Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
boladao_tan

DIY - Recuperando lente dos fárois

Recommended Posts

Um amigo me deu a dica rsr ví no fórum do Gol Turbo

Quem não teve ou pelo menos não viu alguma destes farois mais modernos transparentes (policarbonato) com sua lentes amareladas foscas e em alguns casos com algumas pequenas rachaduras, em virtude do uso normal ou mesmo da grande incidencia do sol para carros que ficam muito expostos a este (dizem que algumas lâmpadas aceleram e muito a chegada deste estado), fazendo muitos a trocarem seus farois tanto pela estetica, quanto pela falta de luminosidade que acaba sendo afetada, por o mesmo ficar com as lentes foscas (amareladas).

 

Pois bem, há uma maneira muito simples de dar uma nova vida a eles e consequentemente ao seu carro...

fui hoje na oficina de lanternagem de um amigo, e ele conversando comigo perto do meu celta, notou que os farois do meu carro estavam ficando com esta aparência e prontamente ele me respondeu que ultimamente tem recuperado muitos destes farois... o procedimento... muito simples:

 

Recomendo antes de mais nada abrir o capô a fim de não danificar a pintura do mesmo e ter melhor acesso a toda a lente do farol.

 

Lixar as lentes com cuidado com lixa 1200 sempre molhando ela e o farol, dando uma maior atenção as areas mais afetadas e com cuidado para não comer a tinta dos para lamas e para choques.

 

Depois que você achar que ja foi o bastante eo farol estiver todo fosco, dar um polimento com massa Nº 2 de pintura, ate que você tire todo o fosco do farol, depois passe outra bucha tirando a cera como um polimento normal de pintura.

 

Caso ainda fique alguma coisa, repita o procedimento ate achar necessário.

 

Na maioria dos farois remove 95% do amarelo e a maioria das pequenas rachaduras do policarbonato, caso ainda fique alguma, será necessário fazer o mesmo procedimento internamente, mas eu não aconselho, porque você poderá acabar danificando seus farois ao invéz de restaurá-los, somente por fora, ja será o suficiente para dar uma nova vida a eles.

 

Não deu para tirar fotos, porque fizemos na oficina dele e foi coisa inesperada, mas pela simplicidade acho que não é necessário.

 

Espero que a dica seja útil a muitos como foi para mim

 

Tomo a liberdade de postar meus resultados neste post. Por coincidência na semana passada, inconformado com o estado dos meus faróis achei no google uma narrativa de que era possível essa recuperação. No final de semana com a colaboração de um amigo que praticamente fez tudo, assim procedemos:

 

1) Retiramos o parachoque. Facilita o trabalho mas é dispensável desde que bem isolada a pintura.

 

2) Com o capô aberto, vedamos a pintura dos paralamas com fita adesiva larga e jornal.

 

3) Com uma lixa d' água 1200 sempre molhada em água, iniciamos a lixação do farol. Nada muito trabalhoso, mas deve ser metódico para não restarem pontos não lixados.

 

4) Lava-se o farol para tirar as impurezas e em seguida proceda a secagem com pano limpo.

 

5) Inicia-se então o polimento com massa de polir. Uma politriz auxilia o serviço.

 

6) Passa-se então uma cera de qualidade para dar o arremate!!!!!!

 

7) Farol novo denovo!!!!!

 

Antes:

recuperandofarol001dn9.jpg

 

Lixado:

recuperandofarol020mb9.jpg

 

Showtime:

recuperandofarol037hq3.jpg

 

Obs:Ao vivo parece muito melhor...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poliu na mao mesmo?

 

Lembrando que se eu fosse vc não partia para a 1200 nao... é muito abrasiva! na escala das lixas d'água ela é a + grossa....

 

se fosse vc... começaria com a lixa d'água 2500... polia... não ficou bom... polia denovo... ainda nao?

 

Lixa 2000... polimento... polimento... e pronto... ficou bom? não?

 

Então... lixa 1500... polimento... polimento... ficou bom?

 

Então... lixa 1200... lembrando que a pintura é a mesma coisa... só cuidado... pq qnt menor for o número... + retira de verniz... logo... se vc fizer um polimento... com lixa 1200... putz... a camada de verniz fica fininha!!!! isso se não acabar! rs rs hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa!

 

Sempre li em revistas que esse efeito nas lentes era irreversível.

Meu carro tem bastante dessa coisa.

 

Tenho massa de polimento nº 2 e cera Sun Car em casa... acho que dá pra usar né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas com o tempo podeacabar amarelando a lentes mais do que antes,o ideal seria dar uma mão de verniz em seguidA??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou só esperar chegar amanha pra fazer isso! Vou procurar aqui como se tira o para-choque, se não conseguir ou não achar, vou deixar no canto mesmo, porém cobrindo tudo beeem direitinho! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que ruim... Estou com massa e lixa aqui em casa. Final de semana o jeito é fazer isso nos faróis da Montana! :vts

Sabia que era assim, só achava que teria que ser com uma lixa maior que 1200...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei este kit

pop_2_1_4_32_1.jpg

Para ver se a marca é boa pois tem vários produtos, e como ja imaginava vem um kit para lixar e polir a lente.

Igual descrito aqui. Ou seja totalmente desnecessário.

A unica coisa é q vem um flanelinha com um produto bem pegajoso q é para ser passado no final, acredito q para deixar uma camada de proteção mantendo o brilho.

Mas no meu não resolveu nada, continua bem fosco, vo fazer de novo lixando mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, eu sugiro usar a 1.200 na primeira passada mesmo e depois usar as mais finas, até chegar na 2.500. Aliás, essa 2.500 é osso de achar no mercado. Eu fiz assim e poliu mais rápido. Outra, é melhor polir em dia frio. Essa quem me falou foi um funileiro meu amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caras, ajuda.

Em 2010 eu fiz o polimento usando apenas massa nr. 2 e cera, e deu certo. Mas não passei verniz, e 3 anos depois voltou.

 

Fui refazer isso ontem, usei lixa d'água 400 (sem muita força), depois massa nr.2, depois cera (vencida, por sinal)... e não ficou transparente, ficou como se tivesse apenas lixado.

 

O que devo fazer agora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...