Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

TRIO POWER TWO em uma Ipanema!

Recommended Posts

bem, pessoal

um amigo meu adquiriu uma Ipanema MUITO inteira, o carro tá lindo mesmo! e ele quer montar um trio barato e simples pra animar churrasco, e deixou o projeto na minha mão!

eu vou botar em prática o "trio power two" q eu falei no tópico do RS!!!!

o triozinho vai ser:

01 Ródistá Páuer Tchú

02 tetech light de 15"

02 10PW3

02 ST200

PORQUE ESSES COMPONENTES??? simples... são baratos, muito eficientes, possuem sensibilidades semelhantes e vão gerar um projeto simples, de baixo custo e baixa manutenção! o cara não gosta de cornetas (como eu) e acho que vai ficar legal o pw3 cortado em 3KHz como ST200 assumindo dai pra cima!

isso tudo vai ser espetado em um player pioneer simples, ou se acharmos um sony, clarion ou kenwood equivalente por preço melhor, com cortes seguintes:

sub <125Hz

woofers 125 - 3000

ST 3000 em diante

os cortes do woofer e tw serão de 12dB/8ª, feitos por meio de PLLXO (simples, barato, funciona bem, nem sempre serve pra som ráifái mas pra trio tá loco de bom!)

a medida que for evoluindo o projeto eu atualizo, possivelmente faremos a caixa no fds do dia 31 (esse fds não da mais tempo de comprar as coisas e no proximo eu tenho concurso)

a idéia é um som simples bem acabado e que toque MUITO BEM pelo investimento feito!

opiniões são bem vindas!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal esse setup, bem barato e parece que toca mto

estou montando um projeto "mini-trio" pro meu celta e acho que usando apenas 1 módulo é muito mais econômico

soh resta saber se o ptwo manda tudo que promete

acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

Muuuuuuuuuito bom.. essa vou acompanhar de perto... vamos ver se o power two é o todo poderoso da hora!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
sei não ... mas esse light vai te dar trabalho e comer espaço que nem doido rsrsrs ... Mas manda bala =) !

Fora q com este corte nos Tweeter vc vai derrete-los ou vai ter q usa-lo muito mas muito atenuado, ai não compensa

Compartilhar este post

Link para o post

1 pergunta e uma sujestao gabriel...

Os pw3 nao sobem amis de 3k nao ?

Porque nao excursion no lugar dos ligth ?

Compartilhar este post

Link para o post
1 pergunta e uma sujestao gabriel...

Os pw3 nao sobem amis de 3k nao ?

Porque nao excursion no lugar dos ligth ?

xcursion é PIOR ainda que o light pra fora !

Compartilhar este post

Link para o post
bem, pessoal

um amigo meu adquiriu uma Ipanema MUITO inteira, o carro tá lindo mesmo! e ele quer montar um trio barato e simples pra animar churrasco, e deixou o projeto na minha mão!

eu vou botar em prática o "trio power two" q eu falei no tópico do RS!!!!

o triozinho vai ser:

01 Ródistá Páuer Tchú

02 tetech light de 15"

02 10PW3

02 ST200

PORQUE ESSES COMPONENTES??? simples... são baratos, muito eficientes, possuem sensibilidades semelhantes e vão gerar um projeto simples, de baixo custo e baixa manutenção! o cara não gosta de cornetas (como eu) e acho que vai ficar legal o pw3 cortado em 3KHz como ST200 assumindo dai pra cima!

isso tudo vai ser espetado em um player pioneer simples, ou se acharmos um sony, clarion ou kenwood equivalente por preço melhor, com cortes seguintes:

sub <125Hz

woofers 125 - 3000

ST 3000 em diante

os cortes do woofer e tw serão de 12dB/8ª, feitos por meio de PLLXO (simples, barato, funciona bem, nem sempre serve pra som ráifái mas pra trio tá loco de bom!)

a medida que for evoluindo o projeto eu atualizo, possivelmente faremos a caixa no fds do dia 31 (esse fds não da mais tempo de comprar as coisas e no proximo eu tenho concurso)

a idéia é um som simples bem acabado e que toque MUITO BEM pelo investimento feito!

opiniões são bem vindas!

Subsonic assim que ligar o som, os st200 com corte em 3Khz, vão pegar fogo! Eles respondem a partir de 5KHz, infelizmente.

:legal:

Acho os super-tweeters Trynium da Hinor bacanas, pena que são caros, porém eles dão um visu maneiro em qualquer projeto! Nunca vi super-tweeters que barrassem esses no visual.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Putz! realmente! esqueci que ST não é tweeter dome! haeuhea

intão... meu projeto inicial era com 2 pares de Hinor HTD 240 (sens baixa) pra acompanhar os PW3, talvez eu volte a esse projeto! mas não é ctz, rs

outra coisa, pode ser q entrem woofers de 8" da keybass na jogada! vamos ver no que vai dar!

os Light acho que vão tocar legal pra fora, e ainda vão cumprir o papel de sub no som interno! provavelmente vão para um projeto diferenciado de manifold!

alguem ai sabe onde eu acho os tweeter da hinor?

