Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
farde

Projetinho custo x benefício 4 x Eros 312LC

Recommended Posts

Então caros amigos, alguem que saiba calcular pra mim se o falante vai ultrapassar o xmax neste projeto de caixa?

corte 50 ou 63Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o meu objetivo era curtir música e ficar em frente ao som para perceber tudo e não ficar atrás dda caixa como muitos fazem por aí, porque "entopem" de Drv, o meu projeto era mais comportado, sem grande picos.

 

prj312l1.jpg

 

 

prj312l.jpg

 

Usava (conjunto esse que está à venda, por pura mudança, mas se me arrepender, volto para ele porque curtia muito, exceto os Fosgate) com um par de Drv 210Ti com divisor de frequência nos 1.5 KHz (DSM 4080) e woofer full (500m), ambos da Fosgate com filtro subsônico com corte em 50Hz, para combater o excesso de excursionamento e 12 dB/8ª.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que consegui, intalei outra versão do WinISD.

Gostaria da analize de voces, acho que o corte devera ser de 63Hz e tento manter a sintonia da caixa em 70Hz.

 

Imagem segue abaixo....

Editado por farde

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc postou apenas a excursão de cone =P rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc postou apenas a excursão de cone =P rsrs

 

E qual outro grafico precisa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

num to entendendo nada.....!!! ja li isso 3 vezes e nada kkkkkkk...... :banghead

 

HEHEHEHE

 

O que to querendo saber é se a caixa vai resultar em excesso de excursão do cone. Não so muito bão nessas parada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HEHEHEHE

 

O que to querendo saber é se a caixa vai resultar em excesso de excursão do cone. Não so muito bão nessas parada.

 

 

nem eu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. tenta fazer uma caixa com sintonia mais baixa! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos la, coloquei duas caixas no grafico, frequencias 65 e 70Hz. Não mudou muito, conforme os comentarios decidirei entre uma ou outra.

 

imagem1g.png

 

imagem2am.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A primeira caixa está em fase final, serão duas removíveis, uma para cada dois woofers.

A sintonia ficou em torno de 66,5Hz. Assim que testar posto os comentários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, testei a caixa com 2 falantes, tocou muito bem porém acho que desceu um pouco demais e perdeu aquele pancada de pico.

Pretendo montar a outra caixa com sintonia um pouco mais alta, algo em torno de 72Hz, e dai aumentar a desta caixa que esta pronta para o mesmo.

O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cara eu tenho 2 deses

mais minha caixa ta sintonizada a 90HZ

e olha nao me arepeendo nada =]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PRAIA falou e esta falado... nao tem nem o que debater.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aumentei a sintonia para em torno de 72Hz, tocou legal, não fiz teste com som no talo mas tocou legal, por enquanto vou deixar assim e fazer a outra caixa pra ver como fica com acoplamento de 4 falantes.

Mas esse falantinho é show de bola, consegue baixar bem e toca com firmeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico, me surgiu um interesse em pegar 2 ultravox 400wrms na troca pelos khromus voicer que tenho.

Ficaria então 2 eros 312LC + 2 ultravox 400.

 

Será que vale? Ou seria melhor pegar + 2 eros 312Lc pra fechar 4.

 

Tinha interesse em pegar os ultra pra ver a diferença, dizem que ele toca legal.

 

OBS: a caixa está em 72Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz, escutei 4 desses num SD1800 ontem no posto aqui da cidade, nao conhecia o rapaz, só que tava tão bonito o som que até fui lá pedir o que ele usava e talz..

Gostei bastante, até me deu uma vontade de montar um set de 6x12" desses =D

pra eu que nao tenho mto $$ vai fica legal

 

otimo custo beneficio com 1170,00 vc compra 6 e312. caraca vou pensar num projeto desses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo custo beneficio com 1170,00 vc compra 6 e312. caraca vou pensar num projeto desses.

 

 

Hã?

Onde voce achou o E312 a R$ 195,00 cada?

passa os dados ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quizer optar pelos Ultravox ao invés dos Eros, mude todos eles. Arriscar com 02 modelos distintos podem não surtir o efeito desejado.

 

Cada um terá um comportamento diferente, mas deixando a sintonia em 72 Hz, fica complipicado, porque

reduz as chances do falante ser musical.

