Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
hoguga

Vale a pena trocar 2 307 por 1 tornado 18" ?

Recommended Posts

o cara quer o tornado? compra filho!

 

ta igual aquele teu amigo que tu fala... cara.. nao pega essa mulher... vai te ferrar... e o maluco pega... então.. compra o tornado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu fosse trocar meus tornados hoje, trocaria pelo 815/818sds, SÓ!

 

 

e o Bruthus 1600?

 

pessoal tah falando mto bem dele....

 

agora to em duvida..brutos ou tornado? :s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cara quer o tornado? compra filho!

 

ta igual aquele teu amigo que tu fala... cara.. nao pega essa mulher... vai te ferrar... e o maluco pega... então.. compra o tornado!

 

 

jah vendi meus 307.. 550 na caixa.. :)

 

portanto, isso foi resolvido...

 

 

agora estou na duvida sobre oq comprar... um tornado de 18 ou um Bruthus 1600..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito estranho essa forma q a selenium calcula a litragem:

 

 

sddsds.jpg

 

Se fosse assim, " minha caixa" teria 116l :

altura: 59

Prof: 43

larg: 46

 

59*43*46 / 1000 = 116,7 l

 

Agora pelo site da Bravox: 92,54 l

 

brav.jpg

 

:rolleyes:

 

hoguga, vc só esqueceu um importantíssimo detalhe. Pra fazer a conta do volume, vc tem q considerar as dimensões INTERNAS da caixa, cara... A sua primeira conta tá certíssima, é exatamente o q a gente aprende na escola para calcular volume. Só que ela não leva em consideração a espessura da madeira utilizada pra construir a caixa. Pra vc obter os mesmos 116,7 litros no site da bravox, experimente colocar 0 (zero) no campo E (Espessura). :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rolleyes:

 

hoguga, vc só esqueceu um importantíssimo detalhe. Pra fazer a conta do volume, vc tem q considerar as dimensões INTERNAS da caixa, cara... A sua primeira conta tá certíssima, é exatamente o q a gente aprende na escola para calcular volume. Só que ela não leva em consideração a espessura da madeira utilizada pra construir a caixa. Pra vc obter os mesmos 116,7 litros no site da bravox, experimente colocar 0 (zero) no campo E (Espessura). :legal:

 

 

pois eh..mas agora eu nao sei oq a Selenium considera exatamente. Esse manual eh mto vago...

tipo..devo mi basear por essa maneira "errada" e buscar os 100l dessa forma entao?

 

 

Eles ignoram completamente a espessura da madeira usada. afff

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem maneira errada, as duas tão corretas, se vc medisse sua caixa POR DENTRO e calculasse usando a fórmula da Selenium, ia chegar nos mesmos 92,54 litros q o site da Bravox mostrou. Os dois (e qualquer pessoa no universo que for calcular volume) usam a mesma fórmula, o site da Bravox apenas te facilita o trabalho de ter q descontar a espessura da caixa.

 

Quer ver por conta própria? pega as dimensões q vc falou e desconte a espessura da madeira:

 

59 - 3,6 = 55,4

43 - 3,6 = 39,4

46 - 3,6 = 42,4

 

Repare q eu tirei 3cm de cada dimensão, correspondentes à soma das espessuras (1,8 + 1,8 = 3,6) de cima+baixo,direita+esquerda,fundo+frente

 

então a fórmula fica:

 

56*40*43 / 1000 = 92.549024 :legal:

 

O que a Selenium considera tá ali escrito, logo acima do desenho das caixas: instruções para cálculo do volume (INTERNO) de caixa.

 

Apenas se certifique que as dimensões q vc passou estão corretas (inclusive a espessura).

 

Resumindo, se as dimensões q vc passou são essas mesmo, o seu volume é 92,54.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem maneira errada, as duas tão corretas, se vc medisse sua caixa POR DENTRO e calculasse usando a fórmula da Selenium, ia chegar nos mesmos 92,54 litros q o site da Bravox mostrou. Os dois (e qualquer pessoa no universo que for calcular volume) usam a mesma fórmula, o site da Bravox apenas te facilita o trabalho de ter q descontar a espessura da caixa.

