Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Luiz Henrique

Quanto importante é o duto!!

Recommended Posts

Interessante o post... Semana q vem devo ta instalando meu set, vou enxer o instalador de pergunta! [¨]

Agora pouco tava lendo outro topico de dutos. Akele negoço q o manual do sub UXP mandar fazer parte interna do duto com joelho ou cutuvelo faz diferença mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

topico muito interessante aii brother.

Deu pra aprender algumas coisas boas e legais pra aplicar i talz! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante o post... Semana q vem devo ta instalando meu set, vou enxer o instalador de pergunta! [¨]

Agora pouco tava lendo outro topico de dutos. Akele negoço q o manual do sub UXP mandar fazer parte interna do duto com joelho ou cutuvelo faz diferença mesmo?

amigo, não se iluda, nao pergunte coisas pra quem não sabe de nada pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

80% dos estaladores só sabem passar cabos e ligar o sistema.

fo**.

E ainda as vezes nem sabem, e metem cabos 10mm para um amp. potente! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

ressonador da um pu** resultado,,,,quando eu participava de campeonatos de SPL, com a mesma cofiguraçÃo de equipamentos o aumento foi de 1,4 Db's somente com a aplicação do ressonador,,,,,,,agora uma dúvida, como fazer o ressonador na parte do duto q fica interna a caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

ressonador da um pu** resultado,,,,quando eu participava de campeonatos de SPL, com a mesma cofiguraçÃo de equipamentos o aumento foi de 1,4 Db's somente com a aplicação do ressonador,,,,,,,agora uma dúvida, como fazer o ressonador na parte do duto q fica interna a caixa?

tbm quero saber mais a respeito disso ressonador como e e como fazer???

Compartilhar este post

Link para o post

tava olhando o home teather do meu quarto e vi que ele tem ressonador no duto, puxei o duto e vi que tem dentro e fora, chegar em casa tiro uma foto pra a turma ver, o de dentro pareçe ser um pouco menos que o de fora

Compartilhar este post

Link para o post

ae luiz henrique tem fotos de como fazer esse ressonador??? eu qria ver dpois de feito..... entao to interessadissimo lendo sobre aumentar area do duto e fazer o ressonador, qm sabe jaja eu nao faço testes na minha caixa q sao 2 w308 pra ver se da diferença legal! mas pelo q vi se aumentar a area do duto tem q prolongar mto ele pra deixar na msm freq. ai como caber na caixa???

sao grandezas diretamentes proprocional..se tu tem um de 4" por 20cm vc via por 2 de 4" tem que ter 40cm CADA dutu ^^ dobrou a area dobre o comprimento = D

to sem foto....pq eu fiz sem proposito algumm... so no fazer por fazer sabe XD...mas é facinho ^^ se der ese fds eu faço

Compartilhar este post

Link para o post

um joelho bem aplicado da ate pra tira mais potencia..pq vc pode direcionar o duto pra parte trazeira do sub onde a pressao sonora é MUITO maior que dos lados... mas é akela coisa..uma curva gera resistencia no ar...tem que se um curva projetada pra cair no fundo do sub ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que fazer em dos duos diferentis.... ai vc corta ambos e emenda uma com a boca pra fora e outro com a boca pra dentro...Emenda classica de PVC esquenta e junta os dois ^^ dps passa uma colinha pra vedar legal e pronto = D

VALENDO LEMBRAR

ressonador nao é parte do duto ^^ entao ele nao entra na contagem do comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

mechendo nos upgrade do meu primo o duto dele estava no limiar do mdf ,um duto basico... puchei o duto pra frente (com o grave batendo) e deixei 50% pra fora e logicamente 50% pra dentro.... foi BEM perceptivel a mudança do grave , deu pra sentir que o pico rendeu mais forte...

Puxando o duto pra fora você aumenta um pouco o volume da caixa (depende do tamanho do duto, claro), o que muda um pouco a sintonia (para baixo).

