Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luiz Henrique

Quanto importante é o duto!!

Recommended Posts

Há muito venho mechendo fuçando e refuçando nas minhas caixas....

 

Ao longo do tempo eu e spalenza viemos adquirindo conhecimento e melhorando nossas caixas , um passo que nos demos foi relacionado ao duto. Sempre li a respeito e vi a impotancia de uma boa vazao mas com o cuidado de manter a pressao interna da camara e achei em um duto legal que seria algo perto de 50% das "polegadas" do sub (sub de 12" um duto de 6" seria legal). Bom...mas ensinar a usar um duto nao é meu proposito aki...

Vim aki falar de um fato que me deixou realmente intrigado... "mechendo nos upgrade do meu primo o duto dele estava no limiar do mdf ,um duto basico... puchei o duto pra frente (com o grave batendo) e deixei 50% pra fora e logicamente 50% pra dentro.... foi BEM perceptivel a mudança do grave , deu pra sentir que o pico rendeu mais forte... Com um sentimento na pele resolvi brinca :pirou: tirei o duto e esquentei na chama do fogao e fiz na boca (externa apenas) um pequeno ressonadorzinho e botei na caixa, Novamente uma melhroa concideralve(duto 50% dentro e 50% fora) foi nitido o desaparecimendo do "SOPRO" do duto e consequentimento a melhor vazao de ar, que por sua vez melhorou o grave"

 

Bom vim aqui dividir um pouco disso com o forum pq o conhecimento é feito pra ser disseminado... venho aki enfatizar que nao so pro SPL e sim pra todo sistema que exisge-se uma boa peformace , que um bom duto é DE EXTREMA IMPORTANCIA... Vlw pelo pessoal do forum que me ajudou nessa minha caminhada "acustica" e a todos os amigos que tirarm minhas duvidas...

 

:legal:

Editado por Luiz Henrique
  • Upvote 14

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante, a hora que eu mudar de caixa vou testar, hoje não rola pois o duto é quadrado e fixo rsrsrs

 

mas muito boa a dica, :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom o topico

minha proxima caixa qm sera q vai fazer o projeto eim rsrs

Vlw msm pelo topico e é desses q a gente esta precisando por aqui :legal:

Flw Luiz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom o topico

minha proxima caixa qm sera q vai fazer o projeto eim rsrs

Vlw msm pelo topico e é desses q a gente esta precisando por aqui :legal:

Flw Luiz

 

 

To tentando voltar aos velhos tempos...bom topicos onde geravem conhecimento... pois isso é o intuido do forum...e nao sao pergutas e respostas ^^

 

fico feliz por te gostado =D

 

vlw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal, vou fazer algumas melhorias na minha caixa, e assim que o fizer, vou postar, no meu topico e aqui tambem, pra ilustrar, tambem posto as diferenças! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal, vou fazer algumas melhorias na minha caixa, e assim que o fizer, vou postar, no meu topico e aqui tambem, pra ilustrar, tambem posto as diferenças! :legal:

 

 

é isso ai ^^ algo tao basico que da uma boa diferença no som ^^ dps posta ai e fala como que ficou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera que gostou do topico... qualifica ai na reputaçao... esse merece.

 

Nada muito tecnico e de facil endendimento. Para um usuario digamos, normal, pode fazer uma boa diferença.

 

BOA PALASSI !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera que gostou do topico... qualifica ai na reputaçao... esse merece.

 

Nada muito tecnico e de facil endendimento. Para um usuario digamos, normal, pode fazer uma boa diferença.

 

BOA PALASSI !!

 

 

Vlw spalenza ^^ :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera que gostou do topico... qualifica ai na reputaçao... esse merece.

 

Nada muito tecnico e de facil endendimento. Para um usuario digamos, normal, pode fazer uma boa diferença.

 

BOA PALASSI !!

importante comentario spoleta, não adianta muito pra mim por exemplo que sou burrinho o-o- um topico completamente tecnico, que leio inteiro e a unica coisa que consigo ver é alguem mostrando "que sabe muito"

coisas que em outra linguaguem seria até questionavel :legal:

 

voltando ao topico, um ressonado, precisa de quantos CM de comprimento? pensei em uns 3 ou 4cms, será que já fica legal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

importante comentario spoleta, não adianta muito pra mim por exemplo que sou burrinho o-o- um topico completamente tecnico, que leio inteiro e a unica coisa que consigo ver é alguem mostrando "que sabe muito"

coisas que em outra linguaguem seria até questionavel :legal:

 

voltando ao topico, um ressonado, precisa de quantos CM de comprimento? pensei em uns 3 ou 4cms, será que já fica legal?

 

Faço da duvida do Artur a minha....

Tem fotos desse processo ai?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Luiz o que fez na caixa foi aumentar a litragem eum pouco a pressão interna. Coisa simples que muitos

podem testar sem precisar ter conhecimento técnico. É por essas e outras que eu vivo mudando minhas caixa e a cada uma que fiz obtive melhoras consideráveis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal em palassi vivendo e aprendendoe vou uusar isso na minha

vlw palassi, é isso ai misturando dotes culinários com conhecimentos sobre som automotivo

hueuhea

e o bóbó de camarão?

 

*_*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei em um duto legal que seria algo perto de 50% das "polegadas" do sub (sub de 12" um duto de 6" seria legal).

