Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Eu fiz o video e ajudei a montar, realmente ta tocando muito e dispertando o interesse da galera da paraiba pelas manifold. aqui 99% usa Turbo Bass, q apesar do que muitos falam se tiver as medidas corretas toca e muito, teoria teoria, pratica é bem diferente.

É Igão, e vc lembra do que falei né?

Com as medidas maiores e com uma litragem maior o rendimento dela é ainda mais surpreendente!

Imagina quando vc colocar os 06 Protech SUB1000 nelas????

To só esperando pra ver a sua cara de espanto quando coloca-las pra tocar no seu paredão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Medidas externas, se me lembro bem A x L x P = 50 x 89 x 100 cm

 

Nossa... que caixa "generosa".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja que estamos falando de caixas, essa aqui é uma que o pessoal ta começando a usar muito, mas vou relatar aqui a conversa de um cara que usou as caixas e tbm o que ele fez nelas..

 

A caixa original é essa:

 

Sinceramente não sei pra que falante é, mas aqui são as medidas da caixa a cima pra usar para 2 Target Bass de 15"

 

 

 

Provavelmente o padrão pra colocar em qualquer carro tipo a mani..com 90cm de largura...

 

Segue fotos da construção:

 

 

Ai depois de muitos testes ele afirma que a caixa ficou muito melhor e mais forte o som, usando o falante na posição normal, virado pra dentro e além disso tirando aquelas divisórias internas da construção da caixa.. Sendo assim o resultado ficou assim:

 

 

 

E o dono afirma que fica mais forte que as dutadas, claro em alguns picos, como a mani tem um pico realmente mais alta.. e tbm com o falante virado pra dentro afirma que o resultado foi muito superior do que pra fora..

 

 

 

Não quero poluir o topic mas sim aproveitar a boa conversa que está rolando.

essa é a famosa caixa euclides

ele testou várias vezes com o falante invertido

mais preferiu colocar os falantes de forma normal mesmo

disse que rendeu mais

inclusive ele é aqui da minha cidade

ja vi 6 eros target em caixa Euclides

e digo uma coisa

o negocio é bruto viu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa... que caixa "generosa".

 

Isso sim é caixa pra tirar subgrave !

Se pensa que caixa pequena desce, reveja seus conceitos... hehehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar pode, sem problemas, compensaria sim.

Tem q tomar cuidado só na hora de projetar pra não fazer caca como muita gente faz e depois sai xingando marca de falante porque não aguenta.

 

É que aquele botão do subsônico continua sendo um nobre desconhecido. Isto quando tem...

 

Se não cortar logo abaixo da Fb da caixa, não tem falante no mundo que sobreviva por muito tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso sim é caixa pra tirar subgrave !

Se pensa que caixa pequena desce, reveja seus conceitos... hehehe...

 

Não tem milagre... o que tem que mudar é a mentalidade do povo (não só no trio... no PA isto também existe) de que pode-se pegar uma caixa comercial, clonar com medidas menores, usar sem processamento, sem empilhamentos consideráveis, e tirar "gravão".

 

Aí começa o discurso de que caixa tal não presta.

 

Mesmo caso das Manifolds... sozinhas, espere 70Hz e olhe lá. Em bons conjuntos e com processamento adequado, dá pra arrancar 40Hz com o pé nas costas...

 

O princípio Manifold é bem interessante... mas em ambiente "carral", onde só se tem espaço pros falantes, não adianta querer fazer barba cabelo e bigode com elas, de forma alguma. Usa-se no que ela dá conta de ainda fazer numa condição tão adversa, que é tuc tuc tuc na beiça dos 100Hz.

 

O tópico tá bom... pela primeira vez, de forma adulta, estamos desmistificando muita coisa, chegando a conclusões. Ficar na base da modinha não leva fórum nenhum pra frente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou ter 4 wpu 1507 em maõs...

curto principalmete:

Sertanejo (dos mais variados);

pancadão (não o toc toc pra raxa, aqueles remixes de funks que geralmente tem);

Axé (carnaval sempre).

e algo eletronico (não bem psy, electro house e etc, mais puxado pro pop).

