximados 10 litros. O porquê deste volume: mero chute. Antes vou instalar nas portas, no local original, para ver como ficam.

 

Não tenho mais coluna para me abaixar e me dobrar como fiz muitas vezes com Dedé (usuário Deed daqui do forum), então dessa vez eu vou mandar instalar. Mas, lógico, sempre na minha supervisão.

 

 

Então, meus amigos foristas super atualizados...

 

1) Estou inclinado a ir de NAR.

2) Alguém familiarizado com pezinhos para o QSD216 para me indicar o volume, ou fico no chute?

3) Acredito ser uma idéia interessante passar o cabeamento de força por fora, por baixo do carro, como vi de algum forista aqui... não sei se foi o Bijubalam ou o ByRonald. É mesmo uma boa, não tem perigo não de raspar e dar bronca? E pra fazer essa loucura aí, é muito trabalhoso ou é tranquilo?

 

 

Acho que é isso por enquanto. Falta decidir subwoofer(s) e sua respectiva caixa, adquirir o material para instalação (cabeamento e afins)... enfim, tem um caminho interessante pela frente. Gostaria de contar com a ajuda de vocês, como sempre pude. Dá pra ser, mais uma vez? [-]

 

 

 

Grande abraço! :legal:

Editado por BLauPunKT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, seja re-benvindo.

 

Passar por fora eu acho complicado, não tenho a minima ideia de como entraria o cabo la dentro denovo. Mas se for fazer, usaria um conduite corrugado pra não ficar tão "exposto".

 

Sobre pezinhos, se voec ta habituado é uma questão de escolha. Não posso opinar por que eu não gosto, prefiro Doorpod. Sobre o TA, bem, se voce usar cada xtant pra um lado e pro outro, não tem como voce controlar os ganhos de cada canal e assim ajustar o TA corretamente pra cada Mid e para cada Tw. Alpine 9887 é um puta player, e como voce naoq uer colocar o DVD (recomendaria um kenwood ou clarion, ou até mesmo um JVC, alem dos alpines).

 

Sub vai depender do seu gosto né cara... Eu gosto de rock e em geral com bastante bumbo, então pra mim tem que ser a selada mesmo. Caso seja pra ouvir black, pagode (essaas coisas ai que tem um grave mais extenso), ai é dutada. No caso, eu prefiro 10" na selada, e 12" na dutada. A unica coisa que eu ainda não me acostumei é um possivel delay num sub na caixa dutada. Um colega meu usa um Upgrade da bomber (é, né...) e rola esse delay. Se é falha no projeto ou caracterista eu não sei, mas que está lá, está sim. Eu considero o NAR uma boa compra. Hoje temos tambem subs Focal, Hertz. Recentemente tinha um JL a um preço bom, do ByRonald a venda. E tinha um outro par por 800 reais senão me engano (de 8").

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, Scullt.

 

Doorpod ou Pezinho é a mesma coisa, só muda o local. Existe uma "caixa" (o volume da porta) e um direcionamento. Então você pode opinar :legal: ! Por isso queria uma indicação de quem tem conhecimento acerca do QSD216: volume ideal. Lógico que não vou fazer um pé de 16 litros, mas até onde der eu vou.

 

Mas lógico que dá pra usar TA usando dois amplificadores, um pra cada lado do kit! Eu não vou fazer bi-amplificação não, vou usar o crossover do MB Quart. Então FRONT LEFT para lado esquerdo do kit (amplificado por um Xtant) + FRONT RIGHT para lado direito do kit (amplificado por outro Xtant). Não vejo o porquê de não funcionar a correção temporal.

 

Rapaz, um QSD pra ouvir black/pagode é o dinheiro mais mal gasto do mundo... :). Ouço muito jazz, rock, clássico, mpb e similares. Por isso, um sub com resposta rápida é imprescindível. E depois de usar selada, acho tendente ao impossível voltar a usar dutada... gosto muito de caixa selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Lucas, quando comecei a montar o meu som, me falaram sobre a fase dos tw e dos mids. O que ocorreria era que por eles estarem em lugares diferentes, e consequentemente distancais diferentes, não rolaria de usar o TA. De fato faz sentido, se voce analisar.

 

O meu doorpod no siena foi feito emcima do original, direcionado para o centro do painel (caso queira conhecer meu projeto: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=147374) e com porta tratada, ou seja, a porta não é totalmente "selada". Eu prefiro o doorpod pelo conforto, ja que eu gosto de dirigir com o pé fora da embreagem e coloco ele sempre do ladinho onde ficaria o pezinho...

