Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fabio Arisa

E ai, vamos falar sobre som?

Recommended Posts

Fabio, pela sua experiência, apresentação faz diferença?

 

Digo. Juiz ver um som "capenga", com péssima aparência e começar a tocar bem, acaba supreendendo-o e as notas ficam maiores? Ou menores?

 

Ou ainda o contrário, pega um carro com equipamentos sabidamente tops e toca (igual o sistema de péssima aparência) bem. As notas seriam justas também?

 

Basicamente, dois sistemas totalmente diferentes, tocando exatamente igual (um super aproveitado, outro mal aproveitado) teriam a mesma nota?

 

João, não teriam a mesma nota não, o que toca melhor vai ter a maior nota.....digo isto pois no encontro que o Edmilson foi com a palio, vc "olha o som" dele e não dá confiança nenhuma, e olha que quase todos os meus sons foram assim..rs..ou seja, um "preconceito meu" que eu não deveria ter, entrei no carro e sai dando risada sozinho de tão bom que tocava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que "nome" pesa, até incoscientemente. Mas não acho que mude tanto a percepção do juiz, afinal de contas, se o cara entrar no carro e ver um twt Be em cima do painel o fato do carro tocar bem não vai ser pelo nome do kit né? Isso do lado bom... agora do lado ruim eu acho bem possível o juiz ser influenciado negativamente se ele entrar em um carro e ver três corneta e um ST em cima do tampão (mesmo que desligados)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos falar sobre som?

 

 

[Em Off]

Acho que alguns aqui são cegos ou estão se fazendo. Já foi falado várias vezes que para ano que vem teremos um manual do competidor completo com todos os detalhes do julgamento de áudio, do julgamento de instalação, todos os critérios de avaliação e as regras gerais do evento.

 

Queiram ou não, será avaliado instalação, e como podem ver pelos critérios, não precisa gastar milhões em acabamento como alguns ficam reclamando. A ficha em si é focada principalmente na segurança da instalação, para evitar que um dia podemos ter algum tipo de tragédia no evento.

 

Nessa última etapa o ÁUDIO contou 330 pontos, enquanto a INSTALAÇÃO 80 pontos. Estamos fazendo as análises finais, e em breve também iremos divulgar a ficha oficial para a temporada 2010, que será a mesma ficha para todos os eventos.

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos falar sobre som?

 

 

[Em Off]

Acho que alguns aqui são cegos ou estão se fazendo. Já foi falado várias vezes que para ano que vem teremos um manual do competidor completo com todos os detalhes do julgamento de áudio, do julgamento de instalação, todos os critérios de avaliação e as regras gerais do evento.

 

Queiram ou não, será avaliado instalação, e como podem ver pelos critérios, não precisa gastar milhões em acabamento como alguns ficam reclamando. A ficha em si é focada principalmente na segurança da instalação, para evitar que um dia podemos ter algum tipo de tragédia no evento.

 

Nessa última etapa o ÁUDIO contou 330 pontos, enquanto a INSTALAÇÃO 80 pontos. Estamos fazendo as análises finais, e em breve também iremos divulgar a ficha oficial para a temporada 2010, que será a mesma ficha para todos os eventos.

 

 

perfeito!!!

 

tem cara que é cego, surdo e burro...

 

pelo amor de Deus...

 

 

Assim que sair esse manual do competidor, vai ficar + claro....

quem está de acordo participa... caso contrario fica em casa....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que "nome" pesa, até incoscientemente. Mas não acho que mude tanto a percepção do juiz, afinal de contas, se o cara entrar no carro e ver um twt Be em cima do painel o fato do carro tocar bem não vai ser pelo nome do kit né? Isso do lado bom... agora do lado ruim eu acho bem possível o juiz ser influenciado negativamente se ele entrar em um carro e ver três corneta e um ST em cima do tampão (mesmo que desligados)...

 

Humanos são pessoas... hehehehehehe.

 

É claro, óbvio e ululante, que o efeito visual vai sim ter um impacto. Por mais que se diga "tal pessoa é neutra", este tipo de avaliação se dá de forma subconsciente.

