Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fernando césar

GOL GV - instalando... sugestões para caixa?

Recommended Posts

Já ouvi falar disso também, mas no caso, dizia respeito a prender o amplificador diretamente na caixa do subwoofer. Se for feito na mesma caixa, porém sem ser fixado na caixa do sub (uma extensão de madeira por exemplo), não acho que haja problema, inclusive já vi vários projetos legais assim. Mas se estiver com medo, melhor não arriscar.

Justamente, seria assim mesmo a caixa,fixando o módulo não na caixa do sub, mas ao lado.

Bom, acho que já está definida a caixa (mas se alguém ainda quiser opinar é bom), rack com ampli+sub atrás do banco. Outra dúvida, selada ou dutada? Escuto de tudo, house, hip hop, sertanejo, menos pagode. E também gosto muito de músicas acústicas. Não gosto de graves "secos", curto um grave mais macio. E aí, será que pro P3 (lembrando que é de 10")e pro meu gosto, será melhor dutada ou selada?

valeuuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O P3 é um sub voltado pra alta excursão, pra descer bastante. Talvez ele embole um pouquinho em dutada em músicas mais rápidas, como Psy ou Metal. Porém, como é de 10", pode ser que mantenha um controle de cone suficiente pra essas músicas, teria que ver com alguém que possui o sub.

Mas pelo que você falou, a dutada seria melhor (fora o House :P).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O P3 é um sub voltado pra alta excursão, pra descer bastante. Talvez ele embole um pouquinho em dutada em músicas mais rápidas, como Psy ou Metal. Porém, como é de 10", pode ser que mantenha um controle de cone suficiente pra essas músicas, teria que ver com alguém que possui o sub.

Mas pelo que você falou, a dutada seria melhor (fora o House :P).

Valeu Xan, ta me ajudando muito. Vou esperar se alguém que tenha o sub ajude. Mas mesmo sendo dutada ou selada, melhor seguir o manual né?!

valeuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tou falando porquê vi em outro tópico que um colega do fórum usava o Audiophonic 5.1 com o canal mono a 2 ohms e ele desarmava fácil fácil, não tocava nada e já desarmava. Então por isso o pessoal tá falando que ele só dá os 250rms em 4ohms mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, voce tem otimos equipamentos e tal! Cuide na caixa do sub e pode sim colocar o modulo nela, desde que ela seja bem feita e bem travada! faça compartimentos separados faça a caixa do sub mais curta e aumente apenas a frente da caixa para colocar o modulo, de forma que ele nao fique parafusado na camara do sub e sim apenas na frente da caixa! Acho que nao entendeu mas depois faço um desenho!

 

Minha dica é, cuide com as borrachas das portas quando for retirar para passar os cabos de força, pq depois pra elas voltarem pro lugar é horrivel! sofri mto no meu gol! abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tou falando porquê vi em outro tópico que um colega do fórum usava o Audiophonic 5.1 com o canal mono a 2 ohms e ele desarmava fácil fácil, não tocava nada e já desarmava. Então por isso o pessoal tá falando que ele só dá os 250rms em 4ohms mesmo.

Aí é phoda hein... Mas tomara que não seja assim, que tenha sido um caso isolado. De qualquer forma, junho já ta pertinho, ai vejo esse negócio e passo as impressões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, voce tem otimos equipamentos e tal! Cuide na caixa do sub e pode sim colocar o modulo nela, desde que ela seja bem feita e bem travada! faça compartimentos separados faça a caixa do sub mais curta e aumente apenas a frente da caixa para colocar o modulo, de forma que ele nao fique parafusado na camara do sub e sim apenas na frente da caixa! Acho que nao entendeu mas depois faço um desenho!

 

Minha dica é, cuide com as borrachas das portas quando for retirar para passar os cabos de força, pq depois pra elas voltarem pro lugar é horrivel! sofri mto no meu gol! abraço

Gui, eu entendi, é assim mesmo que quero fazer. Agora essa parte de passar a fiação vai ficar por conta da instaladora, que fica em outra cidade. Aí nem vou ver o processo de instalação, só pegar pronto. Mas vou pedir pra eles tirarem fotos.

valeuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, dia 12/06 vou levar o carro para instalar o som, e buscar dia 19/06.

