Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Maquiavelli

Tá demorando pra inventarem equipamentos sem

Recommended Posts

Postado em
Tava vendo a resposta de muitos ai dizendo que "nao dá" é "impossivel" - e eu tenho uma opinião, muitos anos atrás ninguem pensava em celular, lcd, gps e afins e hj a tecnologia tá ai, a verdade é que enquanto estamos aqui no forum discutindo exitem "n" fisicos "n" vezes mais inteligentes que nós calculando, pensando, observando e criando as mais fantasticas tecnologias que aparecem por ai,

agora dizer que é impossivel se baseando em argumentinhos de nivel superior? há!!!

abraço.

Pablo, possível é. Funciona. Porém é impossível isto vir a vingar dentro das nossas casas e veículos.

A própria física diz que é impossível, basta pesquisar a respeito de eletromagnetismo. As normas atuais da FCC e CE são extremamente rígidas quanto ao vazamento de eletromagnetismo. Utilziar o som também é ineficiente. Energia não se cria, toda vez que você for transmitir algo, e parte dessa energia puder vazar, não chegando totalmente ao outro lado (como ocorreia pelo som), vai significar perdas. Isto não depende de inteligência de físicos não... são leis elementares da física.

A única forma, ao meu ver, de utilizar algum tipo de transmissão sem fio, seria através de Laser, já que as perdas na transmissão são baixíssimas. MAS é preciso uma conversão, uma desconversão (pontos onde haverão perdas), e terá que haver um caminho sem nenhum obstáculo entre eles.

Mesmo em cabos de energia podem haver perdas consideráveis. Hoje nego aqui no fórum acha um absurdo usar cabo de 6mm, nem que seja pra alimentar um cd-player...

A não ser que se chegue num método 100% eficiente (o mais próximo disso, já que 100% é impossível) e sem poluição eletromagnética (como acontece com o tal "pano"), essa história de energia sem fio não vai pra frente. É fato, é física, é lógico.

Postado em
Pablo, possível é. Funciona. Porém é impossível isto vir a vingar dentro das nossas casas e veículos.

A própria física diz que é impossível, basta pesquisar a respeito de eletromagnetismo. As normas atuais da FCC e CE são extremamente rígidas quanto ao vazamento de eletromagnetismo. Utilziar o som também é ineficiente. Energia não se cria, toda vez que você for transmitir algo, e parte dessa energia puder vazar, não chegando totalmente ao outro lado (como ocorreia pelo som), vai significar perdas. Isto não depende de inteligência de físicos não... são leis elementares da física.

A única forma, ao meu ver, de utilizar algum tipo de transmissão sem fio, seria através de Laser, já que as perdas na transmissão são baixíssimas. MAS é preciso uma conversão, uma desconversão (pontos onde haverão perdas), e terá que haver um caminho sem nenhum obstáculo entre eles.

Mesmo em cabos de energia podem haver perdas consideráveis. Hoje nego aqui no fórum acha um absurdo usar cabo de 6mm, nem que seja pra alimentar um cd-player...

A não ser que se chegue num método 100% eficiente (o mais próximo disso, já que 100% é impossível) e sem poluição eletromagnética (como acontece com o tal "pano"), essa história de energia sem fio não vai pra frente. É fato, é física, é lógico.

Kleber, entendi perfeitamente o que vc diz, faço engenharia em uma universidade federal entao não sou tão leigo em fisica, sei bem das leis do eletromagnetismo pois estudo isso a todo momento, a a ultima parte do seu post mostra que vc tbm não é cético, um dia vão chegar a um método totalmente eficiente, talvez nós nao vejamos, talvez sim, quem sabe!?

A onda wireless tá só começando, mesmo porque a pouco tempo atrás era inviavel economicamente ter uma rede wireless em casa, agora temos por menos de 200 reais. Energia wireless com perdas insignificantes, sem interferencias? isso nao me soa impossivel, mas um dia eu pensei que um televisor de alta resolução de menos de 0,5 cm de espessura, maleavel, era impossivel, e quebrei a cara.

Quem a 10 anos atras imaginaria um pendrive? 32gb em 4cm? Fisicamente impossivel? Na epoca ou talvez um pouco antes todo mundo pensava isso. Hj acredito que 32gb em 4cm será ridiculo em menos de 5 anos.

e só mais uma tecnologia que ninguem imaginava: BLUETOOTH ! Po... que me... é essa? Wireless é a palavra, e não vimos nada ainda.

O assunto do topico foi muito bem colocado, é pra discutir mesmo!

abração!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...