Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
AbneR

2 MTX TS5512-44 + Stetsom 1k6D

Recommended Posts

Bom pessoal, cheguei do PY domingo por volta das 22:00 horas e eis o que eu trouxe para meu novo set:

2 Subwoofer MTX TS5512-44;

1 Player Pioneer P7150;

1 Amplificador MTX X704;

1 MC Boss 3.5F;

1 RCA StreetWires ZN7 6 canais.

 

Meu carro é um Gol G5.

Os subs serão empurrados por um Stetsom 1k6D, o X704 será usado para tocar os kits da porta dianteira e os coaxiais traseiros.

A caixa farei com a litragem indicada pelo manual dos sub's, mas como faze-la?

Camara unica com 1 duto ou 2? No caso de 1 quais as medidas? Se forem 2 é so fazer o mesmo do manual?

Vou ter que mudar as medidas da caixa, fazer com menas largura e terei que compensar na profundidade e altura, por isso estou com duvida, se alguem puder ajudar agradeço muito.

 

Edit: Gostaria de fazer com espaço para bateria na caixa, para ficar escondida.

Obrigado :rever1:

 

 

T&S DO SUB

tFlzr-dd72289ec2c49405d4059590f7fa1c0b.png

Editado por AbneR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal, ql o melhor modo de se fazer a caixa?

camara unica, ou camara individual?

1 duto com o dobro da area do manual ou 2 dutos, cada um com a area do manual?

 

amanha quero começar a fazer o desenho no MDF (20mm, no manual o MDF e de 19mm.

148 litros brutos, descontando o espaço para bateria, dos dutos e subs, ficarei com aprox. 113,30 litros (4ft³, sendo que para cada sub o manual pede 2ft³)...

Editado por AbneR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro camera única, um duto só, retangular...

 

Se for fazer com mdf 20mm, trava bem internamente! Sério, são animais esses subs...

 

Litragem não vou te ajudar! Realmente não sei... Mas acredito que o volume do manual seja suficiente, só não sei a respeito da sintonia da caixa! Eu faria algo em torno de 32 Hz... Para esse sub =X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro camera única, um duto só, retangular...

 

Se for fazer com mdf 20mm, trava bem internamente! Sério, são animais esses subs...

 

Litragem não vou te ajudar! Realmente não sei... Mas acredito que o volume do manual seja suficiente, só não sei a respeito da sintonia da caixa! Eu faria algo em torno de 32 Hz... Para esse sub =X

como eu calculo o duto? comprei o mdf e vou começar a fazer os desenhos...

se ninguem aparecer aqui eu vou fazer camara separada com 2 dutos, nao faço nem ideia de como fazer sintonia da caixa pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu dobrar a area do duto ao inves de fazer 2 dutos, posso manter a profundidade do manual?

 

dizem que a caixa do manual nao e muito boa, alguem confirma essa hipotese?

 

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae cara, blz

 

é o seguinte sao de 12 esses sub certo?, acho que uns 50-60 litros livre pra cada seria o ideal, se for fazer camara unica faça um duto só, retangular, pega mais ou menos as dimensoes dele em outro topico, em que a caixa dos subs seja parecida, acho que vai ficar bom... tambem nao manjo muito de duto e sintonia da caixa, mas valeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To usando um par de TS5512-22, caixa 70 litros brutos, 2 dutos de 4" por 60 cm, sintonia em 35hz(Simulei usar menos mas não valeu a pena, fora que em teste de frequência, a partir de 28~30hz já pega firme do jeito que ficou), sobra livre uns 55~56 litros(tudo isso por sub), mdf 25mm.

 

Simulei 1 duto somente de 4" no bassbox e sopra muito. Simulei com duto retangular, mas aumentava o tamanho da caixa e a velocidade do ar no duto seria praticamente a mesma.

 

Ta tocando muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual configuração de bobina?

Opa, esqueci de colocar as bobinas... :banghead

Dupla de 4ohms (D4)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem saberia simular uma caixa para meus dois subs?

Vou usar MDF de 19mm

O espaço que tenho é:

MEDIDAS EXTERNAS

900mm largura

480mm altura

400mm Bm

540mm BM

O angulo entre o encosto do banco e o assoalho do PM é de 60º.

 

To usando um par de TS5512-22, caixa 70 litros brutos, 2 dutos de 4" por 60 cm, sintonia em 35hz(Simulei usar menos mas não valeu a pena, fora que em teste de frequência, a partir de 28~30hz já pega firme do jeito que ficou), sobra livre uns 55~56 litros(tudo isso por sub), mdf 25mm.

