Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcos.jr4

Tornados de 15" com Taramps 2.5 k

Recommended Posts

Bom dia galera, sou novo no forum e estou precisando da ajuda de vocês.

Montei em meu carro um som com 2 tornandos de 15" SW3A com crossover stetsom 5 vias e taramps 2500 rms.

Quando estou abrindo o ganho dos graves ja com crossover bem regulado meus tornados estão queimando, me ajudem o que pode estar acontecendo.

Ja mandei 3 tornados de 15 novinhos para o espaço.

A caixa esta com 73 litros cada com 2 dutos de 4" polecadas em cada lado, ambos os dutos estão alongados para maior grave boa ventilação.

tenho 2 baterias, 1 de 95 Ah e outra de 400 Ah. Fiação de 21 mm.

Ou seja o som esta completo e com equipamentos adequados, oque pode estar acontecendo?

Conto com o apoio de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi, os tornados estão queimando durante a regulagem do som?? Antes mesmo de utilizá-los por um certo tempo??

Se for isso verifique o amplificador, ele pode estar com problemas, manda pra garantia.

Também pode ser sinal clipado, pode estar mandando distorção para os alto falantes quando se eleva o ganho.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, instalei 02 de 18" ( Oversound SUB 800 ) top de linha e profissional.

Queimei os 2, em menos de 24 de instalação.

A sua caixa tá bem para 02 de 15", mas o certo era no minimo 84 litros, ainda 84 sendo pouco...

A minha caixa foi preparada para 02 de 15" com 84 litros ( ainda pouco, repito ), portando eu comprei 02 de 18" . E foi os 2 pro espaço.

Acho que não seja caixa e nem modulo. Repito,acho!

Pode ser os ganhos nos crossover e no modulo. E, em conjunto com alto volume.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, instalei 02 de 18" ( Oversound SUB 800 ) top de linha e profissional.

Queimei os 2, em menos de 24 de instalação.

A sua caixa tá bem para 02 de 15", mas o certo era no minimo 84 litros, ainda 84 sendo pouco...

A minha caixa foi preparada para 02 de 15" com 84 litros ( ainda pouco, repito ), portando eu comprei 02 de 18" . E foi os 2 pro espaço.

Acho que não seja caixa e nem modulo. Repito,acho!

Pode ser os ganhos nos crossover e no modulo. E, em conjunto com alto volume.

Caro Alexandre, estamos tendo varios problemas com os tornados na Região de Volta Redonda, ja vi só neste mês 5 tornados de 15" e 1 de 18" queimando com taramps. Abrimos uma reclamação junto a loja representante e enviamos os tornados para RS (Selenium), e exigimos que fosse enviado o laudo de cada sub para sabermos realmente o que esta acontecendo.

Em relação ao ganho kk, meu crossover estava na metade sendo assim eles nao podiam queimar dessa maneira.

Estou um pouco desconfiado do Xmáx e Xmin, deslocamemto do duto. isso tambem queima.... e os meus estavam pulando bastante

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi, os tornados estão queimando durante a regulagem do som?? Antes mesmo de utilizá-los por um certo tempo??

Se for isso verifique o amplificador, ele pode estar com problemas, manda pra garantia.

Também pode ser sinal clipado, pode estar mandando distorção para os alto falantes quando se eleva o ganho.

Clipar realmente o taramps clipa, mais não creio que seja isso, pois um amigo meu tem 2 tornados e usa um taramps 3.5K e clipa muito porem não acontece nada. Ja vi varias pessoas com o taramps clipando e os subs tocando na moral

O som funcionou cerca de 2 horas direto e depois torrou a bobina..

Ja enviei os falantes para garantia, mais espero entender para nao queimar mais nenhum, dói no bolso :)

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, um módulo não deve clipar. :blink:

Se está acontecendo isso, tem problema ai no meio, e vai ocasionar problemas ou no módulo ou no falante !!!

E qual a finalidade de aumentar o ganho desse módulo de 2.5k, se vc tem 2 falantes de 1k1 ?

ats

Compartilhar este post

Link para o post

O Vander daqui do RJ e do Forum. Tem dois Tornadao de 18" com um SD ou Taramps 8k.

Tocam tudo e muito forte!

rs

Da uma pesquisada!

O Soni daqui do Forum tinha uma ideia de por os Tornados de 18" dele com um SD 5k ... Da outra pesquisada...

Compartilhar este post

Link para o post

Se está acontecendo isso, tem problema ai no meio, e vai ocasionar problemas ou no módulo ou no falante !!!