 

Nesse kit em especifico, acho que valeria fazer um projetinho no bassbox ou algum programa do genero pra ver quantos litros da pra tirar. Aqui tinha um tutorial nos artigos de como usa-lo. Nunca usei, mas bastante gente usa aqui pra fazer os projetos.

 

Sobre o sub, acho que iria ou no JL do ronald ou pegaria o sw2 da nar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 NAr seja 10 ou 12, tu vai ter que fazer pacto com zé do caixão, vai ficar uma caixa bem grande, se tu quiser uma caixa ai dos seus 100 120 litros, NAR pode ser uma opção, agora se tu quizer algo mais pequeno, e pega um so de 12 que toque em caixa pequena, porem quanto menor a caixa mais caro o sub, tu ja sabe disso tudo que estou falando, tu é velho de guerra.

 

Quer uma dica? morel ultimo 10 ou 12, linha SC. preço, um pouco mais de 1000 conto, novo, em lojas do brasil. EU uso um [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, Scullt, Tarcizio...

 

É, bassbox e WinISD ajudam bastante. Mas nunca tive paciência e sempre desconfio do resultado. Vai saber... :pirou:

 

Vamos facilitar as coisas: estou inclinado a ir de NAR porque não quero gastar muito com subwoofer. Até uns 500, esticando pra 700 reais eu acho aceitável. Acima disso eu não relaxo. Mas nesse preço, acha-se JL Audio usado ou NAR novo. Sou da época do NAR 10-1, que efetivamente usei (caixa de 55L dutada para cada subwoofer, lembro muito bem!) e gostei pacas. Usei dois JL 10w0-4 em caixa de 35 litros selada cada uma, salvo engano, e também gostei bastante. Tinha pressão sonora na medida certa, às vezes até demais.

 

Só que não existe mais 10-1. Os sw2 e sw3 eu nunca ouvi.

 

 

Entre os sw2/sw3, já chegaram ao consenso sobre o volume de selada que faça o sub descer bem, ou a dutada que desça sem o prejuízo do delay?

 

Abração

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.nar-audio.com.br/blog/?p=185

 

Novo sub 1004SW2 e 1204SW2 da NAR, acho que ja deve ter pra vender.

 

seria a serie v2 do sw2, pode ser uma opção tb.

 

Bonitão o subwoofer. Esteticamente agradou bastante. Me parece que foi bem aceito. Tem que saber preço, volume da caixa, curva de resposta e, pelo que li de "distribuição limitada", saber se pode ser comprado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.nar-audio.com.br/blog/?p=185

 

Novo sub 1004SW2 e 1204SW2 da NAR, acho que ja deve ter pra vender.

 

seria a serie v2 do sw2, pode ser uma opção tb.

Exato. Fora que esses subs nar tem uma tabela com a litragem ideal e quant de subs, e o tipo de caixa. da uma olhadinha no topico da NAR no Hi Fi que la tem, vai nas ultimas paginas e vai voltando, o andré tinha colocado lá pra galera consultar. No site deles deve ter tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato. Fora que esses subs nar tem uma tabela com a litragem ideal e quant de subs, e o tipo de caixa. da uma olhadinha no topico da NAR no Hi Fi que la tem, vai nas ultimas paginas e vai voltando, o andré tinha colocado lá pra galera consultar. No site deles deve ter tambem.

 

O SPX666b manda 1 x 600Wrms@4. Não seria a opção mais acertada seria pegar um 12sw3 (e digo 12" porque como seria apenas um eu ganharia pressão em virtude de maior área de cone) e usar as bobinas em série resultando 6 ohms, ligando nesse bridge aí? Assim, alimentaria o subwoofer com folga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SPX666b manda 1 x 600Wrms@4. Não seria a opção mais acertada seria pegar um 12sw3 (e digo 12" porque como seria apenas um eu ganharia pressão em virtude de maior área de cone) e usar as bobinas em série resultando 6 ohms, ligando nesse bridge aí? Assim, alimentaria o subwoofer com folga.

Na verdade o sub é dupla de 6ohms, ai da pra jogar em paralelo e fazer 3 Ohms (que na verdade, segundo a NAR, fica em 3,6 ohms e casa com o ampli em 4ohms).

 

Ai quem decide é voce. Eu acho que 2 de 10, do modelo novo SW2, é melhor do que apenas um de 12 SW3. Se fosse pra ir no Sw3, mesmo assim iria no de 10".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucão,

 

Nao sei qto ao QSD, tenho aquele famoso add-a-woofer. No pezinho de 7L ele toca mto seco, achei melhor na porta - pra qualidade. Pra SPL, logicamente no pezinho. Sei la, tem que simular, QTS alto complica a vida no pezinho...

