Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
korg

[Honda New Fit] SQ de entrada

Recommended Posts

E ai pessoal!

Bem, iniciei meu projeto meio do ano passado, comprei itens como falantes, amp, cabos, etc etc etc.

Porém saúde de minha mãe complicou cada vez mais ao longo do ano e ai me afastei de tudo. Enfim, mãe está em um plano superior agora então em 2010 estou retomando minha vida aos poucos. Eis que meses atrás voltei ao projeto.

Bem, por N motivos resolvi fazer tudo eu mesmo e comecei virando marceneiro rsrs e fazendo a base do amp principal/processador/distribuidor, etc. Sinceramente, achei que ficaria o Ó rsrs mas até que ficou razoável para um "protótipo de instalador" rs.

Metas:

- gastar o menor espaço possível do porta-malas;

- instalação na "sala" sem chamar muita atenção visual de fora;

- extrema cautela com acabamentos e proteção dos cabos e terminais e sem realizar nenhum furo na lataria original do carro muito menos no chicote original, caixa dos fusíveis, etc. A Honda é muito chata com "mexidas" nos carros na garantia e tentei zelar ao máximo por isso;

- E ultimo porém não menos importante: melhor som possível (SQ) que poderei obter respeitando as regras anteriores e com orçamento bem abaixo do valor do carro (rsrsrs) com os equipos medianos que escolhi. Será que consigo algo bom? quando acabar eu relato meu grau de satisfação rsrs

Bem, vamos aos ítens, escolhidos após muita pesquisa, conversas, etc. Aproveitando, gostaria aqui de agradecer alguns usuários do fórum, ano passado, que trocaram muitas idéias comigo por email. Que eu lembre agora casão, santos, arisa, jandler.... acho que nem se lembram mais de mim kkkkkk Desculpa se esqueci de mais alguém. :(

Bem, vamos ao que interessa!

A vítima:

foto1img1002.jpg

O Projeto:

projetov11.jpg

p.s.: a parte "esmaecida" do desenho se refere ao futuro upgrade.

HU: Flyaudio E7037NAVI (comprado fora)

flyaudiogps1.jpg

Amplificadores:

kit 2 vias em bi-amp: Clarion APX4361 (user Santos)

Subwoofer: Rockfordfosgate 100x2 (meu há +10 anos - maravilhoso)

Falantes:

Kit 2 vias: DLS R6A (soniceletronix)

Subwoofer: JL Audio 10w1v2-4 (soniceletronix - aguardando chegada no BR)

portas traseiras: Coaxiais originais Pioneer (ítem de série do carro - será ligado apenas no rear do HU, a princípio)

Cabos:

RCA: Knukonceptz Smoke 4.ch (Knukonceptz)

Alimentação princ./APX: Blitz 4AWG (user Jandler)

Alimentação 100x2: Knukonceptz 8AWG (ta mais pra 7)(Knukonceptz - aguardando chegada no BR)

Terra módulos/proc.: Knukonceptz 4AWG (ta mais pra 3)(Knukonceptz - aguardando chegada no BR))

Novo terra carro/bat.: Knukonceptz 4AWG (ta mais pra 3)(Knukonceptz) - estou em dúvida se uso esse ou um pompéia 35mm2 que tenho aqui, idem do motor para chassi. O original é absurdamente fino.

kit 2 vias/midbass: Acoustic Research 16AWG (user Jandler)

Subwoofer: Lanzar Contaq 3.8mm²/11awg (user Jandler)

Diversos:

Cx selada: Moldada em fibra na lateral direita (Josué)

Techflex: 3/8 e 1/4 cabos força / falantes / remote (ebay)

Clamp bateria: (+) Rockfordfosgate multi-gauge 0-1-2-4-8 (ebay)

Clamp bateria: (-) MTX mullti-gauge 0-1-2-4-8 (meu há + 10 anos mas nunca usado! rs)

Porta-fusível: Voodoo AGU (ebay)