E qual a finalidade de aumentar o ganho desse módulo de 2.5k, se vc tem 2 falantes de 1k1 ?

ats

Um amigo meu tinha 2 tornados de 18", o modulo não só clipava com acendia a proteção, e mesmo assim os danados tocavam muito, ainda assim ele nunca teve problema.

Ja tentei varios tamanhos de Duto para diminuir a distorção, mais não mudou quase nada!

A fiação não esta aquecendo e ambas as baterias estão show, pode ser que o que o modulo esteve apresentando alguma variação de sinal, mais como vou descobrir?

Compartilhar este post

Link para o post

O Vander daqui do RJ e do Forum. Tem dois Tornadao de 18" com um SD ou Taramps 8k.

To lendo correto, ou to ficando loco.. 2 (DOIS) tornado para um taramps 8k ????... é issso ???? :banghead :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

UAI... eu tinha 2 upgrade 10" ligados num sd8k pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Xmax pode queimar falante sim, se estiver ultrapassando.

O que vc deve fazer é verificar os cortes do crossover, verificar a frequencia de sintonia da caixa e adequar os cortes a frequencia de sintonia para evitar que o falante ultrapasse o xmax.

Quanto a módulo clipar, se eu deixar meu som piscar o clip por meia hora os falantes torram, por isso acredito que este também seja um fator muito importante. Pode até dar uma piscadinha no clip, mas sem exagero.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunto qual a necessidade de aumentar o ganho neste set ?

O módulo dele envia "2.5k" rms para os módulos e nenhum rms a mais !!! mesmo aumentando ganho.

E se ele tem 2200rms de falante !!! pegunto novamente, qual a necessidade desse set, aumentar o ganho ?

Ganho, sensibilidade, ou sei lá como querem chamar não é para isso...

ats.

Compartilhar este post

Link para o post

eu num intindi uq o msoares.infor falo !!!

O que eu sei, sendo propriotário de Tornados é que eles aguentam muita potência/clip, tenho um par em SD2300 e o clip pisca demais e eles batem firme, sem ultrapassar xmax, sem feder...

Já vi em outros amps, SD5k, SD8k, Tara6.2k e vai de boa...

Tenta pegar outro amp para testar.

Compartilhar este post

Link para o post

eu num intindi uq o msoares.infor falo !!!

Estou tentando dizer, que as pessoas aumentam o ganho do módulo, pois acham,imaginam que vai aumentar a potência do mesmo. Isto é um equivoco. [-] Ganho não é para isso !!!

O que eu sei, sendo propriotário de Tornados é que eles aguentam muita potência/clip, tenho um par em SD2300 e o clip pisca demais e eles batem firme, sem ultrapassar xmax, sem feder...

Eu não arriscaria tanto... :legal:

Um amigo meu, com 2 tornado e um sd1800 (já falei para ele que este módulo não é para o set dele!!), deixava o ganho quase no final, e o led não parava de piscar, e eu avisando que ia dar m***. Semana passada me ligou avisando que havia dado problema no módulo. Teve que levar para a assistência.

Na minha humilde opinião, acho um equivoco deixar o led de clip piscar "demais". Um pisca ou outro tudo bem, agora constantemente, acho arriscado..

ats.

Compartilhar este post

Link para o post

Dorgas Manolo

teu amigo é o cara kkkkkkk aposto que ele te xingou muito no twitter depois que queimou os tornados. Mas eles aguentam sim meu rapaz, eu tenho, eu posso dizer, eu deixo por horas tocando sem problemas...

Mas...beleza!

Compartilhar este post

Link para o post

aposto que ele te xingou muito no twitter depois que queimou os tornados.

hehehe....pior que ele culpou a saída do dvd :pirou:

Mas tudo bem, acabei não discutindo com ele, pois não quero perder o amigo..kkkk

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Alexandre, estamos tendo varios problemas com os tornados na Região de Volta Redonda, ja vi só neste mês 5 tornados de 15" e 1 de 18" queimando com taramps. Abrimos uma reclamação junto a loja representante e enviamos os tornados para RS (Selenium), e exigimos que fosse enviado o laudo de cada sub para sabermos realmente o que esta acontecendo.

Em relação ao ganho kk, meu crossover estava na metade sendo assim eles nao podiam queimar dessa maneira.

Estou um pouco desconfiado do Xmáx e Xmin, deslocamemto do duto. isso tambem queima.... e os meus estavam pulando bastante

E o corte de frequencia? tem o do mudulo e do crossover! ql faixa deve usar?