 

Quer ver por conta própria? pega as dimensões q vc falou e desconte a espessura da madeira:

 

59 - 3,6 = 55,4

43 - 3,6 = 39,4

46 - 3,6 = 42,4

 

Repare q eu tirei 3cm de cada dimensão, correspondentes à soma das espessuras (1,8 + 1,8 = 3,6) de cima+baixo,direita+esquerda,fundo+frente

 

então a fórmula fica:

 

56*40*43 / 1000 = 92.549024 :legal:

 

O que a Selenium considera tá ali escrito, logo acima do desenho das caixas: instruções para cálculo do volume (INTERNO) de caixa.

 

Apenas se certifique que as dimensões q vc passou estão corretas (inclusive a espessura).

 

Resumindo, se as dimensões q vc passou são essas mesmo, o seu volume é 92,54.

 

sim, eu entendi oq vc ker dizer... mas a questao nao eh essa. A questao eh oq eu devo considerar?

 

tipo...eles recomendam 100 litros. Certo? entao, usando a formula deles, sem descontar a madeira, eu tenho 116l com essas medidas.

Eh assim q devo "tentar" chegar nos 100l ou atraves da formula q a bravox utiliza?

 

Na verdade,a selenium ensina a calcular a volume da caixa por fora.

 

Resumindo... eles querem 100l por fora ou por dentro?

Editado por hoguga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho q vc tá lendo tudo muito rápido e não tá prestando atenção: A Selenium escreve ali, SETE vezes, q é volume interno e as dimensões são internas. QUALQUER fabricante sempre vai te indicar o volume interno, pois é esse q conta.

 

Olha a sua imagem de novo aqui:

 

56979617-63b52fd6ea97654480d7c60b85b0109d.4b4de0a9-full.gif

 

Se eles querem 100L por fora ou por dentro? Bem, até onde eu sei, interno = por dentro

 

Falow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho q vc tá lendo tudo muito rápido e não tá prestando atenção: A Selenium escreve ali, SETE vezes, q é volume interno e as dimensões são internas. QUALQUER fabricante sempre vai te indicar o volume interno, pois é esse q conta.

 

Olha a sua imagem de novo aqui:

 

56979617-63b52fd6ea97654480d7c60b85b0109d.4b4de0a9-full.gif

 

Se eles querem 100L por fora ou por dentro? Bem, até onde eu sei, interno = por dentro

 

Falow

 

 

prestei atençao sim...

 

agora mi diz..como vc vai calcular a litragem interna sem descontar a espessura da madeira?

o manual ensina como se calcula a litragem EXTERNA, mas pede para vc usar 100 l internos... :S

 

(a * b * c ) / 1000

 

bom, mas vamos esquecer isso. Eles recomendam 100l ou 130l internos. Perfeito.

 

Voltando ao assunto.

 

Eu queria fazer uma caixa com 2 de 18", mas jah desisti. Tenho mto pouco espaço..

Entao, vou colocar somente 01..

 

Estou entre 4 modelos:

 

Tornado 18" 18SW3A 1100 rms 4 ohms

589,00

 

Subao 18SW3P 800 rms 8 ohms

551,00

 

 

15SW3P 15" 800WRMS 8ohms

539,00

 

>>>> talvez possa pegar esse modelo de 15" e colocar mais um futuramente, visto q a caixa nao precisa ser tao grande quanto os de 18" <<<<

 

 

Bruthus 18" 800rms 4 ohms

468,00

 

 

E aih pessoal...Qual seria a melhor opçao.. ?

 

PS.

Lembrando q meu SD1800 em 4 ohms.

Editado por hoguga
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja pensou na hipotese de pegar um Oversound SUB800 de 18" ?!?!?!? Dizem que o SUB800 é realmente um SUBÃO....desce muito bem, mas não é superior ao SW1P.

 

Mas ja percebi que tu ta bem pendente pro lado o Tornado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
prestei atençao sim...

