Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilo-Sp

Graves macios, profundos e definidos e caixa pequena

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

No meu projetinho de um SQ de entrada e com a consultoria do Sandro Pacheco (Sepacheco), pretendo utilizar um NAR 10sw2 com uma caixa de 56l e duto de 3" por 35cm. No entanto, analisando o meu uso do carro e consequentemente do som, percebi que utilizaria o som mais em viagens e normalmente com o porta malas um pouco cheio. Estudando alguns subs e fazendo os cálculos de acordo com os artigos aqui do autoforum, não encontrei nenhum sub que pudesse ter a resposta que eu quero com uma caixa pequena. Principalmente, com o NAR parece que, quanto menor a caixa, mais seco é o grave. Alguém tem alguma indicação de subs que possam me dar uma resposta, em uma caixa pequena, similar à do NAR em uma caixa de 56l?

 

O setup completo do meu som será:

 

Pioneer 8080bt

Audiobank K4100

Kit 2 vias: Era o 60K da Bravox, mas vi tanta reclamação do tweeter dele que estou em dúvida entre um NAR KR65 ou algum kit de entrada das marcas referência como Morel, Focal, MB Quart, Beyma etc. Puta dúvida!

Sub: Se não conseguir um bom pra caixa pequena, vai o NAR 10" com uma "dutada" de 56l.

 

 

Abraço

Editado por Danilo-Sp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tô usando o NAR de 12" 180rms em uma caixa dutada de 55L e duto 3"x21cm e o grave ñ ficou seco, pelo contrário consegui um ótimo subgrave sem perder SPL. Fiz uma caixa bem larga (80cm) justamente para economizar espaço na mala, ficou muito bom. Testei esse sub. em uma caixa dutada 40L e ficou horrível, muito seco mesmo.

Acho que essa litragem para o de 10" vai ficar show de bola !!!!

Editado por Ianaconi
quote

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu imaginei que com esta caixa ele ficaria bom, mas queria tentar achar um sub que me entregasse a mesma coisa em uma caixa menor. Porém, sua idéia de fazer a caixa mais estreita é interessante.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb tô procurando um sub. legal que trabalhe em baixa litragem, vou acompanhar seu tópico.

 

Valeu !!!

Editado por Ianaconi
pessoa quando for responder logo abaixo não precisa de quote, assim carrega menos o forum, vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi uns relatos que o JL de 10 toca bem com caixa pequena e o MTX também, mas não consegui identificar se este tocar bem é com a resposta que esperamos ou se é mais SPL mesmo.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, a própria NAR possui um modelo 10SW3-D6 que pede caixas pequenas.., ou pelo menos bem menores que o modelo citado por vc. Minha caixa dutada possui 40L mas poderia ser muito bêm uma selada de 20 e poucos litros.., tería que avaliar.. Tenho este sub e acho uma ótima opção, apesar de ligar 3ohms dele em uma bridge do amplificador estável em 4ohms, sem problemas..

 

Um sub que eu gostaria de experimentar é o Panther de 8". Na verdade gostaria de ligar dois em caixa selada.. Possui um custo excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante o outro NAR,

 

Só que aí provavelmente o audiobank não vai dar conta. Vou dar uma calculada na caixa pra ele.

 

Abraço e obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nacional; caixa pequena; qualidade melhor (BEM melhor) que Nar; só conheço o bravox "roxinho". O antigo endurance.

Depois existem trocentos gringos que até em caixa de sapato tocam bem.... porém com um custo 3 a 4x acima.

Ninguém merece caixa d´agua no carro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Ouvi falar muito bem dos panther da Keybass de 8". De repente uma boa alternativa pra ter graves profundos e equilibrados em uma caixa menor. Vou dar uma pesquisada.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

Ouvi falar muito bem dos panther da Keybass de 8". De repente uma boa alternativa pra ter graves profundos e equilibrados em uma caixa menor. Vou dar uma pesquisada.

 

Abraço

 

Têm um tópico com muita informação sobre este sub: http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...=50#entry671497, inclusive com algumas sugestões de caixa..

