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Gol 1.6 vs. Palio 1.8:

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Comparativos 03/8/2009 10:11:00

 

Gol 1.6 vs. Palio 1.8: no auge do pop

Versões top de linha dos hatches brigam na casa dos R$ 35 000

 

paliovsgolabre640x408.jpg

 

Por mais que as fabricantes tentem dizer que sim, eles não foram feitos para chamar atenção ou despertar paixões. Volkswagen Gol e Fiat Palio passam despercebidos pelos olhares comuns, afinal, são tantos nas ruas que é difícil alguém prestar muita atenção em uma unidade da dupla, uma vez que lá na esquina já há outra. Depois do frenesi do lançamento, começam a ser parte comum da paisagem de qualquer cidade principalmente nas versões básicas – responsáveis por mais de 70% das vendas – com motor 1.0 e raramente equipadas com a dupla “ar + direção”. Juntos, os dois combatentes deste teste abocanham 53,8% do mercado de hatches compactos, o segmento mais disputado do Brasil. No primeiro semestre de 2009, foram vendidos 142 488 VW Gol, o líder, e 96 839 Fiat Palio, o vice-líder.

 

Mas, no portfólio desses campeões de audiência há opções que vão além do simples meio de transporte, de acabamento espartano e desempenho sofrível. Em maio a Fiat colocou à venda uma nova versão do seu hatch, a ELX 1.8, com preço a partir dos R$ 34 800. Desde o lançamento da 5ª geração do Gol, a VW dispõe da linha Power, topo de linha do carro, com motor 1.6 e preço inicial de R$ 35 490. Com eles pode-se ter algum requinte, acompanhado de propulsores mais potentes que lhe permitirão algumas doses de emoção.

 

paliovsgoltraseira3640x.jpg

 

Contudo, vale ressaltar que mesmo por esse preço você terá de pagar por alguns acessórios “essenciais” para carros com preço na casa dos R$ 35 000. Eles vêm com direção hidráulica de série e... Só! Isso mesmo. Travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, tudo tem de ser adquirido à parte. No Palio, o trio acima mais travamento automático das portas a 20 km/h (Kit Atractive 4), sai por R$ 3 751, no Gol você pode optar em ter apenas as travas e os vidros elétricos por R$ 680, ou acompanhá-los de ar-condicionado, abertura remota do porta-malas, vidros elétricos atrás e chave “canivete” por R$ 3 910.

 

Então, parta do princípio de que se você quer um topo de linha entre os populares, e não um “pé-de-boi” com mais de 100 cv, o seu Gol Power custará R$ 39 400 e o Palio ELX 1.8 R$ 38 551. No Fiat esse preço é sem o jogo de rodas de liga leve de 15”, Com o opcional, que sai a R$ 1 102, o preço pula para R$ 39 653. No Gol o preço do jogo com aro 15" é de R$ 1 275. Com tudo isso, chega-se a uma conclusão: os dois ficam bem caros. Se você cair na tentação de equipá-los com itens de segurança então... Inviáveis. Mas é isso que decide a favor do Fiat o embate em preço. A fabricante italiana oferta airbag duplo e ABS por R$ 2 955, enquanto na VW esse preço é de R$ 5 210 e faz você ser um feliz proprietário de um Gol de R$ 45 000. Talvez o único do Brasil.

 

paliovsgolgolmotor640x4.jpg

 

O que vale a pena neles mesmo, é o motor. Principalmente no Fiat, que até a chegada do ELX 1.8 só tinha a versão R disponível com o propulsor mais picante, e preço inicial de quase R$ 40 000. E na pista, ele não deu chances ao VW. O encontro da carroceria leve (1 025 kg) com o 1.8 flex, que gera 114 cv a 5 500 rpm e 18,5 mkgf a 2 800 rpm, deixou o VW bem para trás. Nas provas de aceleração a vantagem é de quase 2s em todas as passagens, sendo que de 0 a 100 km/h, o Fiat acelerou em 10s0 e o Gol, equipado com o VHT 1.6 de 104 cv, em 12s4.