 

agora mi diz..como vc vai calcular a litragem interna sem descontar a espessura da madeira?

o manual ensina como se calcula a litragem EXTERNA, mas pede para vc usar 100 l internos... :S

 

(a * b * c ) / 1000

 

Ai meu pai...

 

O manual mostra apenas a fórmula universal de cálculo de volume.

 

Use o site da Bravox, já falei, os dois usam a mesma fórmula (e a ÚNICA q existe) pra calcular volume. A vantagem é que lá vc põe qual espessura de madeira pretende usar, é simples e rápido. O volume q ele te mostra é o interno, exatamente o q vc quer.

 

Agora, se vc é teimoso e quer usar o manual da Selenium, vc pode fazer a conta do volume interno e aí simplesmente - DEPOIS DE FEITA A CONTA - vc soma espessura x 2 a cada dimensão (altura, largura e profundidade), pra ter o tamanho exato da caixa por fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja pensou na hipotese de pegar um Oversound SUB800 de 18" ?!?!?!? Dizem que o SUB800 é realmente um SUBÃO....desce muito bem, mas não é superior ao SW1P.

 

Mas ja percebi que tu ta bem pendente pro lado o Tornado!

 

 

pensei sim...mas o problema eh o preço. Ele custa quase 600 reais..

acredito q seja melhor pegar o tornado por esse valor. Em vista da garantia, marca e assistencia.

notei outro detalhe: Volume equivalente do Falante Vas 350 L

 

VAS do tornado eh 126l. Ou seja, a caixa pra esse sub precisa ser bem grande tb. Correto?

 

Pontos fortes q eu ouvi "por aih":

 

Tornado:

o mais potente de todos. 1100rms.

Precisa de uma caixa relativamente pequena. 100l

 

Bruthus:

Custo beneficio

 

Subao:

Sub grave mais forte de todos; (negativo: a caixa precisa ser mto grande.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Omg.. acabei de postar todos os parametros, mostrando que o SW1P leva vantagem em quase tudo (só perde por pedir caixa maior)... e a galera ainda insiste no erro!

 

 

É nessas horas q eu queria chamar o Paulo Duto pra tomar um chimarrão! [^] (poucos aqui vão entender)

 

eu to é tomando terere faz tempo já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simulei as caixas recomendas pelo selenium para o tornado de 18..

 

a de 130l tem sintonia em 55hz. Pico de 5,7db em 70hz.

 

a caixa com 100l tem sintonia em 75( ?! q lixo..pqp)...pico de 8,7db em 88hz.

 

 

Resumindo...acredito q a caixa ideal, no meu caso, teria 130l, sintonia em 45hz. 3 dutos de 4" por 20cm;

pico 3,3db em 66hz

Editado por hoguga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou do acordo que: só puvindo pra tirar as comclusões... mas tornado é selenium e como todos sabem selenium é sinonimo de qualidade garantida.

 

Meu amigo tem um tornado desses de 1.100WRMS n ocarro dele e quando abre o portamala apavora :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

véiiiiiiiiii

 

seguinte (momento sinceridade kkkkk)

 

ja tive 2 sub800 over de 18" em 230 litros

agora tenho 2 tornado 18" em 220 litros

 

apenas 10 litros de diferença

 

EU IRIA DE OVER =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

véiiiiiiiiii

 

seguinte (momento sinceridade kkkkk)

 

ja tive 2 sub800 over de 18" em 230 litros

agora tenho 2 tornado 18" em 220 litros

 

apenas 10 litros de diferença

 

EU IRIA DE OVER =/

 

o problema eh q meu sd1800 libera 1400rms em 8hms...o sub800 nao vai aguenta. :(

 

outra coisa..

estou simulando o tornando aqui..cara, eu nao acredito q esse falante aguente 1100rms. Ele passa o xmax com qualquer caixa(aplicando 1100 rms)...

EDIT

eu coloquei 8ohms..por isso deu merd@...hehehe

agora ficou bom..

 

 

PS.

Alguem sabe como fazer o BassBox descontar o volume de 3 dutos? aqui ele soh desconta 01. Estou usando a ultima versao.

