Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
acz

Ligação Mono RF 4.6x

Recommended Posts

Pessoal, tenho um RF 4.6x e vou ligar nele 1 kit 2 vias + 1 sub nar 4ohms.

 

A duvida é na ligação do sub, como os cortes serão feitos pelo player (clarion dxz479mp), ambos x-card estão em full. Fiquei na duvida quanto a esta ligação, já que o manual não cita, ou eu realmente não entendi.

 

No manual, cita o seguinte:

 

Se nos 2 canais estereo usar o x-card em HP, e no canal mono usar o x-card em LP, então a ligação deve ser invertida (negativo no modulo -> positivo no sub, e vice-versa).

 

Mas e no meu caso que ambos x-card estão em Full, ligo invertido também ?

Fiz desta forma para não mexer nos x-card (trocar capacitores, etc) já que o player deixar eu fazer os cortes.

 

Obrigado,

André

Editado por acz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não entendi o que você está falando ?

 

Ligar o que invertido ?

 

Não tem segredo nenhum, eu já usei um 4.6x assim. É só deixar os x-card em full e tem que usar um cabo "Y" nas entradas RCA dos canais do sub (na bridge).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não entendi o que você está falando ?

 

Ligar o que invertido ?

 

Não tem segredo nenhum, eu já usei um 4.6x assim. É só deixar os x-card em full e tem que usar um cabo "Y" nas entradas RCA dos canais do sub (na bridge).

 

Leao, veja essa imagem, do manual. Estou falando da saida e não do RCA.

 

capturadatela.png

 

Perceba que na ligação do sub, o positivo do sub está ligado no LR- e o negativo do sub está ligado no RR+ (isso que eu estava falando sobre ligação invertida).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei !

 

Bom, pelo que eu entendi, se não for usar os cortes do x-card (deixar em full) não se deve inverter a polaridade. Eu usava sem inverter no meu caso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei !

 

Bom, pelo que eu entendi, se não for usar os cortes do x-card (deixar em full) não se deve inverter a polaridade. Eu usava sem inverter no meu caso.

 

Beleza Leao, obrigado pelas dicas.

 

Uma última dúvida, tanto faz usar o positivo do canal 3 e negativo do 4 ou negativo do 3 e positivo do 4?

 

 

Valeu,

André

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Leao, obrigado pelas dicas.

 

Uma última dúvida, tanto faz usar o positivo do canal 3 e negativo do 4 ou negativo do 3 e positivo do 4?

 

 

Valeu,

André

 

Acho que não, o correto é usar os dois conectores externos pois a bridge está relacionada com a montagem interna do amplificador.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que não, o correto é usar os dois conectores externos pois a bridge está relacionada com a montagem interna do amplificador.

 

 

Valeu Leao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, esquece os cartoes... liga o sub em bridge normal...

 

se seu sub for invertido, no player vc consegue inverter o sinal... e outra coisa... no player vc faz o corte e ganho... entao não tenha duvidas.. ligue normal... e corte pelo player...

 

Abc's

 

Rapha

 

Ps.: nao esqueça de voltar e dizer como ficou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isto se deve à rotação de fase que um corte de 2 ordem causa no sinal, por isso fala-se em inverter a polaridade da saida.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz a ligação normal da bridge. Mas o sub está tocando bem baixinho. Tem que colar a orelha no sub para perceber que está tocando ou colocar a mão para perceber que ele "vibra" um pouquinho.

 

- O sub é um NAR-1 10" 125wrms.

- Cabo 10AWG Knukonceptz.

 

Alguma dica?

 

- Aumentei o ganho no máximo e parece que não fez nenhuma diferença.

- No player, colocou o LP em até 120Hz e o volume do sub em +6, nenhuma diferença aparente. Toda do mesmo jeito.

Editado por acz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz a ligação normal da bridge. Mas o sub está tocando bem baixinho. Tem que colar a orelha no sub para perceber que está tocando ou colocar a mão para perceber que ele "vibra" um pouquinho.

 

- O sub é um NAR-1 10" 125wrms.

- Cabo 10AWG Knukonceptz.

 

Alguma dica?

 

- Aumentei o ganho no máximo e parece que não fez nenhuma diferença.

- No player, colocou o LP em até 120Hz e o volume do sub em +6, nenhuma diferença aparente. Toda do mesmo jeito.

 

amigo tive o msm problema... Perguntas:

 

1) como esta o ganho do kit 2 vias?

 

2) a que "volume" vc está escutando?

 

O meu eu resolvi assim...

 

No volume 20 ( vai ate 63) tinha mta voz e nada de sub... Entao eu baixei o ganho dos canais dianteiros (kit) e aumentei o ganho do sub... Lembrando que eu escutar no 20 o sub ja esta tocando bem! E o kit ta se comportando mto bem tb... Se quiser ouvir + alto... Chego no 40... E fica brabo do kit acompanhar o sub... Teu problema é equalização faça o que te falei agora e verá que mudará mto!!!

 

Ps.: n liga a falta de acento... To no tel hehe a preguiça de escrever e grande!

 

Nao deixe de voltar e resp se resolveu seu problema e clique em " agradecer" abaixo dessa msg...

 

Abcs,

 

Rapha

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sub bobina simples ?

 

Sim, NAR-1 125wrms 4ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cartão encaixado corretamente?

 

não existe possibilidade dos canais estarem queimados?

 

Vou verificar o cartão, mas acredito que se não tivesse bem encaixado ou canais queimados o sub não ia dar "sinal de vida".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo tive o msm problema... Perguntas:

 

1) como esta o ganho do kit 2 vias?

