Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
eder asp

Qual a principal diferença entre bateria de gel e a convencional

Recommended Posts

olá amigos!!!

Gostaria de saber qual a diferença entre usar baterias de gel ou a convencional.

Qual teria melhor rendimento uma de 50ah gel ou uma de 100ah convencional???

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A principal diferença?

 

O preço!

 

Rendimento para que? SPL ou Trio?! Quantos amplificadores?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente as de "gel" são seladas e as convencionais requer água em períodos de 3 a 4 meses de uso.

 

Bom um dono de loja de baterias me disse que as baterias livres de manutenções (seladas) duram mais tempo e resistem mais aos maiores esforços, tipo, esgotamento de carga repentinas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente as de "gel" são seladas e as convencionais requer água em períodos de 3 a 4 meses de uso.

 

Bom um dono de loja de baterias me disse que as baterias livres de manutenções (seladas) duram mais tempo e resistem mais aos maiores esforços, tipo, esgotamento de carga repentinas...

em parte foi o que ouvi tb dudu, porém as que tem opção de vc repor a água vai durar mais, pois a selada vc ñ tem esta opção, em um sistema de som a bateria é usada de uma forma que ela ñ foi fabricada a trabalhar, então a água acaba "secando" rapido demais, a bateria "de manutenção" basta vc preencher as placas novamente c/ o acido, agora selada tem sua vida reduzida e ao contrario do que todos pensam as ditas "seladas" não são totalmente seladas, existe respiros nela pra poder evacuar os gases do acido que tem dentro delas, ja derrubei uma selada no porta-malas e quase fodi meu carro... pra quem compra selada pensando estar livre de derramamentos, fica a dica.

 

sobre a diferença da de gel e de água é obvio que o gel e o sistema empregado na bateria faz com que ela consiga segurar mais a carga e bla bla bla, agora como funciona eu ñ sei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UMA TEM GEL e A OUTRA NAO = D :legal:

 

 

auhauh to zuando... bom primeiramente vc vai repara o preço a de gel é BEM mais cara mas dura em media 4X mais que uma bateria comum

 

 

baterias de gel tem um reserva relativamente maior que as comuns tem um pico de amperes normalmente 5X maior que uma bateria comum e por isso segura melhor a carga em grande extresse(consumo elevado)...

 

 

OU SEJA: Fornece uma maior amperagem sem variar muito a tençao com um bom alternador e boas baterias vc consegue fornecer 13v estavel pro amp ^^ isso da um exelente ganho de potencia...

 

 

se tiver mais alguma duvida me manda mp...vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateria de gel - Optima

 

Bateria normal: Pode ser a água ou liga de prata, prefira a segunda.

 

As diferenças (vou ser bonzinho)...

 

Gel tem maior corrente de pico, mas pelo preço só compensa se você não tiver espaço para duas convencionais (custa mais ou menos 4 vezes mais).

 

É boa para SQ, pois mantém a tensão constante (para SPL também, mas só competição que compensa), enquanto a convencional (com liga de prata) é melhor para TRIO, pois você consegue comprar uma beem maior, com o mesmo valor, que fará o som tocar mais tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É boa para SQ, pois mantém a tensão constante (para SPL também, mas só competição que compensa), enquanto a convencional (com liga de prata) é melhor para TRIO, pois você consegue comprar uma beem maior, com o mesmo valor, que fará o som tocar mais tempo.

 

Se for pensar assim as baterias roubadas sao melhores para o trio, pois você consegue muito mais tempo tocando, e de graça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, elas possuem uma maior resistência a temperatura elevadas, não vazam com facilidade ( algumas podem trabalhar inclusive em qualquer posição ), resistem melhor a descargas completas e possuem uma maior vida util.

E como ja foi dito elas possuem menor resistencia interna, possibilitando uma maior corrente.

 

"Qual teria melhor rendimento uma de 50ah gel ou uma de 100ah convencional???" Respodendo a pergunta... para picos a de gel poderia sim sem comparada, porém o tempo de descarga dela seria bem menor, por que a capacidade é menor.

 

O problema das baterias de gel é porque são muito caras, mas dependendo do tipo de uso pode até compensar por serem mais resistentes a "situações de uso extremo" e por terem uma maior vida util.

 

Té +

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pensar assim as baterias roubadas sao melhores para o trio, pois você consegue muito mais tempo tocando, e de graça.

Será que eu comento sobre a galera de trio que foi presa com bateria roubada de estação de celular e servidores? :X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valew pessoal!!!

As respostas vieram bem de encontro com oque eu já pensava!!!

Os principais diferenciais ficom no custo e no espaço disponivel!!!

muito obrigado à todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando o tópico só pra compartilhar a explicação sobre o assunto feita por um vendedor no ML.

