Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sharper

Posição dos dutos!

Recommended Posts

Opa, eai galera, uma duvida que me surgiu agora, num caixa dutada tem diferença os dutos estarem no meio ou nas pontas?

obrigado!

 

PS: desculpa se ja existe algo parecido galera, é q to de saida e acabei nao procurando, vlw!

Editado por sharper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, eai galera, uma duvida que me surgiu agora, num caixa dutada tem diferença os dutos estarem no meio ou nas pontas?

obrigado!

camara unica ou individual ? 2 subs ? qual finalidade do som, subgrave, graves ... ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm ja pensei nisso algumas vezes......tem diferença msm ou soh estetica (pensando q n tem nd obstruindo a passagem )? vms esperar qm intende responder !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem estou interessado.

 

Ate pq primeiro me sugeriram caixa com 55L e 1 duto de 4" por 25cm, pra UXP 12" 500rms + HT600.

Depois pedi ajuda a um membro, que gentilmente me fez outra sugestao. Caixa de 52L e 2 dutos de 3" por 35cm.

 

To pendendo pra ultima sugestao, ate pq quem me sugeriu teve como base experiencias ao instalar sons para seus clientes.

 

Espero que trazendo mais conhecimentos sobre dutos me ajude a definir de vez minha caixa.

 

 

 

Acompanhando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

camara unica ou individual ? 2 subs ? qual finalidade do som, subgrave, graves ... ?

 

A caixa a principio seria pra 2 subs camara separada e a finalidade é SPL, vai te diferença colocar no meio ou nas pontas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem estou interessado.

 

Ate pq primeiro me sugeriram caixa com 55L e 1 duto de 4" por 25cm, pra UXP 12" 500rms + HT600.

Depois pedi ajuda a um membro, que gentilmente me fez outra sugestao. Caixa de 52L e 2 dutos de 3" por 35cm.

 

To pendendo pra ultima sugestao, ate pq quem me sugeriu teve como base experiencias ao instalar sons para seus clientes.

 

Espero que trazendo mais conhecimentos sobre dutos me ajude a definir de vez minha caixa.

 

 

 

Acompanhando

 

aki estamos falando da POSIÇÃO e nao da quantidade !! mas pra tirar sua duvida 2dutos de 3'' teria mais vantagem pois teria maior area do que apenas 1 de 4'', pod mandar fazer abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico...

 

Eu também tenho essa dúvida, pois meu cunhado fez um cursinho de intalação de som e tals, ai ele aprendeu que é melhor colocar os dutos na parte central da caixa porque da uma melhor resposta...

 

Isso é verdade?

 

Tenho 2 Pioneer 309D4, quero montar uma caixa boa para graves fortes, se usar uma caixa com 2 camaras, faria diferença colocar os dutos no centro da caixa ou da para colocar nos lados de boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nas pontas a burbulencia de ar é grande...tentedeixar sempre o maxi proximo possivel do sub e do meio :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nas pontas a burbulencia de ar é grande...tentedeixar sempre o maxi proximo possivel do sub e do meio :legal:

 

 

Não Entendi.............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre pensei que o duto quando mais longe do suB .. pra ''circular'' o ar dentro da caixa fosse melhor .. tanto que fiz minha nova caixa para o kicker com o sub de um lado e os 2 dutos no outro e ta descendo mto bem .. não ta soprando nada ..

 

Obs. caixa com 88L Livres .. pensando no futuro Mtx, mas ja mudei de ideia .. kkk ! :)

 

Foto ..

img0722gt.jpg

Editado por Gabitow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tb quero saber urgente...

caixa p/ 4 pioneer, qual melhor lugar p/ colocar os dutos ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente fazer o duto na "mesma face" do sub, e uma das coisas que se deve prestar atenção é não deixar o duto proximo das paredes internas da caixa, tanto as do lado como a do fundo, tente deixar a uma distancia de pelo menos 3 dedos, se deixar muito perto ira ter reverberação e terá um barulho de vento MUITO chato... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não Entendi.............

 

 

o efeito compressivo do ar é maior nas laterais da caixa.... o deslocamento de ar "reflete" nas quinas.... resumindo se por o duto ali a turbulencia via ser maior vai TENDER a soprar mais...

 

um duto no centro d caixa (afastada das laterais ou de qualquer parede nao enfrente esse fato com tanta intencidade...o ar flui melhor =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A posição do duto efluência no resultado final?

 

Tipo uma caixa dutada para 2 Pioneer de 12", a tendência é fazer ela separada ao meio, assim fica uma camara com a litragem certa para cada sub, minha dúvida é se faz alguma diferença colocar os dutos em direção centralizada, tipo colocar o duto do sub da esquerda à direita do mesmo e colocar o duto do sub da direita à esquerda.

