Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Sr Bahia

INSPEÇÃO VEICULAR - TIRE SUAS DÚVIDAS

Recommended Posts

meu carro ta baixo.. logo eles não conseguirão olhar com aquele espelho... só se o FDP deitar no chão pra olhar...

 

Deitar no chão certeza que não vão, pode ir sussa, no maximo se perceberem e reprovar vc tem o prazo arrumar e agendar a reinspeção sem custo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deitar no chão certeza que não vão, pode ir sussa, no maximo se perceberem e reprovar vc tem o prazo arrumar e agendar a reinspeção sem custo....

 

 

Putzzz Takao, foi mal ae não responder sua pergunta!

 

Nem sabia que o topico estava em destaque, faz um tempo que não entro no Forum

 

Relaxa que o cara não vai deitar no chão não, dependendo do inspetor que for fazer a inspeção é até melhor que ele não fica procurando nada!

 

Abração,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Bahia,

 

E quanto ao ruido? Como pode ser feito. Afinal achar o escap completo do meu carro nao vai ser facil visto que o nivel de ruido e um tanto baixo?

Valeu

 

Abs

 

Kaneda

 

Olha cara inspeção de ruído tá embassado viu. A inspeção está sendo feita de qualquer jeito e estão reprovando carro até original.

 

Minha dica é se vc não conseguir um escape original, coloque uma abafadores bem parrudos adaptados mesmo para alem de chamar menos a atenção na inspeção, se caso te encaminharem o carro poder passar!

 

Tá muito chato esse negocio de ruido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mr. Bahia!!

 

Minha Parati está "fumando" um pouco em baixo giro, por causa de um bendito anel do pistão que virou, não estou podendo gastar para desmontar o motor agora, será que vou conseguir passar na inspeção???

 

Lembrando que estou com escape original novo, catalisador e todos os filtros originais!!

 

 

Zoo se a danada estiver fumando visivelmente não tem jeito, vão rejeitar a Paratosa de cara, sem dar direito a realizar a analise computadorizada.

 

Abração,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bahia... meu carro o voyage é 94.. será que vão embassar pela falta de catalisador?

 

 

Olha Takao, isso vai de sorte.

 

Digo isso porq tem Inspetor que é relaxado e não tá nem ai para os procedimentos, mas eles tem a informação de que VW/Voyage 94 possuem catalizador sim.

 

Abração,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, isso que mata.... quero deixar a viatura com o ronco do V6, mas vou esperar passar pelo Controlar. De qualquer forma, quando for trocar o abafador vou colocar uma flange, assim substituo o barulhento pelo original quando precisar.

 

Agora no seu caso, vai dar mais trabalho.... rs... mas se tiver o coletor original, pelo menos não vai precisar comprar um.

 

Logo logo vão começar a alugar escapamentos completos para quem for fazer inspeção.

 

Seria uma boa, principalmente para Opalas (que muitos são alterados) e para carros populares (Gol, Palio, etc), alguém montar um sistema completo de escape, com catalisador novo, assim poderia alugar pra galera ! rsrsrs

 

Abraços !

 

 

Logo logo não, já alugam escapamentos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra 2011 além do que era visto na ultima inspeção, terá a mais o de ruido? ou vem mais palhaçada?

 

Infelizmente sim Eric, terá mais a de ruído mas somente se o inspetor encaminhar seu veículo para a inspeção de ruído.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou relatar pra vocês uma experiência que acabei de ter e que PROVA que está inspeção não vale nada, que o fato de existir uma pessoa "operando" seu carro, ela pode SIM interferir no resultado, seja propositadamente ou não, e que cada equipamento tem uma leitura TOTALMENTE diferente.

 

Bem, estou com um Omega Suprema 96 CD 4.1, automática, com GNV. Fiz a inspeção no dia 20/04/11 e o carro foi REPROVADO por estar com a marcha lenta acima do permitido, apresentando leitura de 1285RPM, um ABSURDO, visto que era nítido o funcionamento liso do motor, e a própria leitura no PAINEL DIGITAL DO CARRO apresentava rotação bem baixa.

 

Os resultados de emissão foram os seguintes:

GASOLINA

1052RPM / 0,70 CO / 66 HC

2500RPM / 0,36 CO / 18 HC

 

GNV

1285RPM / 1,85 CO / 84 HC (Reprovado neste item, pela rotação acima de 1200RPM)

2500RPM / 2,73 CO / 67 HC

 

Questionei, briguei, mas nada adiantou, apesar do SUPERVISOR DA UNIDADE CONCORDAR que o carro não apresentava rotação alta, mas que INFELIZMENTE na hora do teste apresentou ?!?!?!

