Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GuiSPL

ajuda com hifi para celta!

Recommended Posts

Olá galera! desisti de começar com SPL e vim direto pro HIFI!

amanhãpego meu primeiro carro, um celta spirit 2p 2010 0km...

ja tenho um player pioneer deh 7700, um sub swiss audio swp125w e um ampswiss audio sma2125 pra empurrar o sub (ambos com 350wrms, sub em dutada....mas até janeiro eles sairao de cena por equipos alpine ou morel....)

mas tenho algumas duvidas...

penso em adquirir um component set morel tempo (nao sei se é 5" ou 6", mas isso é o de menos) e não sei o que fazer com eles

boto nas portas e mando fazer tratamento acustico com manta asfaltica ou mando fazer pezinhos? o instalador disse que nao compensaria fazer pezinhos se eu nao fosse competir, e como é meu primeiro projeto nao vou sentir falta! mas a duvida é....eu sei que nao via tocar como deveria na porta, mas toca bem?

outra coisa: penso em por coaxiais kenwood excelon no tampão, mas eles farão MUITA falta? eu vou viajar em janeiro e quero trazer um coaxial da morel dos eua, será que rola esperar sem até lá? hahahaha

no ampli pro estereo vou por um hertz ep4x ou algo assim, nao me lembro ao certo....

que tal?

meu set ta muito ruim pra um iniciante?

deem suas opinioes e me ajudem a resolver o que faço com o componet set morel, se é ou não um pecado capital colocá-los nas portas por enquanto!

acredito que os coaxiais não façam tanta falta por enquanto, mas quem tiver experiencia me diga!

abraaaaaaços

Editado por GuiSPL

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O conceito de HIFI é complicado... Tem set de hifi que é mais caro o seu Celta cara... alem do que, Hi Fi não é apenas os equipos, tem muito de conhecer os parametros, as particularidades, posicionamento, regulagens e etc...

Voce ta entrando primeiramente no SQ...

Antes de tudo, só recomendo uma coisa: Leitura sobre SQ. Procure por palco sonoro, posicionamento, etc.

Voce tem que se conhecer tambem, saber o que quer ouvir no seu set, como gosta do grave, que tipo de musica ouve, alem de quanto esta disposto a investir nesse sistema.

num SQ, eu não recomendo coaxiais, não gosto de som vindo de tras. O Morel é um kit que falam ter um bom twitter mas um mid apagado. Ja que vai de Hertz EP4X, compra um Kit 2 vias Hertz tambem HSK 165. Esse ampli fica bom para esse kit.

não recomendo pioneer tambem, não gosto deles, não tem qualidade e equilibrio, é um player que puxa muito pro grave, mas fica feio... Pra mim, se for pra ter gastos agora instalndo isso, guarda a grana e faz a instalaçao BEM FEITA apenas uima vez.

Aproveita e fala pra gente quando voce pode gastar com isso... eu ja reservaria pelo menos mil reais pra instalação, ja que voce precisa de cabos de alimentação, RCA, Porta fusivel, tratamento da porta, caixa de sub, instalação de modulo e eu faria um doorpod no celta, ao inves de pésinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Leia o post acima novamente (ele disse tudo), e depois procure outros topicos aqui para ter uma base melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

num SQ, eu não recomendo coaxiais, não gosto de som vindo de tras. O Morel é um kit que falam ter um bom twitter mas um mid apagado. Ja que vai de Hertz EP4X, compra um Kit 2 vias Hertz tambem HSK 165. Esse ampli fica bom para esse kit.

não recomendo pioneer tambem, não gosto deles, não tem qualidade e equilibrio, é um player que puxa muito pro grave, mas fica feio... Pra mim, se for pra ter gastos agora instalndo isso, guarda a grana e faz a instalaçao BEM FEITA apenas uima vez.

Aproveita e fala pra gente quando voce pode gastar com isso... eu ja reservaria pelo menos mil reais pra instalação, ja que voce precisa de cabos de alimentação, RCA, Porta fusivel, tratamento da porta, caixa de sub, instalação de modulo e eu faria um doorpod no celta, ao inves de pésinho.

