Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
JUNIOR-BASS

O que é "clipar"??

Recommended Posts

até pq pra qm conhece da pra ouvir na pancada, que ta distorcendo..... o led clip é uma boa ajuda com caixas bandpass.... nelas nao tem como saber se não tiver o led

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já percebi que muitas, mas muitas pessoas mesmo não conseguem distinguir se um som está ruim ou mais ou menos (distorção alta ou moderada)...

 

Só vai perceber a distorção, quando o aparelho vier a se danificar!

 

 

 

 

Edit: Outras pessoas já acham que distorção é normal em sistema e pode deixar rolar que não vai dar em nada! pasmafaute

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pegando Carona neste post.

 

tenho um sd2000 com dois sub snake 2180 de 1000 rms . tenho duas baterias uma de 60 no cofre e outra de 110 que funcionam juntas . meu radio é um sony gt827 ux . quando coloco o volume no 25 o modulo acende a luz amarela .( o volume do radio vai ate 35 ) O som ta aninal os grave otimos . mas gostaria de aumentar mais o volume do radio . Som foi instalado por instaldor conceituado (cabo 21 m . etc ) O que eu teria que trocar para aumentar mais o volume do radio o modulo, os auto falanates, colocar mais bateria ( nomanula do modulo diz que 140 ja sao suficientes )Uso um tarmps t400 para as cornetas .

Agradeço a todos que puderm me ajudar

 

Aumentar mais o volume, não vai lhe proporcionar mais potência, pq para isso, seria necessário vc abaixar o ganho. É trocar 6 por meia duzia.

 

A única vantagem em manter o ganho regulado para o volume máximo, é que nenhum desavisado (noob) vai conseguir queimar seu som todo, aproveitando algum momento de distração sua.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

edit: lembrei, clipping é UM tipo de distorção, existe várias

 

DELIMA, explica melhor esso por favor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros amigos isso é decorrente.. tipo em reaçao em cadeia.. formadas por ondas..; subsônicas... depende muito de variaçao de ar e Superaquecimento...da( caixa.. o aquecimento interno.. dela.. . ar-quente que pode gerar.. dentro da caixa.. tipo.. um caixa fria normal.. nao gera tanto vento.. um caixa quente internamente gera mais vento.. isso medido com aparelho chamado MANÔMETRO...EXEMPLO... UM CAIXA NO SOM...no sol TOCARAR MAIS DO QUE uma caixa na sombra.. pq a quantidade vento é superior.. por causa do aquecimento...isso sao variaçoes de distorçoes bem provaveis..em relaçao de clipar. tbm....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja vi muuita gente falando que ta clipando ou nao deixa clipar e etc...

Alguem pode me explicar oque seria isso??

Pq com o som daqui eu meto o pau no vol. maximo escutando curtir os gravao

e nunca deu nada,agora to ficando na duvida..

Pf expliquem de uma forma simples,nao entendo muito do caso..

Abraços

USE%2BPAPER%2BCLIPS.jpeg

é colocar vários destes aqui nos cones dos alto falantes, pra reproduzir melhor as frequencias baixas pelo aumento de peso e melhorar as frequencias metálicas pelo fato de ser de metal. no caso dos clips plasticos só melhora em baixo... ou vc pode usar como fio, ou como bobina em paralelo com o falante pra baixar a impendancia e tocar mais, ou ainda como fusivel caso teu amp queime o fusivel e vc não tenha outro a mão....

 

 

 

acho q já explicaram o correto aqui no topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digamos que o amplificador (em uma determinada carga, sob uma determinada tensao, cada carro é um caso) consiga gerar o máximo de 100V de pico na saida com 1V na entrada sem distorção. Imagine esta tensao na forma de um sinal senoidal que se monitorado em um osciloscopido vai ter esta forma:

 

sine.gif

 

Daí tu vais la e "sobe" o BASS, +2

 

O radio vai mandar agora uma tensao maior (dentro da faixa do grave), o que vai fazer com que o amplificador tente amplificar ainda mais, mas como sua fonte ja estava no limite, vai acontecer isto.

 

Clipping_1KHz_10V_DIV_clip_A_5ohms-1-.jpg

 

Ou seja, a tensao de pico fica limitada aos 100V mas o resto da senoide assume a forma de uma senoide de tensao maior.

 

Isto é clipping.

 

A maioria das pessoas clipa seus sistemas, baixos niveis nao sao facilmente detectáveis pelo ouvido e a potencia entregue pelo amplificador é maior = mais SPL.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pasmafaute

USE%2BPAPER%2BCLIPS.jpeg

é colocar vários destes aqui nos cones dos alto falantes, pra reproduzir melhor as frequencias baixas pelo aumento de peso e melhorar as frequencias metálicas pelo fato de ser de metal. no caso dos clips plasticos só melhora em baixo... ou vc pode usar como fio, ou como bobina em paralelo com o falante pra baixar a impendancia e tocar mais, ou ainda como fusivel caso teu amp queime o fusivel e vc não tenha outro a mão....

 

 

 

acho q já explicaram o correto aqui no topico.

pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aumentar mais o volume, não vai lhe proporcionar mais potência, pq para isso, seria necessário vc abaixar o ganho. É trocar 6 por meia duzia.

 

A única vantagem em manter o ganho regulado para o volume máximo, é que nenhum desavisado (noob) vai conseguir queimar seu som todo, aproveitando algum momento de distração sua.

 

Abraço!

 

tenho uma duvida,

no meu caso gosto de regular para o volume máximo,

 

porem se eu regular com musicas de BASS, quando passo para outro estilo musical "não da grave"

 

o que voces me indicam???

 

regular em outro estilo musical no maximo e quando for musica com mto BASS diminuir o volume???

 

e outra coisa, uns falam q não é recomendado deixar clipar, outros já falam q clipar um pouco nos picos não tem problema, alguma dica??

 

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O seu player ou módulo deve estar com alguma regulagem para reforçar as frequencias que tocam nas musicas BASS. Para regular, todas as equalizações do player devem estar zeradas, em FLAT, sem Loud e sem bass boost e ainda pode estar com LPF muito baixo.

No módulo também veja se o LPF não está muito baixo, eu gosto em 150Hz ou mais, bass boost no zero.

 

Depois que regular assim voce altera as regulagens conforme seu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu notei uma coisa hj no meu amp eh um TA 1600D, ele clipa msmo sem o sub tar ligado nele..... e ai o que me dizem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu só vejo vantagem em clipar sem o sub estar ligado nele, pelo menos assim o sub não queima. hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera! Uma dúvida:

Bom, se o amplificador tem a sensibilidade de entrada em 1,55v, todo sinal que eu mandar além dos 1,55v o amplificador clipará. Mas o que eu queria saber é:ex: No caso de um amplificador de 400WRMS (por canal 4ohms) com um AF 200WRMS (4ohms), quando o amplificador enviar uma potência além dos 200 para o AF ele também clipará?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O clip nao tem absolutamente nada a ver com o falante.. ele expressa apenas o limite do amp!

 

Enviado de meu LG-P920h usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade quase tudo na natureza pode vir a "clipar".

 

O alto-falante pode atingir o clipping mecânico, no caso de receber tensão (e consequentemente potência) muito acima da especificada, a bobina móvel vai provocar excursões cada vez maiores até que a centragem atinja a arruela superior, ou a bobina atinja a arruela inferior, ou ainda a centragem alcance seu limite, em todos estes casos o alto-falante vai "clipar" mecanicamente, gerando muita, muita distorção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...