Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
PedroJosino

[VW Gol] Iniciando novamente a instalação..

Recommended Posts

Pessoal, estou dando início a uma nova instalação, troquei de carro e chegou à hora de instalar meu set novamente no carro novo. O carro escolhido foi novamente um Novo Gol (G5) sendo dessa vez escolhi um 1.6 completo.

Já tenho praticamente todo o meu set aqui em casa, os equipamentos que tenho são:

[x] CD Player: Alpine 9887

[x] Kit 2 Vias: Focal Polyglass 165VR

[x] Midbass: Fosgate Audiophile RFA-64

[x] Subwoofer: JL Audio 10w6v2

[x] Amplificador: Alpine PDX 4.100

[x] Amplificador: Alpine PDX 1.600

[x] Cabo RCA: Audison Best

[x] Cabo RCA: Monster Cable XLN Xtreme 402SW

[x] Cabo de Alimentação: Knukonceptz 0AWG (66.88mm²)

[x] Cabo de Alimentação: Knukonceptz 4AWG (29.44mm²)

[x] Cabo de Alto-falante: Audison Sonus S212

[x] Acessórios e Terminais: Tsunami

[x] Instalação: Best Sound (Natal/RN)

Stereo: A parte stereo do meu sistema será composta inicialmente pelo kit Focal Polyglass 165VR, usei esse kit no meu carro anterior e gostei bastante dele, o tweeter não é tão suave quanto os Morel mas não chega a ser agressivo e o midbass desse kit é muito bom, sou muito satisfeito com esse kit mas penso as vezes em um up para a linha K2 Power, gostei muito desses kits da Focal.

Amplificadores: Sempre gostei muito das Alpine PDX, achava elas muito bonitas além de ouvir elogios a respeito delas, apesar de não serem topo de linha comparada a tantas outras marcas renomadas, elas não chegam a fazer feio e até agora tem tocado com limpeza e equilíbrio o meu atual sistema, além da praticidade de ser pequena, já que acomodar muita coisa no porta-malas no Novo Gol é uma espécie de desafio, mas também estou estudando uma possibilidade de um upgrade para umas Audison LRx, mas somente depois de instalado meu sistema, irei fazer um comparativo entre elas.

Subwoofer: Esse item ainda é uma incógnita no meu sistema, confesso ter uma tendência aos JL Audio, por terem sido provavelmente os melhores subwoofers que já ouvi, mas não posso falar muito porque aqui aonde eu moro não temos um leque muito grande de opções, talvez as melhores opções por aqui sejam JL Audio e Focal. Ouço bastante R&B, Hip-Hop, MPB, um pouco de Sertanejo, Forró e um Brega nos momentos de farra (não me crucifiquem).

HU: Comprei o Alpine 9887 por ser um player bem completo, possibilitando a ligação em 3way e ajustes de TA, gosto muito desse cd player apesar de ter alguns recursos que eu não faço idéia pra que serve, mas ao longo do tempo eu tenho certeza que irei aprender a lhe dar com ele e tirar o máximo de proveito dele.

Cabeamento: Para o kit e sub irei usar Audison Sonus, para os kits tenho o S214 e para o sub tenho S212, acredito que dará conta do recado, são cabos muito bem falados aqui no fórum e bem raros de encontrar. A parte de RCA eu tenho 2 pares de Audison Best, na verdade eu queria o Sonus mas o custo dele é muito alto, no momento impossibilitou um pouco mas quem sabe eu não troque ele mais na frente por algo melhor, e tenho também um Monster Cable 402SW Xtreme que uso para ligar o subwoofer, bem parrudo na frente do Audison mas tamanho não é documento. Para alimentação irei usar Knukoncetpz 0AWG e 4AWG.