 

Entretanto, é impossível negar vantagem ao VW quando você se acomoda lá dentro. Se você colocar dois ou três passageiros para acompanhá-lo na viagem essa percepção fica ainda mais latente devido a construção do VW, concebido em 2008, ser muito mais atual à do Palio, nascido em 1996. Como exemplo tem-se a largura do espaço interno, de porta a porta, que é 10 cm maior no Gol. A posição de dirigir também é beneficiada nele, pois trás ajustes de altura e distância do volante, no Palio é regulável apenas para cima ou para baixo.

 

paliovsgolpaliomotor640.jpg

 

Em acabamento, são equivalentes, nenhum prima por tratamento vip ao toque e seguem escolas semelhantes, já que não é comum os nossos carros compactos abusarem de algo que não seja plástico. A vantagem é do Fiat, já que a sua forração é feita em partes maiores nas portas e ainda há a opção de aplicar veludo no acabamento dos bancos, com apóia braço central, por R$ 791.

 

Dinamicamente, apesar do grande apetite do Palio, ele tem menos cintura que o concorrente. Parece até que o 1.8 do Fiat devia estar é no Gol e vice-versa. As duas suspensões têm a mesma tipologia, com sistema MacPherson, na dianteira, e interdependente na traseira, mas foram ajustadas com propósitos diferentes. A do Fiat claramente privilegia o conforto o que faz a carroceria rolar demais em curvas fechadas ou desvios rápidos. Esportividade não é a palavra certa aqui.

 

paliovsgolgolbcotras640.jpg

 

As escapadas de frente também acontecem muito antes do que se vê no VW e a velocidades elevadas, acima dos 130 km/h a sensação de “flutuação” do carro chega a irritar. A bordo do Gol, é difícil escorregar até com uma provocação mais aguda à direção mesmo em trechos mais travados. A diferença entre eles nesse quesito é a maior do comparativo. Supera até os reais a mais e o tempo que o Palio leva de vantagem nas acelerações. O Volks é referência no quesito.

 

Nas questões financeiras alheias ao preço de cada um e dos acessórios que podem compô-los, a vantagem é do alemão. O Gol vai melhor no consumo, com média de 9,1 km/l de álcool (50% cidade, 50% estrada), enquanto o Fiat para na casa dos 8,1 km/l nas mesmas condições. Por outro lado, o preço do seguro segue sendo um drama da marca que traz o logo redondo com as letras VW. As seguradoras pedem, em média, R$ 2 786 pela cobertura total, para assegurar um Fiat, o preço cobrado é de R$ 2 218, uma economia de R$ 568 ao ano.

 

paliovsgolpaliobcotras6.jpg

 

Como vantagem, o Gol é mais fácil de reparar. Segundo o Instituto Cesvi (Centro de Experimentações de Segurança Viária), em uma colisão nas mesmas circunstâncias a pontuação de danos causados ao Gol foi de 11 pontos, enquanto no Palio foi de 22. Isso também é fruto da concepção mais moderna. Na hora de comprar as peças, a VW também alivia a sua barra. Por uma cesta de peças composta de um kit de embreagem, um para-lama esquerdo, o retrovisor do lado direito, um jogo de pastilhas de freio e a dupla dianteira de amortecedores para o Gol, ela cobra R$ 1 355, enquanto a Fiat pede R$ 1 794. Por fim, vale lembrar ainda que o mito da baixa desvalorização ainda não foi caçado. Após um ano, quem comprou um Power 1.6 perderá 9,6% de seu valor, enquanto o proprietário do ELX 1.8 verá 12,1% de seu Palio bater asas e voar.

 

Apesar do equilíbrio de valores entre os carros e do excelente desempenho do Fiat, não há como negar que a proposta topo de linha do Gol transfere uma percepção maior de qualidade do que no oponente. Num exercício sensorial de bordo, é nítido perceber isso. E do lado de fora também, mesmo o design sendo subjetivo, por preços semelhantes você escolhe o mais bonito. A estratégia da Fiat é bem ousada e veio para suprir aquele consumidor que não queria a falta de “pegada” do 1.4 e também se negava a desfilar o estilo espalhafatoso da possante linha R. Mas a ousadia tem de ir além com o nome Palio. Deve partir da certidão de nascimento, na qual a idade entrega todos os seus pecados. Nessas versões, o Gol ainda é mais carro.

