Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RONIE

Direcionamento do kit

Recommended Posts

não basta bons equipamentos a parte artesanal doi sistema é muito impoirtante.

 

como existe uma certa divergencia nas opiniões, preferi abrir o topico aqui no HOT topics, pois busco informações mais tecnicas.

 

os tw possui um angulo de abertura de suas ondas pequenas correto, por esta razão ele deve ficar mais direcionado possivel para o ouvinte (motorista)

 

os medios possui um angulo maior de abertura de suas ondas por esta razão não necessita estar 100% voltado, mas o quanto mais melhor.

 

Por gentileza estas informações estão corretas???

 

caso não estejam por gentileza me informem a melhor forma para montagem e posicionamento de um duas vias.

 

outra duvida, diversos carros Iasca possui os tw voltados para o vidro, por que?? não seria melhor ja fazer focado no ouvinte??

 

sistemas com os mids e os tw muito fechados fazem com que o palco fique estreito, AQUELE CD DE TESTE ONDE VC TEM QUE OUVIR A PESSOA NO RETROVISOR O MID DEVERÁ ESTAR QUASE QUE TODO VOLTADO PARA TRAS NO CARRO ???

 

 

obrigado.

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Ronie.

 

A parte que eu acho que sei vou comentar: tweeters voltados ao vidro: vc trabalha com a reflexão do vidro, pq se apontar direto vc vai ter o tweeter da esquerda muuuito mais perto do que o da direita. Diferença no alinhamento temporal. Pra vc, que tem como alinhar tempo, tranquilo não é necessário, já que esta angulação (voltada para o vidro) tem que ser muito bem projetada.

Lembro-me duma S&C que o Mike Mineo avaliando uma S10 aqui no BR, e ela tinha um kit três vias da Kenwood, médio grave na porta e médio e tweeters numa caixa angulada sobre o painel. O cara tava com uma trena dentro do carro! Daí ele deu dicas de como melhorar o palco partindo da angulação daqueles falantes (isso é o que está na revista, e não as dicas).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, essa informaçao sobre desvio d ondas esta correto. qto mais agudo, mais direcional é o som, e qto mais grave, maior a facilidade de ele "se espalhar" pelo ambiente

 

por isso q vc nao sabe d onde vem os graves d um sistema bom... eles vem d todos os lados, ja os agudos nao....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem....

 

Acabei de ter uma ideia maluca! :pirou:

 

Considerando que a distância entre os tweeters instalados na coluna ou sobre o painel por exemplo são diferentes entre si...

 

Considerando que não haja uma maneira de se ajustar o delay para a devida correção...

 

O que vcs acham do tweeter da esquerda (mais próximo ao motorista) ser instalado voltado direto para o parabrisa do carro, de modo a refletir as ondas sonoras como num espelho e direto para o ouvido do motorista???

Isso aumentaria em alguns centímetros a sua distância do ouvido, chegando na mesma distância do tweeter da direita...

 

O tweeter da direita fica normal, voltado para o motorista...

 

Alguém já havia pensado nisso???

 

Vou fazer um teste e depois relato o que eu achei dessa "maluquisse"....rs ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ronie eu sou adepto da teoria do "X" que diz que o kit do lado esquerdo deve apontar para o passageiro e o kit do lado dirento para o motorista.

 

Sabendo que no carro temos o grande problema de estarmos mais perto do falante esquedo (falando como motorista), isso ajudaria muito a melhorar o palco sonoro tendo em vista que "diminuiria" essa distancia do motorista para o falante direto.

 

Mas já aprimorando essa teoria, eu falo o seguinte:

O kit do lado esquedo (motorista) deve apontar para o centro do veiculo, já o kit do lado direto (passageiro) deve apontar diretamente para o motorista...

 

 

Fiz uns desenhos aqui, não tenho como postar, mas ficaram bem legais...

Levando em conta que a velocidade do som é de aprox. 330 metros p/ segundo, esse esquema não geraria nenhum atrazo no som.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem....

