Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
alvrinn

Novo Projetinho - Band Pass 4ª Ordem [SPL Básico]

Recommended Posts

Faaaala tchurma, tudo firmeza!?

Seguinte, como ja disse em alguns outro tópicos que criei, to praticamente "sem som" (1 kit 2 vias + 1 par de 6x9) e juntando grana pra montar meu TRIO, só que isso vai demorar um bucadinho...pra não dizer um BOOOM TEMPO!! hehehe.

Enquanto junto grana pro TRIO, resolvi montar um set básico de SPL.

Como vou ficar com esse set por um período bom de tempo e queria experimentar algo diferente resolvi apostar também numa caixa diferente e que sempre tive curiosidade, foi ai que me surgiu a idéia de mandar uma BAND PASS 4ªORDEM pro 308.

Conversei com o Ernany e talz e ele me recomendou a seguinte configuração: 30Litros na selada e 30Litros na Dutada. Depois troquei mais algumas idéias com o Vxice e talz, sobre o estilo de música que escuto e talz (preferencialmente e quase exclusivamente Eletrônico - tipo psy, electro, etc - que exigem graves pesados e rápidos), pra achar uma sintonia legal pra caixa, e foi ai que ele me recomendou um duto de 4"x24cm, que se não me engano deixa a caixa sintonizada em 50Hz ou coisa do tipo, com Fs em 38Hz (é isso mesmo Vxice?!?!?)

Pois bem, fiz o projetinho da caixa pelo site da Bravox mesmo e ficou assim:

Altura: 39cm

Profundidade: 39cm

Espessura: 1,8cm (18mm)

L1 e L2: 27,5 e 27,5cm

Vol1 e Vol2: 30Litros e 30Litros

Duto: 4"x24cm

Imagem do projeto da caixa pelo site da bravox com as medidas:

caixabandpassnovamedida.jpg

O resto do SET é:

- 1 Kit 2 Vias Selenium;

- 1 Par de 6x9 Quadr. Selenium;

- 1 SD400 (que tocava o Kit + 6x9 e agora vai pro 308)

- 1 Pioneer esqueciomodelomasquetempoucaregulagem;

E achei interessante pelo fato de não ver ainda alguem que tivesse mandado uma BAND PASS de 4ª ORDEM pro Pioneer 308, então como sou meio looooco mesmo resolvi experimentar!!

Bom galera, queria a opinião de vocês ae sobre a caixa, se o projeto esta bom e talz, o que esperar desse projetinho e talz...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante ein..

acompanhando..

edit: alguem pode gerar as simulações do projeto?

Editado por gino

Compartilhar este post

Link para o post

tudo indic q vai render bem...

nunca vi esse sub e banda pass essa eu to pagando pra ver

aguardando foto e videos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, só pra avisar a caixa ficou pronta...só to esperando o sub. chegar e instalar!! ^^

Creio que semana que vem ja posto fotos e um possível video!! =D

Flw!

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma dica... deixe pra acertar o duto "ao vivo".

Se plugar um duto em definitivo e botar pra tocar, é quase 99% de chance de não gostar.

O rendimento da BP se atinge quando as duas câmaras estão sintonizadas de forma tal que você consiga uma banda passante rasoável com bom SPL.

Só lembrando: Banda passante larga = pouco SPL. Banda passante estreita = alto SPL.

Numa 6a ordem é mais fácil determinar sintonias... na 4a ordem, o esquema é ir testando até achar o ajuste fino.

Compartilhar este post

Link para o post
Só uma dica... deixe pra acertar o duto "ao vivo".

Se plugar um duto em definitivo e botar pra tocar, é quase 99% de chance de não gostar.

O rendimento da BP se atinge quando as duas câmaras estão sintonizadas de forma tal que você consiga uma banda passante rasoável com bom SPL.

Só lembrando: Banda passante larga = pouco SPL. Banda passante estreita = alto SPL.

Numa 6a ordem é mais fácil determinar sintonias... na 4a ordem, o esquema é ir testando até achar o ajuste fino.

Vlw pela dica Kleber....vou fazer isso então....vou começar com o Duto (no caso de 4") com 24cm (que o Vxice me recomendou)...e ir testando pra mais e pra menos.....

Agora uma duivda....

No caso, se eu quisesse eu poderia passar essa band pass 4ª ordem minha pra 6ª ordem? (no caso fazendo um duto na parte selada)....ja que as duas camaras possuem a mesma litragem e talz, ou teria que mudar alguma outra coisa?!?! Fikei na dúvida nisso....vlw!!

Qd der posto fotos aqui da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando...