Instalação: Nessa Segunda-feira (19.10.09) irei dar início à instalação do meu sistema. Essa fase consistirá na construção dos pezinhos que inicialmente usarei no meu set, caso não fique bom irei passar os kits Focal para as portas (já ouvi carros com Focal no pezinhos e o resultado foi mais agradável nas portas). Tenho uma dúvida quanto ao posicionamento dos pezinhos, se eles devem ser direcionados aos meus ouvidos ou cruzados, já que tenho o TA. Irei testar também alguns posicionamentos dos tweeters e ver como ele ficaria melhor, mas não irei mexer na coluna por enquanto.

Irei fazer também o famoso Big 3, usarei nele os cabos do meu sistema anterior, os UniqCable 4AWG (21mm²) com terminais da Audison.

Irei puxar também uma ligação direto da bateria para ligar o cd player, não pretendo usar o chicote original do carro para alimentar o cd player.

Puxarei da bateria até o porta-malas o Knukoncetpz 0AWG e lá usarei o distribuidor da Tsunami para distribuir os cabos 4AWG para os amplificadores e futuramente para um Mega Capacitor (caso precise). Em breve irei fazer também a troca da bateria por uma Optima Yellow, com isso a parte elétrica ficará em ordem e ficará apta a receber upgrades de amplificadores, sem necessidade de trocar mais nada.

Como os carros nacionais populares são plástico puro, tenho vontade de fazer um tratamento acústico melhor no carro, comprei um rolo de manta asfáltica auto-adesiva da Betumat (o custo saiu melhor que a Seladin) para fazer o tratamento do porta-malas e das portas dianteiras (caso venha usar o kit nelas) e penso na possibilidade de tratar o teto e de repente as portas traseiras. Ou alguém pode me recomendar outra coisa para colocar dentro das portas e no teto para reduzir as vibrações do excesso de plástico nesse carro? Me recomendaram o feltro betumado (cobertor de mendigo), essa seria uma boa opção ou teria algo melhor?

Estou aberto a opiniões e críticas a respeito do meu sistema e métodos de instalação, estou engatinhando na área de som automotivo e tenho muito o que aprender, desejo apenas tirar o melhor proveito dos meus equipamentos para obter o som mais limpo e detalhado dentro das minhas condições.

Agradeço a atenção de todos.

Fotos dos equipamentos:

Cabos de Alimentação Knukonceptz 0AWG (66.88mm²)

003.jpg

Cabos de Alimentação Knukonceptz 4AWG (29.44mm²)

006.jpg

Amplificadores Alpine PDX 4.100 e PDX 1.600

008.jpg

Focal Polyglass 165VR

009.jpg

010.jpg

Audison Sonus soldado diretamente no tweeter, foi usado uma solda com prata importada.

011.jpg

012.jpg

Speaker Cable Audison Sonus

015.jpg

RCA Audison Best

016.jpg

017.jpg

RCA Monster Cable XLN 402SW X-Treme

018.jpg

Porta-fusível Tsunami

019.jpg

Distribuidor e Terminais de Aterramento Tsunami

020.jpg

Fixador com braçadeira colorida Frontec (fixar os cabos no carro)

023.jpg

021.jpg

Mais fotos a medida que a instalação for progredindo..

Edited by PedroJosino

Iniciando a instalação..

024.jpg

025.jpg

027.jpg

029.jpg

031.jpg

033.jpg

034.jpg

035.jpg

036.jpg

039.jpg

040.jpg

041.jpg

042.jpg

043.jpg

045.jpg

046.jpg

050.jpg

051.jpg

052.jpg

053.jpg

054.jpg

O subwoofer chegou, muito bonito e bem construido.. JL Audio 10w6v2..

055.jpg

057.jpg

058.jpg

060.jpg

Próximo passo é a construção do porta-malas e espero finalizar por este ano.

Vídeos

Edited by PedroJosino

Show!

Pelos equipamentos q vc escolheu, imagino q vc procura um set sem mta invenção mirabolante (o q eu apoio fortemente! e eh mai$ facil de tocar bem)... Por isso (e pelo tipo de musica q vc ouve, acho q devia ir de w6v2. Jah ouvi 2X8w1v2; 10w0 (varios), 10w1 (o meu e mais outro) e 10w6v2.... Achei o 10w6 o mais legal de todos!!!

