Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
edgard neto

oque é HI-FI????

Recommended Posts

bem oque podemos dizer que é alta fidelidade? ou o que poderia ser alta fidelidade? a busca por uma resposta mais uniforme possivel, com o minimo de recursos possiveis?

 

andei a observar a resposta de frequencia de alguns alto falantes sejam os top de linha sejam os comuns e uma coisa me intriga muito, como podemos dizer que um alto falante é hi-fi sendo que ele não tem uma resposta plana? quando digo sobre a resposta de frequencia, falo da que o fabricante informa!

 

assim qual o nivel de perfeiçaõ que procuramos alcançar? ou oque podemos dizer que é alta fidelidade?

 

conto com opiniões de vcs.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alta fidelidade é reproduzir a música com a maior fidelidade possível, desde o detalhamento da gravação, até ao posicionamento no palco. :legal:

Nivel de perfeição? Perfeição não existe pasmafaute , podemos chegar perto da "realidade" mas não reproduzir de maneira perfeita.

Editado por Barroso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim é encontrar o equilibrio entre Imagem e Dinâmica, e suas subdivisões.

 

Sentir o prazer e o impacto dos instrumentos ao ouvir um musica, tendo um palco definido e tonalmente preciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi- Fidelity ou Alta Fidelidade.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim...um som hi-fi é a reproducao de instrumentos e voz na maior precisao possivel. O que difere em muito da definicao usada nesse forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O "HIFI" ideal,seria : ter a sensação de ter o próprio grupo musical,cantor ,ou instrumento ao vivo ,no ambiente que voce estiver escutando.

Bem dificil atingir este objetivo,mas dá pra chegar perto...

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para eu, o HI-FI ideal é escultar e sentir a musica com todos os seus elementos e dinamica. Não me preocupo tanto com palco, mais sei que precisa e é importante. :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim...um som hi-fi é a reproducao de instrumentos e voz na maior precisao possivel. O que difere em muito da definicao usada nesse forum.

 

A definição é genérica, mas o objetivo dos foristas é o mesmo. Mesmo que os sets deles não sejam hi-fi, se a intenção for evoluir até ele, todos estão em casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante que em cada opinião encontramos um detalhe a mais a levar em consideração.

 

quando penso em alta fidelidade, a primeira coisa que me vem a mente é o local onde vou ouvir musica! sem um ambiente proprio entendo que ja temos um grade problema. dai penso nos equipamentos. e ai começa a briga pois como afirmar o que é uma alto falante hi-fi? um modulo hi-fi? um cabo hi-fi? um cd player hi-fi? MAS QUANDO COMEÇO A PENSAR NISSO LEMBRO QUE PULEI UMA PARTE!!! a musica a ser ouvida. ela é hi-fi? ``ué qual microfone foi no bumbo? neuman ou akg? será que foi o electro voice RE20? mas e a voz? que ante puff estava nela? e a mesa de som, sera que é uma studer analogica ou digital? é gravador de rolo ou usaram um pro tools? foi digi design ou apoogee? e os cabos? e os conectores? e a rede de enrgia eletrica foi anoite qúe a musica foi gravada onde a energia é mais limpa ou foi na hora de pico? será? será? será?´´ rsrsrsrs

 

é são tantas coisas a analizar pra dizer que é hi-fi que acho que o buraco é lá em baixo... e está mais para buraco negro!!!

 

 

MAS AGORA DEIXO OUTRA PERGUNTA: COMO DIZER QUAL EQUIPAMENTO É HI-FI OU NÃO?

 

abraço a todos que se empenha por um som justo e fiel!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respostas simples

 

procure gravadoras audiofilas como proprius, opus3, TBM, e cds xrcd24, k2 etc

 

quanto a equipamentos hi-fi, nqo veja por esse prisma. Procure equipamentos adequados para montar um resultado hi-fi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respostas simples

 

procure gravadoras audiofilas como proprius, opus3, TBM, e cds xrcd24, k2 etc

 

quanto a equipamentos hi-fi, nqo veja por esse prisma. Procure equipamentos adequados para montar um resultado hi-fi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, e muito com voce,Edgard!