Realmente, meu objetivo é um SQ e não um HIFI...talvez tenha me empolgado um pouco! hahahaha

MUUITO obrigado pelo toque sobre os kits da morel... e quanto ao player, ja sei bem disso, mas resolverei o problema em janeiro, trazendo o substituto do alpine 9887 (dizem que vai entraroutro, nao sei hahaha). No quesito da instalaçao(acabamento, montagem e parte eletrica), vai ficar na faixa dos 1100 reais mesmo. Um amigo me aconselhou fazer os "peitinhos" pro celta (caso o nome seja estranho, explico: são como os pezinhos, mas para monatr em cima do painel, do mesmo jeito que um canal central) que o palco ficaria legal e eu não perderia espaço para os pés, além de não ter que alterar a originalidade da porta. Eu queria um acabamento meio "plug-n-play", que não deixasse marcas aparentes no carro...dessa forma um doorpod não seria a melhor opção. Se alguém já viu um carro com os tais "peitinhos" tocando me avise!

Pelo visto não vou botar nenhum falante atrás mesmo por enquanto além do sub, vou seguir sua dica.

Meu set será basicamente um kit duas vias, o amplificador, cabos e o resto eu tenho (sub, caixa, amp mono, player pioneer).

Disseram que a linha soundstream é excelente, alguém já viu tocando?

Gostaria de gastar em torno de 700 reais para o kit duas vias e outros 700 para o amp estereo.

O que recomendam nessa faixa?

Fiquei REALMENTE tentado a fazer os tais peitinhos, me convençam a não fazê-los! hahahahha

abraaaaços

Compartilhar este post

Link para o post

quanto ao meu gosto, normalmente ouço rock (como metallica, com baixo forte e rapido) e reggae, mas curto musica ao vivo em geral (sertanejo e show de rock caem muito bem,assim como acusticos e BLUES!).

ou seja, minha preferencia é com grave rapido e de qualidade, com respostas firmes. tanto que vou migrar da dutada para a selada, pois acredito que me atenda melhor. lógico que de vem em quando eu ouço hip hop e eletronica, mas a preferencia é por musica ao vivo!

não sou tao exigente em relação ao palco sonoro (por enquanto ainda nao! hahaha), mas faço questão de uma reprodução de alta qualidade, sem distorções e desequilibrios, curto ouvir a musica pura, do jeito que foi gravada e com alto rendimento.

eu sei que o HU pioneer nao colabora muito por ressaltar os graves, mas ja disse que logo ele sai de cena =]

acredito que com isso já dê para ter uma noção do meu gosto e sugerir equipamentos interessantes para meu set.

conto com a colaboração e experiencia de voces!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

cara, o problema é fazer peitinho no celta pra um falante de 6 polegas... vai ser um melão no seu painel ahahaha fora que eu acho que não cabe se for fazer na litragem certa. O peitinho é feito geralmente para midrange e tweeter.

sobre a "originialidade" desencana... quando for passar pra frente, é só ir na concessionaria e comprar os forros de porta e trocar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas daí já é um gasto a mais ScuLt!

Mas enfim, eu não sei se "peitões" seriam viáveis num Celta não! Nem na porta ele tem lugar pra 6", imagina na coluna!

Até já vi peitinho com falante de 6", mas foi num SUV enorme, num vídeo de um americano.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, te aconselho a colocar no local original!

Tem dois fatos ruins de fazer os peitinhos ..

1) Nao vai ficar na litragem adequada!

2) Vai ficar mais visado para roubos com aqueles trambolhos em cima do painel...

Tente fazer algo mais discreto...

Instale os medios com doorpods tentando direciona-los ao maximo para o motorista...

E instale os tweeters nas colunas..

Se o seu instalador for bom, ele não vai alterar muito a originalidade do seu carro.

Agora para um SQ inicial o tempo vai atender..

Mas se precisar de algo melhor parta para o Elate ou Hybrid...