 

Simulei 1 duto somente de 4" no bassbox e sopra muito. Simulei com duto retangular, mas aumentava o tamanho da caixa e a velocidade do ar no duto seria praticamente a mesma.

 

Ta tocando muito bem.

opa, nao tem nenhum video deles tocando? Meu principal problema é espaço, o PM do novo gol e pequeno

Editado por AbneR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP!

 

Parametros T&S do Sub

 

tFlzr-dd72289ec2c49405d4059590f7fa1c0b.png

Editado por AbneR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ernany me mandou um projeto (valeu Ernany, obrigado mesmo)da caixa, hoje fiz os riscos no MDF e amanha vou mandar cortar, estou tirando fotos do processo e irei postar todas juntas.

Ai vai as especificações que o Ernani me passou.

Medidas externas.

122 litros.

A=420mm

L=870mm

Pm=300mm

PM=550mm

3 dutos de 4"x37cm

e sintonia da caixa em 37Hz.

 

Eu fiz algumas modifcações na altura e largura, para fazer um local para a bateria, segue as modificações:

A=460mm

L=890mm

Pm=300mm

PM=550mm

 

Com isso, consegui deixar um espaço para a bateria dentro da caixa e deixar a mesma litragem passada pelo Ernany.

 

Qualquer opnião ou sugestão, postar por favor, sobrou meia chapa de MDF, quam sabe fazer uma caixa um pouco diferente...

 

Por hoje é isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal abner...

 

a que eu sugeri para uma loja aqui de goiania para um TS8512-22 agradou a todos.. tomara que esta te agrade tambem..

 

 

abs

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhando rapidamente, sem simular, a sintonia não está alta não?!

 

Sei lá, não entendo nada, mas 37 Hz me parece mais do que eu usaria :vts

 

Acho que eu ficaria nos 32~34 =X

 

Mas, não entendo nada, nunca simulei, estou apenas perguntando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhando rapidamente, sem simular, a sintonia não está alta não?!

 

Sei lá, não entendo nada, mas 37 Hz me parece mais do que eu usaria :vts

 

Acho que eu ficaria nos 32~34 =X

 

Mas, não entendo nada, nunca simulei, estou apenas perguntando.

pois é joão, tb nao entendo, no site da MTX diz: sintonize a 32Hz, mas qualquer coisa é so aumentar o tamanho do duto ou não?

Vamos esperar o Ernany esclarecer :)

Deve ter um motivo para estar sintonizada em 37Hz, tlvz para ter mais SPL ou dB...nem sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu seguiria o Nany tranquilamente, ele é competente pacas :vts

 

Mas fiquei na dúvida! No meu sub (10") a melhor sintonia era 34Hz... Por isso eu achei que o de 12 seria um pouco menos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode testar com duto de 42 ou 45cm.... o FB vai ficar em torno de 36hz ou 35hz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou testar para ver como fica, fazer os 3 dutos e colocar tocar, ver qual agrada mais.

 

Tem algum segredo para amaciar os subs?

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou testar para ver como fica, fazer os 3 dutos e colocar tocar, ver qual agrada mais.

 

Tem algum segredo para amaciar os subs?

 

Valeu

 

o segredo é ir com calma no inicio... nao abusar do volume.. tocar algumas frequencias fixas e só.. algo tipo 20hz 25hz.. em volume moderado...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o segredo é ir com calma no inicio... nao abusar do volume.. tocar algumas frequencias fixas e só.. algo tipo 20hz 25hz.. em volume moderado...

comcordo,ninguem deve fazer q nem eu fiz pra amaciar o meu,coloquei bass terros do lil joe com o volume no talo pra amaciar...quase queimei o sub e quebrei um copo que estava perto da ponta da mesa :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A posição dos dutos influe em algo na caixa?

Pois tenho estas opções de montagem, a de figura de baixo esta com uma montagem dos subs tipo losango, isso pode prejudicar os subs ou tocar de forma errada?

imagemdzx.jpg

e se os subs estiverem virados para o PM e os dutos para cima? oq muda?

Valeu

Editado por AbneR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara.. 1 duto retangular ia ficar mais bonito esteticamente..

 

qual o volume que essa bateria vai ocupar dentro da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outra opção seria

 

A=46

L=89

P=40

 

Duto

36 X 6,5 X 40

 

mdf 19mm

 

FB=36hz

f3=35HZ

 

com os subs virados pra cima.. dai nao precisa fazer o L do duto.. estilo a do fernando

Editado por Ernany

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...