Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ZANON

Keybass Panther 8" em caixa de 9,5 litros?

Recommended Posts

Estou pensando em pegar 2 Panther de 8'

 

Pretendo colocar em uma caixa lateral de fibra (Gol GII BOLA).

Ocupando menos esaço possivél.

Porém não gostaria de perder qualidade dos subs.

 

Qual a litragem correta de uma caixa de fibra para este sub?

Não pretendo utilizar duto.

 

ps. Não manjo muito de som...

 

Valew!

 

Amigo, o manual pede 18 para selada, fiz com 17,5 e tocou muito bem, mas usei MDF de 15mm, pode fazer selada bem reforçada de fibra, em torno de 17~18L que é satisfação garantida, recomendo não usar volume muito inferior a isso, pode comprometer o rendimento do sub lá nas mais baixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e eu to num dilema...

 

to com 2x 8w0-4 , quero que eles desçam o maximo possivel... POREM eu só escuto Rock (batidas mto rapidas) e o delay de caixas dutadas fica em torno de 15ms... enquanto na selada fica em 3, 4ms...

 

 

alguem tem sugestões ai? acho que vou fazer com 10,6 selada mesmo que é o recomendado no manual... só to com medo de virarem 2 "mids" e nao 2 subs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem comprou o Panther? Ja testou na caixa? To curioso pra saber o resultado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando!!!

Vou comprar ao menos 1 CERTO, caixa selada lateral e um SD 250 para empurrar...

Provavelmente vou seguir a litragem do manual.

Alguém que tenha algo similar para relatar se é uma boa receita??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando!!!

Vou comprar ao menos 1 CERTO, caixa selada lateral e um SD 250 para empurrar...

Provavelmente vou seguir a litragem do manual.

Alguém que tenha algo similar para relatar se é uma boa receita??

 

Uso selada de madeira 15mm, apreox 14,5L, pode ir sem medo. Não espere nenhum SPL monstro, coisa de tremer o carro inteiro, mas espere um grave interno bem gostoso e satisfatório, não é receita pra quem quer muito barulho, e sim pra complementar um sonzinho.

Cuide de sua instalação para que seus mids desçam bem, para usar com corte mais baixo, ele vai render melhor, da até a impressão que o força menos mecanicamente quando cortado amis baixo, e vai perceber também um subgrave mais presente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que 14,5L é o mínimo, 18L fica mais macio mas tem que cuidar para não despejar toda potência :legal:

 

Como o Apache falou, é som gostoso interno.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bom pessoal!!

Vou fazer por volta de uns 18 litros selada então! [-]

Acho que dá pra largar o SD 250 com tudo em cima deste sub em selada bem litrada viu...

Tem uma loja aqui em Novo hamburgo, cidade onde moro http://www.lojatodamusica.com.br/ que vende Keybass, porem para sonorização profissional... Vou questionar se eles não conseguem para automotivo, senão o negocio é comprar do pessoal do forum ou na Leosound mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mbohn, nem pergunta se tem pra automotivo

se os caras são de instrumentos musicais, eles vão te dar as costas, dizer q não trabalham, nem vão atrás

diz que tu tem que fazer um reparo em um cubo pra contrabaixo e precisa do falante Keybass KSW 8-115 (modelo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mbohn, nem pergunta se tem pra automotivo

se os caras são de instrumentos musicais, eles vão te dar as costas, dizer q não trabalham, nem vão atrás

diz que tu tem que fazer um reparo em um cubo pra contrabaixo e precisa do falante Keybass KSW 8-115 (modelo)

 

hahahahaha

CristianoLO, ligue pra lá ontem e ele disse que não trabalha com automotivo, mas quem sabe ele consegue, pois compram bastante da Keybass.

Enviei e-mail demonstrando interesse na compra, se eles quiserem ganhar dinheiro beleza, senão compro em outro lugar.

Ou senão ligo pro representante da marca (João) e digo que quero comprar direto pela minha empresa... :P

Até por que foi ele que indicou esta loja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae pessoal, mandei e-mail pra Keybass questionando a respeito da construção da caixa acustica, sugerindo alguns projetos que fiz, e ele responderam o seguinte:

 

"Prezado Matheus,

boa tarde.

Você esté correto em sua afirmação, uma caixa com 10 litros para este subwofer proporcionará graves muito altos, acima de 60 Hz. O ideal ( e o EBP deste sub indica isto) é instalá-lo em uma caixa dutada (vented Box).

Nossa "recomendação" é uma caixa com volume interno livre de 20 litros (anexo desenho). O sintonia ficará por volta de 38 Hz.

Ative o fitro HPF do seu amplificador e/ou rádio em torno de 30 Hz."