Eu qria uma Band Pass 4ª Ordem pros 308 no inicio do meu projeto.. mas agora mudei de ideia e vou utilizar Woofer mesmo, entao uma caixa de pancadao serviu.. rsrs

Parabéns pela iniciativa... aguardo resultados pra saber se a minha ideia tinha fundamentos.. rsrs

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Vlw pela dica Kleber....vou fazer isso então....vou começar com o Duto (no caso de 4") com 24cm (que o Vxice me recomendou)...e ir testando pra mais e pra menos.....

Agora uma duivda....

No caso, se eu quisesse eu poderia passar essa band pass 4ª ordem minha pra 6ª ordem? (no caso fazendo um duto na parte selada)....ja que as duas camaras possuem a mesma litragem e talz, ou teria que mudar alguma outra coisa?!?! Fikei na dúvida nisso....vlw!!

Qd der posto fotos aqui da caixa.

Pelo que me lembro das simulações, até dá... mas eu não mexeria com isto assim não...

6a ordem nas coxas... tenso. melhor ir de 4a ordem mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo que me lembro das simulações, até dá... mas eu não mexeria com isto assim não...

6a ordem nas coxas... tenso. melhor ir de 4a ordem mesmo.

Beleza...vou deixar 4ª ordem mesmo então e ir acertando o duto!! O duro é o cara aqui (eu mesmo) não manjar muito, mas acho que consigo algo legal!!

Vlw por enquanto =]

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

E aeeeeeeeeee Alvaroooooooooo...

to precisando fazer uma tbm...

porem é pra por na sala...

pra tocar subgrave / gravee....c tem ideia das litrages q eu devo usar??

Compartilhar este post

Link para o post

Opaaaa....olha eu devolta aqui.

Etão galera, até que enfim o projeto ficou pronto, ja ta instalado (mas não por definitivo, pois tem algumas coisas a serem feitas ainda).

Vou adicionar aqui algumas mudanças que ocorreram no projeto:

Amplificador: O amp. foi "trocado", e pro lugar do SD400 (que foi vendido) veio um SD1000.4AB (amp. show de bola)

Band Pass: A caixa continua a mesma, somente o DUTO que com os 24cm recomendados estava soprando demais, e depois de alguns testes rápidos atualmente estou com um duto de 4"x7cm, porém ontem senti falta de um pouco de subgrave no sistema, então creio que eu deva aumentar ele para uns 12cm (tamanho padrão do AERODUTO) para ver como se comparta.

Bom, eu gostei bastante do resultado, ficou dentro das expectativa, pra não dizer que ficou até MELHOR do que eu esperava. Porém não vou dar meu PARECER final e fazer uma análise mais completa agora pois instalei o som ontem e não ta regulado certinho ou coisa do tipo. Então quero ver se hoje ja dou uma mexida nele, uma regulada melhor no amp. pra tentar melhorar ainda mais o rendimento do sistema.

-----------------------------------------------------------------------------------

UM DÚVIDA E PEDIDO DE AJUDA!

Agora só queria postar aqui um probleminha que aconteceu ontem, vamos lá:

Ontem quando o sistema foi instalado e quando ligamos o som, ficou tudo lindo e maravilhoso, porém quando liguei o carro e em seguida o som veio a surpresa, o MALDITO CHIADO, porém não era aquele chiadinho baixinho não, é coisa ALTA, chiado de atrapalhar e BEM o som, ruim mesmo.

Então queria saber se alguem poderia dar uma dica do que eu poderia fazer pra tentar AMENIZAR ao menos tal chiado. E também uma dica pra saber se o chiado é proveniente do player, do amp. ou coisa assim. Um detalhe que não sei se atrapalha e "ajuda" no chiado, é que ontem o aterramento da bateria auxiliar (que fica na mala) teve que mudar de lugar, indo de um parafuso do cinto do banco traseiro para outro parafuso (do cinto do banco traseiro tb, mas outro), porém no aterramento anterior o local foi lixado (para retirar a tinta do chassi e da chapa do cinto), ja esse outro lugar que foi feito o aterramento ontem (tanto o chassi quanto a chapa do cinto) não foram lixados, ou seja, estão com a tinta, isso também influencia ?!?!?!

Bom galera, por enquanto é isso. Assim que der vou tirar umas fotos da caixa, amp. e do sistema pronto!

Flw, abraço =]

Editado por alvrinn

Compartilhar este post

Link para o post

cara, lixa isso, nao passa quase nada de corrente ela tinta, tem que tirar tudo mesmo, porem nao precisa tirar do cinto, so da lata do carro, e aterra o RCA do player na propria carcaça, em 95% dos casos resolve o chiado

Compartilhar este post

Link para o post

cara, lixa isso, nao passa quase nada de corrente ela tinta, tem que tirar tudo mesmo, porem nao precisa tirar do cinto, so da lata do carro, e aterra o RCA do player na propria carcaça, em 95% dos casos resolve o chiado

Pode cre amigo!! Ja é praticamente certeza de que o CHIADO é por conta disso.

