Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ZANON

Keybass Panther 8" em caixa de 9,5 litros?

Recommended Posts

Bom galera, enquanto nao instalo meu novo set(ver assinatura), queria testar algo diferente...

Hoje estou usando um Selenium Storm de 8"(caixa selada de fibra 9,5L) empurrado pelo bridge do audio art 240.4xe(bridge tem teoricos 120rms, mas cada canal é 60rms 4ohms... entao o bridge deve ter no minimo 160rms...)

Esse sub selenium nao ta descendo mto(afinal é um 8" em caixa de 9,5L) e ta "arriando" pro audio art... sempre tenho que deixar o sub em -6 no dxz785usb....

resumindo, será que o keybass 8" tocaria legal na caixa de fibra com 9,5L?

Manual Keybas Panther 8"

Manual Selenium Storm

edit:

links e manuais

Editado por ZANON

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, enquanto nao instalo meu novo set(ver assinatura), queria testar algo diferente...

Hoje estou usando um Selenium Storm de 8"(caixa selada de fibra 9,5L) empurrado pelo bridge do audio art 240.4xe(bridge tem teoricos 120rms, mas cada canal é 60rms 4ohms... entao o bridge deve ter no minimo 160rms...)

Esse sub selenium nao ta descendo mto(afinal é um 8" em caixa de 9,5L) e ta "arriando" pro audio art... sempre tenho que deixar o sub em -6 no dxz785usb....

resumindo, será que o keybass 8" tocaria legal na caixa de fibra com 9,5L?

Manual Keybas Panther 8"

Manual Selenium Storm

edit:

links e manuais

E ai conterrâneo, blz ?

Acho que posso contribuir um pouco com você, não exatamente no Panther, mas no selenium mesmo, onde nem perde muito o teu tempo tentando tirar mais algum leite desse sub (embora eu goste e muito de selenium ) pois ele não aguenta o tranco...

Tive um bass( tive de 12" ... ) de 8" e estragou 02 ou 03 x e tive que mandar para a garantia , lá na Cone Sul, na Alberto Bins, sabe ? Obviamente fiz um e-mail para a selenium relatando os equipamentos, instalação etc... E recebi o $$$ de volta, detalhe: o meu ampli é o 4.6x que teoricamente é mais fraco que o teu, e por sinal é a mesma potência RMS do sub, mas mesmo assim, nada de tocar legal...

Na caixa abaixo foram testados os seguintes falantes de 8":

* Pioneer( arrozinho ) Foi o que deu mais SPL;

* JL 8W0 - Tocou normal, nada de +;

* Selenium Bass - Não tinha vontade de ouvir, pois quando aumentada o volume, logo batia bobina;

Caixa ( + - 10 litros ) é uma caixa bem parecida com a que está ilustrando a revista CAR STEREO deste mês ...

imagem024jc5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, esse selenium é bem fraquinho...

mesmo com o sub no -6, quando o som ta no talo dependendo da musica, o sub pede pinico....

to pensando em arriscar comprar o Panther...

no pior dos casos, vai ficar melhor que o selenium...(ou não)

no pior dos casos, eu vendo pra algum amigo que só quer dar uma complementada no som(acho que em um ka por exemplo ficaria bem razoavel pra quem é iniciante)

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

opa, tudo bem meu amigo, se quiser testar os jl 8w0 tenho 2 aqui com caixa selada de 10,8l q é o recomendado pelo manual. eu estava com o focus no encontro, lembra?

Compartilhar este post

Link para o post

opa, tudo bem meu amigo, se quiser testar os jl 8w0 tenho 2 aqui com caixa selada de 10,8l q é o recomendado pelo manual. eu estava com o focus no encontro, lembra?

não cheguei a ouvir o focus la no encontro...

talvez o JL fique legalzinho com 9,5... mas se eu for realmente investir em um sub, vai ser um de 10 mais "porrada" definitivo para o meu up...

esse panther seria só um teste, um quebra galho temporário....

o problema é que ninguem de porto alegre deve ter um panther 8" dando sopa pra eu testar... heheheh

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu ouvi do Panther em selada de 14,5 litros (gostei, e acho que nos 18L do manual ficaria muito bom), eu ACHO que não vai descer bem em 9,5, mas esse sub supreende.