Além disto, ao puxar o duto você pode tê-lo afastaado da parede, melhorando a vazão.

Compartilhar este post

Link para o post

Puxando o duto pra fora você aumenta um pouco o volume da caixa (depende do tamanho do duto, claro), o que muda um pouco a sintonia (para baixo).

Além disto, ao puxar o duto você pode tê-lo afastaado da parede, melhorando a vazão.

Sim com certeza mas o duto era tao piqueno coisa de 18 cm que o volume acressido foi irrisorio... entao o motivo de render mais foi a melhora na vazao do ar... ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Irmao, eu perguntei pra qm quiser responder.

Como ja o fizeram.

Essa postura de "eu sei tudo, mas nao digo nada" pelo pouco que conheço nao combina com esse forum.

Compartilhar este post

Link para o post

ele estava se referindo ao "estalador" ... :banghead:banghead:banghead:banghead:banghead:banghead:banghead:banghead:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aew galera...

Primeiramente Prazer a todos.

Sou novo no forum, mas estou gostando muito.

Sou leigo quando o assunto é som automotivo.

Bom.. Depois de muito me zoarem, decidi juntar um dinheiro e montar um som.

2 x pioneer ligado em um rs 1200d.

2 x cornetas selenium 250x + 2 tweeter ligados em T400.

Caixa de 100,6 litros com dutos de 4x30cm

Bom... Depois dessa enrrolação toda, gostaria de saber(acho que vai ser uma pergunta meio ignorante)

se o ressonador é feito com o proprio duto da caixa, ou seria um duto "extra" que voce esquenta abre

a "boca" dele e depois encaixa no duto "principal".

Se puder tirar umas fotos do Duto e do duto na caixa.

Vlw gente Obrigado e desculpe qualquer coisa que tenha feito ou escrito de errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Irmao, eu perguntei pra qm quiser responder.

Como ja o fizeram.

Essa postura de "eu sei tudo, mas nao digo nada" pelo pouco que conheço nao combina com esse forum.

ele estava se referindo ao "estalador" ... :banghead:banghead:banghead:banghead:banghead:banghead:banghead

O.O

[^]

Carai vei... Essa foi fo**...

Desculpa irmao hauahuahau troquei as bolas totalmente. Axei q tivesse se referindo ao criador do Topico...

Desculpa mermo.... Fumei mer**. Pode me odiar eu deixo. =S

Compartilhar este post

Link para o post

ressonador nao é parte do duto ^^ entao ele nao entra na contagem do comprimento

Luiz o ressonador entra sim na conta para o comprimento do duto.. porem ele faz com que o comprimento se encurte um pouco.. bem pouco... ao menos os que eu já fiz, diminuiram o duto um pouco.. se não me engano o JAO da montana até manja dessa conta, uma vez bati um papo com ele no msn, e o marcelo tem um livro que ele arrumou pra noix sobre mecanica de fluidos... la tem bastante coisa.

Tenho essas contas no meu caderno, mas estam la no carro (ranger do tarcizio).

É isso ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz o ressonador entra sim na conta para o comprimento do duto.. porem ele faz com que o comprimento se encurte um pouco.. bem pouco... ao menos os que eu já fiz, diminuiram o duto um pouco.. se não me engano o JAO da montana até manja dessa conta, uma vez bati um papo com ele no msn, e o marcelo tem um livro que ele arrumou pra noix sobre mecanica de fluidos... la tem bastante coisa.

Tenho essas contas no meu caderno, mas estam la no carro (ranger do tarcizio).

É isso ae!

Uai... nas minhas constas nunca entrou...mas tanto faz pq normalmente os ressonadoers sao tao piquenos que quase nao agragam volme aos dutos...pq os mus tem 70 80cm como uso pro spl :P

Compartilhar este post

Link para o post

pq normalmente os ressonadoers sao tao piquenos

mas tá ai um erro sem mesmo começarmos a entrar em mensuramentos... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Uai... nas minhas constas nunca entrou...mas tanto faz pq normalmente os ressonadoers sao tao piquenos que quase nao agragam volme aos dutos...pq os mus tem 70 80cm como uso pro spl :P

Com certeza, isso é fato.. mas caso queira fazer algo nos MINIMOS detalhes.. ai tem que entrar e tal.. mas isso nao vem ao caso, acho que unir a simplicidade, eficiencia e prática é mais fácil fazer assim mesmo. O que diminui no comprimento em dutos de 3" ou 4" é minimo... não fará tanta diferença não.