Logo menos estarei lixando devidamente o local e também fazendo o aterramento do player (inclusive será feito no chassi também e não na carcaça do player).

Vlw! =D

Compartilhar este post

Link para o post

aqui onde eu moro tem um amigo meu q tem uma band bass em um clio com 2 308 e toca mto no meu proximo set to pensando em fazer uma band bass com 4 308 e a pricipio no manual dos 308 indica 31 litros em cada camara da caixa + acho q 1 litro a menos nun vai vai mudar mta coisa não

Compartilhar este post

Link para o post

cade as fotos da sistema pronto

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, e ae pessoal, beleza?

TO meio SUMIDÃO do fórum né?! fo**....correria total aqui, agora to com 2 trampos, fazendo curso uns dias da semana ae, ai fica complicado.

Pois bem, só avisando o sistema foi concluído sim e atualmente estou tocando o Pioneer com uma SD1000.4AB, sendo 1 bridge para o sub (ou seja, ele ta recebendo teóricos 400W RMS já que ele é 2+2).

Assim que possível tiro umas fotos da caixa e do restante e posto aqui!

Flw, abraço.

E vou ver se consigo a voltar a ser mais participativo no fórum!

Flw, grande abraço a todos! =D

Compartilhar este post

Link para o post

Opaaaa....olha eu devolta aqui.

e ae blz, olha eu fui daqueles q tentou de tudo para eliminar zumbido alto, aterramento, aluminio nos cabos,entre varios outros.... e num belo dia troquei o cabo rca e resilvido, o cabo era de má qualidade, tão simples e tão dificil de achar...a mais uma coisa amigo gostei do seu proeto mas tenho uma duvida , a parte dutada da caixa normalmente ñ deveria ter apenas 1/3 do volume total? no seu caso descontando o volume do sub ficou maior q a parte selada, me de uma ajuda tb estou querendo montar uma

Etão galera, até que enfim o projeto ficou pronto, ja ta instalado (mas não por definitivo, pois tem algumas coisas a serem feitas ainda).

Vou adicionar aqui algumas mudanças que ocorreram no projeto:

Amplificador: O amp. foi "trocado", e pro lugar do SD400 (que foi vendido) veio um SD1000.4AB (amp. show de bola)

Band Pass: A caixa continua a mesma, somente o DUTO que com os 24cm recomendados estava soprando demais, e depois de alguns testes rápidos atualmente estou com um duto de 4"x7cm, porém ontem senti falta de um pouco de subgrave no sistema, então creio que eu deva aumentar ele para uns 12cm (tamanho padrão do AERODUTO) para ver como se comparta.

Bom, eu gostei bastante do resultado, ficou dentro das expectativa, pra não dizer que ficou até MELHOR do que eu esperava. Porém não vou dar meu PARECER final e fazer uma análise mais completa agora pois instalei o som ontem e não ta regulado certinho ou coisa do tipo. Então quero ver se hoje ja dou uma mexida nele, uma regulada melhor no amp. pra tentar melhorar ainda mais o rendimento do sistema.

-----------------------------------------------------------------------------------

UM DÚVIDA E PEDIDO DE AJUDA!

Agora só queria postar aqui um probleminha que aconteceu ontem, vamos lá:

Ontem quando o sistema foi instalado e quando ligamos o som, ficou tudo lindo e maravilhoso, porém quando liguei o carro e em seguida o som veio a surpresa, o MALDITO CHIADO, porém não era aquele chiadinho baixinho não, é coisa ALTA, chiado de atrapalhar e BEM o som, ruim mesmo.

Então queria saber se alguem poderia dar uma dica do que eu poderia fazer pra tentar AMENIZAR ao menos tal chiado. E também uma dica pra saber se o chiado é proveniente do player, do amp. ou coisa assim. Um detalhe que não sei se atrapalha e "ajuda" no chiado, é que ontem o aterramento da bateria auxiliar (que fica na mala) teve que mudar de lugar, indo de um parafuso do cinto do banco traseiro para outro parafuso (do cinto do banco traseiro tb, mas outro), porém no aterramento anterior o local foi lixado (para retirar a tinta do chassi e da chapa do cinto), ja esse outro lugar que foi feito o aterramento ontem (tanto o chassi quanto a chapa do cinto) não foram lixados, ou seja, estão com a tinta, isso também influencia ?!?!?!

Bom galera, por enquanto é isso. Assim que der vou tirar umas fotos da caixa, amp. e do sistema pronto!

Flw, abraço =]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...