Vai cortar o kit pelo player ou vai no passivo mesmo??

Eu tenho um g 3 estou pretendendo fazer um set no g5 zero.Tenho algumas idéias !mas vou perguntar ? caixa selada ou dutada?pois a mala do g5 diminuiu muito!Se for colocar muita coisa pode tirar o estepe. E Pedro pesinho já teve seu tempo tu nunca consegue bons resultado eu particularmente prefiro os peitinhos com a tweeter mais próximo possível ou coaxial como peitinho e um mid bass nas portas tratada ai tu pode baixar bastante a freqüência do mid para uns 60hz e arrastar o grave para frente do carro dando uma impressão do grave vindo da frente dá uma olhadinha do g3

dar uma olhadinha no topico do gol g3 que eu montei falta finalizar mas tem um peitinho com um coaxial 5 1/2 da alpine geral INSTALAÇÃO SOM AUTOMOTIVA, no geral de som automotiva de antnbarao

Show!

Pelos equipamentos q vc escolheu, imagino q vc procura um set sem mta invenção mirabolante (o q eu apoio fortemente! e eh mai$ facil de tocar bem)... Por isso (e pelo tipo de musica q vc ouve, acho q devia ir de w6v2. Jah ouvi 2X8w1v2; 10w0 (varios), 10w1 (o meu e mais outro) e 10w6v2.... Achei o 10w6 o mais legal de todos!!!

Vai cortar o kit pelo player ou vai no passivo mesmo??

Pois é, gosto bastante dos JL Audio, mas também é uma questão de não ter ouvido grande diversidade, queria indicações de outros possíveis modelos tão bom quanto, com um custo semelhante pra poder sair um pouco da mesmisse, mas caso não consiga, irei de 10w6v2.

Não defini ainda quanto ao corte do kit, pretendo fazer uns testes com cross ativo e passivo.

Eu tenho um g 3 estou pretendendo fazer um set no g5 zero.Tenho algumas idéias !mas vou perguntar ? caixa selada ou dutada?pois a mala do g5 diminuiu muito!Se for colocar muita coisa pode tirar o estepe. E Pedro pesinho já teve seu tempo tu nunca consegue bons resultado eu particularmente prefiro os peitinhos com a tweeter mais próximo possível ou coaxial como peitinho e um mid bass nas portas tratada ai tu pode baixar bastante a freqüência do mid para uns 60hz e arrastar o grave para frente do carro dando uma impressão do grave vindo da frente dá uma olhadinha do g3

dar uma olhadinha no topico do gol g3 que eu montei falta finalizar mas tem um peitinho com um coaxial 5 1/2 da alpine geral INSTALAÇÃO SOM AUTOMOTIVA, no geral de som automotiva de antnbarao

Irei usar acho que caixa dutada mesmo, pra ter graves mais prolongados, só tenho medo de pegar um subwoofer parrudo demais e ficar um grave muito forte, ai nesse caso eu faço outra caixa e deixo ele selado mesmo. Não faço questão de espaço pra mim no porta-malas, quero espaço apenas pra acomodar os equipamentos do som, quero fazer um porta-malas simples e bonito.

Quero fazer um porta-malas que não inviabilize a retirada do step, será feito um piso ou a caixa será o piso, nada definido ainda.

Quero fazer os testes com os pezinhos, nunca tive em carro meu, quero fazer pra tirar minhas proprias conclusões quanto a qualidade e funcionalidade deles, o rapaz que vai fazer pra mim disse que tem conseguido em torno de 6L geralmente, no Gol tem um bom espaço por não ter aquelas molduras de plástico nas laterais, então sobra bastante espaço. O problema é que a porta do Novo Gol é muito curta, mal cabe o midbass Focal dentro, por isso o pezinho.

Pra fazer um peitinho eu iria logo num kit 3 vias, mas vamos por etapas, quero montar esse 2 vias e se futuramente aparecer vontade e disposição, invistirei num kit 3 vias com amplificadores melhores.