 

Amigo, a diferença é q a bateria normal selada usa agua e acido sulfúrico e essa bateria usa gel. Na prática como funciona a bateria de gel usada em carros com som muito forte pois ela nao precisa q o carro esteja com o motor ligado para ela ser carregada pelo alternador. Já a bateria com manutencao e a sem manutencao ( selada) precisam do gerador para ser recarregada. Tanto a bateria selada como a gel nao precisa colocar agua

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171826812-bateria-gel-bateria-para-moto-twister-titan-150-tornado-biz-_JM

 

 

 

 

 

 

"Seus problemas acabaram!"

"mais espere"

"não e so isso"

"comprando agora voce leva de graça "

Editado por alexjmachado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá amigos!!!

Gostaria de saber qual a diferença entre usar baterias de gel ou a convencional.

Qual teria melhor rendimento uma de 50ah gel ou uma de 100ah convencional???

Abraços

 

Olá colega,

 

 

Leia esse artigo sobre baterias http://autosom.net/artigo.asp?cod=102 é um pouco longo mas ajuda bastante.

 

 

 

Abraço

Fernando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando o tópico só pra compartilhar a explicação sobre o assunto feita por um vendedor no ML.

 

Amigo, a diferença é q a bateria normal selada usa agua e acido sulfúrico e essa bateria usa gel. Na prática como funciona a bateria de gel usada em carros com som muito forte pois ela nao precisa q o carro esteja com o motor ligado para ela ser carregada pelo alternador. Já a bateria com manutencao e a sem manutencao ( selada) precisam do gerador para ser recarregada. Tanto a bateria selada como a gel nao precisa colocar agua

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171826812-bateria-gel-bateria-para-moto-twister-titan-150-tornado-biz-_JM

 

 

 

 

 

 

"Seus problemas acabaram!"

"mais espere"

"não e so isso"

"comprando agora voce leva de graça "

Que beleza hein?! Esse vendedor descobriu uma mina de energia né? ("pois ela nao precisa q o carro esteja com o motor ligado para ela ser carregada pelo alternador").

Esse vendedor ai merece o prêmio Nobel do pérolas... o-o-

 

obs.: lembrando que baterias são acumuladores de carga, não geradores de carga. Logo, qualquer e toda bateria precisa ser recarregada sob penalização de inutilização da mesma.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma bateria é um gerador sim, só que em um carro é utilizada como acumulador, por operar com ciclos de carga e descarga. Por isto que um capacitor é mais eficiente que uma bateria de igual capacidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma bateria é um gerador sim, só que em um carro é utilizada como acumulador, por operar com ciclos de carga e descarga. Por isto que um capacitor é mais eficiente que uma bateria de igual capacidade.

 

Não entendi o que vc quiz dizer kleber...

 

pelo que entendi, vc se refere a ela gerar energia baseada na reação quimica, ai me veio uma pergunta, quer dizer então que na fábrica de baterias, eles fazem a bateria, adicionam os componente químicos e já passa a existir uma DDP? (mesmo que pequena, inferior a nominal) ou é necessária uma carga inicial para "excitar" essa mistura?

 

Enquanto escrevia agora me lembrei que foram encontradas baterias primitivas de muito antes de inventarem a eletricidade, feita com ácido do vinho (me fugiu o nome agora do "ácido do vinagre")... nesse caso, acho que o termo gerador se aplica... mas com "ressalvas"...

Editado por Marcelook

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bateria de gel usa uma soluçao de acido em forma de gel, por isso ela e chamada de bateria de gel, com isso a concentraçao de agua+acido fica mais forte e eficaz, fazendo ela ter um pico de energia maior que as convencionais que usam agua destilada e acido comum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi o que vc quiz dizer kleber...

 

pelo que entendi, vc se refere a ela gerar energia baseada na reação quimica, ai me veio uma pergunta, quer dizer então que na fábrica de baterias, eles fazem a bateria, adicionam os componente químicos e já passa a existir uma DDP? (mesmo que pequena, inferior a nominal) ou é necessária uma carga inicial para "excitar" essa mistura?

 

Enquanto escrevia agora me lembrei que foram encontradas baterias primitivas de muito antes de inventarem a eletricidade, feita com ácido do vinho (me fugiu o nome agora do "ácido do vinagre")... nesse caso, acho que o termo gerador se aplica... mas com "ressalvas"...

 

Sim, assim que ela é montada, está com 100% de carga!

 

A energia elétrica provém da reação entre o eletrólito e os eletrodos (placas). A descarga é, na verdade, a redução do eletrodo positivo e a saturação do eletrólito. Por isto que as baterias automotivas não podem descarregar muito, já que os eletrodos são muito finos pra permitir grandes áreas de contato (grandes áreas de reação). Ao descarregar mais de 30%, começa a existir possibilidade de dano físico aos eletrodos (o famoso "colar as placas).