Grommet: Monster Cable MPC P400 CG 10-4 (soniceletronix)

Distribuidor energia: Lanzar OPTIFB1448 c/amp e volt (soniceletronix)

Distribuidor terra: genérico :P (leosound)

Relé: 5 pinos 12Vdc 40/30A (Repel)

Câmera de ré genérica CMOS/NTSC c/infra-vermelho (dealextreme)

e mais Termo-retráteis de vários tamanhos, espumas anti-ruído fio/chicote, borrachas vedantes/sub, terminais diversos (spade e anel, variadas bitolas e tipos), fusíveis AGU diversos (10A, 40A, 50A, 60A), aterrador blitz, conectores quick splice (tipo Scotchlok), conduíte corrugado, etc.

Inicialmente ia usar meu velho sub rockfordfosgate punch rfp2412, mas o bichinho tá tão velhinho (+10 anos) que resolvi entrar no mundo JL Audio e comprei um 12w1v2-4. Mas, imprevistos acontecem e a caixa selada que encomendei de 35L pra ele ficou muuuuuuuuuuito grande e como porta-malas é uma necessidade atual minha, então me vi forçado a abrir mão dessa maravilha de 12" (sempre usei subs de 12", pois gostei mais do som, etc). Enfim, parti então para o 10w1v2-4 que pede apenas 17.7L e vi que fazendo a cx pro meu carro ficará bem pequena. Ces't lá vié. Alias, se alguém quiser, vai o 12w1v2-4 pros classificados, lacrado na caixa. Sem uso :(((((( (quer dizer, lacrado não, obvio que abri a caixa pra ver o sub rs).

Idem para a cx selada moldada pra lateral direita :(

Próximos upgrades (intenção) em ordem de prioridade:

- adição de um processador c/TA. Opções:.1) Audison Bit one.1

.........................................2) Alpine PXE-H660

.........................................3) Rockfordfosgate 3sixty.2 (não me permitirá bi-amp a nao ser "gastar" o rear)

.........................................4) Zapco DSP6-SL + DRC-SL

.........................................5) algum outro ?

- adicionar mid-high próximo aos tweeters para fazer 3 vias:

........a. Qual seria um mid legal pra casar com meu kit ?

........b. Qual cabo mais adequado para o tw+mid:..Discabos HiDef 4x1,5 PP;

...................................................Canare 4S8;

...................................................Knukonceptz Karma 12SS bi-wire?

...................................................Outro ?

- aplicar manta nas portas;

e....

bem, é isso ! Acredito que meu som esteja mais adequado a SQ de entrada, ainda mais quando instalar o processador e o mid/3vias e regular tudo bonitinho.

Já fiz os primeiros testes essa semana, mas ainda com um amp boss 4 canais antigo que tenho e tudo ok :)

Tenho fotos de todo o processo, conforme as for organizando e tratando irei atualizar o tópico.

Etapas já finalizadas:

1) HU instalado;

2) Passagem de cabo de força + aterramento (parto fazer terra bem feito nesse carro);

3) Passagem de remote, rca 4ch, cabos dos falantes + video da câmera de ré);

4) carro já todo "remontado";

5) Base do amp/processador/distribuidores/relé já pronta e forrada (essa deu trabalho!);

6) Teste de todos os cabos instalados , acabados e no lugar;

etapas dos próximos dias:

a) mudar a conexão do porta-fusivel AGU na bateria;

b) testar o clarion;

c) terminar moldura do distribuidor (+) para prender na base;

d) arrumar/prender cabeamento todo na base do amp;

e) instalar o 2vias;

f) fazer nova cx selada no Josue (deve começar amanhã);

Próximas semanas:

a) aguardando chegada do sub e cabos;

b) aguardar termino da cx selada e instalar o sub;

c) fazer a base do 2o amp e ativá-lo, além do relé;

d) curtir o som :)

Dúvidas:

- Ainda não sei qual será o melhor posicionamento dos tweeters. Vou instalar na coluna A, so não sei ainda a altura e direção. Os midbass serão instalados no local original da porta;

