Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ebstr

Ajuda a fazer caixa - Trio No Pug207

Recommended Posts

Bom galera!Gostaria de pedir desculpas aqui,por abrir mais um topico.Mas é que eu tenho algumas duvidas,e é bom q tiro aqui sem usar o topico de ninguem e nao misturar os assuntos.

Bom,vamos la!Adquirir a uma semana um Peugeot 207 XRS,tds sabem q o portamalas dos pug,nao sao la essas coisa....Voou tentar faz uma magica...

Vamos aos equipamentos:

1. Um par de SDS 815(ok)

2. Um taramps T2500(estou querendo trocar por um SD2000,por falta de bateria) ok

3. Um par de D405(ok)

4. Um par de supertweeter ST350(pk)

5. Um taramps T170(ok)( a ser trocado)

6. Um par de woofers de 10" de 150wrms a 250wrms(falta)

7.Um modulo(analisando um modulo pra tocar os medios graves e agudo e medios)

Sim,gostaria de colocar uma MANIFOLD para os SDS.

As medidas do portamalas do pug207 sao:

-> COmprimento-PISO = 68cm

-> Comprimento na Altura da tampa = 40cm

-> Largura-PISO = 1,14m

-> Largura na altura da tampa = 1m

-> Altura ate a altura da tampa = 49cm

GOstaria muito que pudessem mi ajudar,pois gostaria de colocar manifold,vi o resultado de um amigo aki e gostei muito

Tipos de musicas que gosto de ouvir: Forro,Axe,Swingueira,entre outras,mas essas sao as principais....

Ficarei bastante grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem tópico falando dessa caixa , e um SENHOR TÓPICO EM !!!

uma pesquisadinha seria legal !

POis é Guto!Eu ja li esse topico que esta mencionando,achei muita coisa interessante,mas nao achei como calcular a caixa,e o que eu achei sobre ela na net,é muito complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom fiz alguns calculos pelo site da bravox,nao sei se minha ideia estar certa,me basiei na caixa feita pelo o wendell,so que pelo menor espaço que tenho em meu portamalas,pelas minha limitaçoes,meus calculos deram 53,28l como irao ver na foto abaixo:

medicas.th.jpg

Gostaria de saber se a ideia é mais ou menso essa.Fazer duas caixas trapezionais?

grato desde ja

Compartilhar este post

Link para o post

o Problema ae é um só !!!

vc não descontou o Falante e nem o DUTO nessa simulação , eu arrisco dizer que vai sobrar menos de 45L pra cada falante e isso é MUITO POUCO ao meu ver !!!

se não viu !!! tem cara que vai tocar MENOS que uma dutada !

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o GUTO

respondendo a sua MP, segue o projeto, delimitado a suas medidas postadas aqui :legal:

fiz trapezoidal e todas as medidas sao EXTERNAS usando madeira de 15mm

cx.jpg

desenho do trapezio

lateral.jpg

Editado por wendell_rm

Compartilhar este post

Link para o post
POis é Guto!Eu ja li esse topico que esta mencionando,achei muita coisa interessante,mas nao achei como calcular a caixa,e o que eu achei sobre ela na net,é muito complicado.

:+1

No tópico tem até uns links interessantes para manifold, mas ainda não entendi como é que se calcula essa caixa.

Tem como, alguem que conhece sobre, explicar como calcular.

Obrigado! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Wendell

E essa caixa ta com qantos litros?Ela toca bem os estilos de musicas(forro,......) que citei?

Obrigadão ai pela ajuda

GUTO

Pois é Guto!Eu nao sabia como calcular a caixa,eu fui pelo oq eu entendi na caixa,so nao sabendo calcular a camara central,entao fiz com as "mesmas" medidas de abertura da caixa que o Wendell colocou no topico dele.

obrigado pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Wendell

E essa caixa ta com qantos litros?Ela toca bem os estilos de musicas(forro,......) que citei?

Obrigadão ai pela ajuda

GUTO

Pois é Guto!Eu nao sabia como calcular a caixa,eu fui pelo oq eu entendi na caixa,so nao sabendo calcular a camara central,entao fiz com as "mesmas" medidas de abertura da caixa que o Wendell colocou no topico dele.

obrigado pela ajuda

esta com 58L brutos

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Este tipo de caixa que vocês estão citando, de fato, não é um coletor Manifold, trata-se apenas de uma band pass 6ª ordem com o duto da câmara de compressão dupla (central) muito grande. Levem em consideração essas afirmações para o calculo da caixa.

O coletor Manifold divide as duas câmaras para ambos falantes! tanto a frontal, quanto a traseira. Assim como no coletor maniofold da mecânica, na qual os pistões dividem o mesmo eixo (câmara traseira) e a mesma câmara de compressão ("caixa de queima"). Observem com bastante atenção a MTL-2 e a SB1000, essas são Manifold e ambas, os falantes dividem a duas câmaras. Seria, teoricamente, uma band pass 6ª ordem dupla com sintonia entre câmaras. Bem dificil de acertar fase por sinal.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Senhores,

Este tipo de caixa que vocês estão citando, de fato, não é um coletor Manifold, trata-se apenas de uma band pass 6ª ordem com o duto da câmara de compressão dupla (central) muito grande. Levem em consideração essas afirmações para o calculo da caixa.