Compartilhar este post

Link para o post

ideia meio doida, mas e se eu dutasse a caixa de 9,5L?

Comecei a brincar no winISD, comaprei uma selada 9,5L e uma dutada 9,5L (40hz):

O f3 da 9,5L selada é +-60hz

O f3 da 9,5L dutada é +-50hz

o GD da 9,5L selada é +- flat em 4

o GD da 9,5L dutada é +- 7 em 50hz e 14 em 20hz(relativamente baixo)

será que vale a pena arriscar comprar o panther e/ou dutar a caixa?

(será que é facil dutar uma selada de fibra?)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu ouvi do Panther em selada de 14,5 litros (gostei, e acho que nos 18L do manual ficaria muito bom), eu ACHO que não vai descer bem em 9,5, mas esse sub supreende.

pois é, mas acho que mesmo ele nao descendo bem em 9,5 ja vai ficar bem melhor que o selenium.... ou estou enganado?

Compartilhar este post

Link para o post

ideia meio doida, mas e se eu dutasse a caixa de 9,5L?

Comecei a brincar no winISD, comaprei uma selada 9,5L e uma dutada 9,5L (40hz):

O f3 da 9,5L selada é +-60hz

O f3 da 9,5L dutada é +-50hz

o GD da 9,5L selada é +- flat em 4

o GD da 9,5L dutada é +- 7 em 50hz e 14 em 20hz(relativamente baixo)

será que vale a pena arriscar comprar o panther e/ou dutar a caixa?

(será que é facil dutar uma selada de fibra?)

Cara, 9,5L, descontando o sub, já seria uns 7,5L. Colocando duto então ( impossível fazer um duto suficiente pra uma sintonia legal que caiba dentro dessa caixa e ocupe pouco volume ). :legal:

Simulei a selada, parece legal, mas não espere muito de frequências muito baixas. Não vai descer muito legal ( pela simulação, na prática parece diferente ). :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, mas acho que mesmo ele nao descendo bem em 9,5 ja vai ficar bem melhor que o selenium.... ou estou enganado?

Eu acho que ele espanca o Selenium sem dó... Dá gosto de ouvir o timbre desse sub, muito bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, 9,5L, descontando o sub, já seria uns 7,5L. Colocando duto então ( impossível fazer um duto suficiente pra uma sintonia legal que caiba dentro dessa caixa e ocupe pouco volume ). :legal:

Simulei a selada, parece legal, mas não espere muito de frequências muito baixas. Não vai descer muito legal ( pela simulação, na prática parece diferente ). :legal:

mas e se colocar o duto fora da caixa?

gambiarra demais?

Compartilhar este post

Link para o post

não cheguei a ouvir o focus la no encontro...

talvez o JL fique legalzinho com 9,5... mas se eu for realmente investir em um sub, vai ser um de 10 mais "porrada" definitivo para o meu up...

esse panther seria só um teste, um quebra galho temporário....

o problema é que ninguem de porto alegre deve ter um panther 8" dando sopa pra eu testar... heheheh

valeu!

não chegou a ouvir pq o focus ainda tá com o som original, eu ainda não começei a mexer nele. o focus q eu tinha antes desse tinha um set todo kicker, mas pecava um pouco em musicalidade devido a alguns porens no projeto.

realmente não conheço ninguem em poa com os panther.

agora sobre os 10", realmente é minha preferencia, tenho alguns subs de 10, o meu predileto é o DLS ultimate 10. tenho em casa mb quart, kicker, soundstream de 10 e um cerwin vega de 15, desses o q eu gosto muito é o soundstream, os mb quart em selada são muito bons, em dutadas não gostei tanto. ainda prefiro os jl de 8 do que os kicker impulse 10. o q eu to louco pra trazer de fora uma hora é os adire brahma mkIV 10" e os image dynamics IDQ4 10" pra teste... no focus dá pra fazer 2 caixas embaixo dos bancos dianteiros com um 8" embaixo de cada banco, é uma idéia q sempre me interessou fazer mas ainda não tive coragem de fazer. uma coisa complicada é acertar a sintonia da caixa pra cada carro com cada sub, pq o q eu sinto muito é o posicionamento do bumbo da bateria em relação ao resto do sistema, dependendo da instalação, parece q tá separado do resto da bateria e tá atrás de ti e não junto com o resto do palco...