 

paliovsgolgolpainel640x.jpg

 

Ficha Técnica Volkswagen Novo Gol 1.6 Power Fiat Palio ELX 1.8 Flex

Motor 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex

Cilindrada 1 598 cm³ 1 796 cm³

Potência 104 cv a 5 520 rpm (a) / 101 cv a 5 520 rpm (g) 114 cv a 5 500 rpm (a) / 112cv a 5 500rpm (g)

Potência específica 65 cv/l (a) / 63,1 cv/l (g) 63,3 cv/l (a) / 62,2 cv/l (g)

Torque 15,6 kgf.m a 2 500 rpm (a) / 15,4 Kgf.m a 2 500 rpm (g) 18,5 Kgf.m a 2 800 rpm (a) / 17,8 Kgf.m a 2 800 rpm (g)

Taxa de compressão 12,0:1 10,5:1

Transmissão Manual, 5 marchas Manual, 5 marchas

Tração Dianteira Dianteira

Direção Hidráulica Hidráulica

Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora Independente tipo McPherson com barra estabilizadora

Suspensão traseira Interdependente com braços longitudionais Rodas independentes com braços oscilantes inferiores transversais

Freios dianteiros Discos ventilados Discos Ventilados

Freios traseiros Tambores Tambores

Rodas Liga leve, 15 polegadas Aço estampado, 15 polegadas

Pneus 195/55 R15 185/60 R15

Comprimento 3,89 m 3,84 m

Altura 1,46 m 1,44 m

Largura 1,65 m 1,64 m

Entreeixos 2,46 m 2,37 m

Porta-malas 285 litros 275 litros

Tanque 55 litros 48 litros

Peso 944 Kg 1025 Kg

Peso/potência 9,0 cv/l (a) / 9,34 cv/l (g) 8,99 Kg/cv (a) / 9,15 Kg/cv (g)

 

pb31052640x408.jpg

 

Medições Volkswagen Novo Gol 1.6 Power Fiat Palio ELX 1.8 Flex

Velocidade máxima 192 Km/h * 190 Km/h *

Aceleração 0-60 km/h 5s1 3s8

Aceleração 0-80 km/h 8s1 6s3

Aceleração 0-100 km/h 12s4 10s0

Aceleração 0-120 km/h 18s4 14s9

Aceleração 0-140 km/h 28s9 22s6

0-400 m 18s3 17s0

Retomada 40-100 km/h 12s2 10s2

Retomada 60-120 km/h 18s5 14s4

Retomada 80-120 km/h 12s9 9s7

Frenagem 100-0 km/h 40,2 m 40,8 m

Frenagem 80-0 km/h 25,9 m 26,0 m

Frenagem 60-0 km/h 14,1 m 14,7 m

Ruído interno 0 km/h 42,4 dB 47,6 dB

Ruído interno 50 km/h 58,2 dB 58,2 dB

Ruído interno 80 km/h 62,3 dB 63,4 dB

Ruído interno 120 km/h 69,2 dB 68,3 dB

Consumo cidade 9,2 Km/l 7,3 Km/l

Consumo estrada 10,1 Km/l 10,4 Km/l

Consumo médio 9,6 Km/l 8,8 Km/l

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Engraçado é que o gol é melhor nos quesitos mais "subjetivos"...

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Pelamor... Gol G5 Power x Palio?

 

Melhor comprar Gol G4 x Palio pra dar mais chance pro fiatzinho coitado hauhauha.

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O problema do Palio é a suspensão macia demais ... até mesmo na versão R ..... pro dia a dia é uma beleza é macio confortável pacas o duro é quando a velocidade aumenta e as curvas chegam .... aih lá vai suar pra segurar o carro ..

O Palio se sai bem nas acelerações e retomadas devido ao bom torque em baixa rotação

 

é meio dificil esse negócio de comparação ... carro é mais facil experimentar e o que achar melhor comprar ... opiniões são válidas quanto a experiencias do tipo manutenção e etc ... o restante o que agrada um pode não agradar ao outro .... certeza que alguns vão dizer que o Palio vence outro que o gol vence ... uma discussão sem fim e sem importancia alguma.