 

Eu pretendia fazer ela selada, mas pelo que calculei a frequência ficaria altíssima, por volta de 60hz, até mesmo com 18 litros ++...

Mas pretendo fazer uma selada e uma dutada para efetuar comparações...

Isso dentro de um mês, após chegar todos os meus aparelhos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema da Keybass é que cada um fala uma coisa... Mas 10L também, chutou o pau da barraca...

Então o IDEAL desse sub é instalá-lo em vented? Sei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, se alguém chega dizendo que quer pra ouvir DANCE e outro dizendo que quer pra escutar HIP HOP provavelmente as respostas serão diferentes mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E outro chega pedindo pra ouvir sertanejo, e depois quer ouvir um death metal.

 

Como disse, vou fazer 2 caixas diferentes, uma selada e outra dutada... [""]

 

Bom em relação a 10 litros selada, é o que o Bassbox indica tomando como base os parâmetros do sub... hahaha pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ative o fitro HPF do seu amplificador e/ou rádio em torno de 30 Hz."

 

OMG

Essa é a melhor parte, um passa alta em 30Hz no sub, PERFEITO!

 

Ta, vamos supor que ele errou, quero ver mid descer aí, ou pelo menos próximo disso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OMG

Essa é a melhor parte, um passa alta em 30Hz no sub, PERFEITO!

 

Ta, vamos supor que ele errou, quero ver mid descer aí, ou pelo menos próximo disso...

 

hahahaha, é msm, ele colocou HPF.

Bom, esse sub não chega a 30hz...

Teoricamente diz chegar a até menos, mas eu duvido muito. <_<

Queria fazer uma caixinha para a lateral, mas hooo trabalheira... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OMG

Essa é a melhor parte, um passa alta em 30Hz no sub, PERFEITO!

 

Ta, vamos supor que ele errou, quero ver mid descer aí, ou pelo menos próximo disso...

não entendi o comentário

se houver alguma forma de ter um passa alta em 30Hz, sub tocando entre 30 e 80Hz (ajustando um passa baixa em 80Hz), por exemplo, claro q não precisa que os mids desçam até os 30Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema da Keybass é que cada um fala uma coisa... Mas 10L também, chutou o pau da barraca...

Então o IDEAL desse sub é instalá-lo em vented? Sei...

Falou tudo Apache,

 

Pra exemplificar pedi projetos de caixa pra SQ, me enviaram 21 litros pra selada e 26,8 para dutada, todos os valores brutos.

 

O que enviaram para o MBohn foi o que está escrito no manual.

 

Testei as duas caixas e sinceramente, como o sub não tem muito spl, gostei bem mais da selada e te digo que toca de tudo tranquilamente, fica um pouco aquem nos hip hops gringos, mas mesmo assim o grave é redondinho e gostoso de se ouvir e desce muito bem.

 

Mbohn, como o CristianoLo disse depende muito do que vai ser curtido, se quiser mais SPL não tem como não ir de dutada, mas a KeyBass sempre manda por subsonico, em ambas as caixas hein, selada e dutada, 20 Hz para selada e 25 Hz para dutada.

 

Boa sorte brother, mas te digo que esse subzinho é muito gostoso de ouvir.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahaha, é msm, ele colocou HPF.

Bom, esse sub não chega a 30hz...

Teoricamente diz chegar a até menos, mas eu duvido muito. <_<

Queria fazer uma caixinha para a lateral, mas hooo trabalheira... hehehe

O dito HPF é filtro subsonico.

 

Mas 30 Hz é froids hein, pra esse subzinho tocar bem no meu carro estou usando um passa baixa de 50 Hz, mas sem subsonico pois estou usando pouca potencia nos dois, imagine o range de 30 a 50 Hz :pirou: ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falou tudo Apache,

 

Pra exemplificar pedi projetos de caixa pra SQ, me enviaram 21 litros pra selada e 26,8 para dutada, todos os valores brutos.

 

O que enviaram para o MBohn foi o que está escrito no manual.

 

Testei as duas caixas e sinceramente, como o sub não tem muito spl, gostei bem mais da selada e te digo que toca de tudo tranquilamente, fica um pouco aquem nos hip hops gringos, mas mesmo assim o grave é redondinho e gostoso de se ouvir e desce muito bem.

 

Mbohn, como o CristianoLo disse depende muito do que vai ser curtido, se quiser mais SPL não tem como não ir de dutada, mas a KeyBass sempre manda por subsonico, em ambas as caixas hein, selada e dutada, 20 Hz para selada e 25 Hz para dutada.

 

Boa sorte brother, mas te digo que esse subzinho é muito gostoso de ouvir.