Acompanhando ansioso ...

Também estou ancioso..

Coloquei umas fotos dos equipamentos no post pra dar mais um gostinho..

Pedro parabens pelo set! Tb estou com mesma duvida que vc quanto ao pezinho..Meu kit 130kp vai ser instalado em pezinhos tb no final do ano...mas tb tenho medo de ficar ruim e ter que mudar pra porta..

o que vc achou dos mids da focal em pezinhos? Eu ouvi alguns no campeonato e achei mto bom...

Abs!

Pedro parabens pelo set! Tb estou com mesma duvida que vc quanto ao pezinho..Meu kit 130kp vai ser instalado em pezinhos tb no final do ano...mas tb tenho medo de ficar ruim e ter que mudar pra porta..

o que vc achou dos mids da focal em pezinhos? Eu ouvi alguns no campeonato e achei mto bom...

Abs!

A confecção dos meus pezinho será iniciada nessa segunda apenas, mas um conhecido usou o kit 165KR dele em pezinho e se eu não to enganado ele disse que ficou melhor nas portas que no pezinho, ai nos pezinhos ele colocou uns midbass do kit HEX S600.

Quando eu tiver com os pezinhos prontos e instalados eu vou colocar minha opinião, até porque irei tratar as portas e quero fazer um comparativo.

Porque não partimos pelo principio de tudo?

Qual o sub que vai usar para esse set?De 12 ou de 10?

Quanto subs?

Qual o tipo de Caixa, selada, dutada ou band pass?

Qual a freqüência de corte que pretende para o conjunto caixa e alto falante?

Caixas dutadas e band pass requer grandes volumes, se o projeto que você pretende e qualidade?Vai ter que dispor de grade espaço.

Aonde vai ser a caixa? Uma solução é usar o local do pneu de estepe e se livrar dele. A outra é fazer por cima dele ou usar a lateral com uma caixa de fibra e MDF

Se escolher uma caixa selada, com um QTC até 0,9 vai ter uma resposta plana e um grave forte e estendido com um volume bem razoável em relação à caixa dutada e band pass. É pra pensar!

O tipo de amortecimento da caixa?Eu particularmente gosto muito de lã de vidro é só chegar nessas oficinas que concerta geladeiras e comprar sai bem em conta ou então comprar espuma com densidade 86 ou 88 eu também aplico varias mãos de batido de pedra e vários reforcos pois eles nunca são demais .

Sds antnbarao

Porque não partimos pelo principio de tudo?

Qual o sub que vai usar para esse set?De 12 ou de 10?

Quanto subs?

Qual o tipo de Caixa, selada, dutada ou band pass?

Qual a freqüência de corte que pretende para o conjunto caixa e alto falante?

Caixas dutadas e band pass requer grandes volumes, se o projeto que você pretende e qualidade?Vai ter que dispor de grade espaço.

Aonde vai ser a caixa? Uma solução é usar o local do pneu de estepe e se livrar dele. A outra é fazer por cima dele ou usar a lateral com uma caixa de fibra e MDF

Se escolher uma caixa selada, com um QTC até 0,9 vai ter uma resposta plana e um grave forte e estendido com um volume bem razoável em relação à caixa dutada e band pass. É pra pensar!

O tipo de amortecimento da caixa?Eu particularmente gosto muito de lã de vidro é só chegar nessas oficinas que concerta geladeiras e comprar sai bem em conta ou então comprar espuma com densidade 86 ou 88 eu também aplico varias mãos de batido de pedra e vários reforcos pois eles nunca são demais .

Sds antnbarao

Será apenas um sub mesmo, penso em usar de 10", nunca usei sub de 10" mas como ouço que os graves são mais ágeis penso em investir neles agora, até porque o carro é pequeno. Apenas um sub já está de bom tamanho. Acredito que a caixa seja dutada mesmo, se ficar muito bruto (de acordo com o que eu quero) eu mudo pra selada. Penso em sintonizar entre 25 ~ 35Hz. Caixa normal mesmo em MDF.