 

Hoje, 29/04/11, com o mesmíssimo combustível no tanque já que não mais abasteci desde a primeira inspeção (Gasolina PODIUM) e não tendo mexido ABSOLUTAMENTE NADA no carro, marquei inspeção para outro local. O carro passou com uma rotação baixíssima de 690RPM. O monitor acusava rotação elevada na marcha lenta. Então, o "TÉUNICO" percebeu, olhou no monitor e no painel do carro 3 vezes, comparou, depois foi lá, abriu o capô, procurou um novo local para posicionar o sensor de rotação e refez o teste.

 

Agora, os resultados das emissões:

 

GASOLINA

690 RPM / 1,87 CO / 119 HC

2500RPM / 2,45 CO / 62 HC

 

GNV

690 RPM / 2,06 CO / 88 HC

2500RPM / 1,32 CO / 49 HC

 

Com isto, seguem minhas conclusões:

 

1º) Esta inspeção é uma furada, literalmente mais uma forma de ROUBAR DINHEIRO DO POVO.

2º) A partir do momento em que o teste deixa de ser totalmente eletrônico e entra em cena um "TÉUNICO" para operar seu carro, ele pode sim influenciar nos resultados.

3º) Você pode fazer 1000 inspeções, numa sequencia e em máquinas diferentes. Cada uma delas dará um resultado. NÃO EXISTE AFERIÇÃO que dê o mesmo resultado. E os resultados provam. Utilizei o mesmíssimo combustível, em ambos dias estava frio, era noite, o carro estava quente, etc etc

4º) Quem inventou aquele MALDITO sensor de rotação e disse que simplesmente apoiar aquilo em cima do coletor de admissão, consegue fazer uma leitura REAL E VERDADEIRA da rotação do motor ? Fosse assim, não teria sido reprovado na primeira inspeção.

 

FIQUEM ESPERTOS !!!!!!

 

Enfim, VIVA O BRASIL E SUA CORJA DE POLÍTICOS !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou relatar pra vocês uma experiência que acabei de ter e que PROVA que está inspeção não vale nada, que o fato de existir uma pessoa "operando" seu carro, ela pode SIM interferir no resultado, seja propositadamente ou não, e que cada equipamento tem uma leitura TOTALMENTE diferente.

 

Bem, estou com um Omega Suprema 96 CD 4.1, automática, com GNV. Fiz a inspeção no dia 20/04/11 e o carro foi REPROVADO por estar com a marcha lenta acima do permitido, apresentando leitura de 1285RPM, um ABSURDO, visto que era nítido o funcionamento liso do motor, e a própria leitura no PAINEL DIGITAL DO CARRO apresentava rotação bem baixa.

 

Os resultados de emissão foram os seguintes:

GASOLINA

1052RPM / 0,70 CO / 66 HC

2500RPM / 0,36 CO / 18 HC

 

GNV

1285RPM / 1,85 CO / 84 HC (Reprovado neste item, pela rotação acima de 1200RPM)

2500RPM / 2,73 CO / 67 HC

 

Questionei, briguei, mas nada adiantou, apesar do SUPERVISOR DA UNIDADE CONCORDAR que o carro não apresentava rotação alta, mas que INFELIZMENTE na hora do teste apresentou ?!?!?!

 

Hoje, 29/04/11, com o mesmíssimo combustível no tanque já que não mais abasteci desde a primeira inspeção (Gasolina PODIUM) e não tendo mexido ABSOLUTAMENTE NADA no carro, marquei inspeção para outro local. O carro passou com uma rotação baixíssima de 690RPM. O monitor acusava rotação elevada na marcha lenta. Então, o "TÉUNICO" percebeu, olhou no monitor e no painel do carro 3 vezes, comparou, depois foi lá, abriu o capô, procurou um novo local para posicionar o sensor de rotação e refez o teste.

 

Agora, os resultados das emissões:

 

GASOLINA

690 RPM / 1,87 CO / 119 HC

2500RPM / 2,45 CO / 62 HC

 

GNV

690 RPM / 2,06 CO / 88 HC

2500RPM / 1,32 CO / 49 HC

 

Com isto, seguem minhas conclusões:

 

1º) Esta inspeção é uma furada, literalmente mais uma forma de ROUBAR DINHEIRO DO POVO.