Compartilhar este post

Link para o post

ah! outra idéia aventada pelo jão, e q já tinha me passado pela cabeça!

no lugar dos tweeters usar um unico driver Ti, eu gostaria de ir de D210Ti pq sei que toca mto bem com a corneta certa e é relativamente barato (mais caro q o tweeter, mas mais barato q outras Ti)

e ai??? corte em 3KHz com varios tweeters dome, ou corte em 2KHz e um driver Ti???

pensando em qualidade e custo beneficio...

to inclinado para o driver pq ele é mais resistente que os tweeters, menor risco de torrar pode mau uso! esse amigo meu tem tendencia a se etilizar excessivamente e pode dar mer**! hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei da minha idéia :P

Aliás, gosto da D210Ti, afinal tenho uma :vts

Quem pode falar melhor é o Guto, que me aconselhou o uso e deve conhecer outras opções!

Compartilhar este post

Link para o post

a 210Ti se cortar à baixo de 4khz e usar sua potência musical QUEIMA !!! ela é frágil ...

Mas o timbre é ótimo !!!

Eu iria de 2 Tw mesmo ... mas tw BOM , não essas coisas de Plastico !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Guto... ao menos em teoria:

PW3 -> 98 dB + 3dB = 101dB

D210 Ti -> 107 dB

diferença... 6dB, ou seja, ao menos em teoria, se eu aplicar 250WRMS nos PW3, eu posso aplicar 62,5WRMS em uma unica D210Ti q eu terei o mesmo SPL!

aplicando 62,5WRMS acho que dá pra cortar ela em pelo menos 2500Hz com filtro de 12dB/8ª sem ter muito medo de torrar!

levando em consideração que em 8 ohms o canal do power two não vai ser tão forte (mesmo que ele realmente tenha 4 canais de 400RMS a 2 ohms, eles divulgam 250 a 4 ohms, logo espera-se algo em torno dos 140W em 8 ohms, coisa que eu duvido!) e pra resolver isso é só fazer um L-pad e pronto, eu posso socar volume no player sem ultrapassar o limite do driver!

hoje eu vou falar com o cara do projeto, e acho que na semana que vem já rola a montagem! ele tá bem animado e vai sabado no paraguay buscar o power two e o player! se ele achar o PW3 e a 210Ti lá mais baratos que aki já traz tbem!

a fiação será toda residencial, cabo de 35mm flexivel para alimentação e cabos Pirelli Sintenax flex para os auto falantes (simples para os PW3 e driver e usando 2 condutores para cada polo do subwoofer)

ainda estou na dúvida quanto ao conector a usar, estou bem inclinado a tomadas residenciais de boa qualidade, acho que se adequa bem à proposta de baixo custo e eficiencia do projeto! se eu achar spades baratos, eu coloco, se não vai de tomada mesmo!

os RCA serão RGC-58 com conectores de pino central de cobre banhados em latão (xing ling bom q eu compro em uma loja aki da cidade, pago 2,50 em cada e o resultado é bem satisfatório, a parte onde se solda é bem resistente e a construção é boa!)

vai ser tudo MONO! eu vou fazer 2 Y, passar apenas 2 cabos do player até o amp, e lá no amp novamente dividir em Y para as 4 entradas... considerando-se que as saidas L e R tem a mesma impedancia, e que as entras do amp são todas com a mesma impedancia, eu terei um sinal L+R com a mesma tensão em cada conector!

o PLLXO vai ficar logo antes de cada entrada do amp (ele será um ponto critico para captar ruídos, uma vez que eu não terei a malha do RCA para blindar, portanto eu o manterei o mais proximo possivel do amp e farei a blindagem com o bom e velho papel alumínio conectado à malha do RCA!

to preocupado com os termoretrateis, aki na cidade acha-se de poucas medidas, se eu encomendar de fora demora pra chegar! mas vamos ver oq dá!

Compartilhar este post

Link para o post

Tu pensou na possibilidade de usar o P.two com 2 bridges e um par de cross passivo pra todo o sistema?!

Agora uma opinião de quem testou na prática: Um drive ti com 50wrms fala MUITO alto! Pois ele tem menor compressão térmica que os pw3... e pw3 quando recebem 100% da potencia (125wrms) começam a aquecer até perder quase 3db de rendimento!

Pra vc ter ideia, uso 4x10pw3... e apenas um D220ti acompanharia o som de boas! Só que pra melhor layout do som, acabei botando 2 e atenuados com L-pad.. Alias.. no meu som eu usei HDT500ti da hinor.. que encontrei por um preço beem bacana e é bastante parrudo o drive! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Tu pensou na possibilidade de usar o P.two com 2 bridges e um par de cross passivo pra todo o sistema?!

Agora uma opinião de quem testou na prática: Um drive ti com 50wrms fala MUITO alto! Pois ele tem menor compressão térmica que os pw3... e pw3 quando recebem 100% da potencia (125wrms) começam a aquecer até perder quase 3db de rendimento!