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pegada do Nar sw3 é muito parecido com o JL w0 , 2 10sw3 tem uma pegada muito boa, já tive 2 em selada e eram uma beleza,muita força se souber usar e respostas muito rapidas....

Se vc está familiarizado com o w0 , pode ir de Nar que vc ira se encontrar.

Pezinhos comcerteza ficam em termosd e som muito melhores,o fo** é tirar aquele espaço que é bem grande,tou nessa tb,acho que vou acabar em uns doorpods bem discretos,pq nos primeiros dias até toma cuidado,mas de fogo,chutar os falantes uma vez ou outra é inevitavel o-o-

 

Veja tb pois o Nar sw3 é 6+6 , ele fecha em 1,5ohms se for 2 subwoofers...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, falha minha! De tanto escrever "w3, w3, w3", raciocinei o subwoofer como sendo 3+3 :pirou: ! Ato falho! :vts

 

Realmente, com base nisso, dois sw2 10" ficam interessante. Mas os subwoofers têm um SPL meio amortizado, então potência extra pro sub seria interessante. Um sw2 é 180Wrms@4. Cada canal do SPX é 150Wrms@4 nominal. Será que vinga? Acabo indo neles mesmo...

 

...e tem que ver também o volume da caixa, que provavelmente será selada, pra priorizar um delay baixo.

 

Abração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, falha minha! De tanto escrever "w3, w3, w3", raciocinei o subwoofer como sendo 3+3 :pirou: ! Ato falho! :vts

 

Realmente, com base nisso, dois sw2 10" ficam interessante. Mas os subwoofers têm um SPL meio amortizado, então potência extra pro sub seria interessante. Um sw2 é 180Wrms@4. Cada canal do SPX é 150Wrms@4 nominal. Será que vinga? Acabo indo neles mesmo...

 

...e tem que ver também o volume da caixa, que provavelmente será selada, pra priorizar um delay baixo.

 

Abração.

ai que tá, nesse caso, não sei como proceder. Esse ampli wharf voce ja tem né? por que eu sei que hoje a wharf ta fazendo sob medida alguns amplis, tipo 2 ohm ou 4 ohmns, entende? No caso, seria interessante, ja que ja tem o amplificador wharf, colocar o SW3 ou um par de JL... Se decidir por um par de Hertz, por exemplo, ele tem a opção de bobina dupla de 4ohms...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá decidido. Vai ser uma unidade de 12sw3 em paralelo (3 ohms final). O subwoofer vai receber o dobro da potência nominal. Mais de 600W pra um sub de 300W, pra trabalhar com folga. Como vai ser um só, 12" está de bom tamanho.

Caixa selada. Pronto. Resolvido.

 

 

Vou tentar instalar o CDA-9887 e o QSD216 amanhã, nas portas, empurrado pelas amplificadas do Alpine, pra ver como fica. Só não instalo se a loja não tiver a moldura 2 DIN -> 1 DIN pro Stilo. Se tiver, amanhã eu já tenho uma leve idéia do que me aguarda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá decidido. Vai ser uma unidade de 12sw3 em paralelo (3 ohms final). O subwoofer vai receber o dobro da potência nominal. Mais de 600W pra um sub de 300W, pra trabalhar com folga. Como vai ser um só, 12" está de bom tamanho.

Caixa selada. Pronto. Resolvido.

 

 

Vou tentar instalar o CDA-9887 e o QSD216 amanhã, nas portas, empurrado pelas amplificadas do Alpine, pra ver como fica. Só não instalo se a loja não tiver a moldura 2 DIN -> 1 DIN pro Stilo. Se tiver, amanhã eu já tenho uma leve idéia do que me aguarda.

 

 

Instalou???? :rolleyes:

Podia fazer um provisorio para colocar um dos xtant.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, to vendo agora teu topico.

Pullltz cara!! um monobloco pra cada lado fica muito interessante heim!

Faltou um Xtant pra empurrar o sub, ai fechava!!

 

Vou acompanhar aqui!!

 

abs

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diana,

 

Desmarquei uns 3 compromissos de hoje pra tirar o dia pra resolver isso. Só que nenhuma concessionária tinha a moldura do painel do Stilo, pra poder instalar o CDA-9887 no lugar do original 2 DIN. Resultado: compromissos desmarcados à tôa.

 

Fiz o pedido da moldura, vou esperar chegar.

