Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
assouza.diy

[Manifold] com 3 de 18".. compensa??? O que acham?

Recommended Posts

O lance é que.. no meu caso por exemplo.. não cabem 4x18'... então, eu teria que arriscar 2x18' ou 3x18'... sendo que.. mesmo não tendo TANTO ganho, acredito que 3x18' toquem BEM mais! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No carnaval desse ano senti que a caixa deu uma "melhorada". Amaciamento? Pude tb constatar que ela tocou beeem melhor, pera, melhor não, vou dizer beeem mais forte (melhor é muito relativo :unsure: ) que 2 818sds em dutadas normais empurrados por um t2.5. Então, de comparaçao lado a lado, um som do lado do outro, e linkados, na mesma musica, e o meu com ganho mais baixo com medo de queimar, deu pra perceber claramente isso. No tempo da copa do mundo vi uma manifold de paredes retas com 2 target de 18 e achei que se equiparava a minha, mas só que como o meu som fica numa cidade do interior nao pude comparar de "verdade". Uma coisa eu garanto, to pra ver uma caixa pra tocar o... rebolation tion rebolation.... melhor do que essa :rever1: .

 

E falando em corneta pro alto-falante do meio, ela realmente deixa pra mim a impressão de que o som dele ressona numa corneta, principalmente depois que aumentei a banda passante da via de grave de 50-120 para 50-180Hz, e tb pelo fato de que a caixa da um ganho cosideravel na proximidades dos 120 Hz a ponto de algumas vezes ficar mononota. Fiquei com vontade de experimentar uma manifold dupla, já que ela é tão bem falada.

 

O som dessas caixas é diferente, como já falaram, ganha-se numa coisa e perde-se em outra, se nao tiver muito processamento acho que a banda útil fica estreita ou muito comprometida. Hoje vejo que a melhor caixa pra mim é a velha dutada normal, com resposta plana ou com um pequeno pico, pois tem um som bem mais gostoso de ouvir. Na maioria das vezes que uso o som é num sítio, se for no meio da rua tem que ser baixo, então pra que sacrificar a qualidade em troca de um rendimento que eu praticamente nao uso? Me passou pela cabeça a possibilidade de montar um novo projeto usando guias de onda, mas usaria somente 2 guias, e pelo topico lá do Renan da bomber, nessa pequena quantidade é melhor deixar nas cornetas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O som dessas caixas é diferente, como já falaram, ganha-se numa coisa e perde-se em outra, se nao tiver muito processamento acho que a banda útil fica estreita ou muito comprometida. Hoje vejo que a melhor caixa pra mim é a velha dutada normal, com resposta plana ou com um pequeno pico, pois tem um som bem mais gostoso de ouvir. Na maioria das vezes que uso o som é num sítio, se for no meio da rua tem que ser baixo, então pra que sacrificar a qualidade em troca de um rendimento que eu praticamente nao uso? Me passou pela cabeça a possibilidade de montar um novo projeto usando guias de onda, mas usaria somente 2 guias, e pelo topico lá do Renan da bomber, nessa pequena quantidade é melhor deixar nas cornetas....

 

Realmente, no teu caso compensa MUITO fazer uma dutadinha bem travada caprichada... pq tu n pode usar todo o rendimento dessa caixa e acabou perdendo na musicalidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí complica! O Diógenes (caradosom) tem as medidas da caixa e tudo mais mas simplesmente não fala sobre o assunto! Já mandei MP e não foi só uma... mas ele NUNCA responde! :(

 

 

 

 

ele nao tirava TODAS suas duvidas? (entendi isso no topico das caixas cornetadas)

 

 

segue o texto do seu post :

 

 

""E o motivo de eu ter "elogiado" o diógenes.. é que ele (Até onde eu saiba) NUNCA se negou a dar nenhuma informação ou tirar nenhuma dúvida! Sempre que mandei MP ou perguntei nos tópicos, ele respondeu! TEve vez ou outra que passou batido, mas ele mesmo falou (quando cobrei a pergunta) que ele n tinha visto, tinha passado despercebido!"

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=J3oLhiqFZzY

Editado por Kustella

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele nao tirava TODAS suas duvidas? (entendi isso no topico das caixas cornetadas)

 

 

segue o texto do seu post :

 

 

""E o motivo de eu ter "elogiado" o diógenes.. é que ele (Até onde eu saiba) NUNCA se negou a dar nenhuma informação ou tirar nenhuma dúvida! Sempre que mandei MP ou perguntei nos tópicos, ele respondeu! TEve vez ou outra que passou batido, mas ele mesmo falou (quando cobrei a pergunta) que ele n tinha visto, tinha passado despercebido!"