A loja fica em outra cidade, aí não vou poder acompanhar o processo de instalação. Vou buscar o carro pronto, tirando um tempo apenas para regulagens e cortes. Como entendo muito pouco de som, ainda mais de instalação, o que devo pedir para os instaladores? Passar os rca's longe do cabo positivo é importantíssimo né? Passem suas dicas e experiências!

valeuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passe o positivo por um lado e os rcas por outro, isso é o minimo.. o certo era desmontar, passar pelo meio os RCAS, isolar eles com feltro ou espuma.. cuidar com o aterramento, lixando bem a lata.. isso é o minimo que devem fazer!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passe o positivo por um lado e os rcas por outro, isso é o minimo.. o certo era desmontar, passar pelo meio os RCAS, isolar eles com feltro ou espuma.. cuidar com o aterramento, lixando bem a lata.. isso é o minimo que devem fazer!

Humm, bom saber. Já ouviu falar de uma linha da monster cable chamada "júnior" ? O instalador falou esse nome, mas desconheço. E quanto à caixa, é bom revestir ela internamente com alguma coisa? Que material, não tão caro?

valeuuu

Editado por fernando césar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm, bom saber. Já ouviu falar de uma linha da monster cable chamada "júnior" ? O instalador falou esse nome, mas desconheço. E quanto à caixa, é bom revestir ela internamente com alguma coisa? Que material, não tão caro?

valeuuu

 

 

Eae parceiro!

 

Nunca ouvi falar nessa linha de monsters... Tem uma porrada de RCAs bons para vender nos classificados do forum, acho que seria melhor...

 

Pede para o instalador dar uma atenção nos seguintes quesitos:

 

-passar os cabos através de conduintes (são baratos e encontra em qualquer distribuidora de acessórios para som),

-fazer baffle reforçado para o midbass com mdf 15mm/19mm

-Se for usar manta asfáltica no tratamento acústico, que é o recomendado, peça para passar duas camadas por dentro da porta e 2 por fora...

-Selar bem a caixa do sub, utilizar mdf de 15mm/19mm

-Quanto ao revestimento da caixa, o pessoal utiliza manta de lã acrílica...

-Pede para ele tirar foto da passagem dos cabos e do tratamento das portas para tu ver se ele fez certim mesmo...

-Imprima algumas fotos de projetos aqui do forum para dar a ele, como do tratamento da porta e etc..

-Fale para utilizar um cabo de 21mm a 35mm de energia, e utilizar o mesmo tamanho para o cabo do terra, pq já vi utilizando bem fininhos para o ground!

-Lixar bem a lataria do carro para um melhor aterramento...

-Faça o tutorial do BIG3, é bem simples...

 

Abs.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae parceiro!

 

Nunca ouvi falar nessa linha de monsters... Tem uma porrada de RCAs bons para vender nos classificados do forum, acho que seria melhor...

 

Pede para o instalador dar uma atenção nos seguintes quesitos:

 

-passar os cabos através de conduintes (são baratos e encontra em qualquer distribuidora de acessórios para som),

-fazer baffle reforçado para o midbass com mdf 15mm/19mm

-Se for usar manta asfáltica no tratamento acústico, que é o recomendado, peça para passar duas camadas por dentro da porta e 2 por fora...

-Selar bem a caixa do sub, utilizar mdf de 15mm/19mm

-Quanto ao revestimento da caixa, o pessoal utiliza manta de lã acrílica...

-Pede para ele tirar foto da passagem dos cabos e do tratamento das portas para tu ver se ele fez certim mesmo...

-Imprima algumas fotos de projetos aqui do forum para dar a ele, como do tratamento da porta e etc..

-Fale para utilizar um cabo de 21mm a 35mm de energia, e utilizar o mesmo tamanho para o cabo do terra, pq já vi utilizando bem fininhos para o ground!

-Lixar bem a lataria do carro para um melhor aterramento...

-Faça o tutorial do BIG3, é bem simples...

 

Abs.

Valeu Ciro, ótima ajuda!

Vou fazer tudo isso. Mas tenho outras dúvidas hehehe. Os mids já tem manta atrás deles (tbm tem bafles de mdf), só um pedaço, aí queria saber se botar só uma espuma já seria bom, pq to sem grana pra por manta na porta toda.

Pra vedar a caixa, pó de mdf+cola ou silicone, ou outra coisa?

Soldar alguma coisa?

Revestir a fiação com aquela borracha (acho que chama termo-retrátil)? Ou outro material, não sei o que o pessoal usa.

valeuuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Ciro, ótima ajuda!

Vou fazer tudo isso. Mas tenho outras dúvidas hehehe. Os mids já tem manta atrás deles (tbm tem bafles de mdf), só um pedaço, aí queria saber se botar só uma espuma já seria bom, pq to sem grana pra por manta na porta toda.

Pra vedar a caixa, pó de mdf+cola ou silicone, ou outra coisa?

Soldar alguma coisa?

Revestir a fiação com aquela borracha (acho que chama termo-retrátil)? Ou outro material, não sei o que o pessoal usa.

valeuuu

 

Opa,

 

Como assim já tem manta atrás deles?