Editado por Mck-Mitsuo

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E tome motor de chevas dando benga nos VW!!!

 

Engraçado que é TÃO criticado em outros reviews, mas, na prática, nunca vi 1.6 bater ele. Leva até 2.0 (VW, para variar...).

 

Concordo que o problema do Palio seja a suspensão molenga - dá impressão que o carro é "velho" desde a primeira vez que vc anda com ele.

 

O Gol leva nos quesitos subjetivos MESMO, apesar de ter um interior mais bonito.

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E tome motor de chevas dando benga nos VW!!!

 

Engraçado que é TÃO criticado em outros reviews, mas, na prática, nunca vi 1.6 bater ele. Leva até 2.0 (VW, para variar...).

 

Concordo que o problema do Palio seja a suspensão molenga - dá impressão que o carro é "velho" desde a primeira vez que vc anda com ele.

 

O Gol leva nos quesitos subjetivos MESMO, apesar de ter um interior mais bonito.

 

Casão, eu acho o interior do palio melhor! Ainda mais se for em veludo!

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Casão, eu acho o interior do palio melhor! Ainda mais se for em veludo!

 

Sem dúvida, o interior do Palio é melhor em tudo - menos no painel. Ainda mais em prata... [o_]

 

Quando disse interior, me referia a painel...

 

O Painel do Gol não é ruim e o prata, EU acho bem feinho...

Editado por casão

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Sem dúvida, o interior do Palio é melhor em tudo - menos no painel. Ainda mais em prata... [o_]

 

Quando disse interior, me referia a painel...

 

O Painel do Gol não é ruim e o prata, EU acho bem feinho...

 

Também não gosto muito do painel, acho que já deu!

As saídas de ar muito baixas também me incomodam.

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Também não gosto muito do painel, acho que já deu!

As saídas de ar muito baixas também me incomodam.

 

Fato! Isso no carro de minha noiva incomoda bastante!

 

Para quem vai atrás, é MUITO ruim fazer o ar frio circular direito!

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nossa, estou TÃÃÃÃÃO espantado que a "vitória" foi do VW...

 

Se comparar Gol x Bentley GT... vitória fácil do Gol...

Ou então.... Gol x Airbus A380... vitória apertada do Gol...

 

viva o jabá!

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O Gol tem obrigação de vencer o comparativo, ou senão, os mais de 10 anos de diferença no projeto dele não valeram nada.

 

O Palio está bem atrás mesmo, embora eu considere muito o interior em veludo, quase abolido dos carros atuais. Ponto pra Fiat

 

Sobre os comentários de alguns, eu não acho que estabilidade, segurança, consumo e ergonomia sejam quesitos subjetivos.

 

E fazendo justiça. Já andei no Gol GV e achei o 1.6 muito manco mesmo. Tem final boa, mas retomada é uma tartaruga.

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nossa, estou TÃÃÃÃÃO espantado que a "vitória" foi do VW...

 

Se comparar Gol x Bentley GT... vitória fácil do Gol...

Ou então.... Gol x Airbus A380... vitória apertada do Gol...

 

viva o jabá!

 

Fanboy é fo**...

VW só faz lixo.. Só a SUBARU faz carro bom né?

 

Pra mim G5 Power ta um nível acima do Palio tranquilamente.

Concorrente dele na Fiat é o Punto, q ai sim da uma briga boa e deve levar vantagem na maioria dos quesitos.

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É um absurdo o preço que eles cobram nesses carros, essa montadoras são fod*. Lógico que o Gol iria ganhar,

um projeto bem mais recente, apesar de eu achar que razão não é o suficiente para se comprar um carro, de que

adianta você anda em um carro de otimo custoxbeneficio se você não tá feliz com o que ele te passa, digamos assim.

Carro é daquele jeito, olho gostou, já era.

 

Mas pensem, acima de 38mil dá para comprar um Punto, Polo, ou sei la oque. Quem é que vai compra um Gol ou um Palio?

