Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
etnies.blu

:: Sobre Megacapacitores :::

Recommended Posts

Então ai gurizada experiente,

 

Pesquisei bastante, so que algumas dúvidas ficaram, e tenho certeza que pra muitos também.

 

Então vo lançar as duvidas e vamos ver se esse topico se enriquece com conteudo organizado e resumido.

 

1. Primeiro, se o cara tem um som com dois modulos, um total de 1400 rms GERAL tocando carro desligado, bateria carregada, voltimetro marcando 12.4v estabilizado, e nas batidas/picos a voltagem cai pra 11.4v .. etc ... porque não usar um capacitor ao inves de COLOCAR OUTRA bateria?

 

2. Carro se piscando todo de noite LIGADO andando na estrada, com o som alto, capacitor resolver esse problema?

 

3. Logicamente, o uso do capacitor que faz uma carga mais rapida e libera mais rapido ENERGIA pros modulos, logicamente estará comendo bateria MAIS rapido, a pergunta é, será que o capacitor tras algum prejuizo pra bateria do cofre, aquela que está lá no motor?

 

4. A pergunta mais intrigante, varios fabricantes falam em ARMAR PROTEÇÃO, por BAIXA voltagem, eu tenho um primo tocando 02 BICHO PAPAO de 800rms , 1600 rms total em um SOUNDIGITAL 2300, mesmo com o carro ligado, nas batidas a luz pisca tanto que os farois parecem que vão apagar, E PIOR, o modulo chega a desligar as vezes, eu pergunto, usar um CAPACITOR não EVITARIA uma queima acidental dos equipamentos por baixa voltagem, sabemos que tem PROTEÇÃO contra isso, mas imagina o SOM ficar ligando e desligando no PÁ com alto volume, o pico que dá nos SUBS quando liga o modulo com volume alto ...

 

Então a questão é seguinte...

 

Tanto que também quero saber por mim, eu tenho 02 UXP 500 tocando em cima de um 1200D, 4 cornetas + 2 super twiters com um roadstar de 400 rms, eu tinha vontade por um capacitor, li algo a respeito de 1farad para cada 500rms, acredito então que 2farad já seria ideal pro meu caso ...

 

Bom a principio é isso ...

 

Aos foristas de plantão, fiquem a vontade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li um pouco sobre os megas vamos ver no que posso ajudar!

 

se você vai usar subwoofer ou woofer, ai poderá usar capacitores, use de preferência 1Farad para cada 500 a 1000wrms, e SEMPRE tenha a bateria necessária (indico 70 a 100A pra 1000wrms). Qnt seu amigo tem de bateria?

 

1. Primeiro, se o cara tem um som com dois modulos, um total de 1400 rms GERAL tocando carro desligado, bateria carregada, voltimetro marcando 12.4v estabilizado, e nas batidas/picos a voltagem cai pra 11.4v .. etc ... porque não usar um capacitor ao inves de COLOCAR OUTRA bateria?

 

Pelo oq eu andei lendo o unico motivo seria o espaço e beleza, muito mais facil colocar um MC no PM do que uma outra bateria.

 

2. Carro se piscando todo de noite LIGADO andando na estrada, com o som alto, capacitor resolver esse problema?

 

4. A pergunta mais intrigante, varios fabricantes falam em ARMAR PROTEÇÃO, por BAIXA voltagem, eu tenho um primo tocando 02 BICHO PAPAO de 800rms , 1600 rms total em um SOUNDIGITAL 2300, mesmo com o carro ligado, nas batidas a luz pisca tanto que os farois parecem que vão apagar, E PIOR, o modulo chega a desligar as vezes, eu pergunto, usar um CAPACITOR não EVITARIA uma queima acidental dos equipamentos por baixa voltagem, sabemos que tem PROTEÇÃO contra isso, mas imagina o SOM ficar ligando e desligando no PÁ com alto volume, o pico que dá nos SUBS quando liga o modulo com volume alto ...

 

 

Sim o problema pode ser resolvido com o MC mas o pessoal acha melhor colocar outra bateria!

 

3. Logicamente, o uso do capacitor que faz uma carga mais rapida e libera mais rapido ENERGIA pros modulos, logicamente estará comendo bateria MAIS rapido, a pergunta é, será que o capacitor tras algum prejuizo pra bateria do cofre, aquela que está lá no motor?

