Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

Recommended Posts

Estive olhando na internet pra comprar um mega-capacitor para colocar no meu som e acabei encontrando um capacitor de 1 farad e 5.5V. Como a bateria dos carros jogam algo no entorno de 13,5V na média, o ideal seria se eu consseguisse um capacitor que suporte uma carga de pelomenos 20V.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138728267-super-capacitor-10farad-por-55-volts-_JM

 

Alguém sabe de uma maneira pra eu poder ligar alguns capacitores deste de maneira a eles terem os mesmo 1 farad e suportarem mais de 20V? Se alguém me der uma solução bacana eu compro o material e posto aqui as fotos da construção.

 

Quanto a proteção do sistema pra não ligar invertido eu vou fazer um esquema de retificação com diodos que ae aparentemente eu consigo fazer com que o sistema não tenha polaridade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é só fazer a associação paralelo/serie correta!

 

5.5V x 4 = 22V

 

então vc precisa de 4 capacitores em série para suportar 22V, mas dessa forma a capacitancia se divide em 4, ou seja, 0,250F

 

4 grupos de 4 capacitores desses te dariam 1F @ 22V

 

eu faria 4 grupos de 3 capacitores desses, vc teria 1F com até 16,5V, acho suficiente!

 

12*15 = R$180,00

 

acha-se mega capacitores com 2F nominais por esse preço... se um de 2F comercial der 1F REAL... sai o mesmo preço! não sei se vale a pena não!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é só fazer a associação paralelo/serie correta!

 

5.5V x 4 = 22V

 

então vc precisa de 4 capacitores em série para suportar 22V, mas dessa forma a capacitancia se divide em 4, ou seja, 0,250F

 

4 grupos de 4 capacitores desses te dariam 1F @ 22V

 

eu faria 4 grupos de 3 capacitores desses, vc teria 1F com até 16,5V, acho suficiente!

 

12*15 = R$180,00

 

acha-se mega capacitores com 2F nominais por esse preço... se um de 2F comercial der 1F REAL... sai o mesmo preço! não sei se vale a pena não!

 

Depois que eu postei que fui ver isso e realmente não dá certo, ainda mais pelo fato da resposta deste capacitor ser bem mais lenta que do mega capacitor. Vou deixar quieto este projeto de megacapacitor, pois ainda preciso colocar uma bateria suplementar de pelomenos 75Ah para usar com o carro desligado, pois somente 60Ah da bateria original não dá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois que eu postei que fui ver isso e realmente não dá certo, ainda mais pelo fato da resposta deste capacitor ser bem mais lenta que do mega capacitor. Vou deixar quieto este projeto de megacapacitor, pois ainda preciso colocar uma bateria suplementar de pelomenos 75Ah para usar com o carro desligado, pois somente 60Ah da bateria original não dá...

 

Não só dá certo, como a maioria dos MCs do mercado usam esse arranjo em série/paralelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana essa idéia... ficaria pendente só a proteção contrao inversão de polaridade... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana essa idéia... ficaria pendente só a proteção contrao inversão de polaridade... :legal:

 

Mas esta proteção é o mais fácil de se fazer... Basta se utilizar uma ponte retificadora que o capacitor fica sem polaridade. Pode-se utilizar 4 diodos para fazer o trabalho de retificação também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana essa idéia... ficaria pendente só a proteção contrao inversão de polaridade... :legal:

?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas esta proteção é o mais fácil de se fazer... Basta se utilizar uma ponte retificadora que o capacitor fica sem polaridade. Pode-se utilizar 4 diodos para fazer o trabalho de retificação também...

 

É vero!... Não tinha pensado nisso... [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Proteção contra inversão de polaridade pode ser feita com fusível e diodo... ligue o diodo em contrafase, de modo que ele provoque curto quando o megacap for ligado invertido. Aí o fusível dança e tá tudo protegido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou providenciar o material e comprar pra ver se dá certo... Como disse o amigo acima dá pra ser feito utilizando 12 capacitores... Assim que o material chegar começo postando fotos do trabalho para que a galera veja como está ficando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q vcs podem me tirar uma duvida... se eu tiver muita bateria e uma ampéragem suficiente p tocar todos os amplis o mega capacitor faz alguma diferença?? Ele prolonga em alguma coisa a duração da bateria? Tenho a impreção de q se eu ivestir em baterias terei um tempo maior de som ligado e com o mesmo efeito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O megacapacitor não aumenta o tempo de duração da bateria. É somente para que o módulo receba energia em tempo hábil para que possa tocar no máximo em determinados momento (frações de segundos)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o megacapacitor acelere a descarga da bateria.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas acho melhor e mais viavel um MC de fabrica mesmo, é algo mais pratico, e bonito rsrs, e tem voltimetro haha.

