Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Mitos do sub-grave

Recommended Posts

All, estou abrindo este topico para discutirmos de forma generica as melhores formas de se conseguir frequencias a baixo de 40Hz com a melhor eficiencia possivel.

 

Tenho tido dificuldades em alcançar tais frequencias por diversos fatores, alguns conhecidos outros não.

 

Recentemente montei um SQ no meu Troller e o resultado foi frustrante!

Usei um sub-woofer Focal 25A1 de 10" 200w RMS em um caixa de 38L dutada com sintonia em 38Hz amplificado pelo bridge de uma Alpine PDX4.100, com 200w RMS.

O rendimento do sub-woofer foi PÉSSIMO! Com os vidros abertos a pressão sonora era baixa, mas com os vidros fechados ele simplesmente sumia.

Para conseguir um resultado melhor, mas nem proximo ao ideal, tivemos que elevar a sintonia da caixa para 49Hz!!! Com isso o sub-woofer passou a "viver", e agora mesmo com os vidros fechados ele toca razoavelmente bem. Mas fiquei impressionado, nunca havia sintonizado um sub-woofer nessa frequencia tão alta! Mas o que fazer se mais baixo que isso o seu desempenho vai para o saco?

 

Pois bem, tenho notado que em se falando de automóveis não adianta usar sintonias muito baixas.

Com um Fosgate RFR 12" 1000w RMS, sub com FS em 24Hz, em uma caixa de 58 litros, com sintonia em 28Hz pressão sonora sumia. Elevando-a para 33Hz o grave era intenso e gostoso de ouvir.

Com um Kicker CVR 12" 400w RMS, FS em 26Hz, na mesma caixa, o mesmo rusultado. 28Hz a pressão sonora sumia. 33Hz sintonia ideal.

O carro era um Focus Hatch.

 

Estou um tanto enferrujado no assunto de som, mas isso se daria por quais motivos?

Seria relativo ao comprimento das ondas sonoras, muito longas nas baixas frequencias não tendo espaço para se formar?

Seria relativo a cada carro?

Seria relativo a potencia aplicada ou a área do cone do sub-woofer?

De uma forma genérica, qual uma sintonia correta para um sub-woofer de 10 e 12"?

 

Em resumo, qual a maneira correta de se ter um sub-woofer presente, gostoso de se ouvir, que não seja agressivo nem apagado, que preencha todo palco sonoro, que não fique preso na mala etc etc etc...

 

Estou reunindo informações para montar um bom som no Civic, mas a principio estou desistindo de sistemas com sub-woofer.

Infelizmente tudo que tenho ouvido até hoje não me agrada, chego a preferir o audio original do carro, apenas com seus 4 mid-bass xing-ling descendo até 35Hz com distorção de 50%.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Abreu!

 

Também acho que pra conseguir subgraves abaixo de 40Hz dentro do carro, é necessária muita potência e um bom projeto de caixa para o sub, e um bom sub, claro. Mesmo em ambiente residencial, 40Hz é algo que "praticamente se sente, e não se ouve", e é necessário sim uma distância razoável entre a fonte sonora, e o ouvido; além disso, percebe-se que há lugares em que o som é praticamente inaudível, dependendo dos pontos de interferência destrutiva das ondas sonoras refletidas.

 

Mas diga uma coisa: você ouve muita música com conteúdo de subraves abaixo de 40Hz? Tirando as músicas de bass, não lembro de muita coisa que tenha frequências tão baixas. Dependendo, se os woofers/midbass estiverem respondendo bem, com SPL satisfatório, talvez nem valha a pena mesmo usar sub, ainda mais que já disseram que o new Civic é terrível para com subs no porta mala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora eu to com 2 DD 8" em caixa de 56L. E respondem bem forte nos 30hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu, tudo depende de quanto SPL vc precisa. Abaixo de 40Hz é manha tirar, já vi sistema com JL W3 cortado em 30Hz LP tocando forte e presente. Já vi sistema com NAR SW3 fazendo a mesma coisa.

 

O primeiro passo é, sem dúvida, planejar o conjunto falante-caixa-ambiente. Agora, o mais importante ainda: Saber como acertar. Fazendo corte alto, em dutada, não tem sub que desça. Fazendo corte baixo desce, mas o rolloff não permite descer tanto.

