Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ciso

Voltimetro Automotivo DIY (Finalizado)

Recommended Posts

Aí galera, achei esse esquema p/ montar um "voltimetro" que mede de 8 a 17V no tópito de "Circuitos Eletrônicos Úteis" na seção do D.I.Y aqui do forum..

 

post471187827721.gif

 

Mas simulei aqui no Multisim e como dá p/ ver na foto abaixo, não funcionou..

 

simulaovoltimetro1.jpg

 

Alguem sabe se tem alguma cois errada? ou se é isso mesmo e posso colocar que funciona??

Abraço,

Ciso.

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aí galera, achei esse esquema p/ montar um "voltimetro" que mede de 8 a 17V no tópito de "Circuitos Eletrônicos Úteis" na seção do D.I.Y aqui do forum..

 

Alguem sabe se tem alguma cois errada? ou se é isso mesmo e posso colocar que funciona??

Abraço,

Ciso.

 

 

 

Bom, primeiro voce tem que pensar o que voce quer ver na simulacao...

A simulacao desse circuito é pra ver como funciona a tensao em cada no, respectivo ao divisor de tensao, para cada led.

 

 

Da forma como vc esta simulando , nao ha nada de errado. Voce esta medindo exatamente a tensao que vc esta colocando! =P

 

 

Aplique uma determinada tensao, como vc esta fazendo, e va verificando quais leds acenderiam (ver a diferenca de tensao entre nós adjaentes, ou simplesmente a corrente em cada diodo).

Depois, varie a tensao dessa fonte... e verifique novamente quais leds acenderiam.

 

Assim, vc vai vendo para que tensoes que leds acendem.

 

 

 

Para ficar até mais fácil, vc pode fazer uma simulacao DC, a qual varia a tensao da fonte entre 2 valores limites, e com o passo que vc quiser.

E bota pra mostrar em um grafico, as tensoes de todos os nós, ou as correntes nos leds.

 

Sacou?!

 

Vou tentar simular aqui no SPICE.

 

 

 

edit: Me enganei, por corrente fica tudo muito proximo, mas por tensao, da pro cara ver... observe que para tensoes pequenas, apenas entre os nós mais baixos há uma diferenca de tensao suficiente para iluminar um led.

 

OBS.: Simulei com diodos 4007... n tenho modelo spice de led aqui.

 

voltimetroanalogico.jpg

Editado por deed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, primeiro voce tem que pensar o que voce quer ver na simulacao...

A simulacao desse circuito é pra ver como funciona a tensao em cada no, respectivo ao divisor de tensao, para cada led.

 

 

Da forma como vc esta simulando , nao ha nada de errado. Voce esta medindo exatamente a tensao que vc esta colocando! =P

 

 

Aplique uma determinada tensao, como vc esta fazendo, e va verificando quais leds acenderiam (ver a diferenca de tensao entre nós adjaentes, ou simplesmente a corrente em cada diodo).

Depois, varie a tensao dessa fonte... e verifique novamente quais leds acenderiam.

 

Assim, vc vai vendo para que tensoes que leds acendem.

 

 

 

Para ficar até mais fácil, vc pode fazer uma simulacao DC, a qual varia a tensao da fonte entre 2 valores limites, e com o passo que vc quiser.

E bota pra mostrar em um grafico, as tensoes de todos os nós, ou as correntes nos leds.

 

Sacou?!

 

Vou tentar simular aqui no SPICE.

 

Aquele multimetro mostrando 14v tá alí p/ nada.. AUHAUhauhauh

o problema é que os leds deveriam acender.. e n está acontecendo.. acho que a corrente tá passando (em sua maioria) pelos resistores.. aí tem fluxo de corrente nos diodos mas n o suficioente p/ acender..

 

vou medir de nó em nó aqui.. p/ verificar isso.. (não tenho muita intimidade com esses simuladores.. =\ ) vamo vê no que dá..

vlw deed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A tensão tá dando certa.. 1.66v p/ cada led que deveria acender.. e com 7.14mA ou seja, deveria acender mesmo..

agora bateu outra duvida.. leds mudam o consumo de corrente de acordo com a cor certo?

se eu misturar as cores de led..colocar por exemplo vermelho <11, amarelho <14, verde >14, será que funcionaria direito? ou esse aumento de consumo teria influencia na resistividade dos led (e por consequencia do circuito) mudando as relações "led X tensão"??