 

Se chega um carro com coaxial Bomber e sub Endurance 2k tocando quase tão bem quanto um carro com Be, é claro que a primeira coisa que vai passar pela cabeça de qualquer um que esteja avaliando (seja juiz formado, seja expectador) é que o carro com Bomber toca pra ca*****, e o carro com Be não toca nada. É uma coisa que acontece sem que a pessoa sequer queira pensar naquilo.

 

Isto, por exemplo, explica o que o Diana falou aí em cima... saiu dando risada, pq um sistema com mid E2k e tw 1TW1 tocou muito.

 

Um ser humano não é uma máquian rpa sentar, ouvir um bagulho, e calcular todos os desvios possíveis a partir de uma imagem cerebral fiel do que é um som "ao vivo" (que é uma falácia, pois o som ao vivo como referência não existe. Tem referência de ao vivo ao ar livre sem vento, com vento, em sala fechada, em câmara, em grandes e em curtos espaços, com a cabeça a 1 metro do instrumento e etc).

 

Primeiro de tudo: Nenhum Juiz, nem ninguém que não tenha o supremo dom de ouvir uma nota e dizer qual é ela, vai ter uma lembrança realmente fiel do que é aquele instrumento. Vai lembrar bastante, mas todas as nuances e tudo mais, não! A não ser que o cara seja um gravador.

 

Por isto que eu digo e repito: Esqueçam a tal "nota absoluta" vinda de uma pessoa humana, a não ser que já tenhamos alguém quase extraterrestre entre nós.

 

O melhor que vamos chegar disto, é um juiz que tenha nascido cego... hehehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza tem algum juiz cego por aí, se não temos ele ainda é uma coisa a se exigir da organização do evento. <_<

 

Enfim, melhor levar na brincadeira pq o nível já começou a cair por aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com certeza tem algum juiz cego por aí, se não temos ele ainda é uma coisa a se exigir da organização do evento. <_<

 

Enfim, melhor levar na brincadeira pq o nível já começou a cair por aqui...

 

Pois é. Pessoal está numa ansia para suprimir as opiniões alheias, triste de ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal antes de discutir o julgamento ou qualquer aspecto do campeonato.... isso já era um fórum de som... muito antes....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu curto Fórmula 1. :legal:

 

Como (bem) disse uma vez o Nelson Piquet, são:

Carros diferentes;

Motores diferentes;

Pilotos (óbvio) diferentes e,

A diferença que define o vencedor entre tudo isso se dá por décimos, ou centésimos de segundos.

 

Acompanhei o campeonato no domingo (visitante) e venho lendo tudo o que escrevem aqui.

 

No dia, comentei com o Alberto Moço, após ouvir o sistema dele (que merece muitos elogios) e mais alguns amigos,

que eu acho que os juízes não deveriam saber as marcas dos falantes.

 

Me desculpem a sinceridade, mas lendo os muitos tópicos deste forum, a impressão clara que existe é que, se o cara compra um sistema de milhares de reais, o cara "é fodão, é um pica de ouro" e, se o cara usa equipos modestos, nacionais, é um "tonto".

 

O 1TW1, várias vezes foi chamado aqui de "tweeter de troco". o-o-

 

Oras, o juiz pode (e deve) ser um cara com formação naquilo que ele se dispõe a julgar, mas ele é igual a nós todos, ele caga, respira, anda, faz o que todos fazemos. E, duvidei até que não tivesse preconceito contra "falantes baratos".

 

Mas aí o Opalão Old School faturou o primeiro lugar, minha teoria foi por água abaixo e vi que conhecimento valeu mais que falantes caros no campeonato.

 

Ano que vem vou competir com dois bixo papaum e umas cornetas roxas, aí vocês vão ver o que é som mais mió di bão, cambada de xatão :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uns cidadãos aki do fórum q vou t falar....

Se não tá bom NÃAÃÃÃÃÃÃOOOOOOO vá ao campeonato, os negos nunca foram em outros camps tipo Iasca e Usac e só ficam falando literalmenteMERDA!!!!!

