Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

[Curiosidade] Alarmologia: Subgrave não dispara alarme!!!

Recommended Posts

O conceito mais idiota é o que melhor descreve essa situação geralmente:

 

SPL = tuumm tuumm tuumm

Subgrave = tuuuuuuuummmmmm tuuuuuuummmmm tuuuuuuuuummmmmm

 

uahauhauahauha

Subgrave não é tao forte a pancada mas faz até embaralhar a visão as vezes, faz tremer até a alma!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntinha rápida, apenas para eslcarecimento de duvida. Tenho idéia mas nao tenho ctza se realmente é o que penso

Qual a diferença entre sub grave e spl? Quando o sub excursiona bastante é subgrave?

E quando da aquela batida mais agressiva, que nao excursiona tanto mas é mais forte é spl?

 

:~

 

O que muitos aqui chamam de SPL é na verdade GRAVE, subgrave seria algo abaixo dos 40Hz, grave seria de 40Hz até uns 100Hz, médio-grave dali pra cima, e assim vai indo...

 

SPL é pressão sonora, você pode ter forte SPL em graves, subgraves, tanto faz. Não sei porque povo daqui pegou mania de chamar grave de SPL. :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntinha rápida, apenas para eslcarecimento de duvida. Tenho idéia mas nao tenho ctza se realmente é o que penso

Qual a diferença entre sub grave e spl? Quando o sub excursiona bastante é subgrave?

E quando da aquela batida mais agressiva, que nao excursiona tanto mas é mais forte é spl?

 

:~

 

Subgrave são frequencias abaixo de 40hz.

 

SPL nada mais é do que o nível de pressão sonora(força).. seja qual frequencia for.

 

 

Geralmente se usa o termo SPL pra sistemas onde o objetivo é a reprodução de graves fortes dentro do carro. Como é mais fácil atingir uma força maior na reprodução de 60hz, muita gente acaba assimilando SPL com "força nos 60hz".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O conceito mais idiota é o que melhor descreve essa situação geralmente:

 

SPL = tuumm tuumm tuumm

Subgrave = tuuuuuuuummmmmm tuuuuuuummmmm tuuuuuuuuummmmmm

 

uahauhauahauha

Subgrave não é tao forte a pancada mas faz até embaralhar a visão as vezes, faz tremer até a alma!

 

Ou mais ainda:

 

Pancadão = toc toc

Woofer/trio = tumm tummm

subwoofer/spl = buuuummmmmmm buuuuummmmmmm

subwoofer/subgrave = wuuuuuuuuuuuuuuu wuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

 

 

É mais ou menos isso.

Subgrave é a reprodução das baixíssimas onde o subwoofer que consegue isso, acaba fazendo um estrago desgraçado no carro(sacode mesmo!).

Acaba dando a impressão de que o som é MONSTRUOSO mas quando medido no RTA pode desapontar um pouco.

Já um sistema visando maior intensidade sonora pode não fazer o mesmo efeito.. pois 60hz não tem aquela movimentação absurda de ar como nos 30~40hz... o que não significa que seja "mais fraco".

 

Edit: erros de portuga.

Editado por distroy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL: TUM TUM TUM

SPL: BUMMM BUMM BUMMM

SPL: WROMMMM WROMMMM WROOMMMMM

SPL: WUUU WUUUU WUUUUU WUUUUUU

SPL: MMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Óh! Já vejo várias novas correntes doutrinárias em cima da minha teoria originária.... kkkkkkkkkk []-[]

 

É isso ai, muito bem explicado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL: TUM TUM TUM

SPL: BUMMM BUMM BUMMM

SPL: WROMMMM WROMMMM WROOMMMMM

SPL: WUUU WUUUU WUUUUU WUUUUUU

SPL: MMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

 

a parte do MMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ, foi fo**... kkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL: TUM TUM TUM

SPL: BUMMM BUMM BUMMM

SPL: WROMMMM WROMMMM WROOMMMMM

SPL: WUUU WUUUU WUUUUU WUUUUUU

SPL: MMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

 

 

Raxeiiii!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja vi bastante sub tocando, mássssss reproduzindo este tipo de onomatopéia fiquei curioso viu

 

me interessa bastante esses subs que dão o bumbum...... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SUBGRAVE - BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

 

GRAVE - TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM TUUM

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

REVIVENDO

 

entao para disparar os alarmes o q conta mais eh o spl néh?

a frequencia ser acima dos 50hz certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

REVIVENDO

 

entao para disparar os alarmes o q conta mais eh o spl néh?

a frequencia ser acima dos 50hz certo?