O coletor Manifold divide as duas câmaras para ambos falantes! tanto a frontal, quanto a traseira. Assim como no coletor maniofold da mecânica, na qual os pistões dividem o mesmo eixo (câmara traseira) e a mesma câmara de compressão ("caixa de queima"). Observem com bastante atenção a MTL-2 e a SB1000, essas são Manifold e ambas, os falantes dividem a duas câmaras. Seria, teoricamente, uma band pass 6ª ordem dupla com sintonia entre câmaras. Bem dificil de acertar fase por sinal.

Att,

RenanLopes

opa renan,

vc esclareceu uma duvida que eu tinha a muito tempo, que seria a respeito entre caracteristicas:

pois eu ja vi muito projeto, com divisao interna entre as camaras e sem, e ambos com o mesmo nome (Manifold) por isto se manteve tal nome nessas caixas aqui testadas por muitos e por mim tambem.

entendi tambem a colocação, de camara unica entre os 2 falantes (frontal e caixa unica para os 2 falantes sem divisões - linguagem mais popular, para todos entenderem)

então na verdade, o nome correto deste tipo de caixa é bandpass 6ª ordem ??

Compartilhar este post

Link para o post
opa renan,

vc esclareceu uma duvida que eu tinha a muito tempo, que seria a respeito entre caracteristicas:

pois eu ja vi muito projeto, com divisao interna entre as camaras e sem, e ambos com o mesmo nome (Manifold) por isto se manteve tal nome nessas caixas aqui testadas por muitos e por mim tambem.

entendi tambem a colocação, de camara unica entre os 2 falantes (frontal e caixa unica para os 2 falantes sem divisões - linguagem mais popular, para todos entenderem)

então na verdade, o nome correto deste tipo de caixa é bandpass 6ª ordem ??

Wendell,

Teoricamente sim, esse tipo de caixa seria uma Band-Pass 6ª ordem. O fato do pessoal chama-la de coletor é que ela se assemelhar com os tubos do coletor Manifolf, união de várias fontes numa só. Porém o principio que causa esse efeito vem antes dos tubos.

Mas fiz alguns cálculos e concluí que a sintônia na câmara central é tão alta que a caixa acaba se comportando como uma Bass Reflex (Dutada).

O que muitos defendem que essa caixa tem um bom punch, creio eu que seja em função que alguma caracteristica intrinseca da mesma. Possivelmente alguma coloração devida turbulência entre os falantes ou mesmo a redução de componentes de alta frequencia em função da posição do falante.

O comprimento de onda é muito grande na banda passante da caixa para essa caracteristica compor a fase do momento de pistão do falante.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Renan

Se confirma as medidas e a caixa que foi passada aqui para mim?

E obrigado por esclarecer-nos

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Renan

Se confirma as medidas e a caixa que foi passada aqui para mim?

E obrigado por esclarecer-nos

abraços

Ebstr,

Essa caixa vai funcionar como uma bass reflex.

A sintonia da câmara central está muito alta... fora da região onde o falante trabalha como um pistão rígido.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

E eu pensei que 2 de 18' 2 drivers e 2 ST era muito pro meu 206 hauhahuahua

mt bom o projeto das caixas interessei

acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post
Ebstr,

Essa caixa vai funcionar como uma bass reflex.

A sintonia da câmara central está muito alta... fora da região onde o falante trabalha como um pistão rígido.

Att,

RenanLopes

Entao o que voce aconselharia?

Compartilhar este post

Link para o post
Entao o que voce aconselharia?

Ebstr,

Se teu problema é espaço, essa caixa pode te ajudar.

Uma boa bass reflex já é mais que suficiente e muito mais fácil de alinhar fase.

Se espaço não é problema, band pass.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém pode mi dar dicas de instalação?

Por onde passar os fios,que diistribuidor colocar para 3 modulos e um crossover?

essas cosias...

ficarei bastante grato

Compartilhar este post

Link para o post

ajudinha ai

Alguém pode mi dar dicas de instalação?

Por onde passar os fios,que diistribuidor colocar para 3 modulos e um crossover?

essas cosias...

ficarei bastante grato

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo!!!

Uma dica!!! Não leve a mal não!!!

Mas acho melhor vc procurar um instalador, pq se vc não sabe nem passar o fio, é melhor não arriscar montar o som pq não é só ligar e pronto!!!

;) ;) ;) ;)

Não me leve a mau!!!É só uma opinião pra vc não torrar seu som!!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo!!!

Uma dica!!! Não leve a mal não!!!

Mas acho melhor vc procurar um instalador, pq se vc não sabe nem passar o fio, é melhor não arriscar montar o som pq não é só ligar e pronto!!!

;) ;) ;) ;)

Não me leve a mau!!!É só uma opinião pra vc não torrar seu som!!!

Abraços

parceiro...eu sei muito bem que som nao é so ligar e pronto...So estou perguntando para qem tem informçao para mim.Peruntei porque nao conheço o peugeot,antes eu tinha um Strada,carros totalmente diferente,e qem ja teve ou tem uma ,sabe q é muitoooo facil passar fiação e etc neala...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...