Editado por hoguga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas cara

 

vc vai colocar 1 tornado 1100 pra 1800w certo? "sobra 700w"

 

1 over de 800 recebendo 1400, "sobra 600" qual problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...e ia se dar mal!

 

:banghead

 

Ok.. vamos analisar os dois:

 

Sens.:

94db do Tornado

97db do SW1P

..ou seja, com a mesma potência aplicada, o SW1P toca O DOBRO! Ponto pro SW1P

(mesmo suportando 1100wrms, o tornado precisaria de uns 2000wrms pra tocar igual ao SW1P com 800wrms aplicados!)

 

Comp. Termica @ 0db:

3,4db do Tornado

3,3db do SW1P

..pouca diferença, mas o SW1P sofre menos compressão! Ponto pro SW1P

 

FS:

41hz do Tornado

37hz do SW1P

...o tornado tá mais pra MISTO e o SW1P pra SUB mesmo.. Ponto pro SW1P

 

Qts:

0.55 do Tornado

0.44 do SW1P

...o tornado é mais 'duro' e tende a embolar mais. Ponto pro SW1P

 

Vas:

126 l do Tornado

232 l do SW1P

...o tornado precisa de caixa menor pra render tudo que pode. Ponto pro Tornado!

 

X-max:

7,75mm do Tornado

9,3mm do SW1P

...o SW1P excursiona mais sem tirar a bobina do gap! Resultado: menos aquecimento, mais resistencia. Ponto pro SW1P

 

BL

18,7 do Tornado

21 do SW1p

...o SW1P tem o "motor" mais parrudo.. dispensa comentários. Ponto pro SW1P.

 

Enfim, vamo deixar de dar palpite apenas por falar! Isso tá fazendo com que muita gente competente deixe de postar por ter seus comentários (que foram analisados e elaborados com critério e estudo) abafados por um monte de "eu acho". Vamos analisar as opções com calma antes de postar! :legal:

 

 

tava em questao o 307 X tornado.... pra for eu vo de tornado facil facil.... mas vc falo agora de Sw1p que é O MONSTRO da selenium... nao tem nem como comparar né!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas cara

 

vc vai colocar 1 tornado 1100 pra 1800w certo? "sobra 700w"

 

1 over de 800 recebendo 1400, "sobra 600" qual problema?

 

 

sim..mas eu tenho somente 155A de bateria.. Com essa alimentaçao, o sd nao deve entregar mais doq 1300 ~ 1400rms.. Mesmo na impedancia correta.

 

 

Acabei de fechar a compra do tornado na mundomax...569 no boleto..Lugar mais barato q achei.. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo se entregasse 1k ja tava bom no over

 

mas beleza, comprou o tornado, faz a caixa

 

e dai só []-[] []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo se entregasse 1k ja tava bom no over

 

mas beleza, comprou o tornado, faz a caixa

 

e dai só []-[] []-[]

 

 

ahamm...mas assim...

 

se o sd entregar 1300 pra o tornado, fica sussa... ele aguenta.... Agora se mandar 1300 para o over, jah era.... hehe

 

simulei uns over de 15 aqui, nossa, o tornado dah um pau.. Sem comparaçao.

O subao 18SW1P eh gringo.... mas eh mto caro, precisa uma caixa enorme e ganha do tornando somente abaixo dos 45~42hz...alias, ganho por pouco, diga-se de passagem.

 

15-800, bruthus 1600 e eros sao mtos "secos" para o meu gosto.... sub800 eu nao gostei da simulaçao tb... O tornado ficou bem proximo dos meus 307 no subgrave... E ainda ganhei um spl cavalar.. =D

Editado por hoguga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cara quer o tornado? compra filho!

 

ta igual aquele teu amigo que tu fala... cara.. nao pega essa mulher... vai te ferrar... e o maluco pega... então.. compra o tornado!

 

 

:rever1::rever1:[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No aguardo. Hoguga, depois posta as impressoes verdadeiras em!! To curioso pra saber como fica.

 

Ah, vai vender os 307?

Abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

OLha por mais que vc esteje pegando o torndado de 18", vc ira perder o sub-grave, aquele grave bem estendido que o pioneer consegue responder. São falantes diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...