Acho q vcs deveriam mudar de hobby, pq se o cara realmente curte som, não interessa se pega último ou primeiro lugar, apenas curte o evento e mais NADA.

Melhor os instifeitos montarem um sindicato e/ou procon ou melhor:

Montem outro selo de campeonato e vejam como é gostoso perder um put a tempo e grana pra fazer e ainda ter nego enchendo o saco literalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa gente, quanto ódio nesses coraçõezinhos...

 

Vamos fazer uma dinâmica de grupo... vai, todo mundo senta no chão... :vts

 

Brincadeira, não sentem no chão... não adianta querer revolucionar a parada... dêem o tempo necessário, o Diogo é o meior interessado em burilar o campeonato e está aberto a isto (pelo menos eu já dei muito pitaco, especialmente nas primeiras baterias, sugeri avaliação, fichas, etc).

 

O que tivemos antes disto tudo foi a IASCA. E infelizmente a iasca tambpem tinha suas várias falhas, e nenhuma intenção de progredir. Tanto é que faliu.

 

Fugir do modelo IASCA leva tempo. Pode ser que ano que vem o campeonato já tenha se distanciado bastante.

 

Por isto que eu fui tão enfático em dizer que os iniciantes tem sim que ser incentivados. Até mesmo agradados. É pra ver esse negócio chamado Cuáliteçáundi crescendo. Um dia os velhos competidores se cansarão de ser avaliados. E aí, quem vem depois?

 

Bem, é isto o que eu tinha a dizer. Se tem gente burra, se term gente chata, se tem o João Gulherme paciência. Se não agrada todo mundo, paciência. O importante é que caminhe. Vamos dar tempo ao tempo!

 

Nas primeiras baterias tudo era bem amador, o pessoal ainda tava aprendendo, cometeu erros também (o maior deles já comentei com o Diogo, e pelo visto, nas últimas etapas, não ocorreu). O importante é que na segunda feira o Ianaconi me mandava um mail, perguntava o que eu tinha achado, e com certeza perguntou pra muita gente também. Ou seja, foi atrás de feedback, queria ouvir críticas pra melhorar. Querem começo melhor que este?

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se tem o João Gulherme paciência.

 

Paciência mesmo, pois enquanto não escolherem os concorrentes, eu participarei :P

 

Galerinha, saibam que eu falo mais para torrar a paciência de todos vocês!

 

Mas, no geral, gostei bastante do campeonato :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
saibam que eu falo mais para torrar a paciência de todos vocês!

 

 

bfo-rlmente.jpg

Editado por muriloalvares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, vamos ter um pouco mais de paciência os caras estão se esforçando ao máximo para fazer isso acontecer!

Eu rodei 870 km (ida e volta) e acabei voltando sem o meu troféu! Motivo eu tive para reclamar e não reclamei.

Sabe por que?

Acompanhei a iasca desde 95, fui a vários campeonatos pelo Brasil como mero admirador e achava tudo lindo e fácil.

Depois de alguns anos fiz o curso de juízes com o Marcelo Avanzi e participei como juiz de algumas etapas.

Ai sim vi como era difícil estar do outro lado e a logistica da organização.

Eram juíses que não podiam comparecer, local para o evento descoberto, e se chover? Fora a briga de brios dos donos das 4 principais fábricas de falantes nacionais que detinham o selo da marca.

Sem falar que dinheiro na época alta da iasca não faltava, a verba era gorda pra tudo, e não é o caso de agora.

Ou vcs acham que por mais simples que seja não se teem gastos?

Eles estão no caminho certo aprendendo com os proprios erros e melhorando a cada etapa, torço para melhorarem ainda mais pois esse tipo de campeonato é muito subjetivo e precisa de muito treinamento para diminuir a possibilidade de erros.

Por isso galera vamos incentivar mais pois todos teremos a ganhar com isso !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo e muito com o Diogo, o Zecca e o Tatu, no desabafo ai de cima.