 

Pra quem quer ver o sub descendo de verdade, a solução é caixa selada, falante bom e corte BEM baixo... cortar abaixo de 45Hz mesmo, já que entre 40 e 50Hz está a frequência de ressonância da maioria dos carros. Aí sim se tem um grave descendo com vontade, força e ótimo ataque. Mas não se tem tanto SPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Abreu, tudo depende de quanto SPL vc precisa. Abaixo de 40Hz é manha tirar, já vi sistema com JL W3 cortado em 30Hz LP tocando forte e presente. Já vi sistema com NAR SW3 fazendo a mesma coisa.

 

O primeiro passo é, sem dúvida, planejar o conjunto falante-caixa-ambiente. Agora, o mais importante ainda: Saber como acertar. Fazendo corte alto, em dutada, não tem sub que desça. Fazendo corte baixo desce, mas o rolloff não permite descer tanto.

 

Pra quem quer ver o sub descendo de verdade, a solução é caixa selada, falante bom e corte BEM baixo... cortar abaixo de 45Hz mesmo, já que entre 40 e 50Hz está a frequência de ressonância da maioria dos carros. Aí sim se tem um grave descendo com vontade, força e ótimo ataque. Mas não se tem tanto SPL.

 

Kleber lembro daquele tópico que você criou sobre seladas, mas tem uma coisa que sempre fiquei boiando. O que vem a ser o rolloff?

Rapaz vou até tentar cortar em 30hz o w6 que está lá no carro em dutada. Atualmente está em 50hz com boa integração com o palco, já que os mbs em pezinhos descem legal.

 

E quanto a perda de spl, ela chega a ser maior do que uma perda normal de selada para dutada em tamanho padrão?

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rolloff é o decaimento no SPL, que ocorre antes e depois da faixa útil do falante. Por exemplo, abaixo da sintonia, uma caixa dutada tem um rolloff de 12dB/8a, ou seja, é como se tivesse um crossover de 2a ordem cortando frequências abaixo da sintonia. Nas seladas esse decaimento é de 6dB/8a, o que explica as seladas terem maior capacidade de reproduzir baixas frequências.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitor realmente o grave no Troller ficou um pouco a desejar, não sei dizer exatamente o que é.

 

Notei o mesmo no Polo de Fabio, o kit Focal Access bate mais que o próprio subwoofer em caixa dutada. No Ford Ka de André aconteceu algo parecido com seu Troller, com o vidro aberto o grave era bem mais presente, mas quando fechada os vidros o grave praticamente sumia, realmente não ficou bom.

 

No Vectra o grave estava praticamente como eu gostava, descia bem baixo mesmo, como o sistema era um SPQL você sentia bem as batidas no peito e não tinha nada no carro que ficasse sem tremer, isso com apenas um subwoofer 12" 500WRMS e o carro era um sedan, o grave era bem forte.

 

Vi também uma Pathfinder que montou um sistema com 2 kits Access e um sub Access 12", porém o amplificador enviava 550WRMS pro sub, o grave ficou muito bom, com uma diferença muito significativa se comparando ao seu Focal 10" e ao de Fabio, até mesmo ao DB Drive do Ford Ka. Não faço a mínima idéia do porque tanta diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vitor realmente o grave no Troller ficou um pouco a desejar, não sei dizer exatamente o que é.

 

Notei o mesmo no Polo de Fabio, o kit Focal Access bate mais que o próprio subwoofer em caixa dutada. No Ford Ka de André aconteceu algo parecido com seu Troller, com o vidro aberto o grave era bem mais presente, mas quando fechada os vidros o grave praticamente sumia, realmente não ficou bom.

 

No Vectra o grave estava praticamente como eu gostava, descia bem baixo mesmo, como o sistema era um SPQL você sentia bem as batidas no peito e não tinha nada no carro que ficasse sem tremer, isso com apenas um subwoofer 12" 500WRMS e o carro era um sedan, o grave era bem forte.

 

Vi também uma Pathfinder que montou um sistema com 2 kits Access e um sub Access 12", porém o amplificador enviava 550WRMS pro sub, o grave ficou muito bom, com uma diferença muito significativa se comparando ao seu Focal 10" e ao de Fabio, até mesmo ao DB Drive do Ford Ka. Não faço a mínima idéia do porque tanta diferença.

