Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
wendell_rm

Testes das cx manifold - eros SDS 15 e 18; profissom sub18P

Recommended Posts

Hum ficou muito legal Weendel parabens [-] !!

 

Rapaz será que essa caixa ficaria boa com um par de subões de 18 da protech??? Tô com maior vontade de colocar umas dessas na pampa aqui de casa OpO eheheheheh

 

o guto fez com 2 subões de 18 da protech, mas a dele nao tem inclinação alguma, é paralelo mesmo os falantes em sua disposição na cx e pelo que vi ta tocando muito bem, mas ele foi claro, que apartir de 150hz facilmente sofre cancelamentos, mas como é SUB está totalmente satisfatorio :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Powww Wendell ... parabéns pela iniciativa e clareza !!!

 

 

O forum precisa de pessoas como voce !!

 

 

Muito interessante ! !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

wendell, só uma dica, quando vc fizer a caixa em V, corta ela em 250hz....

 

o cancelamento acontece mais quando a caixa é frente a frente os AFs.....

 

digo isso pq eu mesmo fiz esse teste... agora tipo, se vc nao tiver medio-grave pra acompanhar como era meu caso vai ter que cortar realmente em 150hz, pq o contra-baixo (no meu caso testei com forró) fica muito alto...

 

aki pra 02 eros de 18 sds manifold usam pra acompanhar 03 de 612mg em caixa cornetada e 04 d405, é normal ver esse tipo de trio aqui..

 

é meio que receita de bolo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o guto fez com 2 subões de 18 da protech, mas a dele nao tem inclinação alguma, é paralelo mesmo os falantes em sua disposição na cx e pelo que vi ta tocando muito bem, mas ele foi claro, que apartir de 150hz facilmente sofre cancelamentos, mas como é SUB está totalmente satisfatorio :legal:

 

 

O maior teste feito nesse tipo de caixa foi o seu ... Meu parabéns ... show de bola !!!

 

Vou até colocar o seu link no meu tópico como base de estudo com falantes de 15" ... Muito bom !!!

 

a minha caixa já estou cansando dela ... Como aqui em SP tá impossível usar TRIO a todo vapor , eu tô usando a minha mais pra som interno , e já tá me Enjoando o pico que ela tem em 50hz ... tá chato demais rsrsrs qualquer tipo de música dá Sub grave rsrsrs (onde na música não tem) ... Então já estou pensando em fazer outra caixa !!! e tõ achando que vai uma dutadinha mesmo , pra som interno , buscando Sub graves !!!

 

 

 

Mais uma vez parabéns pelo seu teste !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus parabéns Wendell, pela postagem desse tópico, ele vai vir a ajudar muitos, e com as opniões e testes que vocês fez será de muita ajuda, eu também estou curtindo muito a minha manifold, embora tenha feito ela com baixa litragem, mais como tenho planos "malignos" de partir para 2 SDS de 18", essa configuração que você postou aí sobre eles vai mim servir e muito cara, muito obrigado mesmo, em nome de todo o forúm, depois posta uns vídeos pra galera ver a brutalidade dela.

 

Sobre o que o Ivo falou do contrabaixo ficar muito presente, na minha acontece o mesmo, se subir pra uns 150hz por exemplo, chega a tirar a beleza do grave, devido ao contrabaixo se sobresair sobre o bumbo, a minha tá cortada em 80hz e tá muito lindo o grave, puramente subão, mais de ataque.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns pelo tópico!

com certeza vai inspirar muita gente!!

to até pensando em fazer pros meus streets de 15'' :vts

uhuaheuaheu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O maior teste feito nesse tipo de caixa foi o seu ... Meu parabéns ... show de bola !!!

 

Vou até colocar o seu link no meu tópico como base de estudo com falantes de 15" ... Muito bom !!!