Compartilhar este post

Link para o post

então, tava pensando em usar os mids de 5"! ai é que tá, será que dá pra retrabalhar a porta por dentro sem alterar o visual dela? e no caso de montar um "canal central", mas sem a função deste, só como 'peitinho' mesmo? vi fotos de um painel de jetta variant com dois pequenos falantes db drive acima da saida do ar condicionado, ficou SHOW! se colocasse os mids nas portas mesmo e mais algo similar ao da jetta sw, acho que daria pra obter um resultado legal, até com um certo palco.... ai na porta eu mandaria só dar uma vedada em volta do local original, pra melhorar um pouco.

que tal? eu sei que ficarei loooonge do rendimento de um mid em pezinhos, mas já deve dar pro gasto.

e os tweeters? o pessoal costuma dizer que em cima do painel eles dão um agudo MUITO agressivo, então onde colocá-los?

segue a foto dos falantes db drive no painel da jetta, me digam o que acham sobre isso.... (mais fotos no site da revista fullpower->galeria->edição93->som jetta)

post-50435-1273851503,1785_thumb.jpg

Editado por GuiSPL

Compartilhar este post

Link para o post

alguém pode me dar uma força? quero montar um som razoavelmente forte pra por na caçamba duma montana pra ouvir rock como fazer isso usando 1 AVH-P5180dvd? q é o q tenho...

Compartilhar este post

Link para o post
Então, tava pensando em usar os mids de 5"! ai é que tá, será que dá pra retrabalhar a porta por dentro sem alterar o visual dela?

Você pode usar mid de 5 ou de 6", a porta do celta dá para fazer um doorpod sem alterá-la muito...

e no caso de montar um "canal central", mas sem a função deste, só como 'peitinho' mesmo.vi fotos de um painel de jetta variant com dois pequenos falantes db drive acima da saida do ar condicionado, ficou SHOW

Esquece esse canal central, não é necessário e não vai melhorar nada a imagem e palco...

Esses dois falantes pequenos que tu viu no jetta devem ser os midranges de 3" ou 4", que são componentes de kits 3 vias, então, se vc partir para um 3 vias, fica legal montar ali em cima do painel, que no caso, é o mais comum, pois são nas colunas, mas tem de testar o direcionamento para ver onde fica melhor.

se colocasse os mids nas portas mesmo e mais algo similar ao da jetta sw, acho que daria pra obter um resultado legal, até com um certo palco....

Se vc colocar 2 vias é bom dar uma direcionada no mid, agora para 3 vias o mid pode ficar no local original e colocar tweeter e midrange na coluna...

Ai na porta eu mandaria só dar uma vedada em volta do local original, pra melhorar um pouco.

Só uma vedada não vai melhorar em quase nada, tem que selar a porta muito bem...

e os tweeters? o pessoal costuma dizer que em cima do painel eles dão um agudo MUITO agressivo, então onde colocá-los?

Quem falou isso é doidão! Cada tweeter tem uma assinatura, uns mais agressivos outros mais suaves, outros metálicos etc ,uns tocam melhor on-axis, outros 15°,30° e 60° offaxis, vai depender do tweeter que vc escolher, além de que, tem de testar o direcionamento que obtém uma melhor resposta, ou seja, se vc direcionar um tweeter mais metálico e um pouco agressivo, com certeza vai lhe causar fadiga...

É ae, qualquer coisa to ae!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

alguém pode me dar uma força? quero montar um som razoavelmente forte pra por na caçamba duma montana pra ouvir rock como fazer isso usando 1 AVH-P5180dvd? q é o q tenho...

Seja bem vindo,

Primeiramente, esse tópico é de outro usuário do autosom.

Para tirar suas dúvidas a respeito do seu projeto, vc tem de criar um tópico.

Mas antes de criar leia as regras do forum.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

graaande cirodias, muuuito obrigado pelos toques!

galera, continuem dando sugestões de equipamentos pro meu set (kit duas vias e amp estereo!)

daqui uns meses voces me ajudam a escolher o resto....hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Qto vc quer gastar?

Dá uma ligada na Prime Sound do Tatu e do Zecca.

FAz um orçamento de instalação e troca umas idéias.

Compartilhar este post

Link para o post

Na coluna do celta, o aconselhavel seria no maximo um midrange de 3", existem alguns que tem Fs bem baixo, nas portas do celta, com algum trabalho da pra adaptar um midbass de 6", sem adaptar teria que ser shallow de 5" ou talvez um de 4".

Trate bem as portas com camadas generosas de manta e se possivel aquele "cobertor de mendigo".