2º) A partir do momento em que o teste deixa de ser totalmente eletrônico e entra em cena um "TÉUNICO" para operar seu carro, ele pode sim influenciar nos resultados.

3º) Você pode fazer 1000 inspeções, numa sequencia e em máquinas diferentes. Cada uma delas dará um resultado. NÃO EXISTE AFERIÇÃO que dê o mesmo resultado. E os resultados provam. Utilizei o mesmíssimo combustível, em ambos dias estava frio, era noite, o carro estava quente, etc etc

4º) Quem inventou aquele MALDITO sensor de rotação e disse que simplesmente apoiar aquilo em cima do coletor de admissão, consegue fazer uma leitura REAL E VERDADEIRA da rotação do motor ? Fosse assim, não teria sido reprovado na primeira inspeção.

 

FIQUEM ESPERTOS !!!!!!

 

Enfim, VIVA O BRASIL E SUA CORJA DE POLÍTICOS !

 

 

Cara vou te dar um esclarecimento maior sobre a inspecao que esta sendo feita em SP, ja que fui um dos TEUNICOS que trabalhou lah:

 

Vc tem toda a razao quando diz que o inspetor pode interfirir no resultado, mas os equipementos sao aferidos sim, acredite!!!

 

Na inspecao, infelizmente a Controlar depende muito da Habilidade de cada inspetor para realizar a inspecao, pois aqui a inspecao esta apenas engatinhando.

 

Um grande vilao na analise dos gases, eh esse sensor de rotacao que a controlar usa, que se bem utilizado, eh um excelente aparelho, mas tudo depende do cuidado e da habilidade do inspetor (infelizmente)! Com essas ferrammentas delicadas que com o menor descuido, podem sim dar muitos problemas de leitura.

 

Ai vai uma dica:

 

Filme co seu celular ou camera, todo o procedimento da inspecao, se ver algo de errado estara gravado e vc pode usar como prova ou ate mesmo para convencer o Supervisor que vc esta certo.

 

Caso nao concorde ainda com vc, procure antes de ir ao Centro de inspecao, dar uma lida na PORTARIA 147 da SVMA (Secretaria do verde e meio ambiente)

 

A Controlar nao pode fugiir do que estiver escrito nesse documento, pois eh a lei que rege a inspecao aqui em SP.

 

Eh certo de que ainda existem muitas falhas nessa inspecao e cabe a nos fazer com que a CONTROLAR somente faca o certo e o que esta descrito em lei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Put* que palhaçada hein Eduardo?

 

Quero nem ver quando for minha vez de levar o carro se der um bagulho assim e eu ver que está errado, já briguei o ano passado feio no Centro da Controlar do Jaguaré e consegui que eles fizessem novamente o teste no mesmo dia, não irei me importar de brigar de novo esse ano.

 

 

Mudando um pouquinho de assunto, para aqueles que estavam em dúvidas quanto ao teste de barulho, está reprovando hein, já tem tabela.

Meu amigo foi com um Tipo 95, zerado de motor, que no entanto passou na inspeção da "fumaça", porém como está com abafador esportivo, o cara mandou ele para a segunda etada que é a de "barulho", e lá ele foi reprovado, para o carro dele TIpo 95, o máximo de db eram de 82,9, o carro dele deu 88 db...

 

Então galaera podem ir providenciando escapamentos e abafadores originais... :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou com uma dúvida e esse ano que estão medindo o ruido? como é feito, estou com medo do maverick ( escape 4X2 aberto) não passar.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bahia, valew pelos comentários e dicas. A indignação permanece, infelizmente a coisa não é séria. O dinheiro arrecadado NÃO vai ser destinado para o fim a que foi definido. Lembra-se da CPMF (era para ser destinada à Saúde....) 50% dos problemas do Brasil poderiam ser resolvidos se houvesse FISCALIZAÇÃO e SEM PROPINA. Não precisariam criar tantas leis de houvesse isso.....

 

Leandrinhom e silverBullet, realmente este ano já estarão inspecionando ruídos. Pelo que me informei, escape aberto ou esportivo se não for original do carro, vai reprovar. Na pré-inspeção visual que o vistoriador faz, onde ele procura sinais de fumaça pelo escape, ele já irá detectar ruído acima do normal. Com isto, ele irá encaminhar o carro para a inspeção de ruídos e comparará com uma tabela de emissão de dB por carros ?!?!?!?! A pergunta: de onde surgiu esta tabela ???