 

a minha caixa já estou cansando dela ... Como aqui em SP tá impossível usar TRIO a todo vapor , eu tô usando a minha mais pra som interno , e já tá me Enjoando o pico que ela tem em 50hz ... tá chato demais rsrsrs qualquer tipo de música dá Sub grave rsrsrs (onde na música não tem) ... Então já estou pensando em fazer outra caixa !!! e tõ achando que vai uma dutadinha mesmo , pra som interno , buscando Sub graves !!!

 

 

 

Mais uma vez parabéns pelo seu teste !

 

 

obrigado,

 

mas procurarei conseguir outro falante de 15, para testar em outra caixa, que estou fazendo aqui, pois meu projeto final de meu trio é 4 de 15, seja SDS ou outro falante, para o carnaval de 2010, então vamos aos testes rsrsrs

 

aqui tambem está extremamente complicado usar trio, dito que o meu ja está guardado.

 

quanto a musicalidade, o meu estou cortando em 125hz, se aumentar para 160hz ou mais, ocorre o mesmo que ocorreu com o ivo e teixeira, fica ao meu ver, mono-nota, pois o contra-baixo sobressai demais ao grave

 

quanto a subgrave, em sua cx, diminua o volume para 65L brutos e sintonize em 55hz, e verá que ficará com resposta bem agradavel acima de tudo, fora que continuará o subggrave, mas com menor intensidade, alem de aumentar o ataque e SPL do conjunto, inclusive o controle, mas isso na cx inclinada, nao testei ela com os falantes dispostos paralelamente, pois pode ocorrer diversidade entre ambas as disposições(paralelo e em "v") :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
wendell, só uma dica, quando vc fizer a caixa em V, corta ela em 250hz....

 

o cancelamento acontece mais quando a caixa é frente a frente os AFs.....

 

digo isso pq eu mesmo fiz esse teste... agora tipo, se vc nao tiver medio-grave pra acompanhar como era meu caso vai ter que cortar realmente em 150hz, pq o contra-baixo (no meu caso testei com forró) fica muito alto...

 

aki pra 02 eros de 18 sds manifold usam pra acompanhar 03 de 612mg em caixa cornetada e 04 d405, é normal ver esse tipo de trio aqui..

 

é meio que receita de bolo....

 

 

ivo,

 

o engraçado disso é, eu montei a cx das 2 SDS de 18 + SD3000(dele), e o dono vai usar elas com 2 MG de 10 da keybass de 200rms cada, e 2 drivers snake 3051, e logo de cara eu vi que os mg dele iriam passar sufoco com o grave kkkkkk

 

ficou insano demais, para vc ter ideia, eu tava testando na frente da minha garagem, ligado no meu SD3000, e tinha um tanque ddagua, vazio, daqueles plasticos de 500L com a tampa virada, e usei ela para por as ferramentas em cima, enquanto eu regulava o som, quando vagner me chama, pra olhar as ferramentas, cada cacetada de grave, pulava uma ferramenta pra fora da tampa do tanque kkkkkkkk

 

absurdo de grave e subgrave mesmo, fiquei de cara mesmo com o rendimento dela, superou minhas expectativas, to esperando ele chegar agora com o som, pois viajou, para tentar filmar e postar aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meus parabéns Wendell, pela postagem desse tópico, ele vai vir a ajudar muitos, e com as opniões e testes que vocês fez será de muita ajuda, eu também estou curtindo muito a minha manifold, embora tenha feito ela com baixa litragem, mais como tenho planos "malignos" de partir para 2 SDS de 18", essa configuração que você postou aí sobre eles vai mim servir e muito cara, muito obrigado mesmo, em nome de todo o forúm, depois posta uns vídeos pra galera ver a brutalidade dela.

 

Sobre o que o Ivo falou do contrabaixo ficar muito presente, na minha acontece o mesmo, se subir pra uns 150hz por exemplo, chega a tirar a beleza do grave, devido ao contrabaixo se sobresair sobre o bumbo, a minha tá cortada em 80hz e tá muito lindo o grave, puramente subão, mais de ataque.