- Qual cabo comprar para ligar os tws em bi-amp. A princípio estou querendo testar o Discabos HiDef 4x1,50 (que inclusive já fica passado para ativar um 3way no futuro. Só que está muito difícil achar, já falei com o Cristiano e tudo, mas a Discabos agora so vende para lojas e pior que ninguém tem o modelo 4x1,5, so a hidef.com;

Qualquer sugestão, dúvida, opiniões é bem-vinda. :)

valeu pessoal.

p.s.: caraca, post ficou grande. sorry

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, não rola tirar o axiais?

Compartilhar este post

Link para o post

Korg, não cheguei a montar o som no meu Old Fit, mas creio que nas colunas dianteiras, perto do parabrisas (láaaaa no fundo do painel), forneça para você o melhor áudio. Todas as vezes que montei em coluna o melhor resultado foi este, na prática. Quanto ao cabo, comprei 20 metros de Streetwires 16awg, cabo simples e bem-feito da Streetwires (empresa do grupo Mitek, MTX/XTant). Não é um cabo TOP, mas é bem-feitinho e barato; o meu veio com um bom trecho faltando a marcação positiva, mas tudo bem... resolvi no multímetro mesmo quem era quem. A vantagem é que é flexível, a proteção é feita para uso automotivo, e fácil de passar pela porta (não conheço o conduíte do New Fit, no Citroen foi tranquilo). Dá pra pegar o mesmo cabo em 14 awg por pouquinha coisa a mais, mas como eu não iria abusar, 16awg deu e sobrou, e fica mais fácil para passar nos pontos críticos.

Tou acompanhando a instalação, e curioso pra ver fotos e relatos! :legal:

PS. Comprei com o JanderStyle daqui do Forum, snme 100 reais por 20 metros. O 14awg é pouca coisa a mais.

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigo, tudo bem?

Primeiramente, sinto muito pela sua mãe velho =/

Bom, quanto às dúvidas, vamos lá:

- Como pretende posicionar os Tweeters? Peitinhos? Recorte na Coluna? Confecção de uma Coluna nova? Ao meu ver, não há um padrão de tamanho/distância para se posicionar os Tweeters. Seria legal você ligá-los e ir direncionando e, quando obtiver uma posição legal, faça a marca e projete a instalação com base nela.

- Em relação ao tamanho da bitola dos cabos, vou lhe passar a que o João Guilherme e Pedro Josino me indicou, inclusive é a que utilizarei em meu projeto: 16AWG para os Tweeters e 12AWG para os Mids. Procure pelo Janderstyle e pelo Paulo (PR_nor), pois ambos possuem Speaker Cables nesses tamanhos.

Forte abraço cara. Sucesso com o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, não rola tirar o axiais?

bem, eu a principio nem vou ligar nos amps, vai ficar direto no HU só para dar uma "ambiencia" atrás quando o carro estiver cheio de gente, numa viagem por ex... ai quando eu estiver só com mais 1 pessoa no carro, no proprio fader do HU posso tirá-los :) só uma idéia... depois de tudo instalado vai dar pra eu avaliar melhor. De qualquer forma, nem vou mexer nas portas traseiras ou desligar nada, se for o caso é só tirar no fader de vez. E que esse HU que comprei é específico pra esse carro e usa os conectores originais, então nem precisei fazer nada... plug'n play total :)

Compartilhar este post

Link para o post

Korg, não cheguei a montar o som no meu Old Fit, mas creio que nas colunas dianteiras, perto do parabrisas (láaaaa no fundo do painel), forneça para você o melhor áudio. Todas as vezes que montei em coluna o melhor resultado foi este, na prática. Quanto ao cabo, comprei 20 metros de Streetwires 16awg, cabo simples e bem-feito

Salve RiQuati!