Se começarmos a estudar "gargalos" desde o "Telefunken U47,acoplado em uma mesa "Neve",patch bay,efeitos,send ,return ,e com a edição efetuada através de um "Otari",ou um "PR99",na base do adesivo "Splicer",quando não existia o Digi 001,nem Pro tools",hehehe,Voce realmente sabe quantos detalhes estão por trás de uma eventual gravação "audiófila".

Obs(ainda prefiro analógico)

Mas simplificando, o objetivo,é manter a fidelidade em todas as etápas,e sabendo que a pior delas,será o "Gargalo".Do Mic,até a Genelec!

Gostei muito do seu post

Abs

 

 

 

interessante que em cada opinião encontramos um detalhe a mais a levar em consideração.

 

quando penso em alta fidelidade, a primeira coisa que me vem a mente é o local onde vou ouvir musica! sem um ambiente proprio entendo que ja temos um grade problema. dai penso nos equipamentos. e ai começa a briga pois como afirmar o que é uma alto falante hi-fi? um modulo hi-fi? um cabo hi-fi? um cd player hi-fi? MAS QUANDO COMEÇO A PENSAR NISSO LEMBRO QUE PULEI UMA PARTE!!! a musica a ser ouvida. ela é hi-fi? ``ué qual microfone foi no bumbo? neuman ou akg? será que foi o electro voice RE20? mas e a voz? que ante puff estava nela? e a mesa de som, sera que é uma studer analogica ou digital? é gravador de rolo ou usaram um pro tools? foi digi design ou apoogee? e os cabos? e os conectores? e a rede de enrgia eletrica foi anoite qúe a musica foi gravada onde a energia é mais limpa ou foi na hora de pico? será? será? será?´´ rsrsrsrs

 

é são tantas coisas a analizar pra dizer que é hi-fi que acho que o buraco é lá em baixo... e está mais para buraco negro!!!

 

 

MAS AGORA DEIXO OUTRA PERGUNTA: COMO DIZER QUAL EQUIPAMENTO É HI-FI OU NÃO?

 

abraço a todos que se empenha por um som justo e fiel!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dado o formato do orifício de nosso ouvido externo, não poderíamos dizer que cada ser humano possui capacidade única de audição, assim como cada qual enxerga determinadas cores em diferentes tons? Isto implica que um setup de equalização nem sempre será unânime...Apesar que isto não tem a ver com fidelidade, mas sim com linearidade.

 

A questão da fidelidade está limitada aos aparelhos reprodutores que retiram do áudio parte dos harmônicos, dado os gargalos citados acima inerentes a taxa de amostragem que cada um deles suporta. Os sons provindos de instrumentos, cantores, da natureza possuem infinita informação de áudio. Por isso, esta ciência, e a capacidade de melhorar-se um sistema é infinita.

 

Fidelidade de áudio requer certo investimento, porém sem uma instalação adequada, de nada vale investir em equipamentos top.

 

Por isso, acho interessante este fórum, onde aprendemos a cada dia retirar um pouco mais de nosso sistema, que na grande maioria dos casos visa o custo-benefício.

Editado por Tchobi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, acho excelente um tópico assim. Ainda mais pra mim, novato no mundo SQ, e muito interessado no mundo Hi-Fi.

 

Acho engraçado que no meu Apto, uso um par de auto-falantes originais da Sharp com tweeters, coisa de anos atrás que gastei 500 reais tocar mais "gostoso" que todo o investimento que fiz no meu carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, acho excelente um tópico assim. Ainda mais pra mim, novato no mundo SQ, e muito interessado no mundo Hi-Fi.

 

Acho engraçado que no meu Apto, uso um par de auto-falantes originais da Sharp com tweeters, coisa de anos atrás que gastei 500 reais tocar mais "gostoso" que todo o investimento que fiz no meu carro.

 

Por isto que eu desencanei de som automotivo nos ultimos tempos... Os caras pedem mais caro num amp automotivo do que num integrado consagrado!!!

 

Vendem falantes para instalar em porta pelos olhos da cara... Torram uma nota em RCA... Depois vem um vagabundo e destroi teu carro pra trocar teu amp de US$1k por meia duzia de pedra de crack...