 

Você pode colocar a espuma entre o bafle e porta/falante, mas só ela não vai selar a porta...

 

Depois tu coloca a manta então!

 

O certo é revestir a fiação com malha nautica (techflex), termo-retrátil é o que vai por cima da malha e do RCA, para dar acabamento e mais uma isolada... Se puder passe os cabos através de conduintes;;

 

Abs;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa,

 

Como assim já tem manta atrás deles?

 

Você pode colocar a espuma entre o bafle e porta/falante, mas só ela não vai selar a porta...

 

Depois tu coloca a manta então!

 

O certo é revestir a fiação com malha nautica (techflex), termo-retrátil é o que vai por cima da malha e do RCA, para dar acabamento e mais uma isolada... Se puder passe os cabos através de conduintes;;

 

Abs;

O player, kit e coax já estão instalados. O kit com bafles e um pequeno pedaço de manta atrás dos mids, deve ser um pedaço de 15x15 cm. E os coax com bafles. Já que a espuma não vai selar a porta, o que posso usar? Sei que nada vai ficar tão bom quanto a manta, mas é uma grana que não tenho agora.

foto do mid com manta http://yfrog.com/3utratamantogolg5j

valeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando oq vc achou dos kits Herts DSK 165? me fala oq tá achando do som todo, pq eu to quase montando um som do mesmo jeito, com os mesmos kits, modulo, sub, tudo igual mesmo, soq num prisma, dai quero saber oq vc ta achando do som. Sim oq vc ta achando da HU alpine 9884, pq eu ia comprar um de um amigo meu, só que ele usou somente por 4 dias mas ta funcionando normal, só que fiquei com medo de comprar por ele não ser muito bom e tals, uso ipod, tambpem fiquei com pé atrás por nãos er tão facil de equalizar e tals... agradeço a ajuda.Vlw.

Editado por pliniohenrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando oq vc achou dos kits Herts DSK 165? me fala oq tá achando do som todo, pq eu to quase montando um som do mesmo jeito, com os mesmos kits, modulo, sub, tudo igual mesmo, soq num prisma, dai quero saber oq vc ta achando do som. Sim oq vc ta achando da HU alpine 9884, pq eu ia comprar um de um amigo meu, só que ele usou somente por 4 dias mas ta funcionando normal, só que fiquei com medo de comprar por ele não ser muito bom e tals, uso ipod, tambpem fiquei com pé atrás por nãos er tão facil de equalizar e tals... agradeço a ajuda.Vlw.

Olha, to ouvindo kit e coax ligados direto no player, que manda 18 wrms por canal. O mid é bem valente, tem uma sensibilidade alta, pelo preço que paguei (R$ 283,00),ta aprovado. O tweter é meio gritão, mas falta regular, as vezes atenuando fica bom. Os coax quase não uso, mas quando senta gente no banco de trás ninguém reclama hehehe. O player acho beeem limitado, paguei R$ 500,00, acho que seria melhor pegar uns kenwood que tem no PY, mais barato eu acho. Já vi num tópico que tem uns kenwood com TA, 3 way, etc, la no PY, e barato. Ah, esse alpine não tem passa baixa, só passa alta.O restante só posso opinar depois de instalado, mas uma coisa que notei no ampli é que ele não tem uma luz específica qnd entra em proteção, como os outros amplis tem. Lembrando que to usando fiação original, então pode melhorar muito depois de tudo instalado com fiação boa. Acho que é isso.

abs...

Editado por fernando césar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum blza fernando, vlw me ajudou muito tava pensando em pegar esse alpine mas pelo jeito vou esperar e ver se pego coisa melhor...Vlw mesmo pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde acho essas techflex pra comprar? É muito caro? Se eu por espuma ou o "cobertor de mendigo" na porta, pra forrar, ao invés da manta asfáltica, melhora alguma coisa? Devo pedir pra soldarem alguma coisa?

valeuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae techflex vc encontra nos classificados do forum ou no ebay! Não é muito caro nao!

 

O feltro/espuma/cobertor serve apenas para diminuir a vibração da porta, do plástico com a lata e outras coisa.

 

Não melhora na questão de selar a porta!

 

Não precisa soldar nada!

 

Abs;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando, beleza?

 

Então eu estou montando algo parecido com o seu, porem usando tudo NAR, conforme minha assinatura...vi que vc estava com duvida quanto a audiophonic, veja abaixo:

 

Audiophonic 5.1

mono 1x500W - 2ohms / 1x250W - 4ohms (classe D - 90% rendimento)

stereo 4x100W - 2ohms / 4x85W - 4 ohms (classe AB - 50% rendimento)

 

se você for usar tudo em 4ohms vai consumir no máximo 80A.

