Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Joni

Associação de bobinas

Recommended Posts

Pessoal tenho uma dúvida enorme, se eu tiver dois subs com bobina dupla de 4 ohms ou de 2 ohms, posso ligar um sub com suas bobinas em serie e outro com suas bobinas em paralele e depois os dois subs em serie ou em paralelo??? ou tenho que fazer exatamente o mesmo tipo de ligação????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode asociar em paralelo ou em serie cada autofalante e depois unilos em serie ou paraleo dependendo da resistencia homica final para sua ligação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode asociar em paralelo ou em serie cada autofalante e depois unilos em serie ou paraleo dependendo da resistencia homica final para sua ligação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo depende do que vc tem e para qual impedancia quer chegar

 

Se o sub for 2ohms, da pra deixar em 1 ou 4ohms:

1_2ohmDVC_1ohm.gif ou 1_2ohmDVC_4ohm.gif

 

Se o sub for 4ohms, da pra deixar em 2 ou 8ohms:

1_4ohmDVC_2ohm.gif ou 1_4ohmDVC_8ohm.gif

 

Para ligar dois sub´s 2ohms, tem essas opções:

2_2ohmDVC_05ohm.gif ou 2_2ohmDVC_2ohm.gif ou 2_2ohmDVC_8ohm.gif

 

E para dois sub´s 4ohms:

2_4ohmDVC_1ohm.gif ou 2_4ohmDVC_4ohm.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para que cada alto falante receba potências iguais, é necessário que ele tenham sido associados da mesma forma, resultando na mesma impedancia, em cada alto falante ao fim de cada associação.

Usando subs iguais fica assim:

Se as bobinas de um sub ficarem em paralelo, as do outro sub tambem tem que estar em paralelo, e a forma de associação entre os subs não importa.

Com as bobinas em serie ( dos dois subs ) voce tambem poderá fazer como quiser, lembrando que uma serie já com as bobinas já irá resultar numa impedancia alta, ligando novamente em sere irá subir mais ainda...

O importante, no fim das contas, pra se ter maior proveito, é que o conjunto case com a impedancia do amplificador, e que os subs fiquem todos com a mesma impedancia para receberem potencias iguais...

Se voce usar a fórmula que diz que potência é igual ao quadrado da tensão dividido pela impedancia, ficará mais facil ver que com impedancias diferentes a potencia recebida será diferente...

P=V²/Z

Se voce lembrar que um amplificador gera a mesma tensão pra todos os alto falantes, fica fácil perceber.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o qu ele quer saber é se:

Vc pode ligar a bobina de um dos subs em paralelo e as bobinas do segundo sub em serie.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Para que cada alto falante receba potências iguais, é necessário que ele tenham sido associados da mesma forma, resultando na mesma impedancia, em cada alto falante ao fim de cada associação.

 

Falou tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum... ok.... então se eu tiver dois subs com bobina dupla de 4 ohms, o ideal seria ligar as bobinas ou em série ou em paralelo nos dois subs.... se ligar em paralelo em um, procurar ligar assim no outro....

 

Entendi..... deve-se evitar ligar as bobinas de um em paralelo e do outro em serie, pois as resistencias entre ambos serão diferentes o que pode provocar diferenças no rendimento..

 

é isso né gente???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico do amigo...

Eu tenho um modulo taramps 2000w de 4 ohms e 2 BP 15 de 700w B dupla de 4ohms

para nao perder tanto na qualidade dos meus sub queria fazer do modo que um tec me ensinou.

"O Melhor no meu ponto de vista seria: as Bobinas em Paralelo e depois em Série."

Só que nao encontro como fazer isso.

alguem poderia me ajudar?

 

OBS.:

eu tenho uma imagem que ele disse que é ao contrario do que me disse + disse tambem funcionar só que ele me disse que o outro é melhor.

http://img401.imageshack.us/img401/4485/configt.jpg

Editado por DigaoDDM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito tú não entendeu nem o que é "paralelo" e "série"

 

Esse artigo aqui do fórum ensina como funciona cada uma das ligações: http://autosom.net/artigos/associacao.htm

 

É extremamente aconselhável você ENTENDER primeiro os tipos de associação de bobinas ANTES de sair ligado de qualquer maneira. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá aproveitando o topíco, tenho um modulo roadstar power two 4800wts 4omhs, 3 pares de 6x9 da pionner 400wts 4omhs, e 2 sub de 12 pionner 1400wts bobina dupla.

bom a minha duvida e como ligar tudo fechando a impedancia de 4ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...