 

Se fez um tamanho de caixa tal que possa mudar a sintonia (por exemplo, dos 60 até 72 Hz) apenas pelo comprimento dos dutos e for só testar, tudo bem, mas já adianto que irá perder o que o de melhor o 312 pode oferecer, que o fato de poder descer mais do que por exemplo o 1200MB, que um falante estilo pancadão.

 

Uma resposta mais plana é o melhor para o E312. Eu posso dizer, porque eu tenho um par desses falantes e sei o

como eles se comportam na mior diversidade de estilos musicais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quizer optar pelos Ultravox ao invés dos Eros, mude todos eles. Arriscar com 02 modelos distintos podem não surtir o efeito desejado.

 

Cada um terá um comportamento diferente, mas deixando a sintonia em 72 Hz, fica complipicado, porque

reduz as chances do falante ser musical.

 

Se fez um tamanho de caixa tal que possa mudar a sintonia (por exemplo, dos 60 até 72 Hz) apenas pelo comprimento dos dutos e for só testar, tudo bem, mas já adianto que irá perder o que o de melhor o 312 pode oferecer, que o fato de poder descer mais do que por exemplo o 1200MB, que um falante estilo pancadão.

 

Uma resposta mais plana é o melhor para o E312. Eu posso dizer, porque eu tenho um par desses falantes e sei o

como eles se comportam na mior diversidade de estilos musicais.

 

É tenho que concordar com voce, são excelentes falantes e descem legal.

Optei por sintonia em 72Hz porque nos 65Hz, primeiro teste que fiz, ele perdia um pouco de ataque porém descia mais. O corte esta sendo feito em 63Hz no player e bem próximo de 80hz no Sd. Não utilizo crossover, tenho um bx-55 guardado mas optei por não utilizar porque ele tem corte 12dB, melhor seria 24dB.

Minha caixa ficou com 44L brutos e algo em torno de 39,4L liquidos, permitindo que eu baixe a sintonia mas limitando que eléve muito.

Grato pela resposta, optarei por manter os 4 modelos iguais Eros 312LC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hã?

Onde voce achou o E312 a R$ 195,00 cada?

passa os dados ai...

 

audium eletronics no paraguay

.

Editado por fabio rudy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É tenho que concordar com voce, são excelentes falantes e descem legal.

Optei por sintonia em 72Hz porque nos 65Hz, primeiro teste que fiz, ele perdia um pouco de ataque porém descia mais. O corte esta sendo feito em 63Hz no player e bem próximo de 80hz no Sd. Não utilizo crossover, tenho um bx-55 guardado mas optei por não utilizar porque ele tem corte 12dB, melhor seria 24dB.

Minha caixa ficou com 44L brutos e algo em torno de 39,4L liquidos, permitindo que eu baixe a sintonia mas limitando que eléve muito.

Grato pela resposta, optarei por manter os 4 modelos iguais Eros 312LC.

 

Opa!

 

Um crossover para fazer o papel de filtro subsônico num nível de corte mais crítico (24 dB/8ª, não sei seria o caso do que você disse que não iria usar) é um grande aliado para melhorar proteção ao seu falante, visto que em sintonias mais o mesmo estará mais sujeito ao excesso de excursionamento.

 

Lembre que o SD faz corte a 12 dB/8ª.

 

Usando o software, aplique a potência e veja o gráfico de excursionamento.

 

Lembra do conceição da potência máxima admissível?

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

audium eletronics no paraguay

.

 

 

Mas assim vc não esta contando o custo da viajem para ir buscar, eu moro a 190Km da ponte e falo que não compensa, consigo no Brasil a R$ 229,00 + frete. Sem contar que la a garantia soy jo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Um crossover para fazer o papel de filtro subsônico num nível de corte mais crítico (24 dB/8ª, não sei seria o caso do que você disse que não iria usar) é um grande aliado para melhorar proteção ao seu falante, visto que em sintonias mais o mesmo estará mais sujeito ao excesso de excursionamento.

 

Lembre que o SD faz corte a 12 dB/8ª.

 

Usando o software, aplique a potência e veja o gráfico de excursionamento.

 

Lembra do conceição da potência máxima admissível?

 

Utilizando o software aplliquei potência de 600Wrms neste falante, a excursão do cone na faixa de aproximadamente 65 a 85Hz foi respeitada, abaixo e acima a excursão ultrapassou o limite.

Não sei se da pra somar o corte de 12dB do SD com o corte de 6dB do player, mas acho que os dois cortando ajuda um monte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...