Compartilhar este post

Link para o post

mas e se colocar o duto fora da caixa?

gambiarra demais?

existem caixas de campeonato com o duto pra fora da caixa. mas se vc vai fazer a caixa, vc já calcula o volume do duto e adiciona ao volume da caixa. este é o correto

Compartilhar este post

Link para o post

existem caixas de campeonato com o duto pra fora da caixa. mas se vc vai fazer a caixa, vc já calcula o volume do duto e adiciona ao volume da caixa. este é o correto

o problema é que a caixa ja está pronta....

nao tenho como refazer ela....

vou ver, se eu achar uma promoçaõ boa dos panther, eu compro e testo... se eu nao gostar, azar é do goleiro!

Compartilhar este post

Link para o post

o problema é que a caixa ja está pronta....

nao tenho como refazer ela....

vou ver, se eu achar uma promoçaõ boa dos panther, eu compro e testo... se eu nao gostar, azar é do goleiro!

Bah Zanon, pelo preço que são os Panthers, acho que até vale a penas...

Não esqueça que poderá fazer o duto em curva( eu fiz assim )

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, subs de 8" em caixas bem pequenas muito me interessa. acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

já tive 2keybass panther, nem compara com o selenium, acredito que não vai descer tanto na caixa de 9.5l mais como já disseram, esse sub é uma surpresa, derrepente...

Compartilhar este post

Link para o post

uma solução ai nesse caso seria pegar 2 Panther e colocar em isobárica, e dutar a caixinha (SUSSA, serra copo e já era)

com 2 panther em isobárica de 9,5L vc terá F3 em 37Hz e um grave extendidinho bem legal!

acho q isobárica é a pedida pra ocupar o menor espaço possivel! se vc conseguir comprar com CNPJ direto de alguma distribuidora vc não gasta mais de 150 reais NOS DOIS subzinhos!

Compartilhar este post

Link para o post

uma solução ai nesse caso seria pegar 2 Panther e colocar em isobárica, e dutar a caixinha (SUSSA, serra copo e já era)

com 2 panther em isobárica de 9,5L vc terá F3 em 37Hz e um grave extendidinho bem legal!

acho q isobárica é a pedida pra ocupar o menor espaço possivel! se vc conseguir comprar com CNPJ direto de alguma distribuidora vc não gasta mais de 150 reais NOS DOIS subzinhos!

Interessante, porém ele não perderia em SPL?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, porém ele não perderia em SPL?

o SPL seria equivalente a um único subwoofer!

PERDER SPL não perde, só tem menos q 2 em configuração normal!

um probleminha seria o duto q pra sintonizar baixo ficaria bem comprido e teria q ser feito pra fora da caixa... isso pode ser um problema, mas nada q um pouco de criatividade não resolva!

Compartilhar este post

Link para o post

o SPL seria equivalente a um único subwoofer!

PERDER SPL não perde, só tem menos q 2 em configuração normal!

um probleminha seria o duto q pra sintonizar baixo ficaria bem comprido e teria q ser feito pra fora da caixa... isso pode ser um problema, mas nada q um pouco de criatividade não resolva!

A ideia é bem interessante, mas o problema é que atualmente nao tenho amp suficiente pra empurrar 2 subs....

Compartilhar este post

Link para o post

apareceu um jl10w6v2 pra negócio, se t interessar, tem caixa e manual dele aqui

Compartilhar este post

Link para o post

De olho no topico, estou querendo usar 4 desses panther na malinha com a litragem um pouco menor q a do manual...deve ficar show!!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pensando em pegar 2 Panther de 8'

Pretendo colocar em uma caixa lateral de fibra (Gol GII BOLA).

Ocupando menos esaço possivél.

Porém não gostaria de perder qualidade dos subs.

Qual a litragem correta de uma caixa de fibra para este sub?

Não pretendo utilizar duto.

ps. Não manjo muito de som...

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...