 

Li uma vez no forum que esses altos picos de energia prejudicam a bateria e o uso do MC serve de proteçaõ para tal.

 

Agora eu tb tenho uma dúvida na qual podemos enriquecer ainda mais esse topico.

 

Para utilizar o MC devemos antes carregar o mesmo usando uma lampade de 12v por exemplo.

 

Minha dúvida é a seguinte, alguma luz do carro por exemplo do teto fica ligada e eu vou viajar, fico fora por uma semana, quando voltar devo desconectar o MC e fazer a famosa "chupeta" ou pode fazer sem medo? ps.: sem piadinha de mal gosto, hein? hauahuahauahu...

 

Espero ter ajudado!

 

Fonte: www.*****.com.br

Editado por RportM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo, não é voltagem é tensão.

 

Como vc disse que já leu bastante sobre eles então não te explicar novamente o funcionamento de tal, mas acho que é bom que releia com mais atenção e que veja se as fontes do texto são confiáveis.

 

Muita potencia precisa de muita energia por isso o principal motivo de luzes piscarem é a falta de energia nos momentos de pico dos módulos, que são onde eles praticamente descarregam a bateria, o mega pode ajudar um pouco com o pisca pisca mas não resolve, a unica solução é dar mais comida (energia) para os módulos.

O mega não faz com que a bateria descarregue mais rápido, ele apenas libera sua energia armazenada qdo há picos seguidos nos graves onde uma bateria não consegue forneçer energia constante pois ela tem que ter um tempo entre um pico e outro para se recuperar, o mega faz o mesmo papel da bateria entre esses picos, resumindo, vc pode ter picos seguidos que o módulo não vai passar fome. (Esse tempo entre um pico e outro são de segundos, quase imperceptivel para o ouvido humano)

Os módulos tem proteção contra baixa tensão pois qdo isso ocorre há um almento drastico na corrente forneçida e alguns componentes do módulo não suportam tanta corrente e podem queimar.

 

O mega armazena energia por pouco tempo e a descarrega muito rápido, então colocando mega no sistema não vai eliminar as quedas de tensão nos picos de consumo de energia, como já disse, ta passando fome, alimente e para alimentar coloque baterias.

 

saco? :legal:

 

 

Minha dúvida é a seguinte, alguma luz do carro por exemplo do teto fica ligada e eu vou viajar, fico fora por uma semana, quando voltar devo desconectar o MC e fazer a famosa "chupeta" ou pode fazer sem medo? ps.: sem piadinha de mal gosto, hein? hauahuahauahu...

 

 

Usar a lampada para carregar o mega antes de ligar ele no carro é pq qdo vc manda uma tensão para ele descarregado sai uma faisca logo que vc encosta o fio no polo, isso pode derreter o polo e essa faisca pode mandar uma tensão maior para os outros componetes elétricos ligados a bateria assim queimando eles.

Depois de carregado e instalado no carro, não precisa mais mexer nele, não irá consumir bateria nem nda, só vai ficar lá, a famosa chupeta sem problemas, mas se por acaso desconectar o fio do mega e ele descarregar é preciso carrega-lo novamente antes de religar o fio nele.

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo, não é voltagem é tensão.

 

Como vc disse que já leu bastante sobre eles então não te explicar novamente o funcionamento de tal, mas acho que é bom que releia com mais atenção e que veja se as fontes do texto são confiáveis.

 

Muita potencia precisa de muita energia por isso o principal motivo de luzes piscarem é a falta de energia nos momentos de pico dos módulos, que são onde eles praticamente descarregam a bateria, o mega pode ajudar um pouco com o pisca pisca mas não resolve, a unica solução é dar mais comida (energia) para os módulos.

O mega não faz com que a bateria descarregue mais rápido, ele apenas libera sua energia armazenada qdo há picos seguidos nos graves onde uma bateria não consegue forneçer energia constante pois ela tem que ter um tempo entre um pico e outro para se recuperar, o mega faz o mesmo papel da bateria entre esses picos, resumindo, vc pode ter picos seguidos que o módulo não vai passar fome. (Esse tempo entre um pico e outro são de segundos, quase imperceptivel para o ouvido humano)

Os módulos tem proteção contra baixa tensão pois qdo isso ocorre há um almento drastico na corrente forneçida e alguns componentes do módulo não suportam tanta corrente e podem queimar.