Ambientes maiores comportam frequencias mais baixas, por isso a diferença que vc notou alem de os carros que vc citou como tendo o grave melhor terem frequencias de ressonacia mais baixa, o que da um peso a mais nas frequencias mais baixas.Uma outra coisa que se deve atentar é a curva de impendancia do conjunto caixa/falante, a grande maioria nao se atenta a isso, se usar essa questao relacionando com a resposta de frequencia do carro (frequencia de ressonancia por exemplo) pode-se obter um resultado bem melhor... uma pena que ainda nao tenho cascalho para comprar um RTA, ajudaria muito a acertar as caixas, tem um equipamentosinho para medir a impendancia do falante na caixa de acordo com a frequencia que eu escolher que tambem é muito bom, na loja em que eu trabalhava tem um(nao sei o nome do aparelho) e nós usavamos para spl, pena que na época eu entendia bem menos que hoje e usufrui muito pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu to extremamente indeciso sobre o que usar para set de graves...

Ja pensei em tudo, mas a duvida continua...

Estou inclinado para sub's da JL-Audio, pois gosto deles...

 

4 sub's de 8"

2 sub's de 10"

2 sub's de 12"

1 sub de 12" de alta potencia

 

em fim, I have no idea!

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraaca...o topico que procurava...rs...

 

Todos a procura do sub-grave perfeito hahaha...

 

Eu to pra monta meu set num celta...quero mais sub-grave do que spl (sentir e ao ouvir graves fortes)

To na duvida cruel entre 2UXP, 2P3, 1 MTX 9512 ambos de 12" poisariam +/- a mesma faixa de preço...

 

Vou acompanhar o topico de perto...

 

Abs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho este sub so que é o 30A1, ele desce bastante, numa caixa de 38 litros selada... nao sei a frequencia, to mandando 400w rms pra ele!

Treme o carro inteiro com faixa de black / bass!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, depois de meses decidindo sub/caixa acabei pegando um JL 10w6.

A caixa ficou grande, dutada e com a sintonia baixa. Está tocando muito bem, mesmo mandando metade da potência que o sub precisa.

 

Estou precisando é de mais força pra baixo de 30Hz, o que talvez conseguindo um módulo com as mesmas especificações só que com mais potência resolva. No mais o grave está muito bom.

 

Sei como é complicado, mas no meu caso eu simulei muitas caixas até achar o que poderia ser ideal pra mim. Ainda tem a surpresa do carro, e isto acontece. Eu já vi 2 premium da bravox de 12" tocarem muito bem num gol bola, ai o som inteiro foi vendido para uma parati. O grave sumiu! Tinha grave, mas não tinha mais aquela pressão que tinha no gol.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu to extremamente indeciso sobre o que usar para set de graves...

Ja pensei em tudo, mas a duvida continua...

Estou inclinado para sub's da JL-Audio, pois gosto deles...

 

4 sub's de 8"

2 sub's de 10"

2 sub's de 12"

1 sub de 12" de alta potencia

 

em fim, I have no idea!

 

Pra colocar em que carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha com 35lts ficou com 55Hz, acho que casou com a frequencia do carro! não gostei muito não!! eheheh treme tudo qdo abuso do bass.

um sub grave na casa dos 25hz precisaria de uma caixa dutada mesmo, tamanho caixa d'agua com um sub de 12", leve com muito RMS empurrando.

 

kleber, sobre o sub novo, terminou? vc tem rta? vc mediu o spl na casa dos 30hz para saber qto deu?

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a minha com 35lts ficou com 55Hz, acho que casou com a frequencia do carro! não gostei muito não!! eheheh treme tudo qdo abuso do bass.

um sub grave na casa dos 25hz precisaria de uma caixa dutada mesmo, tamanho caixa d'agua com um sub de 12", leve com muito RMS empurrando.

 

kleber, sobre o sub novo, terminou? vc tem rta? vc mediu o spl na casa dos 30hz para saber qto deu?

 

abs!

 

Ainda não, tô terminando de montar a sétima versão do sensor de movimento (tô terminando faz um mês... tá fo** de tempo... hehehehehe). E tô esperando a cotação do fabricante de neodímio chegar, o primeiro protótipo vai com conjunto magnético comum, mas pra fabricação não vai dar... Assim que a parte eletrônica tiver 100%, a mecânica sai bem rápido, pois já está toda projetada.

