Ir para conteúdo

Foto

DIY - Recuperando lente dos fárois

13 respostas neste tópico

boladao_tan

boladao_tan

Ninja

• Membro
  • 504 posts
  • Cadastrado: 27/02/2006
  • Cidade/UF:Sampa
Um amigo me deu a dica rsr ví no fórum do Gol Turbo
Quem não teve ou pelo menos não viu alguma destes farois mais modernos transparentes (policarbonato) com sua lentes amareladas foscas e em alguns casos com algumas pequenas rachaduras, em virtude do uso normal ou mesmo da grande incidencia do sol para carros que ficam muito expostos a este (dizem que algumas lâmpadas aceleram e muito a chegada deste estado), fazendo muitos a trocarem seus farois tanto pela estetica, quanto pela falta de luminosidade que acaba sendo afetada, por o mesmo ficar com as lentes foscas (amareladas).

Pois bem, há uma maneira muito simples de dar uma nova vida a eles e consequentemente ao seu carro...
fui hoje na oficina de lanternagem de um amigo, e ele conversando comigo perto do meu celta, notou que os farois do meu carro estavam ficando com esta aparência e prontamente ele me respondeu que ultimamente tem recuperado muitos destes farois... o procedimento... muito simples:

Recomendo antes de mais nada abrir o capô a fim de não danificar a pintura do mesmo e ter melhor acesso a toda a lente do farol.

Lixar as lentes com cuidado com lixa 1200 sempre molhando ela e o farol, dando uma maior atenção as areas mais afetadas e com cuidado para não comer a tinta dos para lamas e para choques.

Depois que você achar que ja foi o bastante eo farol estiver todo fosco, dar um polimento com massa Nº 2 de pintura, ate que você tire todo o fosco do farol, depois passe outra bucha tirando a cera como um polimento normal de pintura.

Caso ainda fique alguma coisa, repita o procedimento ate achar necessário.

Na maioria dos farois remove 95% do amarelo e a maioria das pequenas rachaduras do policarbonato, caso ainda fique alguma, será necessário fazer o mesmo procedimento internamente, mas eu não aconselho, porque você poderá acabar danificando seus farois ao invéz de restaurá-los, somente por fora, ja será o suficiente para dar uma nova vida a eles.

Não deu para tirar fotos, porque fizemos na oficina dele e foi coisa inesperada, mas pela simplicidade acho que não é necessário.

Espero que a dica seja útil a muitos como foi para mim

Tomo a liberdade de postar meus resultados neste post. Por coincidência na semana passada, inconformado com o estado dos meus faróis achei no google uma narrativa de que era possível essa recuperação. No final de semana com a colaboração de um amigo que praticamente fez tudo, assim procedemos:

1) Retiramos o parachoque. Facilita o trabalho mas é dispensável desde que bem isolada a pintura.

2) Com o capô aberto, vedamos a pintura dos paralamas com fita adesiva larga e jornal.

3) Com uma lixa d' água 1200 sempre molhada em água, iniciamos a lixação do farol. Nada muito trabalhoso, mas deve ser metódico para não restarem pontos não lixados.

4) Lava-se o farol para tirar as impurezas e em seguida proceda a secagem com pano limpo.

5) Inicia-se então o polimento com massa de polir. Uma politriz auxilia o serviço.

6) Passa-se então uma cera de qualidade para dar o arremate!!!!!!

7) Farol novo denovo!!!!!

Antes:
Imagem Postada

Lixado:
Imagem Postada

Showtime:
Imagem Postada

Obs:Ao vivo parece muito melhor...

• 1

lipehh1

lipehh1
  • Membro
  • 4 posts
  • Cadastrado: 26/01/2010
  • Cidade/UF:sao bernardo
ficou mtu bom

deu uma boa diferenca

• 0

Rapha_4_bass

Rapha_4_bass

veterano

• Membro
  • 15.416 posts
  • Cadastrado: 12/02/2004
  • Cidade/UF:Bahêa - BraZil
poliu na mao mesmo?

Lembrando que se eu fosse vc não partia para a 1200 nao... é muito abrasiva! na escala das lixas d'água ela é a + grossa....

se fosse vc... começaria com a lixa d'água 2500... polia... não ficou bom... polia denovo... ainda nao?

Lixa 2000... polimento... polimento... e pronto... ficou bom? não?

Então... lixa 1500... polimento... polimento... ficou bom?