 

Acabei de ter uma ideia maluca! :pirou:

 

Considerando que a distância entre os tweeters instalados na coluna ou sobre o painel por exemplo são diferentes entre si...

 

Considerando que não haja uma maneira de se ajustar o delay para a devida correção...

 

O que vcs acham do tweeter da esquerda (mais próximo ao motorista) ser instalado voltado direto para o parabrisa do carro, de modo a refletir as ondas sonoras como num espelho e direto para o ouvido do motorista???

Isso aumentaria em alguns centímetros a sua distância do ouvido, chegando na mesma distância do tweeter da direita...

 

O tweeter da direita fica normal, voltado para o motorista...

 

Alguém já havia pensado nisso???

 

Vou fazer um teste e depois relato o que eu achei dessa "maluquisse"....rs ;)

 

Hehehe, faz isso não cara!

Tem que ver qual o fator de amortecimento do vidro... Se for alto, vai gerar uma grande perda no som...

Outra coisa, o som que vai voltar para vc, não vai ser exatamente o mesmo que o tweet produzio, vai haver uma perda em determinadas frequencia (acredito eu que seja em frequencia altas perto de 20.000Hz)

 

Sem contar que ondas de alta frequencia são direcionais...

 

Abraços!

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahah tanta preocupacao, entao coloca o tw da direita ali no meio do painel dai fica na mesma distancia

 

calma calminha pessoal haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem....

 

Acabei de ter uma ideia maluca! :pirou:

 

Considerando que a distância entre os tweeters instalados na coluna ou sobre o painel por exemplo são diferentes entre si...

 

Considerando que não haja uma maneira de se ajustar o delay para a devida correção...

 

O que vcs acham do tweeter da esquerda (mais próximo ao motorista) ser instalado voltado direto para o parabrisa do carro, de modo a refletir as ondas sonoras como num espelho e direto para o ouvido do motorista???

Isso aumentaria em alguns centímetros a sua distância do ouvido, chegando na mesma distância do tweeter da direita...

 

O tweeter da direita fica normal, voltado para o motorista...

 

Alguém já havia pensado nisso???

 

Vou fazer um teste e depois relato o que eu achei dessa "maluquisse"....rs ;)

Eu já fiz isso! O resultado para o motorista é razoável, mas para o passageiro o som fica ruim. Para o passageiro, fica totalmente deficiente o agudo do lado esquerdo. Há praticamente quase que perda total do palco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ronie eu sou adepto da teoria do "X" que diz que o kit do lado esquerdo deve apontar para o passageiro e o kit do lado dirento para o motorista.

 

Sabendo que no carro temos o grande problema de estarmos mais perto do falante esquedo (falando como motorista), isso ajudaria muito a melhorar o palco sonoro tendo em vista que "diminuiria" essa distancia do motorista para o falante direto.

 

Mas já aprimorando essa teoria, eu falo o seguinte:

O kit do lado esquedo (motorista) deve apontar para o centro do veiculo, já o kit do lado direto (passageiro) deve apontar diretamente para o motorista...

 

 

Fiz uns desenhos aqui, não tenho como postar, mas ficaram bem legais...

Levando em conta que a velocidade do som é de aprox. 330 metros p/ segundo, esse esquema não geraria nenhum atrazo no som.

 

Abraços!

Mas aí como fica a sensação de palco para o passageiro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hahah tanta preocupacao, entao coloca o tw da direita ali no meio do painel dai fica na mesma distancia

 

calma calminha pessoal haha

É vero.....rs

 

Quanta loucura junta.....huahuauhauhauha :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ronie eu sou adepto da teoria do "X" que diz que o kit do lado esquerdo deve apontar para o passageiro e o kit do lado dirento para o motorista.

 

Sabendo que no carro temos o grande problema de estarmos mais perto do falante esquedo (falando como motorista), isso ajudaria muito a melhorar o palco sonoro tendo em vista que "diminuiria" essa distancia do motorista para o falante direto.

 

Mas já aprimorando essa teoria, eu falo o seguinte:

O kit do lado esquedo (motorista) deve apontar para o centro do veiculo, já o kit do lado direto (passageiro) deve apontar diretamente para o motorista...