 

O mega armazena energia por pouco tempo e a descarrega muito rápido, então colocando mega no sistema não vai eliminar as quedas de tensão nos picos de consumo de energia, como já disse, ta passando fome, alimente e para alimentar coloque baterias.

 

saco? :legal:

 

 

 

Usar a lampada para carregar o mega antes de ligar ele no carro é pq qdo vc manda uma tensão para ele descarregado sai uma faisca logo que vc encosta o fio no polo, isso pode derreter o polo e essa faisca pode mandar uma tensão maior para os outros componetes elétricos ligados a bateria assim queimando eles.

Depois de carregado e instalado no carro, não precisa mais mexer nele, não irá consumir bateria nem nda, só vai ficar lá, a famosa chupeta sem problemas, mas se por acaso desconectar o fio do mega e ele descarregar é preciso carrega-lo novamente antes de religar o fio nele.

O amigo acima falou quase tudo.

 

Só complementando o que ele falou sobre o carregamento do capacitor. Quando vc tenta carregar o capacitor sem uma "resistencia" (neste caso a lampada) em série, a corrente tenderá ao infinito (corrente de curto circuito) em um primeiro momento o que pode danificar o capacitor, as baterias e a instalação elétrica feita para tal.

 

O única vantagem do Megacapacitor é que ele consegue descarregar muito mais rápido que as baterias.

Eu prefiro muito mais colocar mais baterias do que colocar mega capacitor.

 

Abraços :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A resposta do megacapacitor é bem mais rapida do que a resposta da bateria e também consegue enviar mais Amperes nos picos.

 

De qualquer forma é indicado ter 100ah de bateria para cada 1000wrms, isto é, o megacapacitor não substitui a quantidade de bateria que você tem que ter no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para não acriar outro topico, então vamos continuar este,

 

Sobre a bateria EXTRA, ela é ligada em PARALELO com a do cofre?

 

Não há problema em o alternador dar ou não conta de carregar DUAS baterias?

 

Sempre fugi de uma bateria extra, pelo motivo de espaço, peso e também porque é mais cara que um capacitor.

 

Mas mesmo assim continuo pensando, pra que fizeram esse tal de megacapacitor, se até então eu so consegui entender que pelo que todos falaram, ainda é melhor uma bateria a mais.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para não acriar outro topico, então vamos continuar este,

 

Sobre a bateria EXTRA, ela é ligada em PARALELO com a do cofre?

 

Não há problema em o alternador dar ou não conta de carregar DUAS baterias?

 

Sempre fugi de uma bateria extra, pelo motivo de espaço, peso e também porque é mais cara que um capacitor.

 

Mas mesmo assim continuo pensando, pra que fizeram esse tal de megacapacitor, se até então eu so consegui entender que pelo que todos falaram, ainda é melhor uma bateria a mais.

 

Abraços!

 

É paralelo mesmo. Se for serie a voltagem ( ou tensao, que é a MESMA coisa )sobe pra 24v

 

No caso do alternador, dependendo da amperagem ( ou corrente, que é a MESMA coisa )da soma das baterias, o que da pra sentir é falta de potencia no motor do seu carro...o meu parecia que tava com freio de mao puxado com 2 x 150Ah

 

Com relaçao ao MC, ele trabalha com reserva de energia, deixando a bateria mais "estabilizada" na hora dos picos de grave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por experiencia (tentativa e erro) continuo dizendo que o ideal é uma bateria auxiliar E um Megacapacitor mas só e somente só para obter graves estendidos como por exemplo hiphop provo isso auditivamente é só entrar no meu carro, tenho uma chave que desliga o MC ou somente a bateria auxiliar, a diferença só é notada no booooooooooooom e nao no boom mas o MC não é somente enfeite nao se bem dimensionado tipo 1 farad para 300 a 500w, em modulos ab que consomem mais e pedem bastante alimentacao ai a diferenca é de ouvido.

 

Uso e recomendo, MC "E" bateria auxiliar

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... a voltagem ( ou tensao, que é a MESMA coisa )...

 

... amperagem ( ou corrente, que é a MESMA coisa )...