 

pretendo no futuro colocar os 4 412mg Eros e assim formar meu sistema 4 vias.

 

pelo que eu vi, o estilos musicais postos exigem mais na via de graves entre 60 a 80hz. Certo? Pretendo seguir o restante (a partir dos 80hz) com os 412mg (que vai ajudar muito no pancadão também), formando a outra via. Fenólicos e titanium com o médio agudo e assim, finalizando o set.

 

Agora vem a pergunta msm:

Se eu colocar os 4 1507 nas manifolds, pra fazer aquela pequena banda dos 60 a 80hz, estou indo no caminho certo ou não?

Esse woofer é o melhor pra isso também?

 

Cara, 60-80Hz é muito pouco... não dá 1/2 oitava! Vai ficar um grave bem tosco, mononota...

 

Sim, dá pra montar uma manifold seguindo esta linha... mas pense em reduzir ganhos pra aumentar a banda passante. Um esquema baseado na SB1000, com falantes um pouco mais espaçados e muita área de "boca"...

 

Você vai colocar isto onde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso sim é caixa pra tirar subgrave !

Se pensa que caixa pequena desce, reveja seus conceitos... hehehe...

 

hehehehe... é que estou acostumado com as dutadinhas normais, ai me assustei pelo tamanho. Mas não discordo em nada do que vc disse, até pq eu neim tenho cacife para tal feito.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que aquele botão do subsônico continua sendo um nobre desconhecido. Isto quando tem...

 

Se não cortar logo abaixo da Fb da caixa, não tem falante no mundo que sobreviva por muito tempo.

Uma coisa que muita gente não fica atento é a curva de impedância da caixa!

Tem gente aí fazendo caixa no achômentro e os resultados são grotescos.

Mas fazer o que né?

Eu sabia que essa coisa de internet acessível demais num ia dar em coisa boa...

É amigos... é a geração "Show da Xuxa" botando as mangas de fora.

Editado por caradosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que muita gente não fica atento é a curva de impedância da caixa!

Tem gente aí fazendo caixa no achômentro e os resultados são grotescos.

Mas fazer o que né?

Eu sabia que essa coisa de internet acessível demais num ia dar em coisa boa...

É amigos... é a geração "Show da Xuxa" botando as mangas de fora.

 

Em sistemas com crossovers passivos, é um problema.

 

Quando falamos nas curvas de ressonância do falante, ressonância da caixa, e mais alguns "nós" dessa curva (não estamos falando sobre a parte ascendente da curva), falamos nos pontos de máxima eficiência do conjunto eletromecânico. Ou seja, pontos onde ele faz a maior quantidade possível de trabalho, consumindo a menor quantidade possível de energia. Por isto a impedância sobe!

 

Por isto que é preciso cautela ao analisar a curva de impedância. O que ela nos diz de concreto? Que quanto mais largo o pico de impedância for, melhor é a caixa! Ou seja, ela é eficiente em uma largura de banda maior. Picos estreitos tendem a mostrar que a caixa está sintonizada em excesso. Esta "largura" é chamada de Q. Quanto mais alto o Q, mais estreita é a sintonia.

 

Agora, não podemos usar a curva de impedância para calcular o "extra" de potência que seria necessário aplicar... Se usar isto, o cone sai voando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, 60-80Hz é muito pouco... não dá 1/2 oitava! Vai ficar um grave bem tosco, mononota...

 

Sim, dá pra montar uma manifold seguindo esta linha... mas pense em reduzir ganhos pra aumentar a banda passante. Um esquema baseado na SB1000, com falantes um pouco mais espaçados e muita área de "boca"...

 

Você vai colocar isto onde?

 

em uma pick-up Strada...

 

você acha que a caixa tem que responder como então

40/50~80hz?

pq pra cima dos 80hz penso em deixar os 412mg pra fazer essa tarefa!