 

 

Fiz uns desenhos aqui, não tenho como postar, mas ficaram bem legais...

Levando em conta que a velocidade do som é de aprox. 330 metros p/ segundo, esse esquema não geraria nenhum atrazo no som.

 

Abraços!

Mas aí como fica a sensação de palco para o passageiro?

Heheheheheee... Eh impossivel agradar a Gregos e Troianos!

Kkkkkkkkkkk... Ou seja, pro motorista fica nota 10, pro passageiro, (que geralmente é a mulher que não entende NADA de som) não fica lá muito bom!

 

Esse esquema que eu fiz é pensando SOMENTE no motorista...

Pensando nos 2, penso que o melhor é direcionar é a teoria do "X" mesmo.

Assim ficaria bom para os 2...

 

Abraços!

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ronie, uma coisa MUITO intereçante que fiz, que sugiro vc fazer tb é o seguinte:

 

Pegue um CD ORIGINAL do Eagles, que tenha a musica Hotel California (ao vivo).

Pegue tb um caderno e uma caneta e vá para o carro.

 

Bote o CD para tocar, com um volume médio/baixo, feche os olhos e tente identificar onde está cada instrumento contido na musica.

 

Com isso desenhe na folha de papel como vc acha que está organizado o palco, e quantos instrumentos vc identificou.

Depois vc assiste o DVD, ou até mesmo puxa o clipe na internet e vê o que vc acertou!

 

Eh 10 Ronie! Dá para identificar até o lado do palco em que o pessoal ta batendo mais palmas!

 

Se tiver acertado tudo, temos 2 coisas ai:

1º um bom palco sonoro

2º uma boa percepção sonora da sua parte

 

Eu fiz isso, e nossa! Eh muito intereçante! Acertei quase 90% dos instrumentos!

 

Porque a musica Hotel California (ao vivo)?

Por 2 motivos:

1º Essa musica tem uma gravação incomparavel

2º É um show acutico, com instumentos de 1º, tem um palco muito bem organizado, com vários violonistas, percucionistas e etc... (Não vou falar quantos nem tudo que tem senão perde a graça!)

 

Faz isso! É muito massa!

Abraços!

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloque 4 tweeters 2 para o passageiro e 2 para o motorista :ol :pirou:

Seria até interessante, só que o som ficaria confuso e o palco com certeza ficaria estreito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse CD do Eagles! Hell Freezes over, sem duvida o CD mais bem gravado q eu tenho... pelo menos essa musica. (se bem q o ECHOES do pink floyd tb eh animal)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu tenho esse CD do Eagles! Hell Freezes over, sem duvida o CD mais bem gravado q eu tenho... pelo menos essa musica. (se bem q o ECHOES do pink floyd tb eh animal)

Tenho o dvd deste show. Extrai a faixa em dolbi 2.0 para mp3 em 320kbit (sem bit rate variavel). Quando eu acertar meu som, vou dar uma checada, pq da forma que estao ligados os falantes, o palco estah baguncado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto ja que musica é em outro topico hehe

 

DSC09051.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas assim dá palco aberto????????

 

DSC09021.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tenho o dvd deste show. Extrai a faixa em dolbi 2.0 para mp3 em 320kbit (sem bit rate variavel). Quando eu acertar meu som, vou dar uma checada, pq da forma que estao ligados os falantes, o palco estah baguncado.

nao, faca como eu: Extraia no formato Wave, ai sim grave no CD. Wave eh a qualidade original do CD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DSC08750.jpg

nossa, as colunas incharam! e pra andar com o carro assim.....? so em campeonato mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

este é o DIRECIONAMENTO que vou usar

DSC04929.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tb sou adepto do x,

 

o tw da direita aponta p/ meu ouvido esquerdo, e o tw da esq p/ o ouvido direito.

 

o melhor modo na minha opiniao, é testar, medindo as distancias, e ir posicionando o tw comaux de fita crepe até ficar bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...