Pra vc ter ideia, uso 4x10pw3... e apenas um D220ti acompanharia o som de boas! Só que pra melhor layout do som, acabei botando 2 e atenuados com L-pad.. Alias.. no meu som eu usei HDT500ti da hinor.. que encontrei por um preço beem bacana e é bastante parrudo o drive! :legal:

hmm... eu vi esses HTD da hinor, são realmente mais baratos q os selenium! mas eu nunca ouví, não sei se valem a pena... oq vc tá achando? com qual corneta vc usa e como ele se comporta?

quanto ao cross passivo, ele eleva o custo da instalação! se eu fosse usar só tweeter ainda, dava pra deixar o pw3 só com hi-pass e jogar o TW com capacitor, mas com driver teria q montar um cross mesmo, com indutor e td mais, ou comprar pronto, oq encarece o projeto! o PLLXO por usar apenas resistores e capacitores de valor baixo, sai muito mais em conta (valor desprezível na verdade, coisa de centavos), e como o P.two tem um canal de 250WRMS, que é td que eu preciso para os PW3 e me sobra um canal inteiro pra usar atenuado pro driver... não vejo NECESSIDADE de usar a outra bridge!

num futuro upgrade, ai sim, pode ser q eu use o P two somente para os subwoofers e outro amp para o topo!

ah! outra coisa! eu só vou usar a saida REAR dos RCA, pq ele vai colocar uns multiaxiais (daqueles tipo original mesmo) na porta pra som interno, usando somente a REAR ele pode mudar de trio para interno pelo FADER do player!

to tentando convencer ele a colocar um kitzinho da selenium, mas ele quer gastar quase nada no som da frente! hahaha

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post
sei não ... mas esse light vai te dar trabalho e comer espaço que nem doido rsrsrs ... Mas manda bala =) !

putz! nem tinha comentado sobre os light!

então, Guto, os light vão em uma manifold calculada justamente pra corrigir as deficiencias dele! vai ficar bem legal!

Compartilhar este post

Link para o post
hmm... eu vi esses HTD da hinor, são realmente mais baratos q os selenium! mas eu nunca ouví, não sei se valem a pena... oq vc tá achando? com qual corneta vc usa e como ele se comporta?

quanto ao cross passivo, ele eleva o custo da instalação! se eu fosse usar só tweeter ainda, dava pra deixar o pw3 só com hi-pass e jogar o TW com capacitor, mas com driver teria q montar um cross mesmo, com indutor e td mais, ou comprar pronto, oq encarece o projeto! o PLLXO por usar apenas resistores e capacitores de valor baixo, sai muito mais em conta (valor desprezível na verdade, coisa de centavos), e como o P.two tem um canal de 250WRMS, que é td que eu preciso para os PW3 e me sobra um canal inteiro pra usar atenuado pro driver... não vejo NECESSIDADE de usar a outra bridge!

num futuro upgrade, ai sim, pode ser q eu use o P two somente para os subwoofers e outro amp para o topo!

ah! outra coisa! eu só vou usar a saida REAR dos RCA, pq ele vai colocar uns multiaxiais (daqueles tipo original mesmo) na porta pra som interno, usando somente a REAR ele pode mudar de trio para interno pelo FADER do player!

to tentando convencer ele a colocar um kitzinho da selenium, mas ele quer gastar quase nada no som da frente! hahaha

Cara.. ele tem pouco menos sensibilidade que o da selenium, mas é mais parrudinho, suporta mais potência! Já vem com resistor e capacitor, pra usar como l-pad + cross 6a ordem passivo.....

Já na sonoridade, ele é bem agradável de ouvir.. mas qdo vai passando de 15khz, ele vai sumindo! Não prestei mta atenção nos da selenium,.. mas acredito q seja detalhe do drive ti mesmo!

O som dele não é igual ao "de carro", fino e agudo..... é igual à PA.. encorpado e com corte LP nos 18khz! (PA geralmente usa isso!)

Compartilhar este post

Link para o post

Selenium não se axa + não la em cildad de lest, talves uns ST, mas ST e driver da Hinor é + facil. Tem SÒ UMA loja que eu conheço que vende Eros e Over. Se quizer saber ????

Compartilhar este post

Link para o post
putz! nem tinha comentado sobre os light!

então, Guto, os light vão em uma manifold calculada justamente pra corrigir as deficiencias dele! vai ficar bem legal!

Eu projetei coisa desse tipo tb rsrsrs ... mas pra 4 de 6" rsrsrs ! e parecia que ia ficar legal =) !

Compartilhar este post

Link para o post
Eu projetei coisa desse tipo tb rsrsrs ... mas pra 4 de 6" rsrsrs ! e parecia que ia ficar legal =) !

4x6" ??? haeuhauhuheaeha só vc mesmo Guto! era pro carro ou pra residencial (pra residencial me parece interessante! subzinho compacto pra ver filme sempre é legal)

então... o projeto tá na dependencia da ida ao paraguay pra buscar o amplificador, e eu ter tempo pra mexer! tenho prova no domingo e to varando noite estudando, dando paradinhas de 15min pra acessar o forum e pra comer! hj, meu aniversario, e eu enfiado em apostila de inspeção sanitária... OOO TREVA!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...