Eu tava pensando em colocar na coluna bem lá atras mesmo, fazer peitinho acho que ia perder muito tempo agora e ja vi vários relatos de que direto na coluna (se fizer direito) fica muito bom. Valeu pelo seu relato, já me deixa mais tranquilo com o que imaginava. Sobre o posicionamento justamente hoje tava pensando nisso, ligar tudo e prender com fita em várias posições e tentar achar um bom lugar no palco.... talvez cruzar a visada dos 2 um palmo (ou menos) abaixo do retrovisor... só uma idéia...

E se um dia realmente fizer o 3-way ai tiro da coluna e faço peitinhos para o jogo tw+mid de 3" (tem que ser pequeno)

Quanto ao cabo, comprei 20 metros de Streetwires 16awg, cabo simples e bem-feito da Streetwires (empresa do grupo Mitek, MTX/XTant). Não é um cabo TOP, mas é bem-feitinho e barato; o meu veio com um bom trecho faltando a marcação positiva, mas tudo bem... resolvi no multímetro mesmo quem era quem. A vantagem é que é flexível, a proteção é feita para uso automotivo, e fácil de passar pela porta (não conheço o conduíte do New Fit, no Citroen foi tranquilo). Dá pra pegar o mesmo cabo em 14 awg por pouquinha coisa a mais, mas como eu não iria abusar, 16awg deu e sobrou, e fica mais fácil para passar nos pontos críticos.

Tou acompanhando a instalação, e curioso pra ver fotos e relatos! :legal:

PS. Comprei com o JanderStyle daqui do Forum, snme 100 reais por 20 metros. O 14awg é pouca coisa a mais.

eu comprei ano passado um acoustic research 16awg com o jandler e inclusive passei esse cabo já, para os kits da frente. Mas ano passado eu ia usar cross passivo, nas ultimas semanas que me deu uma louca de fazer logo bi-amp rsrs. Dai minha necessidade de adicionar mais cabos agora.

Eu tenho em casa guardado um rolo de Belden 5000UE 12AWG que comprei há meses e meses atrás pro meu HT em casa na bluejeans e sobrou muito(aliás errei feio na conta e comprei muuuito kkkk). Pode ser uma opção também, que acha?

único porém é que é de 2 vias e ai vai me complicar um futuro upgrade para 3vias...

mas, falando em potências, não sei se preciso mais que 16AWG não... vou usar o clarion a meia carga nos 4 canais, kit na faixa de 50WRMS, acho que vai ficar bem tranquilo e com folga... acha não?!

mas eu queria extrair o melhor possível dos TWs...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, sinto muito pela sua mãe velho =/

Salve Marco, valeu mesmo. É cara, foi um ano muito duro, com dezenas de indas e vindas de hospital. Foi uma paulada forte e inesperada, muito difícil mesmo de levantar, e ela como era o pilar da família desestruturou bastante, muito complicado mesmo. Mas enfim, a vida tem que seguir não é mesmo? que as boas lembranças nos façam levantar e sorrir e o exemplo que ela deixou nos dá cada vez mais força para seguir enfrente e encarar o que vier. É duro, realmente muito duro, tem horas que a saudade aperta. Quando a gente olha pras crianças que ela amava de forma louca então... mas valeu!

Bom, quanto às dúvidas, vamos lá:

- Como pretende posicionar os Tweeters? Peitinhos? Recorte na Coluna? Confecção de uma Coluna nova? Ao meu ver, não há um padrão de tamanho/distância para se posicionar os Tweeters. Seria legal você ligá-los e ir direncionando e, quando obtiver uma posição legal, faça a marca e projete a instalação com base nela.

- Em relação ao tamanho da bitola dos cabos, vou lhe passar a que o João Guilherme e Pedro Josino me indicou, inclusive é a que utilizarei em meu projeto: 16AWG para os Tweeters e 12AWG para os Mids. Procure pelo Janderstyle e pelo Paulo (PR_nor), pois ambos possuem Speaker Cables nesses tamanhos.