 

Estou montando um som aqui em casa com DAC externo, integrado Marantz e caixas B&W ou KEF... E pelo que eu andei vendo, tem nego q gasta só com instalação o que eu vou torrar para montar o meu sistema inteiro!!! E o meu ainda tem a vantagem de nao ser alimentado por uma bateria de 12Volts huaihiuahaiua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente FRANCO cada detalhe minimo desses faz diferença! quanto a analogic e digital cada um gosta de um, eu mesmo só ouvi uma gravação de rolo, na minha vida inteira só uma e olha que gostei muito do que auvi.

quanto a ser digital, o que mais conta é o conversor ADDA, acho que seria injusto falarmos que o digital meche no timbre, alias um cabo meche no timbre. uma vez estava em uma palestra de um engenheiro da klark technics, onde falando sobre timbre e suas mudanças ele disse uma coisa intereçante, onde todo equipamento tem seu timbre a acrescentar melhorando ou piorando o som cabendo a nós descidir se gostamos e queremos acrescentar ou não.

 

Assim se nos preocuparmos apenas com nossos sistemas de audio, projetando-os pra que sejam fieis vamos poder indentificar os problemas das gravações realizadas.

 

Outra coisa pessoal, ja deixei uma pergunta e queros a opinião de vcs: COMO JULGAR SE UM EQUIPAMENTO É HI-FI OU NÃO?????

só vou falar uma coisa pra ser HI-FI não precisa custar caro!!!

 

 

assim vamos postando as ideias

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi-fi é mais uma idéia do que uma realidade.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para julgar, no fundo, tem que ouvir. Ou no máximo ir na opinião de alguém que você confia. E mesmo assim tem que levar em consideração o sistema como um todo.

Se atende o seu gosto, se para você é Hi-Fi, desconsidere a opinião alheia e invista em algo que lhe satisfaça.

 

Mas concordo plenamente que Hi-Fi não necessariamente deve custar caro. Gostei muito do Kit Hertz Mille MKL3 quando ouvi. Aqui no Brasil creio que custa em torno de 7000 dinheiros. E acredito que vou conseguir um sistema próximo do que eu gostei nele, ou que pelo menos me deixará bastante satisfeito, gastando ~200 dinheiros gringos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Julgar equipamento so olhando pra cara, nao da, ne!! Olhando specs? Quem sabe!! Depende muito da seriedade do fabricante. Realmente nao precisa ser caro, o que conta acho que e o resultado. E como ja diseram acima, vai do gosto do cliente tbm. A diferenca e que um equipamento mais caro (longe de ser regra!!!) digamos que tende a ser melhor e facilita o caminho!

 

Acho que as vezes ha confusao entre definicao de Hi-Fi e Hi-End, sim nao sao ciencias exatas!! Entao sempre havera margem pra uma discordancia. Na definicao Hi-End sim, normalmente esta agregado muito valor $$$$$.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante que em cada opinião encontramos um detalhe a mais a levar em consideração.

 

quando penso em alta fidelidade, a primeira coisa que me vem a mente é o local onde vou ouvir musica! sem um ambiente proprio entendo que ja temos um grade problema. dai penso nos equipamentos. e ai começa a briga pois como afirmar o que é uma alto falante hi-fi? um modulo hi-fi? um cabo hi-fi? um cd player hi-fi? MAS QUANDO COMEÇO A PENSAR NISSO LEMBRO QUE PULEI UMA PARTE!!! a musica a ser ouvida. ela é hi-fi? ``ué qual microfone foi no bumbo? neuman ou akg? será que foi o electro voice RE20? mas e a voz? que ante puff estava nela? e a mesa de som, sera que é uma studer analogica ou digital? é gravador de rolo ou usaram um pro tools? foi digi design ou apoogee? e os cabos? e os conectores? e a rede de enrgia eletrica foi anoite qúe a musica foi gravada onde a energia é mais limpa ou foi na hora de pico? será? será? será?´´ rsrsrsrs

 

é são tantas coisas a analizar pra dizer que é hi-fi que acho que o buraco é lá em baixo... e está mais para buraco negro!!!

 

 

MAS AGORA DEIXO OUTRA PERGUNTA: COMO DIZER QUAL EQUIPAMENTO É HI-FI OU NÃO?

 

abraço a todos que se empenha por um som justo e fiel!!!!

 

Puta, a não muitiot empo postei algo sobre gravação no HTForum, mas por conta de uma onfusão no tópico, foi pro limbo...

