Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Chevrolet Omega

Para substituir o carismático Opala, o Omega oferecia um nível de tecnologia só conhecido nos importados

 

602_omega_abre.jpg

 

Lançado em 1968, o Chevrolet Opala é até hoje uma referência nacional de status, prestígio e até esportividade. A versão brasileira do Opel Rekord deixou uma legião de apaixonados ao sair de linha, em 1992. Com a volta dos importados, o substituto deveria não só honrar seu legado como arcar com os novos padrões dos rivais estrangeiros. Esse desafi o coube ao Omega. Ele equivalia ao Opel de mesmo nome, lançado em 1986 após duas gerações de Rekord não produzidas aqui, enquanto o Opala era remodelado e atualizado na mecânica.

 

602_omega_05.jpg

 

O projeto custou 400 milhões de dólares. O Cx de 0,30 confirmava a impressão de fluidez do design. Ainda que na versão CD o motor 3.0 de 165 cv maior potência líquida entre os nacionais fosse alemão, na GLS o motor era o 2.0 do Monza. O Omega tinha farta lista de equipamento. Foi o primeiro nacional a oferecer CD player como opção. Faróis ajustáveis, vidros elétricos um-toque com antiesmagamento, destravamento automático em emergências, teto solar elétrico, computador de bordo, cortina para-sol, porta-luvas climatizado, retrovisor com aquecimento e ABS também eram oferecidos no topo-de-linha.

 

602_omega_03.jpg

 

Além do motor 3.0, também eram importados o câmbio manual de cinco marchas, da Opel, e o automático da Hydramatic, francês. Com tração traseira e suspensão independente, ele diferia da arquitetura padrão. O teste de QUATRO RODAS com o GLS em agosto de 1992 já incluiu um comparativo com o VW Santana GLS. Este arrancou e retomou melhor: chegou a 177,9 km/h (contra 175,6 km/h). Porém, além do 0 a 100 km/h superior (12,42 segundos), o Omega ganhou em espaço, segurança, economia e conforto.

 

602_omega_04.jpg

 

Impressão ainda melhor causou o Omega 3.0 CD, na mesma edição. Com 206 km/h de máxima e 9,60 segundos de 0 a 100 km/h, tornou-se o campeão de desempenho entre os nacionais da época. Em 1993, ganharia uma versão perua, a Suprema. O GLS 2.0 receberia a primeira injeção multipoint Motronic para álcool do mundo naquele ano. Após ganhar comparativos com Hyundai Sonata, Fiat Tempra, Mitsubishi Galant e Alfa Romeo 164, além da versão mais simples GL, o Omega trocou de motores para 1995.

 

602_omega_07.jpg

 

O 4.1 do Opala, reformulado pela Lotus e com 168 cv, substituiu o 3.0 e o 2.0 a gasolina virava 2.2, com 116 cv. O CD 4.1 recebia aerofólio, imitação de madeira em painel e portas, retrovisor eletrônico e novas rodas. Pouco mudaria até o fi m da vida, em 1998. A Opel já tinha seu novo Omega desde 1994. O Holden Commodore logo viria da Austrália como Chevrolet Omega. Foram feitas 93 282 unidades do modelo brasileiro, incluindo Suprema, extinta em 1996.

 

602_omega_01.jpg

 

É de 1998 o CD 4.1 das fotos, do advogado paulista Marcus Machado, considerado pelo Omega Clube o primeiro restaurado no país. Quase tudo foi trocado ou refeito. Após analisar 47 carros, ele comprou um seis-cilindros. Foi o Omega em pior estado que encontrei, diz. Mas preenchia seus requisitos: era manual, sem teto solar e do único ano que sua família não tivera. As peças já são raras e caras. A julgar pelo status e o valor histórico do modelo, esse restauro abriu caminho para vários outros entre os apaixonados pelo sucessor do Opala.

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

TESTE

602_omega_02.jpg

 

QUATRO RODAS

JANEIRO DE 1995

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,11 segundos

 

Velocidade máxima

202,9 km/h

 

Frenagem 80 km/h a 0:

27,7 metros

 

Consumo

7,74 km/l (médio), 6,01 km/l (cidade) e 9,24/9,73 km/l (estrada, a 100 km/h, carregado/vazio)

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

PREÇO

DEZEMBRO DE 1994

Cr$ 35 500

 

ATUALIZADO

R$ 96 302

 

FICHA TÉCNICA

5602_omega_06.jpg

 

Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, injeção eletrônica multiponto sequencial

Cilindrada: 4 093 cm³

Diâmetro x curso: 98,4 x 89,7 mm

Taxa de compressão: 8,5:1

Potência: 168 cv a 4 500 rpm

Torque: 29,1 mkgf a 3 500 rpm

Câmbio: manual de 5 marchas, tração traseira

Dimensões: comprimento, 474 cm; largura, 176 cm; altura, 142 cm; entreeixos, 273 cm

Peso: 1 485 kg

Suspensão dianteira: independente, McPherson

Suspensão traseira: independente, braços semiarrastados

Pneus: 195/65 R 15H

 

 

P.S: E saber q quase comprei um 3.0 da série Diamond...

Editado por GIII lêndea_sc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3.0 diamond cambio manual esse é o carro......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto Omega pra caramba,pena que é dificil achar um inteiro.

Ainda quero ter um CD 4.1 preto com couro e teto, inteiro original.

Pra quem não tem uma grana considerável e quer andar em puta carrão, omega é o esquema, mas daí tem que bancar manutenção e gasosa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o único problema do meu omega é que ele é 4cc

 

mas é completo de tudo e tem 42 mil kms originais

 

e meu xodó :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OCD foi um marco no mercado automotivo brasileiro, ainda hoje não perde em nada para muito carro da atualidade.

Saudades do TREZERO aqui.

 

OCDKASHIMAS.jpg

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho... eu tenho rá rá rá

 

 

 

heheheheh

 

Nem reciso falar nada né.... ja pensei em vender umas 12x.... e sempre desisto hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o único problema do meu omega é que ele é 4cc

 

mas é completo de tudo e tem 42 mil kms originais

 

e meu xodó :rever1:

 

42kms rodados?

 

Pow... Unico dono? Se nao... tem sorte viu! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, todas as vezes que quis comprar, mas nunca achei um em boas condicoes, e eu so gosto do CD Aut. ai acabei comprando o Xantia. Dai pra frente, só franceses!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amigo meu tem um cd 4.1 automatico PQP o negocio é tenso! anda demais! bebe demais tambem hauhahua mas é o preço do poder!

 

:mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este é de um amigo meu...e vou fazer uma propaganda, rs, está a venda, 84000km.

 

373color.jpg

 

363color.jpg

 

Omega é um carro top, pena que pelo preço das peças e pelos acabamentos estão acabando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito loko essa barca.....com as powertech 17 e baixo...fica animal

 

 

:+1:+1:+1

 

 

Sempre achei duca o Omega, barca show mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este é de um amigo meu...e vou fazer uma propaganda, rs, está a venda, 84000km.

 

Preço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta aí um carro que sempre sonhei em ter quando era mais novo... :rever1:

 

Como meu pai ama GM sempre tivemos esses beberrões aqui em casa, mas infelizmente nunca um Omega.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...