 

Mais ou menos isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oiaa .. eu so escuto akelas musicas em ''Slow Motion'' ! kkk

Pq é o que toca os kicker .. akelas do tipo ''kiss me tro phone - souja boy'' .. toca nada mesmo ! nadica de nada !

 

E sei la .. a frequencia dessas musicas em slow, ficam mega hiper baixas .. e to conseguindo disparar mtoo mtoos alarmes .. olha, não to falando nada ao certo, so uma experiencia que ocorreu comigo .. pasmafaute

 

1 quadra foram 4 alarmes so numa palinha ! hehe !! e carros estacionados bem afastados de onde estava passando ..

 

Agora eu naum intendo mais .. kkk ( fica a pergunta .. SPL ou Subgrave ? Qual disparam alarmes ? qual se ''propaga'' melhor na rua (janelas dianteiras abertas) ?)

Pelo pouco que sei, dizem que frequencias mais altas, se propaga mais .. porem o subgrave, dizem que ''retumba'' mais longe que SPL .. dando a sensação que se escute de mais longe ..

Alguem sabe ao certo disso ??

 

E tinha um pouco + de dificuldades com os 4x15'' excursion (SPL)

 

To confused ! hehe ! :pirou:

Mas ja to enjoado desses musicas em slow .. quero que esses kicker subam logo, pra pode escuta um reggae ou eletronica ! hehe !

 

 

Thanks Brother's !!

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos isso...

manu me diz frequencia acima de 60hz e muito pico ne nao, fica meio estranho sei la vio pra vc ter uma ideia no começo eu tava com intensao de disparar alarme e talz deixa o duto da caixa com 10 cm fico zuado nao disparei nada agora do andando com esse set carro fiat uno bitolas 25mm bateria 75 ah moura alternado 90ah amplificador taramps t800 logo mais stetsom ou sd subwoofer bravox uxp caixa de 51 litros duto de 4 polegada 31 cm apenas curtindo o som por ai sem intensao de disparar alarmes vitimas uno - quantum - celta - palio - e outros isso nas ruas da minha quebrada estranho q eim shopping etc nunca disparei, musicas three six mafia-late nit trip Gosto de Curti os Gravao foram essa q eu notei q fica mais faciu mais ta blz agora e arruma grana pra troca o amplificador e outros up futuros falow abraços :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oiaa .. eu so escuto akelas musicas em ''Slow Motion'' ! kkk

Pq é o que toca os kicker .. akelas do tipo ''kiss me tro phone - souja boy'' .. toca nada mesmo ! nadica de nada !

 

E sei la .. a frequencia dessas musicas em slow, ficam mega hiper baixas .. e to conseguindo disparar mtoo mtoos alarmes .. olha, não to falando nada ao certo, so uma experiencia que ocorreu comigo .. pasmafaute

 

1 quadra foram 4 alarmes so numa palinha ! hehe !! e carros estacionados bem afastados de onde estava passando ..

 

Agora eu naum intendo mais .. kkk ( fica a pergunta .. SPL ou Subgrave ? Qual disparam alarmes ? qual se ''propaga'' melhor na rua (janelas dianteiras abertas) ?)

Pelo pouco que sei, dizem que frequencias mais altas, se propaga mais .. porem o subgrave, dizem que ''retumba'' mais longe que SPL .. dando a sensação que se escute de mais longe ..

Alguem sabe ao certo disso ??

 

E tinha um pouco + de dificuldades com os 4x15'' excursion (SPL)

 

To confused ! hehe ! :pirou:

Mas ja to enjoado desses musicas em slow .. quero que esses kicker subam logo, pra pode escuta um reggae ou eletronica ! hehe !