 

Bem, basicamente, se vc for pensar no lado da gravação, você pira. O que chega à mesa não é 20% do que o instumento toca. É fato, a gravação (microfonação, posicionamento e ambiente) matam quase tudo o que se ouviria.

 

E os microfones ficam juntos aos instrumentos (em gravações multicanal), o que muda TOTALMENTE o resultado... muda tudo!

 

Em gravações com par de microfones em X-Y, um mic pra todo mundo mesmo, é diferente, mas não é tão bom também... o microfone "pesca" o que vibra no ar, com uma precisão totalmente inferior aos nossos ouvidos. Triste, mas real.

 

Vindo pro mundo "do lado de cá do áudio", um equipamento hi-fi é simplesmente um equipamento que cumpra seu papel sem danificar nada. Quer dizer, danificar, sempre danifica, e nem todo "dano" é um "prejuízo".

 

Um amplificador com resposta coerente, é um amp hi-fi. Neste sentido, qualquer equipamento de qualidade é hi-fi, mas não é isto o que importa...

 

O que importa, de verdade, é o CONJUNTO desses equipamentos. Quando as boas características se somam, e as más se anulam, temos um sistema excelente. Agora, quando você compra apenas as "estrelinhas", liga todo mundo junto, e as más características se somam, aí é caixão e vela preta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi-fi é mais uma idéia do que uma realidade.

 

 

Abraços

 

Se formos pensar nas definições mais extremistas, é uma utopia mesmo.

 

Basta analisar fatos simples: Um sax jamais soa igual ao outro, um mesmo sax não soa duas vezes igual, a temperatura ambiente muda o som, a umidade também... a densidade do ar muda todas as ressonâncias, muda a compressão mecânica do ar...

 

Aí pensamos: E a tal "referência"?

 

Referência é uma mera aproximação. Um tal de "lembra", e não "soa igual".

 

Alta fidelidade se alcança quando a reprodução LEMBRA uma reprodução ao vivo. Neste sentido, a alta fidelidade existe sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se formos pensar nas definições mais extremistas, é uma utopia mesmo.

 

Basta analisar fatos simples: Um sax jamais soa igual ao outro, um mesmo sax não soa duas vezes igual, a temperatura ambiente muda o som, a umidade também... a densidade do ar muda todas as ressonâncias, muda a compressão mecânica do ar...

 

Aí pensamos: E a tal "referência"?

 

Referência é uma mera aproximação. Um tal de "lembra", e não "soa igual".

 

Alta fidelidade se alcança quando a reprodução LEMBRA uma reprodução ao vivo. Neste sentido, a alta fidelidade existe sim.

É mais ou menos por esse lado que eu penso. Além disso, podemos juntar o que você falou sobre a gravação: pouca coisa vai para o cd, o resto é perdido pelo estudio. A impossibilidade do Hi-fi é o que torna as pessoas tão apaixonadas por isso. Acho que são pouco os hobbys que você se arrisca tanto para ter algo legal. Digo isso principalmente no carro. Os riscos que corremos são grandes.

Sobre a referência é algo que teriamos que discutir em outro topico. Esse assunto dá pano para manga, já que referência é algo que você ouviu e gostou. Não adianta me falar que não tem nada subjetivo numa avaliação porquê isso só computador consegue retirar de uma avaliação.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Gutows... Talvez apenas um ouvido de ouro consiga chegar ao extremo de se lembrar perfeitamente de uma nota emitida por um instumento.

 

De resto, o que analisamos é um bando de coisas que nos permite dizer se a reprodução convence ou não.

 

Mas pensar em referência é algo complicado mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que é uma pergunta mei nob mas, existe uns estilo de musica ou gravação onde o hi-fi se destaca?

 

 

Por exemplo: destesto musica de estudio, salvando-se +- 10% de tudo que escuto.

 

Todas as musica que gosto e curto muito, são versões gravadas em shows, então apartir deste ponto, consigo ter um hi-fi de impacto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi-fi independe do local de gravação, mas shows não costumam ter um cuidado tão bom com captação, exceto quando se propõe a uma boa gravação.

 

Geralmente o Jazz é mais "amigo" do hi-fi, por ser tudo acústico, sem distorções nem efeitos. Já o rock fica na armadilha das distorções, embora também exista alta fidelidade com rock, porquê não? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...