 

Porem, esse bate-boca, no forum, vai ter mesmo. Nao adianta, tem que ler na diagonal e bola pra frente. Isso NAO significa que tem gente jogando contra.

 

Esse forum eh muito heterogeneo, e nao eh de hoje nem de ontem. Nao eh como um clube do Peugeot, Oktane, que mais ou menos todo mundo eh parecido.

Sobre o camp:

 

Eu acho que esse campeonato vai render e muito ainda. So tem gente boa trabalhando nele e principalmente com boas intencoes. Eu fui pessoalmente conferir quando tive a oportunidade. Nao tenho nada a ver com o campeonato, e serei um competidor em todas as etapas que eu estiver morando a menos de 200Km do local.

 

Assim como viajei 200Km para ir na apresentacao da "nova IASCA", e ninguem sequer apareceu por la.

 

 

 

E ai, vamos voltar a falar sobre som? Eu, infelizmente, nao tenho mais nada a acrescentar pois nao fui ao evento. Mas continuo curiosissimo para saber o que teve la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
perfeito!!!

 

tem cara que é cego, surdo e burro...

 

pelo amor de Deus...

 

 

Assim que sair esse manual do competidor, vai ficar + claro....

quem está de acordo participa... caso contrario fica em casa....

 

Isso aih!!! Aih daqui ha um tempo, todo mundo vai resolver ficar em casa, como jah aconteceu outras vezes....

 

Show!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, apenas pra concluir a questão de avaliação do carro.

 

Meu carro tomou ferro na avaliação de audio, por conta de imagem; principalmente foco. Estou usando um sistema completamente passivo sem processamento algum. Era previsivel?? Era. Adianta ficar chorando no forum pq não ganhei troféu?? Não. Pq eu fui pro campeonato? Pq queria ouvir outros sistemas, bater papo com o pessoal, pegar dicas de como poderia melhorar meu setup, entre varias outras coisas. Mas pode ter certeza, o campeonato em si, FICOU EM ULTIMO PLANO.

 

Agora pensa no seu projeto; "mimimi pq perdi 30 pontos em instalação pq o carro do outro tava mais bonitinho". Isso vai mudar sua vida? Vai fazer diferença na forma como vc vai escutar seu som saindo de la ?? Não. Minha imagem é um lixo comparada ao de carros com TA, mas quando estou dirigindo, não consigo parar pra prestar atenção onde esta a bateria, a voz, se o palco esta no retrovisor... bla bla bla. E continuo satisfeito, pq essa foi a minha opção, sacrificar a imagem em função da melhoria do som sem eletronica. Da mesma forma que "fulano" resolveu fazer um DIY pra não gastar 5k em instalação. E é mais do que obvio que o seu DIY dificilmente vai ser tão bom a de um profissional que vive disso.

 

A avaliação de audio sempre vai ser polemica, então acho que isso deveria ficar um pouco de lado, pra que possamos aproveitar o que um evento desse pode trazer de bom; te ajudar a tirar leite de pedra.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participei de todos os campeonatos:

 

Joinville ,Ctba ,Sampa 1 ,Sampa 2...Dos que vierem participarei c/ certeza !

 

Posso dizer que o formato do evento ,infra estrutura ,julgamento e etc. Esta melhorando e muito a cada vez...

 

Como disse a galera acima ,nao e nada facil domar e botar na pratica e fazer tudo funcionar ! Todos que participam e colaboram estao de parabens...

 

Criticas e sugestoes sao bem vindas ,mas tbem nao queiram que entrem em pratica de 1 hr pra outra e da forma que imaginam que tenha que ser...Agradar a todos nao e facil e meio que impossivel...

 

Eu participo desses eventos nao e pra mostrar meu som ou pra ganhar trofeu...Tudo bem que e bacana e muito legal ! Mas o maior interesse de todos eu acredito que seje e de aprender e melhorar o seu sistema ,encontrar amigos ,trocar ideias malucas...hahaha

 

Vamos tentar ter paciencia ,ajudar a quem precisa e dar tempo ao Quality Sound p/ crescer saudavelmente. Imaginem que isso começou do zero e pra estar onde ja esta ,ta perfeito !