 

Abraços

 

Charles Rafael

 

o que vc postou rafael,

 

é importante pois, eu nunca escutei uma turbobass dutada dessa, entao, como ja tinha em seu sistema, e vc comparou, e aproximou o rendimento, com maior qualidade e desempenho tambem foi válido o seu teste :rever1:

 

mesmo errando nas medidas, mas foi válido rsrsrs

 

somente quero que entendam aqui, que não conhecia estas caixas, mas com a ajuda do diogenes, ele me auxiliou na minha, e ai corri pros calculos tambem, e não sei mais do que ninguem aqui, simplesmente estou testando para poder ajudar outros aqui que tem interesse nesse modelo de caixa.

 

a unica coisa que posso afirmar é, é um chute no escuro fazer este tipo de caixa para MG, pois o rendimento dela ficou claramente explicito que é GRAVE puchado para SUBGRAVE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Wendell, beleza meu querido!?

 

Acompanhei o tópico (creio que por completo) e tenho uma dúvida.

Seguinte, tive analisando o tamanho da caixa que tu fez pros 2 SDS de 15", e gostaria de saber se eu poderia utilizar aquela caixa no caso para os meus falantes (2 Protech SUB600) empurrados por uma T2000.

 

Se poderia ser o mesmo projeto ou se teria que fazer alguma alteração!

Meu propósito creio ser o mesmo que a caixa apresenta, GRAVE puxado pro SUBGRAVE!!

 

E uma outra duvida, qual seria o ganho de uma Manifold sobre uma Dutada Normal (que no caso é a caixa que utilizo).

Pois dependendo como for, ja começo a juntar uma grana e mando fazer uma Manifold pros meus Protech, ja que ADOROO gravão e subgrave!! ^^

 

Vlw, abraço e espero que possa me ajudar!! ^^

Abraço, ate+

=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DUPLICOU, sorry!! =X

Editado por alvrinn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
wendell, só uma dica, quando vc fizer a caixa em V, corta ela em 250hz....

 

o cancelamento acontece mais quando a caixa é frente a frente os AFs.....

 

digo isso pq eu mesmo fiz esse teste... agora tipo, se vc nao tiver medio-grave pra acompanhar como era meu caso vai ter que cortar realmente em 150hz, pq o contra-baixo (no meu caso testei com forró) fica muito alto...

 

aki pra 02 eros de 18 sds manifold usam pra acompanhar 03 de 612mg em caixa cornetada e 04 d405, é normal ver esse tipo de trio aqui..

 

é meio que receita de bolo....

 

 

outro detalhe ivo,

 

pra eu cortar os sds em 250hz, eu teria que ter otimos MG e hoje tenho 2 pw3 de 10, sao otimas, mas nao consegue acompanhar mais o grave, depois dessa cx, ja cortando em 125hz, imagine se eu cortar ela em 250hz?? simplesmente irão sumir meus mg O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que vc postou rafael,

 

é importante pois, eu nunca escutei uma turbobass dutada dessa, entao, como ja tinha em seu sistema, e vc comparou, e aproximou o rendimento, com maior qualidade e desempenho tambem foi válido o seu teste :rever1:

 

mesmo errando nas medidas, mas foi válido rsrsrs

 

somente quero que entendam aqui, que não conhecia estas caixas, mas com a ajuda do diogenes, ele me auxiliou na minha, e ai corri pros calculos tambem, e não sei mais do que ninguem aqui, simplesmente estou testando para poder ajudar outros aqui que tem interesse nesse modelo de caixa.

 

a unica coisa que posso afirmar é, é um chute no escuro fazer este tipo de caixa para MG, pois o rendimento dela ficou claramente explicito que é GRAVE puchado para SUBGRAVE

 

É verdade, errei um pouco as medidas, mais esses overs tocam legal é com baixa litragem mesmo.