 

Apesar de ser grande, vale a pena ler o tópico todo. São poucos tópicos com tanta informação de praticamente um mesmo produto, pois acabam discutindo mais sobre o de Panther de 8" mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother,

 

Obrigado pelo link e pela oferta do SUB. Anuncia ele que vc deve vender logo. Deu pra ver que você é um cara honesto pelo caso do Bravox que tinha me oferecido.

 

Um abraço

 

Têm um tópico com muita informação sobre este sub: http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...=50#entry671497, inclusive com algumas sugestões de caixa..

 

Apesar de ser grande, vale a pena ler o tópico todo. São poucos tópicos com tanta informação de praticamente um mesmo produto, pois acabam discutindo mais sobre o de Panther de 8" mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zimmer,

 

Li o tópico todo. Concluí que os subs são bons, mas a argumentação do crasher em favor do NAR me pareceu bastante consistente. Assim imagino que se fosse escolher puramente por qualidade iria no NAR. Se o porta malas é um grande problema, iria no Panther sem medo de ter feito uma escolha ruim.

 

Como os Panthers são baratos imagino até a possíbilidade de montar duas caixas. Uma para o dia a dia e outra pra viagens e se depois concluir que, só o panther é o suficiente pros meus ouvidos, vender o NAR.

 

Qual sua conclusão sobre o tópico? Se os demais também quiserem opinar.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zimmer,

 

Li o tópico todo. Concluí que os subs são bons, mas a argumentação do crasher em favor do NAR me pareceu bastante consistente. Assim imagino que se fosse escolher puramente por qualidade iria no NAR. Se o porta malas é um grande problema, iria no Panther sem medo de ter feito uma escolha ruim.

 

Como os Panthers são baratos imagino até a possíbilidade de montar duas caixas. Uma para o dia a dia e outra pra viagens e se depois concluir que, só o panther é o suficiente pros meus ouvidos, vender o NAR.

 

Qual sua conclusão sobre o tópico? Se os demais também quiserem opinar.

 

Abraço

 

 

Danilo, concordo em relação ao NAR. Se eu optar em um amplificador melhor, só p/ o sub, irei instalar o que tenho pois realmente confio muito é é tudo que dizem. Acho a opção de 180W melhor se não fosse a caixa grande. Porém li em um tópico específico, comparando caixas seladas e dutadas, com bastante argumentos p/ os dois lados, diversos colegas opinando, concluí que p/ o que EU quero, a selada vai me atender no próximo projeto, seja com o NAR que tenho ou com dois Panther de 8".

 

Já lí em outros foruns comentários que instalaram o NAR de 180W, 10" em caixa selada pequena e se diziam satisfeitos. Talvez alguém aqui no forum alguém tenha instalado em caixa selada com uma boa camada de manta acrílica internamente p/ simular uma caixa maior e obteu um resultado interessante. Se fosse comprar o sub agora, optaria em dois Panther de 8" em caixas seladas. Ficaria uma caixa pequena, uns 22L p/ cada sub.

 

Vamos aguardar os comentários dos demais. Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vcs estão confundindo as coisas.... não ?

Aquele tópico é de 1995. Então, quase certeza que estão falando do NAR "1". Que não tem nda haver com esse Nar10sw2 de hoje em dia. Subs bem diferentes.

Pelo menos que eu me lembre, faz uns 2 anos que apareceu esse Narsw2.

Eu tive ambos. No caso do novo Nar , não acertei caixa para ele e por isso desisti do mesmo. A caixa indicada pelo fabricante, fica "estranho". Não gostei. "Arrumei" umas 3 vezes a caixa dele, e nda ficava bom. Seco, sei lá, em caixa pequena, e esquisito em caixa grande.

Acabei voltando para o endurance roxinho, e depois fui para JL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zimmer,

 

Se eu for partir pro Panther, provavelmente ficarei com um só de 8". Vou calcular a caixa ainda, mas imagino uns 25L.

 

Abraço

 

 

 

Danilo, concordo em relação ao NAR. Se eu optar em um amplificador melhor, só p/ o sub, irei instalar o que tenho pois realmente confio muito é é tudo que dizem. Acho a opção de 180W melhor se não fosse a caixa grande. Porém li em um tópico específico, comparando caixas seladas e dutadas, com bastante argumentos p/ os dois lados, diversos colegas opinando, concluí que p/ o que EU quero, a selada vai me atender no próximo projeto, seja com o NAR que tenho ou com dois Panther de 8".