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirou as palavras de minha boca Curitiba Sound !!!Devemos nos empenhar á engrandecer o evento...juntamente com criticas construtivas, pois é o unico campeonato de SQ decente que temos,rs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Yuzi, muito obrigado pelo seu post. Esse tipo de depoimento faz com que todo esforço, horas de trabalho e dedicação realmente vale a pena.

 

A cada etapa estamos tentando melhorar o evento e acho que até agora estamos alcançando esse objetivo.

 

Para a temporada 2010 teremos muitas novidades. O novo CD já está em desenvolvimento assim como o manual de regras completo. Acho que esses dois itens serão muitos importantes, assim como vários outros aspectos que estamos trabalhando para melhorar.

 

Obrigado a todos que compareceram a última etapa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Da mesma forma que "fulano" resolveu fazer um DIY pra não gastar 5k em instalação. E é mais do que obvio que o seu DIY dificilmente vai ser tão bom a de um profissional que vive disso.

 

Strayed, eu só discordo desse ponto.

 

Desde que o "fulano que resolveu fazer um DIY" tenha bagagem, conhecimento e experiência suficiente, claro que o sistema dele será tão bom quanto aquele feito por um profissional - que não é "Deus", faz sim muitas merdas também (vulgos = estaladores) e assim como todos nós, trabalha por $$$$.

 

O próprio Mauro (Bass Audio) me contou no domingo do Campeonato que tem um americano (não recordo o nome agora) que foi campeão várias vezes na IASCA e era ele mesmo quem "metia a mão na massa"... e o cara manjava tanto, que chegou uma hora que a aposta era para saber quem seria o segundo, pq ele era imbatível.

 

Agora, se vc quis dizer que um cara que nunca mexeu com som, se mete a besta a tentar montar um sistema nervoso... concordo contigo que 90% dos resultados desses DIY são "medonhos", "ridículos", "fracasso total" e por aí vai... já os 10% restantes podem ser classificados carinhosamente como "mer**". :vts

Editado por Cybotron Killah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É triste entrar num tópico que deveria falar das qualidades e defeitos dos sets montados pelos participantes e ficar lendo posts que só ficam metendo o pau na organização.

 

Acredito que seria muito mais produtivo que essas pessoas em vez de ficar metendo o pau, se dispusesse a colocar a mão na massa e ajudar a organizar o evento. Coisa que tenho absoluta certeza dá um trabalho monstruoso.

 

Isso é claro se o Diogo e o Davi aceitassem essas malas de plantão.

 

Em relação ao valor a ser cobrado de inscrição dos competidores, acredito que R$ 50,00 dos iniciantes seria um valor justo para incentivarem os participantes.

 

Na categoria Amador o valor de R$ 100,00 seria um bom valor, pois que entra nessa categoria realmente gosta de som e batalha para ter um set melhor.

 

Já nas categorias Pro e Expert o valor de R$ 150,00 seria uma boa caso a organização colocassem 2 ou 3 juizes para julgar a parte de audio, pois nessas duas categorias entram somente que tem um set top. E gostaria muito em ser julgado por mais de 1 juiz. Valor esse que ajudaria a organização a diluir o custo da disponibilização de mais de 1 juiz para julgar a categoria.

 

É isso ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente criticar é muito fácil. Posso dizer que a iniciativa da equipe Quality Sound é sensacional.Já fiz muito som como hobby, fui competidor,juiz , organizei uma etapa da Iasca em São Paulo ,fui a duas finais da Iasca Americana como visitante e hoje sou lojista e amante da boa música e do som automotivo.Já fazia algum tempo que não participava de nenhum evento, nem como visitante e tão pouco como competidor, pois já não acreditava em nenhuma associação.Hoje posso dizer que está nascendo uma nova equipe com uma mentalidade nova, com ótimas intenções e que com certeza com a "colaboração" de todos tem tudo para fazer sucesso. E é disso que todos nós precisamos. Competidores amadores ou expert , fabricantes nacionais ou importadores, lojistas ou que fazem só por hobby, assim como um dia eu comecei.Faz muito tempo que está faltando seriedade no nosso mercado de som automotivo e quem sabe a Quality Sound não seja o ínicio de um tempo melhor.Seriedade e boa vontade parece que não faltam.