 

Sobre ela pra MG, sei não viu, tem um projeto de line array pra som PA, que segue essa teoria, tem um user que montou um set que é 8 SDS de 18", em caixas estilo manifold, e também com as TB, até alguém postou foto ou vídeo aqui desse sistema, vou ver se acho rpa você ver, e na parte de MG, as caixas são estilo manifold, quem sabe numa litragem baixa, sintonia alta, e dependendo da angulação, deve dar um resultado legal. Outro que fez bem no estilo manifold mesmo acho que foi o Bonati, pra uma saveiro que está com falantes tomahawk, na parte de grave 2 de 15" numa caixa estilo canhão dutada, e em cima 2 de 10" na manifold, com 2 ti nas laterias dessas manifold, dentro dá caixa, vou ver se consigo as fotos desses 2 sistemas pro pessoal ver.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande Wendell, beleza meu querido!?

 

Acompanhei o tópico (creio que por completo) e tenho uma dúvida.

Seguinte, tive analisando o tamanho da caixa que tu fez pros 2 SDS de 15", e gostaria de saber se eu poderia utilizar aquela caixa no caso para os meus falantes (2 Protech SUB600) empurrados por uma T2000.

 

Se poderia ser o mesmo projeto ou se teria que fazer alguma alteração!

Meu propósito creio ser o mesmo que a caixa apresenta, GRAVE puxado pro SUBGRAVE!!

 

E uma outra duvida, qual seria o ganho de uma Manifold sobre uma Dutada Normal (que no caso é a caixa que utilizo).

Pois dependendo como for, ja começo a juntar uma grana e mando fazer uma Manifold pros meus Protech, ja que ADOROO gravão e subgrave!! ^^

 

Vlw, abraço e espero que possa me ajudar!! ^^

Abraço, ate+

=D

alvaro,

 

irei verificar quando a possibilidade dos protech na mesma cx, mas acredito que sim, rola sim tocar nela

 

quanto ao ganho vo comparar com a minha, audivelmente, repito AUDIVELMENTE, nada tecnico, pois somente foi trocado a cx, os demais equipamentos se manteve.

 

eu chego a falar que o ganho foi de no minimo 3db sim, em comparação a dutada normal, mas não tenho como provar nada, pois não possuo RTA para tal teste, mas pela pressão que ficou, e comparando junto, carro lado a lado, com o de bruno, que afinal tem 2 sds de 15 tambem, em dutada de 80L brutos e sintonia em 50hz, o dele sumiu junto do meu som, até ele mesmo ja comentou em trocar a cx para o mesmo modelo da minha rsrsrs

 

isso foi no encontro, acho que ate o kelvisson reparou isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande Wendell, beleza meu querido!?

 

Acompanhei o tópico (creio que por completo) e tenho uma dúvida.

Seguinte, tive analisando o tamanho da caixa que tu fez pros 2 SDS de 15", e gostaria de saber se eu poderia utilizar aquela caixa no caso para os meus falantes (2 Protech SUB600) empurrados por uma T2000.

 

Se poderia ser o mesmo projeto ou se teria que fazer alguma alteração!

Meu propósito creio ser o mesmo que a caixa apresenta, GRAVE puxado pro SUBGRAVE!!

 

E uma outra duvida, qual seria o ganho de uma Manifold sobre uma Dutada Normal (que no caso é a caixa que utilizo).

Pois dependendo como for, ja começo a juntar uma grana e mando fazer uma Manifold pros meus Protech, ja que ADOROO gravão e subgrave!! ^^

 

Vlw, abraço e espero que possa me ajudar!! ^^

Abraço, ate+

=D

 

A pergunta foi pro Wendell, mais eu vou dar minha opnião.