Mas minha meta primeiro é definir o sub e comprar, depois penso no resto.

Não sei se seria melhor um sub 10" ou 2 subs 8". De repente um 10w6v2 ou dois 8w3v3.

Ae Pedro...

Se fosse no w6v2

iria numa selada...

cortando baixo da pra ter um grave mto agradavel

com um bom spl

acho q mais q suficiente prum hatch...

ou parte pra outra opcao de sub

eheheehe :rolleyes:

pedro dar uma olhadinha nesse link http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=135999 gol g3 futuro set para g5

Blz pedro vou acompanhar seu topico e aguardo suas impressoes quanto ao pezinho!!!

Abs!

E ai Pedro, vai fazer o Big3? Desistiu do Capacitor?

Show de bola os equipamentos.....e o coaxial da focal, vai instalar ele ou não?

Acompanhando.....

Abs!

Os pezinhos já tão tomando forma.. Já foi feito o molde e direcionado os midbass, o instalador disse que seria melhor fazer cruzado, deixei nas mãos dele já que não entendo muito, especialmente nesse aspecto..

Vou ver se dou início ao Big 3 hoje, por enquanto ainda não comprei o mega capacitor mas se eu sentir necessidade eu coloco ele..

O coaxial ta aqui guardado, não sei ainda se instalo ou se vendo ele pra outros upgrades..

Em breve mais fotos..

Eita ta ficando show!

Mas eu vou la hoje final da tarde atrapalhar! =D

Meus pezinhos vao ficar prontos antes dos seus! =P

Abracos.

Eita ta ficando show!

Mas eu vou la hoje final da tarde atrapalhar! =D

Meus pezinhos vao ficar prontos antes dos seus! =P

Abracos.

Só falta passar a massa, dar o acabamento e cobrir.. Acho que no Sábado ele termina..

Carlinhos ta esperando as Techflex chegar, ele disse que pediu pra colocar no meu carro e no seu, vamos esperar.. Sábado eu pego o carro lá e na Segunda deixo de novo pra ele tratar o carro..

voce podia fazer um comparativo entre os cabos (audison x monster) e postar aí suas conclusões...

seria bem interessante

abs

Eu penso em fazer o comparativo entre os cabos, só não sei se daria certo porque o meu Monster possui a nomenclatura 402SW que diz ser pra subwoofer, ou isso é lenda, posso testar que não terei perda por ser SW?

Fico curioso também pra testar um RCA Audiophonic muito bonito e bem construido que tem lá, um branco com filtros, vem até numa caixinha de madeira..

Acho que irei fazer o comparativo lá pra quarta ou quinta..

Segunda-feira postarei fotos..

Eu penso em fazer o comparativo entre os cabos, só não sei se daria certo porque o meu Monster possui a nomenclatura 402SW que diz ser pra subwoofer, ou isso é lenda, posso testar que não terei perda por ser SW?

Fico curioso também pra testar um RCA Audiophonic muito bonito e bem construido que tem lá, um branco com filtros, vem até numa caixinha de madeira..

Acho que irei fazer o comparativo lá pra quarta ou quinta..

Segunda-feira postarei fotos..

Eu ñ sei qual marca é melhor que qual !!

Mas como estudante de Engenharia elétrica posso te dizer com ceteza que se o cabo foi projetado para trabalhar em uma dada frequecia, este deve possuir

propriedades fisicas, magnéticas, geométricas que assim nesta terá uma melhor qualidade de blindagem e com isto menor perda de energia irradiada pelo cabo,

alem é claro de garantir não ser perturbado por outros equipamentos ou por si próprio !!

Resumindo: Menor perda, melhor sinal em uma dada frequencia

Mesmo este sendo projetado pra trabalhar em baixas frequecia ele pode tambem ter a mesma qualidade em altas frequecias, td dependo do projeto !!

Edited by DR:Paese

Pedro josino cadê as fotos do projeto estamos ansioso pra ver como esta os pesinhos?

sds barao