Então estava imaginando +/- como falei pro RiQuati acima, recortar direto na coluna original (mas fazer um certo trabalho ali para angular corretamente e não ficar feio) e tentar projetar inicialmente na frente, abaixo do retrovisor.... mas acho que vou é passar um dia inteiro só testando mil posições rs

Valeu pela dica dos cabos. Pergunto: as dicas que passaram, seria +/- pra que potência passada pros falantes? vou trabalhar na casa de 50WRMS. Na verdade o kit é de 80WRMS, mas com sensibilidade bem alta (94db) então estou pensando inicialmente em não mandar tudo que o clarion permite... ainda mais que gosto de SQ, não preciso de muuuito barulho. rs (salvo algumas músicas que no momento certo dão aquele up e vontade de gritar né :vts )

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Marco, valeu mesmo. É cara, foi um ano muito duro, com dezenas de indas e vindas de hospital. Foi uma paulada forte e inesperada, muito difícil mesmo de levantar, e ela como era o pilar da família desestruturou bastante, muito complicado mesmo. Mas enfim, a vida tem que seguir não é mesmo? que as boas lembranças nos façam levantar e sorrir e o exemplo que ela deixou nos dá cada vez mais força para seguir enfrente e encarar o que vier. É duro, realmente muito duro, tem horas que a saudade aperta. Quando a gente olha pras crianças que ela amava de forma louca então... mas valeu!

Com certeza cara!!! Eu imagino como deve ser doído e complicado uma perda assim, mas apegue-se em Deus, tenha fé e acredite que ela está em um plano maior, melhor e superior ao que estamos...

Então estava imaginando +/- como falei pro RiQuati acima, recortar direto na coluna original (mas fazer um certo trabalho ali para angular corretamente e não ficar feio) e tentar projetar inicialmente na frente, abaixo do retrovisor.... mas acho que vou é passar um dia inteiro só testando mil posições rs

Valeu pela dica dos cabos. Pergunto: as dicas que passaram, seria +/- pra que potência passada pros falantes? vou trabalhar na casa de 50WRMS. Na verdade o kit é de 80WRMS, mas com sensibilidade bem alta (94db) então estou pensando inicialmente em não mandar tudo que o clarion permite... ainda mais que gosto de SQ, não preciso de muuuito barulho. rs (salvo algumas músicas que no momento certo dão aquele up e vontade de gritar né :vts )

Hahaha, pois é, pode acreditar que você irá testar pelo menos 999 posições diferentes hahaha =)

No meu projeto eu quero apenas recortar a coluna também. Por enquanto não vou fazer peitinhos ou uma coluna nova. Quando estiver na fase de recorte e posicionamento dos Tweeters, poste fotos aqui, quero ver como ficará o trabalho e me basear para fazer no meu também hehehe!!!

Entendi! Eu vou trabalhar com cerca de 75Wrms por canal, apesar de os componentes do meu Kit Duas Vias serem de 60Wrms. Vou utilizar um Focal Access, alimentado por uma Alpine PDX-5 em bi-amplificação. Mas vá fundo no Speaker Cable de 16AWG para os Tweeters que não tem erro, pode ficar tranquilo ;)

Forte abraço amigo. Sucesso com o projeto.

Editado por Marco Bottino Junior

Compartilhar este post

Link para o post

bem, eu a principio nem vou ligar nos amps, vai ficar direto no HU só para dar uma "ambiencia" atrás quando o carro estiver cheio de gente, numa viagem por ex... ai quando eu estiver só com mais 1 pessoa no carro, no proprio fader do HU posso tirá-los :) só uma idéia... depois de tudo instalado vai dar pra eu avaliar melhor. De qualquer forma, nem vou mexer nas portas traseiras ou desligar nada, se for o caso é só tirar no fader de vez. E que esse HU que comprei é específico pra esse carro e usa os conectores originais, então nem precisei fazer nada... plug'n play total :)

ah, dai sim amigo, realmente da uma ambiencia pra quem vai atraz mesmo, e como você mesmo disse, se quiser pode tirar eles no fader mesmo né, fica facin! :)

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...