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bahia, valew pelos comentários e dicas. A indignação permanece, infelizmente a coisa não é séria. O dinheiro arrecadado NÃO vai ser destinado para o fim a que foi definido. Lembra-se da CPMF (era para ser destinada à Saúde....) 50% dos problemas do Brasil poderiam ser resolvidos se houvesse FISCALIZAÇÃO e SEM PROPINA. Não precisariam criar tantas leis de houvesse isso.....

 

Leandrinhom e silverBullet, realmente este ano já estarão inspecionando ruídos. Pelo que me informei, escape aberto ou esportivo se não for original do carro, vai reprovar. Na pré-inspeção visual que o vistoriador faz, onde ele procura sinais de fumaça pelo escape, ele já irá detectar ruído acima do normal. Com isto, ele irá encaminhar o carro para a inspeção de ruídos e comparará com uma tabela de emissão de dB por carros ?!?!?!?! A pergunta: de onde surgiu esta tabela ???

 

Abs.

 

Essa tabela eh fornecida pelos fabricantes.

 

Esses valores sao tirados da homologacao de fabricacao de cada modelo.

 

E sim, a pre inspecao visual que eh feita pelo inspetor fara com que seu veiculo seja encaminhado para a tal inspecao de ruido. Essa pre inspecao eh a opiniao do Inspetor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei a tabela completa no site da Controlar:

 

http://www.controlar.com.br/pdf/OTTO_Tabela_Parametros_e_Limites.pdf

 

 

Afff que tabela ridícula essa...

 

FUi dar uma olhada do meu carro e...

 

Só tem Gol GIV, ou seja, não foi fabricado GOl GIV 1.0 16v, mas se olhar bem consta Gol GIV - 16v, Ouro, Turbo etc etc, a aprtir de 1998, máximo de 83,5db

 

 

Achei engraçado que um carro mais novo pode falar mais barulho, no caso sos Gols 16v a partir de 2001 o máximo permitido é de 84db

 

pasmafaute

Vai entender essas coisas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afff que tabela ridícula essa...

 

FUi dar uma olhada do meu carro e...

 

Só tem Gol GIV, ou seja, não foi fabricado GOl GIV 1.0 16v, mas se olhar bem consta Gol GIV - 16v, Ouro, Turbo etc etc, a aprtir de 1998, máximo de 83,5db

 

 

Achei engraçado que um carro mais novo pode falar mais barulho, no caso sos Gols 16v a partir de 2001 o máximo permitido é de 84db

 

pasmafaute

Vai entender essas coisas...

Não é pode, é faz.

 

A tabela mostra o que um carro "bom" faria, daquele modelo. Inclusive muda de ano para ano, de modelo para modelo. Astra mesmo tem 50 classificações diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bahia... se vc continua respondendo... favor tire essa duvida!!

 

Camarada meu adaptou a injeção num carro carburado... oq deve estar atento para a inspeção! Ele ta usando filtro conico!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bahia... se vc continua respondendo... favor tire essa duvida!!

 

Camarada meu adaptou a injeção num carro carburado... oq deve estar atento para a inspeção! Ele ta usando filtro conico!!!

 

Ele deve estar atento as conexoes de sistemas de controle de emissao de poluentes:

 

Canister, blow-by, etc

 

No caso do filtro esportivo, eh permitido porem todos os sistema acima sitados devem estar ligados.

 

Pede pra ele revisar esses items e levar pra alguma oficina com experiencia em inspecao, vc mesmo deve conhecer algumas e os caras ja sabem oq olhar.

 

as vezes reprova por uma mangueirinha solta q vc nem sabia que tinha, por isso falo da oficina

 

Continuo respondendo sim, noq puder ajudar a galera demorou. Estou louco pra chegar Outubro, vou levar minha moto pra inspecao huahauha

 

Pensa em um cliente chato, ahhhh esse vai ser eu kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bahia...

 

uma duvida que eu fiquei..

como houve alteração do meu carro, potencia.. logo ele poluirá mais certo?

 

qual será o parametro? de carro original?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso e' so' mais uma maneira de tirar dinheiro da gente... Nao faz o menor sentido!

Eu estou cada dia mais p da vida em ter que trabalhar para pagar impostos para esse bando de ladroes.

Deveríamos começar uma campanha aqui no fórum, denunciando essas merdas!

Editado por Turk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem ta tendo problemas em passar na controlar???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...