 

2) a que "volume" vc está escutando?

 

O meu eu resolvi assim...

 

No volume 20 ( vai ate 63) tinha mta voz e nada de sub... Entao eu baixei o ganho dos canais dianteiros (kit) e aumentei o ganho do sub... Lembrando que eu escutar no 20 o sub ja esta tocando bem! E o kit ta se comportando mto bem tb... Se quiser ouvir + alto... Chego no 40... E fica brabo do kit acompanhar o sub... Teu problema é equalização faça o que te falei agora e verá que mudará mto!!!

 

Ps.: n liga a falta de acento... To no tel hehe a preguiça de escrever e grande!

 

Nao deixe de voltar e resp se resolveu seu problema e clique em " agradecer" abaixo dessa msg...

 

Abcs,

 

Rapha

 

 

Meu player vai até o volume 33, eu regulei o ganho de ambos (kit 2 vias e sub no 24). O kit toca alto, mas o sub não, eu tinha feito este teste baixando o ganho do kit e aumentando o do sub e não deu nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal apenas para agradecer a colaboração e dicas. Foram bem úteis!

 

O problema se resolveu quando coloquei o x-card em LP.

Em full por algum motivo não funcionou e não sei dizer porque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente tem que deixar um ganho bem auto dependo do volume da entrada de audio do amp

 

Aproveitando para tirar uma dúvida.

 

O RCA do player é 4v, e do amp variável podendo chegar a 5,5v (segundo o manual).

 

Tem como calcular em que ponto o "ganho" do amp chega nos 4v? Tipo, fazer uma escala, podendo fazer o ganho "girar" até chegar em determinado ponto que seria os 4v?

 

Ou só com Osciloscopio, para determinar em que ponto começa a distorção e regular o ganho corretamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal apenas para agradecer a colaboração e dicas. Foram bem úteis!

 

O problema se resolveu quando coloquei o x-card em LP.

Em full por algum motivo não funcionou e não sei dizer porque.

de nada... um positivo seria util

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando para tirar uma dúvida.

 

O RCA do player é 4v, e do amp variável podendo chegar a 5,5v (segundo o manual).

 

Tem como calcular em que ponto o "ganho" do amp chega nos 4v? Tipo, fazer uma escala, podendo fazer o ganho "girar" até chegar em determinado ponto que seria os 4v?

 

Ou só com Osciloscopio, para determinar em que ponto começa a distorção e regular o ganho corretamente?

 

nao tenho certeza cara, mas osciloscopio seria uma boa sim, mas nao necessario, quanto a voltagem necessario do ganho voce pode ajustar do seu gosto ate que nao distorça

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao tenho certeza cara, mas osciloscopio seria uma boa sim, mas nao necessario, quanto a voltagem necessario do ganho voce pode ajustar do seu gosto ate que nao distorça

 

Esse é o problema, acredito não ter o ouvido tão afinado a ponto de perceber onde começa a distorção. Eu cheguei quase no máximo de ganho e não percebi distorção, acabei diminuindo o ganho, e talvez perdendo um pouco de potencia por não estar corretamente ajustado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz a ligação normal da bridge. Mas o sub está tocando bem baixinho. Tem que colar a orelha no sub para perceber que está tocando ou colocar a mão para perceber que ele "vibra" um pouquinho.

 

- O sub é um NAR-1 10" 125wrms.

- Cabo 10AWG Knukonceptz.

 

Alguma dica?

 

- Aumentei o ganho no máximo e parece que não fez nenhuma diferença.

- No player, colocou o LP em até 120Hz e o volume do sub em +6, nenhuma diferença aparente. Toda do mesmo jeito.

 

 

Bueno, acabei de descobrir (através de outro post) que meu sub não é o NAR-1, e sim o NAR 10sw2 180rms.

 

Isso poderia justificar ele tocar mais baixo?

 

Depois de inverter o x-card, colocando-o em LP e o sub realmente tocar, ainda sinto ele tocando "baixinho" e aparecendo em apenas algumas músicas. Poderia ter alguma coisa relacionada com aterramento do amplificador, mesmo o kit 2 vias tocando bem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bueno, acabei de descobrir (através de outro post) que meu sub não é o NAR-1, e sim o NAR 10sw2 180rms.

 

Isso poderia justificar ele tocar mais baixo?

 

Depois de inverter o x-card, colocando-o em LP e o sub realmente tocar, ainda sinto ele tocando "baixinho" e aparecendo em apenas algumas músicas. Poderia ter alguma coisa relacionada com aterramento do amplificador, mesmo o kit 2 vias tocando bem?

Tenta abaixar o corte do player...125 HZ tá muito alto...deixa em 63Hz ou menos e mete bronca...

Se der certo conte pra nois...

[]-[]

 

Ah, da uma verificada na fase do sub, verifica se nao ta ligado invertido...pode so inverter e ver no que da...

Editado por mourao84

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta abaixar o corte do player...125 HZ tá muito alto...deixa em 63Hz ou menos e mete bronca...

Se der certo conte pra nois...

[]-[]

 

Ah, da uma verificada na fase do sub, verifica se nao ta ligado invertido...pode so inverter e ver no que da...

 

O corte já está em 50Hz. Eu tinha usado 120Hz inicialmente por achar que estava cortando muito baixo e o sub não estava tocando, mas depois mudei para 50Hz.

 

Vou tentar inverter a ligação para testar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...