Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitones

Aterramento para mais de 1 amplificador?

Recommended Posts

Meu set é o seguinte.

pioneer 4080 usb

kit 2 vias selenium + taramps T170.2

sub pioneer 307 D4 + taramps T400

tiaflex 9mm da bateria, + portafusivel banana com fusivel de 60amperes

o som estava perfeito qdo em uma musica parou de funcionar, nem estava tão alto tipo 35, soh o player funcoinando e sem som algum, os 2 amplis desligaram

refiz todas as conexões e liguei primeiro o T170 estereo, voltou a funcionar

em seguida liguei o T400 e parou tudo novamente

Depois fiz soh com o T400 e funcionou, liguei o T170 ae caiu tudo novamente

Os 2 terras estavam no mesmo parafuso do porta malas

Resolvi colocar um de cada lado do porta malas e funcionou tudo junto graças a deus

Mas ae hoje de manhã estava dirigindo pro trampo e de repente soh o T400 desliga.

Dei uma lida pelo forum e me parece ser mesmo o aterramento, mas como solucionar??? Será queo aterramento do T400 não está sendo o suficiente? Tem outro lugar melhor? Devo lixar a superficie para tirar a tinta? Devo usar um distribuidor com fusiveis pra cada ampli?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual cabo você usou para o aterramento e onde ele foi aterrado? Descascou a lata no local do aterramento??

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Dei uma lida pelo forum e me parece ser mesmo o aterramento, mas como solucionar??? Será queo aterramento do T400 não está sendo o suficiente? Tem outro lugar melhor? Devo lixar a superficie para tirar a tinta? Devo usar um distribuidor com fusiveis pra cada ampli?

bom...pra começar é OBRIGATORIO o uso de um distribuido com fusiveis para cada amp....

segundo...tem que lixar ateh chegar no metal em volta da area do terra para ocorrer o maior contato possivel...e dps que tudo for conectado é uma boa vc colocar verniz em cima para que nao enferruje.

creio que seja terra mesmo...mais coloca o distribuidor...é segurança pra vc e para os amps....

se nada disso funcionar leve seu carro em um autoeletrico e fale para ele fazer 2 terras para os amps...lixados e tudo direitinho

Compartilhar este post

Link para o post

galera eh o terra mesmo

meu caro vendedor/amigo Boardbrasil deu uma olhada no meu sistema e realmnte ta pegando a parte da eletrica.

O problema é o terra como os colegas disseram aqui, eu não tirei a tinta e o contato esta muito pouco, eu dei uma mexida no parafuso e na hora voltou a funcionar.

Vou colocar um distribuidor com fusiveis e aterrar com terminais e tudo lixado.

Segue esquema que montei junto com o Board pra quem quiser apreciar.

esquemaligacaosom.gif

Qq coisa eu volto aqui. abraços!

edit: erro ortografia

Compartilhar este post

Link para o post
galera eh o terra mesmo

meu caro vendedor/amigo Boardbrasil deu uma olhada no meu sistema e realmnte ta pegando a parte da eletrica.

O problema é o terra como os colegas disseram aqui, eu não tirei a tinta e o contato esta muito pouco, eu dei uma mexida no parafuso e na hora voltou a funcionar.

Vou colocar um distribuidor com fusiveis e aterrar com terminais e tudo lixado.

Segue esquema que montei junto com o Board pra quem quiser apreciar.

esquemaligacaosom.gif

Qq coisa eu volto aqui. abraços!

edit: erro ortografia

Aterre os dois amplificadores no mesmo ponto para evitar outros problemas.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galera problema resolvido!

Com esse esquema agora ficou tranquilo o som, tudo funcionando!

Comprei cabos 21mm e 9mm, só não achei fusivel banana de 15A, o minimo foi de 30A

comprei terminais pra bateria e fio terra

falta então colocar os 2 terminais terra no mesmo ponto, lembrando que lixei a lataria para dar mais contato onde o parafuso está

Compartilhar este post

Link para o post
Ae galera problema resolvido!

Com esse esquema agora ficou tranquilo o som, tudo funcionando!