 

Como fiquei com a manhã livre, aproveitei para procurar o local onde será instalado meu som. Conversando, ouvi falar muito bem da porta do Stilo, e que tem uma manta auto-adesiva cuja aplicação é melhor... de repente o MB Quart acaba ficando na porta mesmo. :rolleyes:

 

Mas pra instalar um Xtant, tem que puxar cabeamento de força, e eu ainda não comprei. Vai demorar um pouquinho pra instalar esse sistema, até porque a partir de segunda-feira o cerco vai apertar e eu vou ficar sem tempo nem pra respirar. Por isso estou analisando fazer uma pré-instalação do CDA-9887 amplificando as coisas, pra eu ouvir um tempinho, e depois sentir o salto de qualidade quando instalar os amps.

 

Apareceu um subwoofer Focal 30 A1 DB, se não me engano é da linha Access, que é 12" 250Wrms 4+4, pra ser usado em selada de 25 a 40 litros. De repente... :rolleyes:

 

 

Grande Markto, bom te ver por aqui! ! :legal:

 

 

 

EDIT para adicionar uma imagem:

30a1db.jpg

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje eu passei um tempo no site da Knukonceptz e passei para um amigo que está nos USA a lista do que eu quero: blocos distribuidores, fusíveis, porta-fusível, cabos de força, cabos RCA e Y. Não fiz pedido de cabo de áudio, pois o Karma SS 12awg está em falta no site. Fica pra mais pra frente.

 

Segunda-feira instalo o CDA-9887 e o projeto fica em pause até a chegada do material necessário para instalação e aquisição do subwoofer.

 

 

Abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Lucas Bom retorno !!Já decidiu mesmo o sub? Tem o Phanter é uma otima pedida?Já tive o phanter de 10 pol e hoje possuo focal de 10 pol 25a1 não vi muita diferencia!!A diferencia maior foi no preço rsrsrsrs

Sobre o o projeto vai meter a mão na massa não rola o DIY???????? :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, Antonio!

 

Sim, inicialmente eu havia pensado nos Keybass Panther. Não está descartado... vou analisar. Qual o volume ideal para o de 10" e o 12" selado?

Vou meter a mão na massa/resina/madeira e fazer a mala, mas será algum instalador o responsável pela passagem de cabos de força, RCA, ligação e arte-final.

 

 

Abraço

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, Antonio!

 

Sim, inicialmente eu havia pensado nos Keybass Panther. Não está descartado... vou analisar. Qual o volume ideal para o de 10" e o 12" selado?

Vou meter a mão na massa/resina/madeira e fazer a mala, mas será algum instalador o responsável pela passagem de cabos de força, RCA, ligação e arte-final.

 

 

Abraço

 

timbre os panther tem pra acompanhar o kit e set frontal! o que pode faltar é subgrave (<30Hz), mas um parzinho de Panther 10" em caixa de 45L para cada fica um set BEM interessante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDITADO****

 

3) Acredito ser uma idéia interessante passar o cabeamento de força por fora, por baixo do carro, como vi de algum forista aqui... não sei se foi o Bijubalam ou o ByRonald. É mesmo uma boa, não tem perigo não de raspar e dar bronca? E pra fazer essa loucura aí, é muito trabalhoso ou é tranquilo?

 

 

EDITADO****

 

Lucas, meu brother !

 

Eu realmente passei por baixo do carro o + e não é nada complicado, mas cansativo, pois tem que ficar com as mãos para cima, e para tanto: eu tive que levar o carro num posto de lavagem, para ter acesso na parte de baixo do carro com mais facilidade.

 

Coloquei um corrugado de construção civil bem resistente, procurei colocar num vão, ou seja, mesmo que o carro seja rebaixado( esse meu não é ) ele não pega... O acesso ao interior do carro, varia de carro para carro, mas no meu entrou por um tampão embaixo do banco de traseiro.

 

Segue fotos para tentar auxiliar mais ...

 

2505081408ul3.jpg2505081353jm3.jpg2505081455gd0.jpg

 

 

Abraçosss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, Antonio!

 

Sim, inicialmente eu havia pensado nos Keybass Panther. Não está descartado... vou analisar. Qual o volume ideal para o de 10" e o 12" selado?

Vou meter a mão na massa/resina/madeira e fazer a mala, mas será algum instalador o responsável pela passagem de cabos de força, RCA, ligação e arte-final.

 

 

Abraço

Vai o manual dos Phantes

http://www.keybass.com.br/automotiva.php#

 

http://www.keybass.com.br/gera_pdf.php?codigo=KSW 10-134 PANTHER&variavel=a.automotiva

 

http://www.keybass.com.br/gera_pdf.php?codigo=KSW 12-147 PANTHER&variavel=a.automotiva

 

 

http://www.keybass.com.br/gera_pdf.php?codigo=KSW 12-147 PANTHER BOBINA DUPLA&variavel=a.automotiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...