 

 

Thanks Brother's !!

:rever1:

entao manu acho q essa parada de dispara alarme e legal engraçado mais enjoa,mais sei la quando eu queria nao disparava nada agora soh de boa tem varios disparando isso q o set nao esta completo ainda o negocio e curti os graves e ser feliz e noix falowwwwwwww :legal:

Editado por S.P.L

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to com um pioneer 308d4, pra esse subwoofer dar spl qual a litragem indicada? e o duto de quanto?

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A moral é que quanto mais baixa a frequência da onda, mais barreiras ela ultrapassa, porém, mais curta ela vai se tornar. Compara o sub na mala com uma corneta por ex, o sub tu não consegue abafar fechando a mala, já a corneta basta por a mão na boca dela.

 

Carro com subgrave mais forte geralmente dispara mais próximo ao carro somente, já se tiver um spl bom no carro tu consegue disparar alarmes a 20m ou mais até. Já notei isso nos trios quando comparado com meu som entre outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL é PRESSAO SONORA...independe da frequencia ou dos intervalos....

 

 

seis tao confundidon subgrave com grave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... Vou trazer minha experiência para dar continuidade a discussão do tópico...

 

Na epoca que eu tinha 1 P3 12", numa caixa dutada com 55 Litros e 2 dutos 3" por 27cm, feita pelo ernany e sendo tocada por uma ROADSTAR 5.1 a 2 ohms ( 700w rms teoricos )...

 

Eu sempre disparava um alarme ou outro quando ia embora para casa... Nada muito comum, mas se eu quisesse mesmo, eu conseguia...

 

Mas teve um dia que eu não acreditei... Passando em frente a uma boate aqui em Goiânia, aumentei o volume bastante mas estava numa música de house... Nada de Hip Hop e subgrave bruto... Aumentei só para aumentar, sem querer disparar nada...

E num é que disparou o alarme de uma [""] MERCEDEZ que tava em cima da calçada, a uns 6 metros de distância.

 

Nem eu acrediteeei.. Porque esses alarmes são difícil... Mas pergunta se eu consegui fazer isso denovo ? kkkkk...

 

 

Agora com 2 MTX Square 5512, em caixa selada, com 1 Mtx 1501D já disparei alguns... Mas ainda não coloquei em altos volume com a vontade de disparar mesmo... Vamos ver! hehe ! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL é PRESSAO SONORA...independe da frequencia ou dos intervalos....

 

 

seis tao confundidon subgrave com grave!

 

 

Concodo

 

SPL se consegue até com Driver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh .. sim sim .. tava confundindo SPL com Grave ..

 

Thanks brow !!

 

Mas tipo.. posso ajustar o maior ''nivel'' de spl em graves , mudando a caixa + frequencia e regulagens ?? independente do Sub . *no caso kicker l5 15''

 

Pq no meu caso, ta tendo mto SPL em baixas frequencias ? é isso ? pressão sonora ?

e em altas, no caso, Grave .. naum muito .. hoje escutei uma eletronica .. uma piada o bagul .. naum tremeu quase nada o retrovisor, perto dos subgraves .. que treme ate a alma .. kkk !

 

thanks ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to com um pioneer 308d4, pra esse subwoofer dar spl qual a litragem indicada? e o duto de quanto?

vlw

 

 

Cara é só tu pesquisar no fórum...

Mas tu pode simular tbm com um programa chamado WinISD beta. (pega o beta que é melhor que o alpha "PRO").

 

Falow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende muito também de como está instalado o sensor do alarme, sensibilidade dele etc..

 

Raramente saio com o grave no talo pelas ruas movimentadas, mas já disparei alarme com aquele trexo de subgrave estendido da música "curtir os gravão" e com a música "how low can you go".

Ambas as faixas reproduzem frequências bem baixas.

 

Lembrando que toco meu sub com 600~700w rms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu tenho 1 p3 12" com caixa dutada de 58 litros 1 duto de 4" 27cm e um mtx jh-600. Ele da bastante grave, porem nao dispara nenhum alarme, alguem sabe se tenho q trocar o duto ou aumentar o comprimento do duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...