Comprei cabos 21mm e 9mm, só não achei fusivel banana de 15A, o minimo foi de 30A

comprei terminais pra bateria e fio terra

falta então colocar os 2 terminais terra no mesmo ponto, lembrando que lixei a lataria para dar mais contato onde o parafuso está

Que bom q vc identificou o problema,mais nao faria esse esquema ai nao !!!!!Eu colocaria os fusiveis a um palmo da bateria pois evitaria que todo o seu carpete se queime ate chegar no porta malas!!!!Rsss...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrado, faltou um fusível de 50 ampéres perto da bateria.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não colocaria um monte de fusíveis... Colocava um só de 50 ou 60A perto da bateria. E procuraria algum que não fosse bananinha, eles são de ação rápida. Protegem mais, mas com um pico qualquer do ampli pode queimar. Eu usaria um igual aqueles que usam original no carro... Aqueles protegem tb (tanto que são usados originalmente) e tem a ação um pouco mais lenta, suportando eventuais picos....

Cada fusível, cada pedaço de fio... TUDO serve como resistor, e resistores "roubam" energia. Ficar colocando 2, 3 fusíveis, cabo de sobra, distribuidor vagabundo, conectores e mais alguns acessórios diminuem a voltagem que o amplificador REALMENTE recebe. Claro que é pouca coisa, você nem notará a diferença. Mas em geral, o recomendado é fusível perto da bateria e só... De lá em diante, o menor número de emendas possível (ou emendas bem feitas, com distribuidores corretos e tal).

Pelo menos é a minha opinião :D Tem gente que prefere prevenir, e diz que o seguro morreu de velho. Estão certos também, são opiniões pessoais.

Mas em geral, se precisasse de fusível a cada emenda do cabo, você teria 3 ou 4 caixas de fusível no carro... Na realidade tem uma só, perto da bateria, onde a fiação "entra" no carro... Teria também disjuntores em cada cômodo e por ae vai...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pelas dicas :legal:

no caso então para menor perda o melhor seria um fusivel perto da bateria e no porta malas usaria um distribuidor para os amplis?

distribuidor para os terras também?

Compartilhar este post

Link para o post

Distribuidores deixam a instalação mais bonita. Para o terra não é necessário, basta aterrar no mesmo ponto. Se quiser colocar um distribuidor fica mais bonita a instalação, e menos fios... Tanto faz, escolha sua.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Com distribuidor fica mais jeitosão mesmo a instalação.

Existe algum terminal pra terra com 2 entradas? Ou o esquema é usar 2 terminais normais de bateria mas coloca-los no mesmo parafuso?

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca 2 terminas no mesmo parafuso. Existem umas peças chamadas "Botas" se não me engano, são feitas de cobre e você prende ela no parafuso, e o cabo nela. Ela tem algo semelhante a um borne para prender o cabo, ae você pode comprar uma dessa para cabos de 45mm² e colocar ambos os cabos...

Sinceramente, não sei o que é melhor... Vai de você =P 2 terminais ficaria mais "fino" e mais fácil de colocar acabamento por cima...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu João,

Eu coloquei os dois terras juntos no mesmo terminal. O terminal comportava até 21mm então coloquei ambos juntos pode ser?

Sei que não ta um primor no acabamento, mas ta funfando bem melhor.

Outra coisa, a lampada da luz de cortesia parece que esta solta dentro do compartimento lá, vc sabe como trocar? tenho que tirar toda parte de cima do meu celta?

Vou procurar no celta clube, mas se souber agradeço =D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei não... Mas no corsaclube tem alguma coisa sobre adaptar a "luminária" do astra. Eles devem dizer como tira....

CeltaClube realmente é melhor :vts

De qualquer forma, nenhum engenheiro seria tão ignorante a ponto de impossibilitar a troca de uma lâmpada... Pois desmontar o carro inteiro quando queima, é meio sem noção...

Deve ter algum jeito de puxar por um lado certo, ou colocar uma chave de fenda fininha e apertar alguma trava... Relaxa que alguém no celtaclube te ajuda :vts

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...