Compartilhar este post

Link para o post

ats

Pelo q ja vi, que ouvi e que sei, nao tem nada a ver clipar, pq o sub tem uma tolerancia de distorcao harmonica. se o taramps clipar e acender a portecao junto quer dizer q esta acimas de 20% de distorcao. entao tbm na ovejo problema ele clipar, so fico meio bolado quando acende a vermelha tbm!

E quanto ao ganho, e pra vc aumentar a sensibilidade do modulo, e consequentemente a potencia de saida, estou certo?

entao, ele 2 sub de 1k1= 2k2 ai vc aumenta do ganho pra resultar num som mais alto! pq se vc usar o amp com ganho no minimo mesmo vc colocando o volume do player no maximo ele na ovai bater legal, alem de distorcer, entao vc aumenta o ganho para nao forcar tanto o radio... pq o ganho aumenta a semsibilidade de entrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo q ja vi, que ouvi e que sei, nao tem nada a ver clipar, pq o sub tem uma tolerancia de distorcao harmonica. se o taramps clipar e acender a portecao junto quer dizer q esta acimas de 20% de distorcao. entao tbm na ovejo problema ele clipar, so fico meio bolado quando acende a vermelha tbm!

E quanto ao ganho, e pra vc aumentar a sensibilidade do modulo, e consequentemente a potencia de saida, estou certo?

entao, ele 2 sub de 1k1= 2k2 ai vc aumenta do ganho pra resultar num som mais alto! pq se vc usar o amp com ganho no minimo mesmo vc colocando o volume do player no maximo ele na ovai bater legal, alem de distorcer, entao vc aumenta o ganho para nao forcar tanto o radio... pq o ganho aumenta a semsibilidade de entrada.

Concordo com o cristian.nunes87

Ja vi varios modulos clipando com pressão e o som não apresentar nenhum problema, a questão X da coisa é, mesmo que o ganho esteje no maximo, o modulo não tem a capacidade de queimar 2 tornados de 1k1 por exesso de potencia, pois sua potencia real ultrapassa pouco a carga nominal dos falantes.

Ja quanto aos dutos, eles sim podem ser o X da questão pois uma vez mal dimensionados, os falantes apresentaram uma grande distorção chegando a ultrapassar o Xmax permitido, danificado assim os tornadão. Oque acho que pode ter acontecido.

Acho que não importa o ganho do modulo estar no maximo, ja que o volume do aparelho não ficou no maximo, com isso a carga total do aparelho é proporcional ao que você necessidade para os subs baterem muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tentando dizer, que as pessoas aumentam o ganho do módulo, pois acham,imaginam que vai aumentar a potência do mesmo. Isto é um equivoco. [-] Ganho não é para isso !!!

Eu não arriscaria tanto... :legal:

Um amigo meu, com 2 tornado e um sd1800 (já falei para ele que este módulo não é para o set dele!!), deixava o ganho quase no final, e o led não parava de piscar, e eu avisando que ia dar m***. Semana passada me ligou avisando que havia dado problema no módulo. Teve que levar para a assistência.

Na minha humilde opinião, acho um equivoco deixar o led de clip piscar "demais". Um pisca ou outro tudo bem, agora constantemente, acho arriscado..

ats.

O problema era que os meus tornados estavam fedendo a queimado mesmo sem força-los a trabalhar, isso que estava estranho, chegamos a pensar que seria o vernis pelo equipamento estar novo, mais depois que torrou Putz! kkkkk ja era tarde...

Compartilhar este post

Link para o post

E os filtros subsonicos do amplificar e crossover, ambos devem ficar na mesma frequencia?

Pelo que percebi eles evitam basntante os saltos que o subs dão quando no crossover o mesmo é alterado para 80 hz.

O que vocês sabem sobre isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Meus 4 sub1000 protech clipam bastante no sd8000, e tao guentando legal, ouvi dizer que os tornados sao bem sensiveis

queimam facil mesmo, se eu tivesse tornado nao ia deixar clipar!!!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

olha, estou sofrendo com algo parecido...uso 1 par de HPL num taramps 1200...ganho na metade, bass do aparelho no minimo, e caixa com litragem e sintonia baixa...se eu dxo o subsonico em 40 no taramps, os hpls começam a fazer um barulho estranho, mas n clipa o modulo...se eu aumento pra 50hz, o barulho para!acontece q ja foi um falante pra garantia, e outro esta aumentando o barulho..minha dica é: tenta aumentar o subsonico, pq pod ser q sua caixa n esteja adequada e os falantes estejam excursionando d+.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...