 

Kustella tá procurando pêlo em ovo viu? Vai viver cara.. larga mão de procurar confusão! rsrsrs o-o-

 

 

Olhe a data do post... 2009.. faz mt tempo isso.. nesse tempo ele postava beeem menos... Ah, e foi justamente essa msg que falei que "Passou batido"... ele respondeu muuuitas do tópico e passou a minha direto! Depois dessa msg (que falei que ele não respondeu minha MP) ele percebeu que tinha passado 'sem responder'.. me explicou que tava demorando a responder pq tava mt ocupado com o trabalho, tirou todas as minhas dúvidas e me adicionou no msn. Não tenho do que reclamar!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

edit: não olhei a data do quote! ...

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kustella tá procurando pêlo em ovo viu? Vai viver cara.. larga mão de procurar confusão! rsrsrs o-o-

 

 

Olhe a data do post... 2009.. faz mt tempo isso.. nesse tempo ele postava beeem menos... Ah, e foi justamente essa msg que falei que "Passou batido"... ele respondeu muuuitas do tópico e passou a minha direto! Depois dessa msg (que falei que ele não respondeu minha MP) ele percebeu que tinha passado 'sem responder'.. me explicou que tava demorando a responder pq tava mt ocupado com o trabalho, tirou todas as minhas dúvidas e me adicionou no msn. Não tenho do que reclamar!

 

 

.

melhor

Editado por Kustella

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, no teu caso compensa MUITO fazer uma dutadinha bem travada caprichada... pq tu n pode usar todo o rendimento dessa caixa e acabou perdendo na musicalidade!

 

Olha, meus som tava dando uns estalos no grave. Tirei do cross jfa24Db a via de grave e pus direto no modulo. Não deu mais estalos, só que a força do grave diminuiu. Ja tinha reparado que quando cortava o low-pass acima de 500Hz dava uma diminuida no grave, como se tirasse um "bass-boost". A ligaçao direta no modulo se assemelha a isso, sugerindo que esse crossover dê um ganho de Db na via de grave em determinada frequencia quando o LP é colocado de 180Hz pra baixo, dando um pico bem chato. Tirando esse "bass-boost" o som fica agradável, contrariando o que eu tinha dito anteriormente. Olha a mani tripla surpreendendo novamente.........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntinha indiscreta sobre as medidas, não precisar passar elas, só quero saber se cabe num porta malas com 90x55x50cm(LxPxA)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntinha indiscreta sobre as medidas, não precisar passar elas, só quero saber se cabe num porta malas com 90x55x50cm(LxPxA)

 

se aumentar a profundidade cabe. a minha tem 113 de largura por uns 80 de "fundura"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se aumentar a profundidade cabe. a minha tem 113 de largura por uns 80 de "fundura"

 

 

O máximo que consigo é 65cm de profundidade e 55cm na altura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas medidas não são fixas não! A dele teve essa largura, mas não significa que todas precisam ter! Dá pra fazer uma mais estreita e alta/funda!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso a altura não pode ser muito aumentada para caber os MG de 10" em cima já que a altura do pm é de 75cm. Mas vou esperar ter o amplificador correto e pelo menos dois falantes em mãos para aí fazer uma pesquisa mais detalhada. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera, estou qurendo fazer manifold pros meus tornados, tenho 4.

tem alguma dica pra eu calcular a litragem que esse sub pede nessa caixa?

o klarisson mea conselhou fazer com 87l e sintonizada a 55hz, pq ele ta usando o hpx3180 com 87l e sintonizada a 60hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma pesquisada, tem um tópico exclusivo sobre manifold.. é só ajustar a sintonia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bloom vc tem o link desse topico pra me passar. Se tiver agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opaaa

 

Nunca fui a favor desse tipo de caixa, isso deve gerar um cancelamento de ondas muitooooooo forte devido a posição dos equipamentos, para as frequencias médias ou algo acima dos 100 hz acredito que funcione bem, mas abaixo disso deve ser complicado. Acredito ainda que a litragem desse caixa não vá suprir a necessidade desses equipamentos

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigo averia talvez uma soma no volume das camaras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opaaa

 

..."para as frequencias médias ou algo acima dos 100 hz acredito que funcione bem, mas abaixo disso deve ser complicado"...

 

Abraços

 

é exatamente o contrario.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...