 

Essa é minha dúvida. Faz diferença???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o efeito compressivo do ar é maior nas laterais da caixa.... o deslocamento de ar "reflete" nas quinas.... resumindo se por o duto ali a turbulencia via ser maior vai TENDER a soprar mais...

 

um duto no centro d caixa (afastada das laterais ou de qualquer parede nao enfrente esse fato com tanta intencidade...o ar flui melhor =)

 

Humm .. tu ve, e eu achando que era ao contrario .. hehe .. embora aqui não esteja soprando ..

 

Bom saber essa dica .. a prox. box ja faço com dutos entre os futuros subs .. tipow, os subs nos cantos da caixa e os dutos no meio da caixa (entre os subs). tudo na base menor pra ficar virado para cima e obter melhor vazão .. ;)

 

Valeu Luiz !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A posição do duto efluência no resultado final?

 

Tipo uma caixa dutada para 2 Pioneer de 12", a tendência é fazer ela separada ao meio, assim fica uma camara com a litragem certa para cada sub, minha dúvida é se faz alguma diferença colocar os dutos em direção centralizada, tipo colocar o duto do sub da esquerda à direita do mesmo e colocar o duto do sub da direita à esquerda.

 

Essa é minha dúvida. Faz diferença???

 

Acredito que não, pelo o pouco que eu sei, so não pode colocar o duto logo atras do sub .. sei que os lados, frente e cima pode .. agora atras do sub não ..

E cuidar com as dicas que o Luiz postou .. alem da distancia interno e externo dos dutos para vazão ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre tentei respeitar essas regras de posicionamento dos dutos mas na última caixa que fiz não teve como. Os dutos ficaram rentes as paredes, dois ficaram nas laterais e os outros dois no centro. Mas não percebi nada de errado e tá rendendo muito bem. Acho que tu tiraria muitas dúvidas lendo o tópico sobre acoplamento acústico lá no trio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ajudar a entender melhor minha dúvida, eheh..

 

Clique aqui

 

Clique aqui

 

 

Vamos supor que as caixas acima são para 2 sub de 12 e ambas são separadas ao meio.

 

Qual das duas ficaria melhor?

Editado por Moroni

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ajudar a entender melhor minha dúvida, eheh..

 

Clique aqui

 

Clique aqui

 

 

Vamos supor que as caixas acima são para 2 sub de 12 e ambas são separadas ao meio.

 

Qual das duas ficaria melhor?

 

Eu entendi bem, só não sei se entenderam bem o que eu tentei explicar. Quando tiver tempo vou fazer um teste, mas não acredito que vá dar alguma diferença audível.

 

A caixa:

 

cameracrisrms102.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendi bem, só não sei se entenderam bem o que eu tentei explicar. Quando tiver tempo vou fazer um teste, mas não acredito que vá dar alguma diferença audível.

 

A caixa:

 

cameracrisrms102.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Huuum, eu tinha imaginado uma caixa diferente dessa.. eheheh.. Quando vc fizer o teste posta os resultados porque ai vc vai estar respondendo a minha dúvida também, afinal apesar da sua caixa ser para 4 sub ela tem os dutos nas mesmas posições que eu tenho dúvidas em relação qual é melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja me passaram informaçao q se a caixa for camara unica e nao for 1 duto soh, fazer todos eles o mais proximo possivel uns dos outros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico pesso ajuda tb e com urgencia que so falta fazer os dutos rsrsrsrs

 

possuo dois rex 12" 800rms de bobina simples a 4 ohms, ja pesquisei aqui no próprio fórum e achei que a litragem deste rex e de 95 a 105 litros então fiz a seguinte caixa

E=36

F=74

G=37

H=57

usei o próprio site para calcular e achei 98,4026 litros

no manual do fabricante diz para colocar um duto de 4" com 25 cm em caixa dutada custon e na caixa dutada stander pede 1 de 3" de comprimento 11cm.

OBS: o duto será colocado na parte lateral ou superior da caixa e a caixa possui uma divisão para separa os sub.

Modulo usado taramps 1600 digital

 

gostaria de saber se onde colocar os dutos e se a caixa ta boa.

 

caso queira saber os parametros do sub esta aqui

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=165762

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falando em duto...

 

sempre que possivel tentar fazer duto de "canaleta"... eu andei lendo e aprendendo mais sobre duos a uns 3 anos... euja mechia com som..mas o duto é onde tinha duvida...

 

 

comecei a brinca com esses tipos de dutos tem uns 2 anos... e percebi um ganho no rendimento associado a contruçao de um melhor duto =)

 

um duto BEM dimencionado eleva muito o rendimento do seu sistema...é achar o GRAU entre um duto nao muito estreito e um nao muito largo... muito estreito o sub fica "preso" gera um pressao interna muito forte e uma velocidade de ar muito grande tambem.... um duto muito largo nao gera pressao interna e o sub pode tomar um comportamento de "free air" deve-se tomar muito cuidado...pq pra queimar é FACIL!

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...