Olha o C3 "completo" por 38mil, se você for racional vai ver que não vale nada a pena.

Editado por Pretuhh

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nossa, estou TÃÃÃÃÃO espantado que a "vitória" foi do VW...

 

Se comparar Gol x Bentley GT... vitória fácil do Gol...

Ou então.... Gol x Airbus A380... vitória apertada do Gol...

 

viva o jabá!

Pô Mopar, deixar de ser "Joselito"!

 

Vc tá sendo desproporcional... claro q o Bentley e o A380 são inferiores! [o_] O Bentley é uma banheira e o A380 é terrível de manobrar. :banghead

Comparativo de verdade seria c/o Crossfox! :legal:

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Pô Mopar, deixar de ser "Joselito"!

 

Vc tá sendo desproporcional... claro q o Bentley e o A380 são inferiores! [o_] O Bentley é uma banheira e o A380 é terrível de manobrar. :banghead

Comparativo de verdade seria c/o Crossfox! :legal:

 

 

bá, que duvida, daria empate,

nota 10 pros 2.

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VW nunca mais!

 

Pailo é muito mais carro que o Gol

Editado por Dan

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o palio vem com farol com projetor!

 

mas nem palio nem gol. sorry.

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Iria de Gol. Sou Volkseiro. E já conheço o carro pelo Voyage.

Apesar d reconhecer q esse Palio 1.8 é legalzin.

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Dadas minhas experiencias entre Fiat a VW, sou muito mais Fiat. Melhor acabamento e mecanica mais resistente. VW ganha por motor pra mim, Fiat 1.0 é igual o slogan, movidos pela paixão, porque se depender do motor... Mas discutir carro está quase virando discussão de futebol e religião. O mopar faz uma crítica e a turma vem com 15 pedras pra cima...

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Dadas minhas experiencias entre Fiat a VW, sou muito mais Fiat. Melhor acabamento e mecanica mais resistente. VW ganha por motor pra mim, Fiat 1.0 é igual o slogan, movidos pela paixão, porque se depender do motor... Mas discutir carro está quase virando discussão de futebol e religião. O mopar faz uma crítica e a turma vem com 15 pedras pra cima...

 

 

Engraçado, pq o 1.0 fire é um dos melhores...

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Discordo. O Fire 1.0 é um dos PIORES motores.

 

MUITO manco...

 

Até minha noiva, leiga no TALO, reclamava do Fire 1.0 e dizia que QUALQUER golzinho (teve 4 Gols 1.0 na casa dela, do G2 ao G4) anda mais.

 

O que me irrita no Gol é o câmbio, que solta marcha. Isso me deixa puto.

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Fanboy é fo**...

VW só faz lixo.. Só a SUBARU faz carro bom né?

 

Pra mim G5 Power ta um nível acima do Palio tranquilamente.

Concorrente dele na Fiat é o Punto, q ai sim da uma briga boa e deve levar vantagem na maioria dos quesitos.

 

Concorrente do gol é o Palio. O punto ja é concorrente do Polo. Stilo e Linea concorrem com golf.

 

 

Temos um Gol 1.6 G5 aqui em casa e não é por nada não, mas foi uma compra frustrante. O carro é uma mer**. Pra quem gosta de carro sem suspensão deve ate ser bom.

 

Tirando o conforto (que é quase nulo neste carro) o carro tem um otimo motor, boa resposta e tals. Mas um Palio 1.8 apesar de andar menos (bem menos) é um carro muito melhor.

 

golspeto.th.jpg

 

Atualmente esta com 15 originais. O conforto ate melhorou mas ainda deixa muito a desejar.

Editado por Spetz

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Discordo. O Fire 1.0 é um dos PIORES motores.

 

MUITO manco...

 

Até minha noiva, leiga no TALO, reclamava do Fire 1.0 e dizia que QUALQUER golzinho (teve 4 Gols 1.0 na casa dela, do G2 ao G4) anda mais.

 

O que me irrita no Gol é o câmbio, que solta marcha. Isso me deixa puto.

 

 

 

Gol G2 andar mais que uno fire?? O.O

 

Tua namorada tem que rever alguns conceitos heheeh

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