Então... lixa 1200... lembrando que a pintura é a mesma coisa... só cuidado... pq qnt menor for o número... + retira de verniz... logo... se vc fizer um polimento... com lixa 1200... putz... a camada de verniz fica fininha!!!! isso se não acabar! rs rs hand26

• 0

antnbarao

antnbarao

DIY

• Membro
  • 2.735 posts
  • Cadastrado: 23/09/2009
  • Cidade/UF:SÃO LUIS -MA
muito legal :legal:

• 0

Rodolfo Vieira

Rodolfo Vieira

membro

• Membro
  • 201 posts
  • Cadastrado: 07/04/2008
  • Cidade/UF:SP
Nossa!

Sempre li em revistas que esse efeito nas lentes era irreversível.
Meu carro tem bastante dessa coisa.

Tenho massa de polimento nº 2 e cera Sun Car em casa... acho que dá pra usar né?

• 0

Rodolfo Vieira

Rodolfo Vieira

membro

• Membro
  • 201 posts
Fiz o procedimento nos faróis do G3 e realmente funciona!
Muito bom!

• 0

Skylink~Montana Street

Skylink~Montana Street

membro

• Membro
  • 153 posts
  • Cadastrado: 09/07/2010
  • Cidade/UF:Goiânia
ta zero! :legal:

• 0

Dellipe

Dellipe
  • Membro
  • 2 posts
  • Cadastrado: 06/02/2011
  • Cidade/UF:Bauru sp
Mas com o tempo podeacabar amarelando a lentes mais do que antes,o ideal seria dar uma mão de verniz em seguidA??

• 0

Phyllype Moreira

Phyllype Moreira
  • Membro
  • 4 posts
  • Cadastrado: 27/04/2010
  • Cidade/UF:Fortaleza - CE
Vou só esperar chegar amanha pra fazer isso! Vou procurar aqui como se tira o para-choque, se não conseguir ou não achar, vou deixar no canto mesmo, porém cobrindo tudo beeem direitinho! :rolleyes:

• 0

Vinícius MB

Vinícius MB

veterano

• Membro Pró
  • 8.642 posts
  • Cadastrado: 24/02/2008
  • Cidade/UF:Prudentópolis - PR
Que ruim... Estou com massa e lixa aqui em casa. Final de semana o jeito é fazer isso nos faróis da Montana! :vts
Sabia que era assim, só achava que teria que ser com uma lixa maior que 1200...

• 0

Duti

Duti

novato

• Validating
  • 76 posts
  • Cadastrado: 29/01/2009
  • Cidade/UF:Curitiba / Pr
Comprei este kit
Imagem Postada
Para ver se a marca é boa pois tem vários produtos, e como ja imaginava vem um kit para lixar e polir a lente.
Igual descrito aqui. Ou seja totalmente desnecessário.
A unica coisa é q vem um flanelinha com um produto bem pegajoso q é para ser passado no final, acredito q para deixar uma camada de proteção mantendo o brilho.
Mas no meu não resolveu nada, continua bem fosco, vo fazer de novo lixando mais.

• 0

rafael t 5k

rafael t 5k

membro

• Membro
  • 405 posts
  • Cadastrado: 06/07/2011
  • Cidade/UF:telemaco borba
vou fazer o teste em um farol velho antes de arriscar os da paratosa!!!!

• 0

Relâmpago

Relâmpago
  • Membro
  • 3 posts
  • Cadastrado: 07/04/2012
  • Cidade/UF:São Paulo
Olha, eu sugiro usar a 1.200 na primeira passada mesmo e depois usar as mais finas, até chegar na 2.500. Aliás, essa 2.500 é osso de achar no mercado. Eu fiz assim e poliu mais rápido. Outra, é melhor polir em dia frio. Essa quem me falou foi um funileiro meu amigo.

• 0

Rodolfo Vieira

Rodolfo Vieira

membro

• Membro
  • 201 posts
Caras, ajuda.
Em 2010 eu fiz o polimento usando apenas massa nr. 2 e cera, e deu certo. Mas não passei verniz, e 3 anos depois voltou.

Fui refazer isso ontem, usei lixa d'água 400 (sem muita força), depois massa nr.2, depois cera (vencida, por sinal)... e não ficou transparente, ficou como se tivesse apenas lixado.

O que devo fazer agora?

• 0

Soundigital Amplificadores

Smartfix