 

Bem, quanto ao SPL... Meu projeto pra primeira versão é deslocar 16mm totais a 20Hz (8mm de xmax). Ou seja, SPL maior que muitas opções do mercado. Espero fazer isto com menos de 200W RMS, aí vai depender da parte mecânica. Vale lembrar que não é uma coisa tão "acústica" e imprecisa quanto um subwoofer comum... é basicamente um pistão cujo movimento é comandado por um circuito eletrônico complexo, que garante a precisão nos movimentos, por isto dá pra trabalhar de forma tão previsível.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda não, tô terminando de montar a sétima versão do sensor de movimento (tô terminando faz um mês... tá fo** de tempo... hehehehehe). E tô esperando a cotação do fabricante de neodímio chegar, o primeiro protótipo vai com conjunto magnético comum, mas pra fabricação não vai dar... Assim que a parte eletrônica tiver 100%, a mecânica sai bem rápido, pois já está toda projetada.

 

Bem, quanto ao SPL... Meu projeto pra primeira versão é deslocar 16mm totais a 20Hz (8mm de xmax). Ou seja, SPL maior que muitas opções do mercado. Espero fazer isto com menos de 200W RMS, aí vai depender da parte mecânica. Vale lembrar que não é uma coisa tão "acústica" e imprecisa quanto um subwoofer comum... é basicamente um pistão cujo movimento é comandado por um circuito eletrônico complexo, que garante a precisão nos movimentos, por isto dá pra trabalhar de forma tão previsível.

 

Resumindo:

 

Tocar, não toca tão bem. Mas que treme a bundinha, ah se treme!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda não, tô terminando de montar a sétima versão do sensor de movimento (tô terminando faz um mês... tá fo** de tempo... hehehehehe). E tô esperando a cotação do fabricante de neodímio chegar, o primeiro protótipo vai com conjunto magnético comum, mas pra fabricação não vai dar... Assim que a parte eletrônica tiver 100%, a mecânica sai bem rápido, pois já está toda projetada.

 

Bem, quanto ao SPL... Meu projeto pra primeira versão é deslocar 16mm totais a 20Hz (8mm de xmax). Ou seja, SPL maior que muitas opções do mercado. Espero fazer isto com menos de 200W RMS, aí vai depender da parte mecânica. Vale lembrar que não é uma coisa tão "acústica" e imprecisa quanto um subwoofer comum... é basicamente um pistão cujo movimento é comandado por um circuito eletrônico complexo, que garante a precisão nos movimentos, por isto dá pra trabalhar de forma tão previsível.

 

vc ta fazendo um bass shaker? basicamente um desses?

 

299-028_L.jpg

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.c...tnumber=299-028

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, é um servo sub acessível às massas :vts

 

Um sub mesmo, mas como o controle do cone é feito de forma eletrônica, ele dispensa bastante a influência da caixa e do ambiente... a idéia é responder plano a partir da Fs (meu objetivo é mantê-la abaixo dos 15Hz).

 

Basicamente, esqueça toda a mecânica de um sub normal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não, é um servo sub acessível às massas :vts

 

Um sub mesmo, mas como o controle do cone é feito de forma eletrônica, ele dispensa bastante a influência da caixa e do ambiente... a idéia é responder plano a partir da Fs (meu objetivo é mantê-la abaixo dos 15Hz).

 

Basicamente, esqueça toda a mecânica de um sub normal...

ele tem cone e suspensão, mas não tem aranha, nem bobina... é isso?

 

no lugar da bobina tem um servo que dispensa as partes "elásticas" do sub convencional... é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Abreu, tudo depende de quanto SPL vc precisa. Abaixo de 40Hz é manha tirar, já vi sistema com JL W3 cortado em 30Hz LP tocando forte e presente. Já vi sistema com NAR SW3 fazendo a mesma coisa.

 

O primeiro passo é, sem dúvida, planejar o conjunto falante-caixa-ambiente. Agora, o mais importante ainda: Saber como acertar. Fazendo corte alto, em dutada, não tem sub que desça. Fazendo corte baixo desce, mas o rolloff não permite descer tanto.