 

Abraços.

 

Fala Marcelo!!

Cara, eu ia fazer exatamente o que você fez!!!

Testar tanto selada quanto dutada para ver o que mais me agradaria, porem estava afim mesmo é de usar SELADA, No BassBox o projeto "ideal" apresentou caixa de 10,4l, porem não sei se já descontando SUB, ou bruto mesmo... ai a dutada ficou por volta de 23 litros, e dutada com reforço de graves malditos 32 litros!!! :pirou:

Sendo que a diferença na frequencia de resposta foi o que mais me chamou a atenção, na selada dava por volta de 60hz, e na dutava menos de 35hz....

Já no WinISD, o programa apresentou como projeto "ideal" 14 litros e pouco para a selada... :blink:

Isso que configurei em ambos os programas com o mesmo sub, mesmos parâmetros e etc...

Pra mim não é só as pessoas que se contradizem no quesito "caixa ideal" para este subzinho... hahahaha pasmafaute

Abração!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico aqui galera, os RCA's chegaram e já decidi o que farei para o Panther 8", selada em fibra + MDF, no canto esquerdo da mala (lado do motorista), no outro canto (carona) farei um pequeno rack de MDF + fibra também para os 2 SD 250, com foco na preservação de espaço físico da mala, aliado a um bom acabamento e som interno agradável.

Comprarei o restante dos materiais hoje e espero estar com este trabalho concluído até semana que vem, se tudo correr bem.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Marcelo!!

Cara, eu ia fazer exatamente o que você fez!!!

Testar tanto selada quanto dutada para ver o que mais me agradaria, porem estava afim mesmo é de usar SELADA, No BassBox o projeto "ideal" apresentou caixa de 10,4l, porem não sei se já descontando SUB, ou bruto mesmo... ai a dutada ficou por volta de 23 litros, e dutada com reforço de graves malditos 32 litros!!! :pirou:

Sendo que a diferença na frequencia de resposta foi o que mais me chamou a atenção, na selada dava por volta de 60hz, e na dutava menos de 35hz....

Já no WinISD, o programa apresentou como projeto "ideal" 14 litros e pouco para a selada... :blink:

Isso que configurei em ambos os programas com o mesmo sub, mesmos parâmetros e etc...

Pra mim não é só as pessoas que se contradizem no quesito "caixa ideal" para este subzinho... hahahaha pasmafaute

Abração!!

No caso do WinISD, a litragem apresentada é o Vb da caixa, adicione 1,5 litros do falante antes de confecciona-la. :legal:

 

No BassBox a litragem ocupada pelo falante deve ser colocada no cadastro do KeyBass, fica no mesmo local onde são inseridas as medidas do subwoofer, se não for colada lá, o cálculo não estará levando em consideração o volume ocupado pelo Key.

 

Atualizando o tópico aqui galera, os RCA's chegaram e já decidi o que farei para o Panther 8", selada em fibra + MDF, no canto esquerdo da mala (lado do motorista), no outro canto (carona) farei um pequeno rack de MDF + fibra também para os 2 SD 250, com foco na preservação de espaço físico da mala, aliado a um bom acabamento e som interno agradável.

Comprarei o restante dos materiais hoje e espero estar com este trabalho concluído até semana que vem, se tudo correr bem.

[]'s

 

Vai ficar fino hein, nunca mexi com fibra, depois que tu fizeres diga qual a maior dificuldade pra manipular o produto :rolleyes:

 

 

Abs.

 

Edit: Erro de portugues.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode crer irmão!

Vou ver se consigo tirar algumas fotos dos procedimentos de confecção (caso esteja com minha namorada) pois sozinho será difícil. Já forrei a mala com fita, fiz os contornos com papelão, e comprei a matéria prima, só falta comprar algumas coisinhas como silicone spray e etc...

Certamente mais tardar esse final de semana meto a mão. a propósito, se eu conseguisse utilizar o molde de fitas para fazer mais caixas seria o ideal, posso fazer dutada, selada, ou até mesmo uma para o UXP... :)

A olho, pelo que pude ver dará uma BOA litragem se necessário...

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual tua expectativa de volume total pra fazer essa caixa? já definiu?

 

Cristiano, na selada pretendo aplicar entre 18 e 21 litros brutos. chegando em uns 17 à 19 litros líquidos em média. Não quero fugir muito disso. Inclusive, quero começar a amaciar o panther em free-air hoje, vou ligar na minha super gambiarra e deixar o "baguio bombando" em 25hz por uns 2 dias... :vts

 

Fugindo do foco do tópico, e os preparativos para o próximo encontro como estão? [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...