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em uma pick-up Strada...

 

você acha que a caixa tem que responder como então

40/50~80hz?

pq pra cima dos 80hz penso em deixar os 412mg pra fazer essa tarefa!

 

 

rapaz, acho que da pra subir mais essa caixa ate para nao fazer os 412 descerem tanto.

quem sabe eles começando a falar a partir de 100/125 hz ??

 

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em uma pick-up Strada...

 

você acha que a caixa tem que responder como então

40/50~80hz?

pq pra cima dos 80hz penso em deixar os 412mg pra fazer essa tarefa!

 

 

acho q vc vai forca muito seus falantes de 12 querendo q eles toquem ja de 80 ...

ja q vc tem alto falantes maiores faz eles renderem nessa faixa

 

to viciado nesse topico eheheh

tentando entender muitas coisas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu cortaria os tornados entre 50 e 120Hz... Faria a manifold visando resposta -3dB a 50Hz (o que será uma caixa generosa), e de 120 pra cima, os seus MGs.

 

Cortaar MG a 80Hz e querer socar potência é bem arriscado, eu acho besteira. 120Hz tá bom já, e você pode inclusive economizar no tamanho das caixas para eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz, acho que da pra subir mais essa caixa ate para nao fazer os 412 descerem tanto.

quem sabe eles começando a falar a partir de 100/125 hz ??

 

hand26

 

 

acho q vc vai forca muito seus falantes de 12 querendo q eles toquem ja de 80 ...

ja q vc tem alto falantes maiores faz eles renderem nessa faixa

 

to viciado nesse topico eheheh

tentando entender muitas coisas

 

 

Eu cortaria os tornados entre 50 e 120Hz... Faria a manifold visando resposta -3dB a 50Hz (o que será uma caixa generosa), e de 120 pra cima, os seus MGs.

 

Cortaar MG a 80Hz e querer socar potência é bem arriscado, eu acho besteira. 120Hz tá bom já, e você pode inclusive economizar no tamanho das caixas para eles.

 

Valeu pela ajuda galera... agora o tópico está sendo realmente útil pra mim! kkk(bricadeira, tá muito bom sim)

 

é que eu me expressei mal pra caramba, misturei resposta com pico... mas vou tentar explicar melhor:

 

1 - eu queria algo que RESPONDESSE entre 40/50hz~120/140hz nas manifolds com os 1507, e o PICO entre 60hz~80hz.

2 - e os 412 RESPONDESSE 80HZ~FULL com PICO entre 100hz~120hz

acho que agora ficou claro!

 

e ai? será que dá?

as manifolds é o melhor para o item 1?

vcs acham que cortar em HP o item 2 a 80hz mesmo em 24db/8ª é muito baixo? (não vou aplicar muita potencia em cima não kléber, só o necessário, pretendo um T-2000 para os 4).

 

Já agradeço e muitooo!!

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho baixo sim, até pq os falantes de graves estarão presentes nessa frequencia.. deixa ali em 150hz mesmo pq teus falantes de grave vão tocar bem até 150hz mesmo..

 

As vezes eu baixo meus MG pra cortar em 100hz mas vc nitidamente sente mais força no medio, mas escutando uma musica normal essa força demais nos 100hz acaba forçando muito o médio o que ja tira a musicalidade do som.. Então eu corto eles em 130hz mesmo e venha com os falantes de grave até 130hz..

 

Mas é tudo questão de acerto não tem uma frequencia ideal,cada caso é um caso..

 

por exemplo meus MG são Hinor HPM e eles não berram tanto quanto um pw3 por exemplo então eu ja gosto de cortar eles em 1.3khz dai pra cima entra os drivers.. em muitos casos é normal subir o MG até 2khz~3khz que ele ainda vai tocar muito bem, mas tudo depende tbm do equipamento escolhido e ver em qual frequencia ele se adapta melhor ao seu som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[""] Topico SHOOOOOW

 

apesar de gostar mais das band Pass, acho os projetos do Diogenis bem interessantes....nunca escutei uma mani, mas parece ser bem forte se bem processada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso a SB1000 no meu carro a dois anos.