 

mandei mp, consigo ssl 2f :P

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q vcs podem me tirar uma duvida... se eu tiver muita bateria e uma ampéragem suficiente p tocar todos os amplis o mega capacitor faz alguma diferença?? Ele prolonga em alguma coisa a duração da bateria? Tenho a impreção de q se eu ivestir em baterias terei um tempo maior de som ligado e com o mesmo efeito...

O mc serve, como já foi citado, pra mandar tensão num pico de consumo em que a bateria não consegue suprir (quando o som toca um subgrave mais forte), pois o mc tem resposta mais rápida em relação à bateria, não deixando que o som distorça... investindo em mais baterias, vc tocará o som tocando por mais tempo sim, mas não dispensa a utilização dos megacapacitores, principalmente em sets acima de 500Wrms...

 

mas acho melhor e mais viavel um MC de fabrica mesmo, é algo mais pratico, e bonito rsrs, e tem voltimetro haha.mandei mp, consigo ssl 2f :P

 

Bom mais prático é sim e mais bonito, mas o DIY tem mais graça... [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R$ 15 um capacitor de 1 farad 5.5v?

 

Se usar 3 pra aguentar 16,5v será R$ 45,00 x 4f = 180,00

 

Se for verdade 180 reais em 4 farad é bem legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de providenciar o material... Hehehehe... O bom é que o meu regime de trabalho me dá 7 dias de folga a cada 35 trabalhados e dessa vez eu ganhei 9 do meu gerente, hehehe... Semana que vem eu começo a postar fotos da criança...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R$ 15 um capacitor de 1 farad 5.5v?

 

Se usar 3 pra aguentar 16,5v será R$ 45,00 x 4f = 180,00

 

Se for verdade 180 reais em 4 farad é bem legal!

 

 

reveja os cálculos!

 

seria 180 reais para 1F

 

é 1F REAL e confiável, é uma boa, mas preço por preço, da pra pegar pelo msm preço uns de 2F comerciais (q devem dar 1F real) pelo mesmo valor já montado, com bornes, voltímetro e td mais!

 

EDIT:

 

eu dei uma revisada aki! na associação em série a capacitancia segue a formula:

 

fa34ce461e6988fd973081401cc9790c.png

 

ou seja, com 3 em série, teremos 0,333F de capacitancia, com 3 grupos teremos mais de 1,2F oq já começa a ficar interessante!

Editado por SubSonic
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora fica a minha dúvida... Será que ele vai aguentar descarregar na velocidade em que o som precisa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara desculpa aeh por postar isso no teu topico, mais aproveitando o gancho de mega capacitor alguem sabe se exite algun mega capacitor com sistema de proteção tipo, quando a voltagem estiver a baixo de 11,2 v ele desarma e desligar a corrente do modulo. com algum tipo de rele, se existie isso seria bem util. pq eu tenho um SR5 da Jfa que diz proteger o modulo mais ele entra em proteção e desliga os modulos e msm assim a fonte do amplificador queima.(9k2d) ja aconteceu tres vezes. sorte que ele ainda tah na garantia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

reveja os cálculos!

 

seria 180 reais para 1F

 

é 1F REAL e confiável, é uma boa, mas preço por preço, da pra pegar pelo msm preço uns de 2F comerciais (q devem dar 1F real) pelo mesmo valor já montado, com bornes, voltímetro e td mais!

 

EDIT:

 

eu dei uma revisada aki! na associação em série a capacitancia segue a formula:

 

fa34ce461e6988fd973081401cc9790c.png

 

ou seja, com 3 em série, teremos 0,333F de capacitancia, com 3 grupos teremos mais de 1,2F oq já começa a ficar interessante!

 

Opa, SubSonic, seria 4 grupos de 3 pra dar os 1,2 Farad e não 3 grupos, correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, SubSonic, seria 4 grupos de 3 pra dar os 1,2 Farad e não 3 grupos, correto?

 

oops! isso mesmo! vacilei ali!

 

3 grupos daria, teoricamente, exatamente 1F, 4 grupos teriamos 1,333333F

 

mesmo assim, 180 reais por 1,3F REAIS, é um preço legal, ainda mais q pode-se fazer o MC do formato q for mais conveniente, se kiser fazer um negocio estiloso dá tbem... a idéia é válida!

 

tem algumas empresas chinesas que vendem capacitores de 1F com tensões nominais de até 50V de muito boa qualidade e por preços bem legais, mas eles só vendem de 100 unidades!

 

eu pensei até em fazer um group buy, mas to sem grana agora, mais pra frente, qdo eu puder bancar uns 10F eu entro em contato com a empresa e organizo uma compra em grupo... ou não... compra em grupo dá TANTA dor de cabeça q desanima! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os capacitores de 1 farad que eu conheço são beeem grandinhos e incomodos para montar um projeto DIY.

 

Eu ficaria com o comercial...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o tamanho do capacitor... Acredito que ele seja pequeno pois a tensão suportada é bem baixa (5,5V)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...