 

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei em simulador até não aguentar mais. As tensões tão batendo certinho, com uma taxa de erro desprezível, mas no multisim, geralmente os leds acendem (mudam de cor mesmo, mostrando que tá funcionando) e como se pode ver na figura lá encima eles não estão acendendo. Acredito que seja bug do programa.

 

Resolvi projetar o circuito e montar p/ testar na real.

 

Vou deixar aqui como ficará o desenho das trilhas de acordo com o que projetei. Depois que montar (provavelmente em uns 2 dias pois estou totalmente sem tempo) posto o resultado aqui e se for o caso um "passo-a-passo" da montagem.

 

CIRCUITO COM OS COMPONENTES

 

voltimetro.png

 

SOMENTE AS TRILHAS

 

voltimetrotrilha.png

 

 

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Upgrade nas trilhas do circuito.. p/ facilitar a solda e diminuir o risco de cria um curto.

 

voltimetrotrilha4.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudei a trilha mais um pouquinho pois ao invés de colocar 2 resistores de 100ohm em série, vou usar apenas um de 200ohm pro segundo led, e como vou fazer uma caixa de resina p/ colocar o circuito, acrescentei 2 leds de brilho p/ iluminar a caixinha transparente. Já fiz a placa com as trilhas, falta furar e soldar, de tarde tiro foto e posto aqui. Segueo desenho do circuito como ficou.

 

voltimetrotrilha72.png

voltimetrotrilha8.png

 

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mudei a trilha mais um pouquinho pois ao invés de colocar 2 resistores de 100ohm em série, vou usar apenas um de 200ohm pro segundo led, e como vou fazer uma caixa de resina p/ colocar o circuito, acrescentei 2 leds de brilho p/ iluminar a caixinha transparente. Já fiz a placa com as trilhas, falta furar e soldar, de tarde tiro foto e posto aqui. Segueo desenho do circuito como ficou.

 

voltimetrotrilha72.png

voltimetrotrilha8.png

 

Abraço,

Ciso.

 

Só por curiosidade, esse circuitinho (e inclusive esse esquema) foram publicadas em uma revista chamada "aprendendo praticando eletronica", e que infelizmente deixou de ser publicada a uns 10 anos atrás. No texto da revista eles falaram que sugeriam o uso de resistores de 100 ohms pois eles eram bem mais fáceis de se achar do que resistores de 200 ohms. A placa por eles sugerida era gigante, pois o voltimetro foi montado tendo-se em vista o uso em oficinas...

 

Sua plaquinha ficou bem melhor que a original. [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só por curiosidade, esse circuitinho (e inclusive esse esquema) foram publicadas em uma revista chamada "aprendendo praticando eletronica", e que infelizmente deixou de ser publicada a uns 10 anos atrás. No texto da revista eles falaram que sugeriam o uso de resistores de 100 ohms pois eles eram bem mais fáceis de se achar do que resistores de 200 ohms. A placa por eles sugerida era gigante, pois o voltimetro foi montado tendo-se em vista o uso em oficinas...

 

Sua plaquinha ficou bem melhor que a original. [-]

 

Vlw ffugita, esse layout fui fazendo da raça aqui.. primeira vez que uso o eagle.. =) mas achei que ficou legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí a placa semi-pronta.. corroída e furada, falta soldar os componentes, faço isso amanhã de manhã e aproveito p/ fazer os testes com uma fonte regulável.

 

79817448.jpg

84540181.jpg

19760820.jpg

23567602.jpg

73713385.jpg

40528771.jpg

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soldei os LED's e resistores. Acabei tendo um pouco de dor de cabeça pois como mudei novamente o layout p/ "ficar mais bonitinho" ficou bem mais difícil soldar sem criar um curto. Tive que tirar solda, refazer trilha.. Maaaaaas, tá funcionando!! Isso que importa.

 

Mais umas fotos aí:

 

Olha a cagada que eu fiz na hora alí.. a solda passou do lugar, fez contato com o cobre do meio.. tive que tirar acabei rompendo a trilha.. AUHuHuAHauhuh

tive que fazer uma gambiarrazinha.

 

23462160.jpg

28122576.jpg

51426430.jpg

101l.jpg

111fij.jpg

 

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rever1::rever1:

 

Show de bola hein Ciso!

 

Eu não entendo muito de eletronica e tal, pra fazer o voltimetro vc só usou esses resistores e os leds?