 

Já lí em outros foruns comentários que instalaram o NAR de 180W, 10" em caixa selada pequena e se diziam satisfeitos. Talvez alguém aqui no forum alguém tenha instalado em caixa selada com uma boa camada de manta acrílica internamente p/ simular uma caixa maior e obteu um resultado interessante. Se fosse comprar o sub agora, optaria em dois Panther de 8" em caixas seladas. Ficaria uma caixa pequena, uns 22L p/ cada sub.

 

Vamos aguardar os comentários dos demais. Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beraldo,

 

Tenho um projeto de caixa para 10sw2 com 56L e duto de 37cm. Quem me indicou foi o Sandro Pacheco, que é um cara que eu confio muito com relação a som. Ele disse que já montou um com esta caixa e qque ficou uma beleza. Descia até as profundezas.

 

De qualquer forma, se eu montar, posto aqui as impressões.

 

Abraço

 

 

Acho que vcs estão confundindo as coisas.... não ?

Aquele tópico é de 1995. Então, quase certeza que estão falando do NAR "1". Que não tem nda haver com esse Nar10sw2 de hoje em dia. Subs bem diferentes.

Pelo menos que eu me lembre, faz uns 2 anos que apareceu esse Narsw2.

Eu tive ambos. No caso do novo Nar , não acertei caixa para ele e por isso desisti do mesmo. A caixa indicada pelo fabricante, fica "estranho". Não gostei. "Arrumei" umas 3 vezes a caixa dele, e nda ficava bom. Seco, sei lá, em caixa pequena, e esquisito em caixa grande.

Acabei voltando para o endurance roxinho, e depois fui para JL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que vcs estão confundindo as coisas.... não ?

Aquele tópico é de 1995. Então, quase certeza que estão falando do NAR "1". Que não tem nda haver com esse Nar10sw2 de hoje em dia. Subs bem diferentes.

Pelo menos que eu me lembre, faz uns 2 anos que apareceu esse Narsw2.

Eu tive ambos. No caso do novo Nar , não acertei caixa para ele e por isso desisti do mesmo. A caixa indicada pelo fabricante, fica "estranho". Não gostei. "Arrumei" umas 3 vezes a caixa dele, e nda ficava bom. Seco, sei lá, em caixa pequena, e esquisito em caixa grande.

Acabei voltando para o endurance roxinho, e depois fui para JL.

 

 

Beraldo, o NAR "1" é o de 125W? E o "2" é o de 180W?

 

Realmente li muitas vezes que o melhor era o antigo mas que o atual não é ruim, só não é tão bom quanto antes.

 

No tópico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=77317 têm muita sugestão e teste de caixas, mesmo p/ o modelo novo, "2".

 

Sds.,

 

Leon.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os subs Hertz estão com uma qualidade muito boa e o Infinity Kappa também é excelente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lvzimmer, o Nar1 é outro sub. Um não tem nda haver com outro. O Nar1 é como se fosse um w0 copiado.

Só estou querendo ajudar pois já tive os 2 modelos. Não tem essa de um bom, outro ruim, e vice versa.

O que tem, é que "um" é "um".... o "outro" é "outro".

Lera aquele review/tópico de 2005 , não serve como base para esse novo sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

danilo o nar-1 é magnifico, um sub mto, mas mto parecido mesmo com jl audio, quem tem esse sub n troca. gostaria de ter.

 

o 10sw2 eh um sub bom, eu tenho, a dutada de 56 litros desce ate a profundezas, ngm dis q é um sub de 10''.

a caixa ficou bastante rapida para um dutada tao grande e n embola. O problema realmente é a caixa ser grande d+

eu pretendo passar pra 2 dele. em termos de qualidade teoricamente o spl de 2x nar 10sw2 vai ser tanto quanto um 12sw3,

e ainda temos a vantagem de serem subs de 10''. E é claro, perder o PM.

 

se quer qualidade, depois desses só importado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...