Cabos tb são muito importantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Assino embaixo o que o Cirodias falou!!!

Mas ja que vc quer tanto uma presença a mais em cima do painel, coloca um 3way!

Vc coloca os mids-bass nas portas ..

E faz nas colunas uma adapçao para os mid-range e tweeters...

Vai subir bastante o palco e se fizer a angulaçao bacana vai ficar muito bom ...

Compartilhar este post

Link para o post

otimo subwoofer,tive 2 desses,sao fortes os bixinhos kkk

Mas sao voltados ao SQPL ou spl.....Para sq me manteria na casa dos 200-300wrms...

Compartilhar este post

Link para o post

otimo subwoofer,tive 2 desses,sao fortes os bixinhos kkk

Mas sao voltados ao SQPL ou spl.....Para sq me manteria na casa dos 200-300wrms...

então,fernandoribas, como é pra sq, logo eu tiro esse sub! quero por um alpine no lugar, mas nao sei aidna se ponho o type s ou o type x! quero de 10", pra montar em uma selada de volume um pouco maior que o normal!

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma duvida galera... em caixas seladas eu sinto que o sub não tem tanto controle como o esperado...isso se resolve com alterações na caixa mesmo (volume, duto, sintonia...) ou eu posso esquecer de vez as dutadas pra sq e partir pra selada mesmo? a minha idéia era, como falei no post anterior, usar uma selada com volume um pouco maior que o indicado pro sub.... que tal?

Compartilhar este post

Link para o post

Controle do sub, claro, depende bastante de caixas, mas o amp também tem um fator decisivo nessa questão.

Compartilhar este post

Link para o post

então,fernandoribas, como é pra sq, logo eu tiro esse sub! quero por um alpine no lugar, mas nao sei aidna se ponho o type s ou o type x! quero de 10", pra montar em uma selada de volume um pouco maior que o normal!

o type s é o modelo de entrada da alpine, nao escolheria eles.

O type x é o modelo virado pra SPL,ou até mesmo se bem feito um SQPL.

Agora pra qualidade vai de type R de 10" em selada!

Tive o type r de 12" e ele é bem forte , nao vejo funcionalidade em um set de HIFI ou SQ

Pra vc que quer qualidade,tem o Focal 30a1 , os JLs , até mesmo um Nar vai se encaixar redondo.

Sair do Swiss pra entrar em um Alpine é trocar 6 por meia duzia.

Ambos tem a mesma funcao , os modelos sao comparaveis , o type S da alpine é comparavel ao de entrada da swiss, e o type r com o swp125w e o type x com o outro modelo da swiss.

Se fosse pra trocar por um alpine eu me manteria com o swiss.

Editado por fernandoribas
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

o type s é o modelo de entrada da alpine, nao escolheria eles.

O type x é o modelo virado pra SPL,ou até mesmo se bem feito um SQPL.

Agora pra qualidade vai de type R de 10" em selada!

Tive o type r de 12" e ele é bem forte , nao vejo funcionalidade em um set de HIFI ou SQ

Pra vc que quer qualidade,tem o Focal 30a1 , os JLs , até mesmo um Nar vai se encaixar redondo.

Sair do Swiss pra entrar em um Alpine é trocar 6 por meia duzia.

Ambos tem a mesma funcao , os modelos sao comparaveis , o type S da alpine é comparavel ao de entrada da swiss, e o type r com o swp125w e o type x com o outro modelo da swiss.

Se fosse pra trocar por um alpine eu me manteria com o swiss.

eu errei! hahaha não era type s, era o type r mesmo! me confundi nos nomes...

mas belo toque... quanto sai mais ou menos esse Focal 30a1? deve ser uma puuuta facada!

se bem que trazendo dos eua sai bem mais barato=]

e apesar de ser sq eu curto um grave fortinho, não de spl, mas tem que ter uma presença legal!

Compartilhar este post

Link para o post

além do preço do sub focal 30a1, alguem sabe me dizer a média de preços dos 2 vias focal access 6,5"?

disseram que não fogem muito da faixa de preço do morel tempo....

Compartilhar este post

Link para o post

Usado da pra achar kit focal access a 500 reais, novo acho q ta uns 650 a 700 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...