Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GUST4V0

Disjuntor vs Fusivel

Recommended Posts

Galera, tenho um Helix DB Four e um MTX RFL600D e preciso saber se oq eu tenho aqui esta certo.

Sei q o Helix DB Four tem 2 Fusiveis de 25A cada, entao o consumo dele deve ser de no max 50A, agora o RFL600D tb tem um fusivel, mas eu nao sei d qnt pq ainda nao estou com o equipamento em mãos e nao achei a informaçao na net, entao calculei a amperagem do amp e deu em torno de 55A.

Entao comprei um Disjuntor Automotivo de 100A para colocar perto da bateria, esta certo a amperagem do disjuntor para meu sistema?

 

 

Outra coisa, fui fazer um orçamento pra mandar instalar meu som e o kra falou q nao se usa disjuntor perto da bateria pq fusivel eh melhor...

entao, o disjuntor eh um modelo novo a prova d agua, sera q posso ter problemas?

disjuntor_water_100A(1G).jpg

 

Eh melhor disjuntor ou fusivel perto da bateria?

 

Abraços

Editado por GUST4V0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Outra coisa, fui fazer um orçamento pra mandar instalar meu som e o kra falou q nao se usa disjuntor perto da bateria pq fusivel eh melhor...

 

sera q posso ter problemas?

 

 

 

Pode ter problemas sim !!! mas não com o disjuntor, e sim com o logista !!! ou o cara é muito burro, ou tá querendo te enrolar...

 

Porta-fusível ou disjuntor, tanto faz, o importante é que esteja na amperagem correta e no máximo a 30cm da bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q ele queria empurrar o produto dele...perguntei o pq do disjuntor ser ruim e ele falou q estraga muito facil, oxida e o disjuntor nao desarma mais...mas ele falou q colocava o disjuntor sem problemas...

 

Queria saber se a amperagem esta correta.

O DB 4 vai estar mandando 4x60rms @4ohms e o RFL600D 1x600rms @2ohms, um disjuntor de 100A eh suficiente neh?

outra coisa, eu nao vou usar um distribuidor porta fusiveis, vou usar apenas um bloco distribuidor, como os amps tem fusiveis proprios, nao deve dar nenhum problema neh?

dblink_NGB04(7G).jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porta fusível é mais seguro, disjuntor mais prático.

 

Eu ficaria com disjuntor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um erro qu muitos cometem, é achar que o fusível ou disjuntor principal vai proteger o amplificador. Na verdade ele protege o sistema elétrico do veículo alem de eventual incêndio causado por auquecimento do fio (caso o amplificador ou se cabo entre em curto).

 

 

O que protegerá o amplificador é seu fusível interno, e é altamente recomendado colocar um fusível para o amplificador caso ele não tenha (fosgate old-school por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu jah comprei o disjuntor, soh queria saber se a amperagem esta correta.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fusivel e mais rapido mas prefiro disjuntor tbm pela praticidade, qualquer um dos dois vai proteger o seu carro de um insendio caso ocorra algum curso no modulo ou no cabo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale desenterrar tópico?

 

Se valer, estou no mesmo dilema... Já o cara que vou levar pra instalar disse que disjuntor é melhor. E aí ??

paDEouro.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso disjuntor do lado da bateria, no cofre mesmo

 

já que nao saio todos os dias, só ligo o disjuntor quando saio de carro pros modulos nao consumirem a minha super-hiper-mega bateria original, já faz 1 ano que to nesse ritmo e até hoje nao deu pau no disjuntor

 

a respeito de oxidar

 

sei lá, o meu ta enrolado de fita isolante pra nao dar curtos na lata do cofre e o mesmo nao fica encostado na lata onde poderia ficar agua empossada, fica "pendurado" pelo cabo acho que oxidar nao seja o principal problema, no meu caso acho mais facil da pau na chave "arma/desarma"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom galera nos proximos dias irei ligar uma bateria auxiliar...

 

segue a seuqencia de ligaçoes que iram ser feitas... e as duvidas.

 

bateria do cofre 70ah

porta fusivel pertinho da bateria

 

de quantos deve ser o fusivel??

 

cabo 21 mm

 

disjuntor

 

bateria de 105ah

 

de qto deve ser o disjuntor?

 

distribuidor

 

mega capacitor..para o digital

 

ampli 1000rms digital

ampli stereo 500rms.

 

 

o esquema esta certo e seguro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber qts amp de usar pra cada amp

 

1 banda 4.8

1 stetson 2k5

 

bateria de 80amp

 

qual amperagem do disjuntor pra cada modulo ou uso 1 disjuntor pra cada sendo que ja tem os cabos individual pra cada modulo

pro stetson uso 35mm e pro banda 21mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha vez...

 

paDEouro.jpg

 

Estou com a mesma duvida mencionada acima para meu Banda 4.8 480 rms.

Vou ligar um kit duas vias, um par de coaxiais e um sub.

Vou utilizar um disjuntor próximo a bateria. A duvida é com relação a amperagem do mesmo. De quanto amperes deve ser ?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando...

paDEouro.jpg

 

Para não precisar abrir um novo tópico, vim aqui só tirar uma duvida.

 

Minha caixa já está sendo feita e logo logo estarei comprando os cabos e baterias para o som, mas me veio uma duvida quanto as ligações.

 

Vou usar uma fonte Usina de 200A, sei que as baterias precisão de disjuntor ou fusível (vai de gosto) para proteger tanto o som como o carro, agora, quanto as amperagens para as baterias não sei, e para a fonte é necessário disjuntor?

 

Aqui uma ilustração que fiz. Isso está correto?

 

Liga%25C3%25A7%25C3%25B5es.png

 

Grande abraço!

 

PS: Aqui na minha cidade não tem instaladores profissionais, portanto ando no escuro a base de sugestões.

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...