Graças a um cliente amigo, Roberto Amaral, voltei a participar de um campeonato. Tinhamos no seu carro um sistema montado para um som do dia a dia com uma boa instalação e qualidade de áudio, porém nunca pensávamos em participar de um campeonato.Digo que não fiquei contente com todas as notas, assim como também fiquei surpreso com outras, mas sei que como ex juiz, muitas notas são e devem ser avaliadas de acordo com o primeiro carro avaliado. Como poderia dar uma nota máxima no primeiro carro se eu não sei o que poderia ver ou ouvir nos demais? Mesmo que estivesse excelente , não poderia dar a nota máxima.E é assim que funciona. Ficamos na terceira colocação na iniciante e todas as recomendações dos juizes serão avaliadas e discutidas para tentermos melhorar ainda mais o sistema.Vamos tentar ser tolerantes e ajudar a essa equipe para que possamos ter campeonatos de ótima qualidade e um mercado cada vez melhor.

 

Deixo uma pergunta. Quem aqui do forum, competidor ou não costuma ir ouvir música ao vivo, por exemplo no Teatro Municipal, Sala São Paulo e outros?Quem tem o carro finalizado com pelo menos uma semana de antecedência? Vamos pensando nisso!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou usando um sistema completamente passivo sem processamento algum.

 

[]s

 

Ouvi dizer que seu carro estava bem gostoso de se ouvir... Parabens.

 

abs

 

edit. Valter, eu tenho como parametro audicoes ao vivo tambem. Gosto muito e vou sempre que vou. Nao me considero juiz, nem apto para isso, mas sei do que eh feito um bom som.

 

A ultima que fui foi aqui em Tampa, a TransSiberian Orchestra. Espetacular.

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
... quem aqui do forum, competidor ou não costuma ir ouvir música ao vivo, por exemplo no Teatro Municipal, Sala São Paulo e outros?Quem tem o carro finalizado com pelo menos uma semana de antecedência? Vamos pensando nisso!!!

 

Sem querer criar polêmica, mas só pra clarear um pouco mais as idéias, deixo outras coisas pra pensar:

 

Música de qualidade é uma coisa, gravação de qualidade é outra. Então tanto faz se meu ouvido está no Teatro municipal ou num concerto de rock no Maracanã ou num bar de jazz.... a gravação não melhora a qualidade da música... e, acreditem, tem muita gravação ruim por aí....

 

Nenhuma gravação, por melhor que seja, consegue reproduzir totalmente o " ao vivo ". O motivo é simples, o microfone capta apenas parte da experiência ao vivo.... parte das reflexões.... parte do timbre.... a sensação que cada espectador vivencia é única e depende da posição em que ele se encontra no ambiente... Então quanto temos uma excelente gravação, aquelas de audiófilo mesmo, o que temos é apenas uma boa (só boa) representação da experiência real da apresentação ao vivo. é como a representação de um filme.... a imagem pode ser ótima, o tamanho pode ser real, etc. etc. mas vc. não se confunde nem de propósito com a experiência real...

 

O que se ouve numa gravação de referência é o resultado do talento do engenheiro de áudio que soube posicionar os microfones e trabalhar o áudio de modo a recriar da melhor forma possível (dadas as limitações do equipamento e da tecnologia mesmo) a experiência real...

 

Ambiência na gravação é aquele pouquinho que o engenheiro de áudio conseguiu captar (conforme o talento dele). No carro, é aquele pouquinho do pouquinho que o carro conseguiu manter...

 

Qual é a referência para se ouvir a faixa Major Technicality do CD da Iasca? música ao vivo? não... ela é sintetizada...

 

é isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...