Mas já adianto que é algo que é calculado partindo do principio de volume de seçao de cone... é como se calculassemos o volume do ressonador e subtraisse este volume do duto.. mas ai tem que saber o angulo do ressonador, e outras coisinhas mais... algo complexo.

Acho que estes calculos tem que ser feitos em dutos de 6" para cima... pois menor que isso, os ressonadores são bem pequenos... mas claro, eu sempre calculo, e levo em consideraçao, pois quem me conhece sabe que eu sou detalhista, e me atento a tudo quano é detalhe... por isso sempre tento evoluir mais um puco e nas 5 mudanças de caixa que fiz obtive melhoras em todas elas.

Bom, é isso ae, daqui uns dias vou começar a projetar o meu ressonador de 6" ai vou postando ai conforme o andamento.

Valeu!

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post

Se for calcular tudo bonitinho, aí tem que calcular a área do duto em cm³ pra poder determinar as medidas já com o ressonador (nome com o qual eu não concordo, mas já que todo mundo usa...)

AGORA, se ele for pequeno, nem vale a pena se gastar em muitos cálculos... a não ser que a caixa leve em conta até o volume ocupado por duto e sub nos mínimo mls.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for calcular tudo bonitinho, aí tem que calcular a área do duto em cm³ pra poder determinar as medidas já com o ressonador (nome com o qual eu não concordo, mas já que todo mundo usa...)

Também não concordo com o nome, se pesquisar em bibliografias, não acha com este nome, e sim difusor e outros...

Mas ta valendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente muito legal esse tipo de topico..

Parabens luiz...

E nao se esqueçam, antes de pensarem em pressao, e sintonia, lembrem se de eficiencia... como e uma caixa do tipo Bass " REFLEX ", o ar que sai do duto tem tudo haver com a performance da caixa... se reduz perdas ao longo do duto logo a caixa tocara mais...

Edit = Portuga

Abraco..

Editado por viniciusaleixo

Compartilhar este post

Link para o post

cara aprendi bastante coisas com seu topico viu, sempre suspeitei da eviciencia de dutos com todos os angulos em 90º tipo entrada, saida e curvas tbem quando as tem

Nas minhas caixas procuro arredondar o maximo a entrada do duto, as curvas sempre ponho alguma coisa no angulo de 90º para que o ar flua melhor

Conversando com o alan uma vez ele explicou que quando se tem a entrada do duto reta, ou seja só cortar as madeiras e parafusa-las o ar bate naquela parede que se forma e volta, fazendo com que o duto alongue com as moleculas de ar coisa de doido!

mesma coisa nas curvas, quando ficam com cantos vivos o ar bate ali e volta efeito que afina o duto naquele ponto

cada coisa que tem em caixa que eu nem imaginava!!!!

faço minhas curvinhas rsrsrs más sem calculo tecnico, só imagino uma media necessaria, por exemplo se vou fazer um duto para um sub de 18 faço uma P*** curva mesmo pois a vazão dele é absurda né

quem quizer tecnica e calculos completos de dutos tenho um texto aqui do professor Homero Sette Silva, só me pedir via MP

Mas ja aviso, é imbassado rsrsrs eu li 30 quilos e intendi 300 gramas hauhsuahusnas

Abração man e obrigado pelo topico

A iniciativa de retornar como era o forum, onde o pessoal postava conhecimentos para ajudar os outros e ser ajudado é admiravel

hoje é só perguntas e respostas e quem tem o set mais forte do que quem, ta até ficando chato

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...