Stereo = 57A (50% rendimento)

Mono = 23A (90% rendimento)

Resultado total = 80A

 

depois vc deve calcular os cabos e alimentação, no mínimo 21mm^2 e fusível ou disjuntor.

 

como vc vai montar a caixa do sub e a amplificador?

 

um abraço

wellington

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando, beleza?

 

Então eu estou montando algo parecido com o seu, porem usando tudo NAR, conforme minha assinatura...vi que vc estava com duvida quanto a audiophonic, veja abaixo:

 

Audiophonic 5.1

mono 1x500W - 2ohms / 1x250W - 4ohms (classe D - 90% rendimento)

stereo 4x100W - 2ohms / 4x85W - 4 ohms (classe AB - 50% rendimento)

 

se você for usar tudo em 4ohms vai consumir no máximo 80A.

Stereo = 57A (50% rendimento)

Mono = 23A (90% rendimento)

Resultado total = 80A

 

depois vc deve calcular os cabos e alimentação, no mínimo 21mm^2 e fusível ou disjuntor.

 

como vc vai montar a caixa do sub e a amplificador?

 

um abraço

wellington

Opa, e ai berbert?

Cara, se eu usar o mono em 2 ohms e o stereo em 4 ohms, qual será o consumo?

Não entendo dessa parte de instalação, ai será que 21mm pro positivo e terra já ta bom? E a fiação paralela pra stereo e mono?

Ah, a caixa provavelmente vai ficar atrás do banco, sendo um rack com módulo+sub. Ainda nã decidi se vai ser dutada ou selada.

valeu e abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, e ai berbert?

Cara, se eu usar o mono em 2 ohms e o stereo em 4 ohms, qual será o consumo?

Não entendo dessa parte de instalação, ai será que 21mm pro positivo e terra já ta bom? E a fiação paralela pra stereo e mono?

Ah, a caixa provavelmente vai ficar atrás do banco, sendo um rack com módulo+sub. Ainda nã decidi se vai ser dutada ou selada.

valeu e abraço.

 

 

intaum cara, tambem tenhu algumas duvidas, mas vamos lá...

 

 

...nesse caso o mono passa a consumir no máximo 46.3A, vc pode usar a seguinte formula.

 

I = (PotRMS/r)/12 onde:

 

I= corrente consumida

PotRMS= potência utilizada (levar em consideração a impedância dos falantes que serão usados)

r= rendimento(classe AB = 50% e classe D = 90%)

12= tensão da bateria

 

siga os calculo para seus equips, fazendo separado um calc para mono e outro para stereo.

 

I= (500/0.9)/12

I= 46.3A

 

**0.9 corresponde ao rendimento**

 

agora faça o calc para o stereo, depois some os resultados que vc terá a corrente máxima do sistema, depois veja na tabela qual cabo usar, veja a tabela nesse link. autosom.net/artigos/tab2.htm

 

boa sorte!

 

- me corrigem se eu estiver errado -

 

fonte: autosom.net

Valeu Marcelo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi berbert, e por esses cálculos, dará 103 A de consumo (os 5 canais). Para calcular a bitola do cabo positivo, devo levar em consideração o comprimento do terra? Tão vendo que não entendo nada né, mas paciência. De qualquer forma o cabo vai ter de 5 a 6 metros. Bom, nesse caso eu teria que usar cabos de 21.2 mm (consumo de 60 a 100 A) ou 33.6 mm (consumo de 100 a 125 A)? Ou um cabo entre 21mm e 33mm seria o ideal?

 

A bateria do Gol é de 60 A, será que da conta? Vou escutar o som na maioria das vezes com o carro ligado.

 

valeuuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, isso é o MAXIMO que o seu carro vai consumir, mas convenhamos voce NUNCA ouvindo musica normal vai chegar a essa consumo. Apenas com o ruido rosa se eu não me engano que puxa a carga plena.

 

Pode colocar cabo de 21mm que guenta traquilo. No gol acho que vão ser 4 metros de distação até a traseira. Com esse consumo de corrente os 21mm de BOA QUALIDADE aguenta tranquilamente. Não compre cabo residencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

intaum, como o user Scult falou, esse consumo seria o maximo dos maximos, cabo de 21mm^2 está bom, vc num vai ficar escutando sempre na potencia maxima, eu apenas passei o calculo pra vc saber como vc pode dimensionar os cabos e naum fazer uma coisas totalmente fora.

 

valeu Scult, eu tambem to aprendendo, e c vc puder falar mais é bem vindo.

 

abracos

wellington

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...