 

Interessante sua analise. Só no quote acima, já que citou, gostaria de adicionar que o que deve ser considerado referente ao diâmetro do duto, é a quantidade de ar deslocada pelo falante. Por ex. podemos ter um falante de 12" de baixa potência no qual um duto de 6" pode ser um exagero enquanto para um falante super potente de alta excursão pode necessitar uma área maior, por isso acho interessante as simulações as quais ajudam bastante nessa hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante sua analise. Só no quote acima, já que citou, gostaria de adicionar que o que deve ser considerado referente ao diâmetro do duto, é a quantidade de ar deslocada pelo falante. Por ex. podemos ter um falante de 12" de baixa potência no qual um duto de 6" pode ser um exagero enquanto para um falante super potente de alta excursão pode necessitar uma área maior, por isso acho interessante as simulações as quais ajudam bastante nessa hora.

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

importante comentario spoleta, não adianta muito pra mim por exemplo que sou burrinho o-o- um topico completamente tecnico, que leio inteiro e a unica coisa que consigo ver é alguem mostrando "que sabe muito"

coisas que em outra linguaguem seria até questionavel :legal:

 

voltando ao topico, um ressonado, precisa de quantos CM de comprimento? pensei em uns 3 ou 4cms, será que já fica legal?

 

 

so pelo fato de abri aboca do duto ja ajuda muito MASSS ressonador na oconta como duto..tem que ser um pedacinho de cano extra pro ressonador... bicho abrindo a boca em uns 50% ja ta legal... é esquentar o duto e com uma corneta enviar a base menor pelo cano e ir abrindo o cano ^^ fica reondinho :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante sua analise. Só no quote acima, já que citou, gostaria de adicionar que o que deve ser considerado referente ao diâmetro do duto, é a quantidade de ar deslocada pelo falante. Por ex. podemos ter um falante de 12" de baixa potência no qual um duto de 6" pode ser um exagero enquanto para um falante super potente de alta excursão pode necessitar uma área maior, por isso acho interessante as simulações as quais ajudam bastante nessa hora.

 

 

quanto a falantes de baixa potencia como do exemplo foi um upgrade uma simples mudança no duto ja teve ganhas significativos.... em um sub de alta percormace deve ser nitido a diferença... um duto bem dimencionado alem de controlar melhor o cone dimui a impendancia melhora a vasao de ar sem falar que ajuda no refrigeramento da bobina... e pro ai vai ^^

 

kiz fazer um topico mais "aconteceu na minha vida" do que Genti mudando isso afenta o qts mas o qms faz isso o impendancia vai descer etc coisa e tal.... topico simples e de facil intendimento ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw palassi, é isso ai misturando dotes culinários com conhecimentos sobre som automotivo

hueuhea

e o bóbó de camarão?

 

*_*

 

 

bobo de camarao ??? AUAUAHH hj fiz o topico cumendo pizza 4 queijos :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

COMO FAZER UM RESSONADOR EM DUTO DE PVC

 

 

 

Pega o duto esquenta na boca do fogao ate fica maleavel(nao espera pegar fogo nao UAHUAHAH) com uma boca de corneta ou outro objeto em "V" como um copo ou qualker coisa ao seu alcance.. Voltando á boca da corneta... so enfiar a parte onde parafusa o drive pelo buraco do duto Logo, a boca da corneta vai encostar o duto e vai alargar ele ...e dps com delicadesa vai empurrando pra la e pra ca dando umas sopradinhas... ate o duto fica do formato que vc quer.... simples rapido e facil... dps que moudou so jogar agua da torneira que ele enrrigece rapidamente e pronto ^^

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu duto é quadrado, tenho duas opções para o ressonador, usar pedaço de cano de pvc cortados longitudinalmente, ou fazer em madeira mesmo, vou ver a disponibilidade de material aqui, se for de madeira vou ter que lixar bastante :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante sua analise. Só no quote acima, já que citou, gostaria de adicionar que o que deve ser considerado referente ao diâmetro do duto, é a quantidade de ar deslocada pelo falante. Por ex. podemos ter um falante de 12" de baixa potência no qual um duto de 6" pode ser um exagero enquanto para um falante super potente de alta excursão pode necessitar uma área maior, por isso acho interessante as simulações as quais ajudam bastante nessa hora.

 

Eu consideraria um duto de 12" a vasao ideal para um sub de 12"... mas eh inpraticavel. LOGICO, tambem devemos analizar a vasao e a excursao do sub nesse caso.

 

A caixa LT por exemplo eh um bom exemplo de uma "duto" com grande vasao. So que o sub nesse tipode caixa (duto de altissima vasao) manda o Xmax do sub pra casa do ca***** rapidinho se nao souber usar.

 

Eh nesse ponto que eu concordo com o fanatic em dizer que tem que ser analizado bem. nao eh so meter um duto com alta vasao e pronto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae luiz henrique tem fotos de como fazer esse ressonador??? eu qria ver dpois de feito..... entao to interessadissimo lendo sobre aumentar area do duto e fazer o ressonador, qm sabe jaja eu nao faço testes na minha caixa q sao 2 w308 pra ver se da diferença legal! mas pelo q vi se aumentar a area do duto tem q prolongar mto ele pra deixar na msm freq. ai como caber na caixa???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso eu uso a um tempo já, a minha duvida era " como se calcula essa melhora " pq não achei uma explicação ainda, 40cm de duto dentro da caixa... é diferente de 20 pra dentro e 20 pra fora..... q é diferente de só 20 pra dentro.... ou curvado pra dentro totalizando 40cm.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...