 

Vc vai colocar a placa numa caixinha né? Depois posta o resultado final hehe

 

abraçoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara tu é um genio, ou eu sou muito burro !!!

 

muito complexa a parada, parabéns mesmo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:rever1::rever1:

 

Show de bola hein Ciso!

 

Eu não entendo muito de eletronica e tal, pra fazer o voltimetro vc só usou esses resistores e os leds?

 

Vc vai colocar a placa numa caixinha né? Depois posta o resultado final hehe

 

abraçoo

 

Vlw, sim, usei apenas resistores e leds, cada resistor vai dar uma queda de tensão e "desvia" a corrente dos leds, que a depender da tensão fornecida é suficiente ou não p/ romper o mínimo p/ cada led acender (1,66v). A coisa é mais simples do que parece.

Vou colocar uma caixa de resina.. p/ ficar transparente possibilitando enxergar o circuito (p/ poder dizer "ó, fui eu que fiz..") AUHuAHuaHuhAUhAuah

Depois que fizer a caixa posto aqui.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, para uma possível gambiarra...

 

Em vez de acender leds, poderia fazer algo semelhante para controlar Relés ou Transistores?

 

Algo como... de 0 a 3 volts funciona uma saída. De 0 3 a 6 volts funciona outra saída. De 6 a 9 outra, de 9 a 12 outra oO"

 

É uma gambiarrinha que pretendo fazer, se tiver como :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara tu é um genio, ou eu sou muito burro !!!

 

muito complexa a parada, parabéns mesmo!!

 

 

Hehehe.. valeu Danillo. Mas que nada.. é bem simplesinho esse circuito e bem facinho de fazer..

Mas o meu tá com um pequeno erro.. acho que em função de ter misturado leds amarelos e verdes.. pois a resistencia deles é diferente..

vou montar no protoboard com leds de uma cor só.. fazer alguns testes nesse sentido e se for o caso mudo só os leds desse cirtuito.

Falou,

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom e barato vale muito apena mesmo ainda brinca um pouco com eletônica vou até fazer uma pra mim hehe. primeiro no protoboard.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parece ser meio dificil pra quem nao manja muito de eletronica, mas vo ver se arrisco montar um desses..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vlw, sim, usei apenas resistores e leds, cada resistor vai dar uma queda de tensão e "desvia" a corrente dos leds, que a depender da tensão fornecida é suficiente ou não p/ romper o mínimo p/ cada led acender (1,66v). A coisa é mais simples do que parece.

Vou colocar uma caixa de resina.. p/ ficar transparente possibilitando enxergar o circuito (p/ poder dizer "ó, fui eu que fiz..") AUHuAHuaHuhAUhAuah

Depois que fizer a caixa posto aqui.

Abraço.

 

Ah tah agora eu entendi!

 

Muito bom, e é bem mais barato que um voltimetro seja os relóginhos ou aqueles digitais :rever1:

 

To acompanhando pra ver o resultado final, ahh e se der faz um videozinho dele funcionando :) hehe

 

abraçooo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como faz pra imprimir e talz na plaaca?

 

abraco!

 

Então medeirosjunior, tô mto sem tempo cara (por isso não fiz a caixa de resina ainda), mas se quiser dps posso postar um passo-a-passo aqui.. é um metodo onde se utiliza papel de foto e ferro de passar roupa p/ transfetir o desenho do papel p/ placa de cobre. Se recorrer ao guru google com certeza acha isso rapidinho.. =)

 

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O método que eu conheço é um pouco diferente....

 

Faz o negativo, passa uma tinta fotossensível, bota o negativo e a tinta só vai "grudar" onde pegar a luz, ou seja, nas trilhas... Ae passa álcool para tirar onde não está "grudado" e corrói....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma dúvida, para uma possível gambiarra...

 

Em vez de acender leds, poderia fazer algo semelhante para controlar Relés ou Transistores?

 

Algo como... de 0 a 3 volts funciona uma saída. De 0 3 a 6 volts funciona outra saída. De 6 a 9 outra, de 9 a 12 outra oO"

 

É uma gambiarrinha que pretendo fazer, se tiver como :vts

 

Pq n faz um esquema com diodos? tem um tempinho que n mecho com isso.. mas acho que com alguns zeners e um pouco de conta resolve seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns mesmo cara!!

ta perfeito

te add no msn viu Ciso! pedir umas helps hehehe

abraaços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...