 

O tópico sobre o projeto e o seguinte -->http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=115096&st=0&p=1633704&fromsearch=1entry1633704

 

A caixa me foi passada pela Snake, fiz modificações apenas nos dutos, aumentei de 12cm para 20cm.

 

No começo, fiz o curte de 40~150hz...depois de muito ouvir percebi que estava querendo tirar algo que não existe nessa caixa, hoje corto a caixa em 80hz e sinceramente não troco por qualquer caixa dutada, até porque como escrevi no tópico sobre a construção da caixa, eu não queria uma caixa que tivesse trabalho nenhum para curtir o som, então a SB1000 foi a escolhida e hoje gosto muito do som que ela produz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já que o assunto é caixa, acho que alguem aqui pode me ajudar.

 

tenho parado um par de E2kMB6 - 100rms @ 4ohms e uma potência PA 2 x 200rms @ 4ohms

 

e to disposto a colocar no quarto ligar um em cada canal e ver o que acontece o-o-

pode ser em caixa selada, dutada, manifold, cornetada, Mtl, manifold qualquer coisa que possa ter uma resposta razoavel.

 

pra parte de médios e agudos já tenho um HT vagabundo [¨]

 

sei que não posso esperar muita coisa desses falantes, mais não são dos piores.

 

até fiz um tópico no geral link: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=147971

 

se alguem tiver idéias e puder ajudar eu agradeço!

 

:legal:

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 LT nesses alto falantes ai iam bem ein! uaheuaheuahe

uma caixa plana.. tocando subgrave etal.

 

 

Agora, sobre a discussao ae do set do thiago_tino, sobre cortar os medios em 80 ou 100 hz..

nao é pq vc ta cortando os WPU em LP 80hz que tem que colocar o HP dos 412 em 80hz. Pode colocar tranquilo em 100~120hz que nao vai existir um buraco de freqencias enorme ae.. Agradeça as tais Harmônicas por isso.

Nao lembro onde li sobre isso... se nao postava o link aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah...

eu queria tanto me contentar com um set de pancadao =\

 

4 ou 8 woofers de 12" .. e pronto. Pancada firme, forte.. mandando longe!

infelizmente nao toca do jeito que eu quero.. nem as musicas que eu gosto =\

entao negocio é ficar tentando achar algo que faça um grave que desça.. e tenha presença! uhaeuhaeuhae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 LT nesses alto falantes ai iam bem ein! uaheuaheuahe

uma caixa plana.. tocando subgrave etal.

 

 

 

2LT ?

 

desculpa ae, mais não intendi na real rsrs..

 

explica pra nois ae.

 

to afim de fazer algo diferente, pensei em uma bandpass pra galera achar que são 2 de 10" uaheuaeh :banghead

 

to meio perdido na real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra simular esse tipo de caixa no winisd.... tem como ?

 

Em partes... simula-se a resposta da câmara dutada no winisd... mas a parte da "frente", só em softwares como Hornresp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2LT ?

 

desculpa ae, mais não intendi na real rsrs..

 

explica pra nois ae.

 

to afim de fazer algo diferente, pensei em uma bandpass pra galera achar que são 2 de 10" uaheuaeh :banghead

 

to meio perdido na real.

 

 

LT = Linha de Transmissao ou Transmission Line em ingRes :P

é um tipo de caixa..

e se tu fizer 2 vao achar que sao falantes de 15".. sao grandinhas.

 

Mas assim.. nao espere ALTO spl delas..

sao caixas planas, que tocam subgraves nas profundezas.

Acho ideal pra casa, quarto.. pq alto SPL dentro de casa é muito chato.. fica vibrando tudo quanto é porta e tal.

Com um Subgrave plano.. tu vai ver que tem presença ali de graves/subgraves.. mas nao vai ficar aquela coisa chata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...