 

Mas sim, a bateria é um gerador. É usado APENAS na função de acumulador, pois a bateria pode, de fato, acumular carga quando recarregada. E só. Tanto é que tem resistência interna e tudo mais, assim como todo gerador.

 

Acumulador é capacitor. Só o capacitor que tem a REAL capacidade de acumular uma carga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, assim que ela é montada, está com 100% de carga!

 

A energia elétrica provém da reação entre o eletrólito e os eletrodos (placas). A descarga é, na verdade, a redução do eletrodo positivo e a saturação do eletrólito. Por isto que as baterias automotivas não podem descarregar muito, já que os eletrodos são muito finos pra permitir grandes áreas de contato (grandes áreas de reação). Ao descarregar mais de 30%, começa a existir possibilidade de dano físico aos eletrodos (o famoso "colar as placas).

 

Mas sim, a bateria é um gerador. É usado APENAS na função de acumulador, pois a bateria pode, de fato, acumular carga quando recarregada. E só. Tanto é que tem resistência interna e tudo mais, assim como todo gerador.

 

Acumulador é capacitor. Só o capacitor que tem a REAL capacidade de acumular uma carga.

 

 

Amigos alguem ja comprou uma bateria de moto e levou p instalar em casa.... ela vem na cx sem nem um liquido , e

acompanhada por um recipiente lacrado p ser colocado nela , nao sei o conteudo desse frasco, porem ao ser abastecida por esse liquido a bateria pode ser colocada diretamente na moto sem precisar ser carregada....

Seria mais ou menos isso...ou falei besteira Kleber.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, assim que ela é montada, está com 100% de carga!

 

A energia elétrica provém da reação entre o eletrólito e os eletrodos (placas). A descarga é, na verdade, a redução do eletrodo positivo e a saturação do eletrólito. Por isto que as baterias automotivas não podem descarregar muito, já que os eletrodos são muito finos pra permitir grandes áreas de contato (grandes áreas de reação). Ao descarregar mais de 30%, começa a existir possibilidade de dano físico aos eletrodos (o famoso "colar as placas).

 

Mas sim, a bateria é um gerador. É usado APENAS na função de acumulador, pois a bateria pode, de fato, acumular carga quando recarregada. E só. Tanto é que tem resistência interna e tudo mais, assim como todo gerador.

 

Acumulador é capacitor. Só o capacitor que tem a REAL capacidade de acumular uma carga.

 

 

 

Isso acontece somente na montagem da bateria? Ou após o uso (digamos de 25% da carga) ela conseguiria se recarregar em repouso sem a intervenção do alternador?

Quando digo “recarregar” estou me referindo ao fato de recompor a carga, mesmo sendo mínima.

 

Porque existe um “mito” que quando você gira a chave e o carro fica “ratiando “ e acaba não dando partida, a pessoa espera um tempo e ao girar a chave novamente parece que a bateria esta mais esperta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece somente na montagem da bateria? Ou após o uso (digamos de 25% da carga) ela conseguiria se recarregar em repouso sem a intervenção do alternador?

Quando digo “recarregar” estou me referindo ao fato de recompor a carga, mesmo sendo mínima.

 

Porque existe um “mito” que quando você gira a chave e o carro fica “ratiando “ e acaba não dando partida, a pessoa espera um tempo e ao girar a chave novamente parece que a bateria esta mais esperta.

 

Não, não recompõe, mas de fato, tendo um "descanso" entre as partidas parece que fica melhor. Creio que seja o tempo da bateria de estabilizar químicamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, assim que ela é montada, está com 100% de carga!

 

A energia elétrica provém da reação entre o eletrólito e os eletrodos (placas). A descarga é, na verdade, a redução do eletrodo positivo e a saturação do eletrólito. Por isto que as baterias automotivas não podem descarregar muito, já que os eletrodos são muito finos pra permitir grandes áreas de contato (grandes áreas de reação). Ao descarregar mais de 30%, começa a existir possibilidade de dano físico aos eletrodos (o famoso "colar as placas).

 

Mas sim, a bateria é um gerador. É usado APENAS na função de acumulador, pois a bateria pode, de fato, acumular carga quando recarregada. E só. Tanto é que tem resistência interna e tudo mais, assim como todo gerador.

 

Acumulador é capacitor. Só o capacitor que tem a REAL capacidade de acumular uma carga.

 

Como a bateria é pequena, dá pra economizar muito no transporte se ela não tiver o risco de vazar, ou não tiver a necessidade de estar sempre virada pra cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, não recompõe, mas de fato, tendo um "descanso" entre as partidas parece que fica melhor. Creio que seja o tempo da bateria de estabilizar químicamente.

 

 

acho que é o tempo das moléculas se reorganizarem quimicamente mesmo.... e talvez baixar um pouco a temperatura interna...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...