 

Pra quem quer ver o sub descendo de verdade, a solução é caixa selada, falante bom e corte BEM baixo... cortar abaixo de 45Hz mesmo, já que entre 40 e 50Hz está a frequência de ressonância da maioria dos carros. Aí sim se tem um grave descendo com vontade, força e ótimo ataque. Mas não se tem tanto SPL.

 

 

nossa pode crer Klebão...

 

meu sub está em selada de 30L cortado em uns 40

to abismado com a parada...

 

desce muuuuuuito e forte, isso com 300w de um blau pa2100

 

mas o projeto mesmo é deixar ele cortado em 30Hz

 

e + dois subs tocando de 30 a 60Hz

 

 

mas tb o fs do meu sub é 18hz

 

imagemogq.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zecca qual o modelo do seu sub-woofer e qual o carro?

 

Eu ja fiz caixa assim, no softwere a resposta dos sonhos, dentro do carro, musicalidade ZERO...

Como esta seu sub quanto a musicalidade?

O sub esta descendo mesmo? Ja testou com aquelas faixas de 20Hz, 25Hz e etc?

 

Abracos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ele tem cone e suspensão, mas não tem aranha, nem bobina... é isso?

 

no lugar da bobina tem um servo que dispensa as partes "elásticas" do sub convencional... é isso?

 

Tem cone, suspensão, mas a aranha já dançou pq só atrapalhava, o que faz com que a bobina não centralize bem no GAP... por isto a estrutura do bichão tá mudando. Sim, tem bobina...

 

Como ele não tem aranha, em tese, o sub não teria "controle"... mas pra isto entra a parte eletrônica, pra gerenciar o posicionamento do cone em tempo real, com precisão. Entra um sensor que desenvolvi, que informa ao circuito de controle aonde está o cone. E os comparadores se encarregam de colocar o cone no lugar certo. Tudo analógico. Mesmo princípio de funcionamento dos servo-subwoofers do mercado, porém com custo BEM menor e maior precisão, já que nos modelos comerciais se usam acelerômetros.

 

Basicamente o Qts é baixíssimo (meta: abaixo de 0,2), Fs baixíssima, conjunto móvel muito leve... Um sub pra caixas muito pequenas (até agora, 10L, mas com a nova mecânica tudo muda), muito sensível e muito rápido. Como o cone é controlado eletrônicamente, fatores como velocidade não dependerão do projeto da caixa...

 

Espero em breve estar com o protótipo tocando de verdade, aí adianto mais detalhes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem cone, suspensão, mas a aranha já dançou pq só atrapalhava, o que faz com que a bobina não centralize bem no GAP... por isto a estrutura do bichão tá mudando. Sim, tem bobina...

 

Como ele não tem aranha, em tese, o sub não teria "controle"... mas pra isto entra a parte eletrônica, pra gerenciar o posicionamento do cone em tempo real, com precisão. Entra um sensor que desenvolvi, que informa ao circuito de controle aonde está o cone. E os comparadores se encarregam de colocar o cone no lugar certo. Tudo analógico. Mesmo princípio de funcionamento dos servo-subwoofers do mercado, porém com custo BEM menor e maior precisão, já que nos modelos comerciais se usam acelerômetros.

 

Basicamente o Qts é baixíssimo (meta: abaixo de 0,2), Fs baixíssima, conjunto móvel muito leve... Um sub pra caixas muito pequenas (até agora, 10L, mas com a nova mecânica tudo muda), muito sensível e muito rápido. Como o cone é controlado eletrônicamente, fatores como velocidade não dependerão do projeto da caixa...

 

Espero em breve estar com o protótipo tocando de verdade, aí adianto mais detalhes...

 

Kleber, essa tequila prata esta te trazendo problemas!

Comeca a beber a ouro URGENTE! =P

 

Entao, se vc fizesse um sistema baseado no pistao de uma moto, nao daria certo?

O cone seria movimentado por uma biela que por sua vez seria conectada um um eixo tipo um vira-brequim e um motor eletrico.

 

Variando a rotacao do motor, vc varia a frequencia.

 

Isso permite um contrele 100% eficaz, mas se eh musical, eu nao sei!

 

De uma olhada nessa animacao para ver se gera alguma ideia:

http://static.hsw.com.br/gif/engine-animation.gif

 

Abracos.

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...