 

Como são falantes diferentes, que tem parâmetros diferentes, pode ser que o grave não sai como está com os SDS, mais como a litragem que as 2 empresas indicam para um bom resultado nas caixas dutadas são parecidos, em relação a litragem, acho que você pode fazer como a dele, e sintonia também, mais nesse ponto indico a você a faze-la com dutos circulares de 4" para poder descobrir qual vai te agradar mais.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wendell,

 

agora a tarde extrai as medidas da sua caixa e tentei adaptar para uma um pouco mais larga e mais baixa, será que calculei corretamente, entendi que a frente fica com 1/4 do total e a traseira com 1/10 do total, entendi errado? se puder dar uma olhada:

 

manifoldt.th.jpg

 

ps: foi mau usar sua foto hehehe se falei besteira foi mal

 

falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual é a intenção daquele 'sarrafinho' ali no fundo da caixa?

pra nao deixar o fundo à 90° da lateral (na quina)?

algo relacionado a cancelamentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qual é a intenção daquele 'sarrafinho' ali no fundo da caixa?

pra nao deixar o fundo à 90° da lateral (na quina)?

algo relacionado a cancelamentos?

 

Tu tá falando do quebra canto né msseu? Se for a idéia é evitar cancelamentos, e além de que, ele ajuda a fazer o ar se movimentar da caixa para o meio externo de maneira mais rápida e mais correta.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso mesmo Charles, valeu pela informação =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Wendell,

 

agora a tarde extrai as medidas da sua caixa e tentei adaptar para uma um pouco mais larga e mais baixa, será que calculei corretamente, entendi que a frente fica com 1/4 do total e a traseira com 1/10 do total, entendi errado? se puder dar uma olhada:

 

manifoldt.th.jpg

 

ps: foi mau usar sua foto hehehe se falei besteira foi mal

 

falou

 

 

tranquilo quanto a foto, mas isso ai seria medidas internas ou externas??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

wendell_rm

 

Vlw cara, assim que tiver essas impressões então se me fala...mas como você mesmo disse, acho que é possível a utilização dos Protech SUB600 nessa mesma caixa.

A "unica" coisa é que será necessário umas adaptações quanto a algumas medidas, para caber de buenas na mala do meu golzinn neh?! euheuheuhe...mas isso a gente pode conversar no MSN sobre um possível projeto seu pra mim de uma caixa xike pro meu carro, beleza?!

 

Por enquanto vlw mesmo!! ^^

=]

 

 

Teixeira

 

Concordo com você cara, e é exatamente isso que to pensando em fazer, mandar praticamente a MESMA caixa, porém com dutos circulares de 4" pra poder ir sintonizando e axar uma sintonia que melhor me agrade, ja que meu falante não é o SDS citado pelo wendell nos testes com as caixas!! ^^

 

Vlw pela dica!! =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tranquilo quanto a foto, mas isso ai seria medidas internas ou externas??

 

internas:

 

Largura (tras) lado esq 38.25cm, abertura 8.5cm, lado dir 38,25cm, totalizando 91.00cm, se utilizar o mdf de 15mm

altura 38.00cm

fundo 50.00cm

largura (frente) lado esq 21.25cm, abertura 42.5cm, lado dir 21.25cm

 

achei o resultado de 56,525 litros, sem descontar falante e duto. fiz certo?

 

valeu

Editado por nickiowa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
internas:

 

Largura (tras) lado esq 38.25cm, abertura 8.5cm, lado dir 38,25cm, totalizando 91.00cm, se utilizar o mdf de 15mm

altura 38.00cm

fundo 50.00cm

largura (frente) lado esq 21.25cm, abertura 42.5cm, lado dir 21.25cm

 

achei o resultado de 56,525 litros, sem descontar falante e duto. fiz certo?

 

valeu

 

 

está correto, mantendo a inclinação e volume ta ok, pois é realmente 56L brutos, sem descontar sub e dutos :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, tem tempos que não rola um tópico desses, jogou duro aí soterapolitano pegador !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma pequena duvida... nesse tipo de caixa, como vcs conseguem colocar os 08 parafusos de fixação dos falantes ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...