 

Amigo não é querendo criar tumulto mas como um estudante de engenharia elétrica devo usar apenas os termos corretos e acho tbm que devemos ensinar quem não sabe o correto.

Termos voltagem, amperagem, litragem e etc, são de uso popular e errório, são termos derivados das unidades de medidas.

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é um assunto de muita discussão realmente, concordo com o Gu_mazza temos que habituar a galera com o correto =D

mas ai...

si não tive bateria necessária não tem MC,alternador,Cabo de alimentação que aguente firme não...

séria quase mesma coisa de um carro que tem GNV e álcool, com o gás ele até anda, mas com alcool desenvolve BEM +

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo não é querendo criar tumulto mas como um estudante de engenharia elétrica devo usar apenas os termos corretos e acho tbm que devemos ensinar quem não sabe o correto.

Termos voltagem, amperagem, litragem e etc, são de uso popular e errório, são termos derivados das unidades de medidas.

[]-[]

Cara, tambem nao to aqui pra tumultuar, mas falar que "nao é voltagem, é tensao" pra um novato no forum, nao vai adiantar nada.

 

Vc tem conhecimento nessa area, eu tambem e alguns poucos aqui do forum, mas a grande maioria se perde aqui por nao ser do ramo e nao ter a nomenclatura tecnica apurada. E nao adianta falar pro cara estudar mais...muita das vezes o cara é so um consumidor querendo melhorar o som que ja tem e nao vai mudar o mesmo tao cedo

 

A alguns anos atras o Paulo Duto postava so em termo tecnico e 1% do forum conseguia entender o que era dito.

 

Se for pra seguir o raciocinio, vamos postar com dicionario do lado...erro de portugues, abreviaturas e nomenclatura usual é o que mais temos aqui.

 

Eu, no meu pensamento, prefiro um forum mais tecnico, mas tambem penso que pode-se facilitar muito o entendimento de outros users com formas mais usuais de termos. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tambem nao to aqui pra tumultuar, mas falar que "nao é voltagem, é tensao" pra um novato no forum, nao vai adiantar nada.

 

Vc tem conhecimento nessa area, eu tambem e alguns poucos aqui do forum, mas a grande maioria se perde aqui por nao ser do ramo e nao ter a nomenclatura tecnica apurada. E nao adianta falar pro cara estudar mais...muita das vezes o cara é so um consumidor querendo melhorar o som que ja tem e nao vai mudar o mesmo tao cedo

 

A alguns anos atras o Paulo Duto postava so em termo tecnico e 1% do forum conseguia entender o que era dito.

 

Se for pra seguir o raciocinio, vamos postar com dicionario do lado...erro de portugues, abreviaturas e nomenclatura usual é o que mais temos aqui.

 

Eu, no meu pensamento, prefiro um forum mais tecnico, mas tambem penso que pode-se facilitar muito o entendimento de outros users com formas mais usuais de termos. :legal:

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tambem nao to aqui pra tumultuar, mas falar que "nao é voltagem, é tensao" pra um novato no forum, nao vai adiantar nada.

 

Vc tem conhecimento nessa area, eu tambem e alguns poucos aqui do forum, mas a grande maioria se perde aqui por nao ser do ramo e nao ter a nomenclatura tecnica apurada. E nao adianta falar pro cara estudar mais...muita das vezes o cara é so um consumidor querendo melhorar o som que ja tem e nao vai mudar o mesmo tao cedo

 

A alguns anos atras o Paulo Duto postava so em termo tecnico e 1% do forum conseguia entender o que era dito.

 

Se for pra seguir o raciocinio, vamos postar com dicionario do lado...erro de portugues, abreviaturas e nomenclatura usual é o que mais temos aqui.

 

Eu, no meu pensamento, prefiro um forum mais tecnico, mas tambem penso que pode-se facilitar muito o entendimento de outros users com formas mais usuais de termos. :legal:

;):legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por exemplo: Se tem um amplificador de 1500Wrms e consumo de 140A, a associação de um MC de 2F + bateria de 120A já resolve e soluciona o problema, se for uma de 150A melhora mais ainda o fornecimento de energia para o amplificador!

 

Quanto mais energia e quanto maior a amperagem da bateria, mais suplido o amplificador vai estar! Sozinho um MC não vai fazer milagres!

 

Uma bateria em associação com outra, pode fazer milagres, se adicionar um MC para estabilizar por completo o sistema, melhor ainda!!!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal essas dúvidas.

 

Criei um artigo que tentei sanar a maioria das dúvidas. Mas o artigo não é perfeito e não responde essas dúvidas.

 

Mas só para complementar o entendimento do megacapacitor, recomendo a leitura do artigo.

http://autosom.net/artigos/megacapacitores.htm

 

Irei ver esse topico depois pra tentar sanar as dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de frisar alguns pontos e regras.

- a bateria tem que estar dimensionada para o som.

- depois da bateria estar dimensionada, pense no megacapacitor

- megacapacitor não substitui bateria

- megacapacitor serve para fornecer corrente rápida que a bateria não consegue, isso é medido em fraçoes de segundos.

 

Diante dessas regras e nesta sequência, podemos responder a maioria das dúvidas.

 

Postem as dúvidas que ficaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

-- editado --

marcelomoti: pessoal, vamos deixar esse problema de escrever certo ou errado pra depois.

Editado por marcelomoti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal ter um post que explica tudo sobre MC, deixa eu fazer uma pergunta:

qnto tempo um MC consegue ficar desligado sem descarregar?pq eo seguinte vou trocar a bateria do carro por outra, wndo desligar a atual o MC automaticamente descarrega ou ele fica um tempo ainda carregado? qnto tempo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rolou um topico sobre teste de megacapacitores, dê uma procurada pois tem a formula de calculo do megacapacitor que serve pra calcular o tempo de descarga.

 

Mas isso varia também com a construção do capacitor e a corrente de consumo em stand-by pelos amplificadores e outros dispositivos ligados indiretamente no megacapacitor.

 

No limite, é o carro todo ligado no megacapacitor, então a carga no megacapacitor se iguala a carga na bateria quando pensando em um longo período.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me sobrou mais dúvidas...

 

A questão agora é uma bateria que atendem as minhas necessidades, que não seja JAMANTA, (GIGANTE) que posso guardar em um canto do porta-malas. Estive vendo as bateria especiais de GEL.

 

Abraços!

 

*cano = canto

Editado por etnies.blu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara se alguém puder responder...

Qual marca de megacapacitor comprar, tipo não bonito árvore de natal e ruim mais sim um que atenderá meu som.

 

Obs: 1750 RMS = 4 farad certo?

 

encontrei DB link e sound stream, alguém sabe qual comprar onde achar ou quem vende?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sai quase o mesmo preço então vai nos Paraguai booster, ssl , audioart e etc de 20farad que tem cerca de 7farads reais.

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desenterrou bonito :legal:

mas se pesquisa-se mais 1pouco ia axar outro topico de teste de megacaps.....com mt mais info

como o artsompb disse vai de xing ling 20~35f (casa dos 250~350reais) e ripa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vejo esses bornes de MegaCap's e: não seria um gargalo na alimentação?

 

Digo pelo seguinte, se um 20F desse consegue 7F reais,

usando em um módulo de ~3,5kW RMS que pede Cabos de no mínimo 35mm (50mm no caso do TA HD 4000),

seria puxada toda a corrente necessária pelo amp em uma saída/entrada de ~21mm comumente encontrada nesses xing-lings?

 

Aqui no encontro vi uma solução interessante no carro de um usuário, usando barramentos, conectando os dois bornes em cada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vejo esses bornes de MegaCap's e: não seria um gargalo na alimentação?

 

Digo pelo seguinte, se um 20F desse consegue 7F reais,

usando em um módulo de ~3,5kW RMS que pede Cabos de no mínimo 35mm (50mm no caso do TA HD 4000),

seria puxada toda a corrente necessária pelo amp em uma saída/entrada de ~21mm comumente encontrada nesses xing-lings?

 

Aqui no encontro vi uma solução interessante no carro de um usuário, usando barramentos, conectando os dois bornes em cada.

pelo menos o xing ling meu 20f cabe 50mm facil no borne, o meu entra o 33mm da technoise estanhado ainda.....o borne eh 0awg sim. Já os mais fracos o borne eh do tipo olhal entao vc pode enfiar o cabo q quiser tbm....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...