Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

som de qualidade: grave tem q ser estéreo

Recommended Posts

Pessoal

andei conversando com uma pessoa muito experiente em audio

e ele me contou uma coisa interessante

q eu nao tinha parado pra pensar

 

um sistema de qualidade, pra tocar concerto.. jazz... e outras músicas do genero

tem q ter 2 subwoofers, um ligado no canal esquerdo e outro no direito

 

pq?

 

imagine um palco, onde tem um contra baixo no lado direito e uma bateria no lado esquerdo

 

é correto q se tenha um subwoofer para cada instrumento a fim de minimizar o embolamento das ondas sonoras mas nao para separar os canais com a finalidade de fazer com q o grave de um instrumento venha de uma determinada direcao, isso é impossivel

faz sentido, nao?

num sistema onde se liga um subwoofer em bridge, o sinal é somado dando outra forma de onda

 

mas atenção essa afirmação cai por agua abaixo se vc escuta musica eletronica, pop, etc

onde a separacao dos canais dos subwoofers nao ajuda muito

 

 

 

muitos já sabiam

 

mas sempre é bom lembrar o pessoal

Editado por marcelomoti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão é deveras controversa.

 

Sempre seria ideal que houvessem trasndutores independentes para cada instrumento.

 

Numa sala, essa questão de subwoofer estereo "ATÉ" pode ajudar. Porém, como todos 'deveriam' saber, o ideal é que o subwoofer toque poucas frequencias. (até 60hz +/-).

 

Pois bem...essa frequencias NAO podem ser localizadas pelo ouvido humano, sendo posicionadas pelos falantes que reprodizirem o grave e o médio grave.

 

No carro então, a situação se agrava, pelo posicionamento.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem pode ser resolvido com um super pezinho...... já tem mais dois pontos para o super pezinho.......mais algum????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa opa opa...

 

lá no topico do sepacheco nao teve ponto pro super-pezinho :)

 

ele deu e eu retirei o ponto :D

 

1 ponto pro pezao

1 ponto pra Bass-Reflex

1 ponto pro Sub Unico

uauahuahuah

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o player tem saída p/ sub, como é que funciona essa separação?

 

É só por frequencia?

 

Imaginei que essa saída seria para isso mesmo...

 

Então não seria melhor que cada canal tivesse 1 saída p/ sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se o player tem saída p/ sub, como é que funciona essa separação?

 

É só por frequencia?

 

Imaginei que essa saída seria para isso mesmo...

 

Então não seria melhor que cada canal tivesse 1 saída p/ sub?

Tirou as palavras da minha boca :P

 

ps.: marcelo é ESTEREO!!! nao esterio :legal:

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ahahhaahaa :P :ol

 

mas.. ta certo que nao se deve localizar os tais subgraves... mas e no caso de musica classica? concertos etc... eu acho que no caso desse tipo de musica, como na propria definicao pro palco, deveriamos saber de onde estao tocando tais instrumentos como um contra-baixo ou a bateria..

mas n sei bem q frequencia esses instrumentos tocam... eh subgrave? ou menos grave? tipo.. seria pra "mostra-los" com mid-bass?

 

eu sou inesperiente pacas nisso e ja tou me intrometendo UHuhuhHU :ol

me corrijam por favor!

mas como dizem.. eh errando q se aprende :P

 

:pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os aparelhos mais modernos possuem duas saidas para sub.

 

vou falar pelo que conheço o Alpine 9815 tem saida para sub stereo e mono, ficando ao ususário definir o modo.

 

O que o Marcelo falou esta correto, inclusive as empresas de HT estão me recomendando caixas que respondam até 20hz em estereo justamente para esta situação indicada pelo marcelo.

 

Pode até ser novidade para alguns mas que existe, isto existe sim e é algo que tenho que aprender mais para poder dar uma opinião tecnica do assunto.

 

Em Ht ja percebi sistemas com respostas de baixas frequencias em estreo e é legal sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas atenção essa afirmação cai por agua abaixo se vc escuta musica eletronica, pop, etc

onde a separacao dos canais dos subwoofers nao ajuda muito

 

 

Apesar das divergências entre o uso, ou não, de dois subs, a afirmação acima se mantém ?

Eu por exemplo gosto de ouvir pop, black, eletronica, jazz... acho que cada uma no seu momento apropriado e da minha paciência... hehehe

O ideal então, no meu caso e que eu imagino que seja o de muita gente, seriam msm dois subs, cada qual com o seu canal ?

 

Por acaso os Pioneers, 7600+ tem saidas independentes (L, R) pro sub ?

 

Acho que esse tópico até podia ir pro Hot Topics...

[]´s !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse e repito:

 

Se a 'caixa acustica' responsável pelos MEDIO-GRAVES, GRAVE e SUBGRAVES for uma só, essa afirmação é verdadeira, util, e FAZ diferença ter o grave estereo.

 

Para qualquer outra combinação, se quiser façam o teste, ela não faz diferença.

 

Seja em HT ou no carro.

 

E podemos até apostar dinheiro, se alguem conseguir localizar graves abaixo de 60hz ganha :)

 

Vou repetir mais uma vez: SE, e somente SE, todos os graves (incluindo medio-graves, graves e subgraves) provierem de um mesmo lugar, sim, existe e é facilmente perceptível a separação estereo do grave (desde q o CD seja audiofilo, caso contrário as frequencias já estarão misturadas).

 

Se essa configuração nao existir, nao faz diferença.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema naum é nem este, de ser estereo ou naum, pode até ser estereo, mas vc vai colocar um sub com caixa de 50 a 70 litros no assoalho do motorista e do passageiro....entaum vc tem que descer o maximo as frequencias na frente e deixa o sub trabalhar apenas para reforçar dar ambiencia e corpo ao subgrave e deixa o pezinho de 11L fazer o resto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como eu disse e repito:

 

Se a 'caixa acustica' responsável pelos MEDIO-GRAVES, GRAVE e SUBGRAVES for uma só, essa afirmação é verdadeira, util, e FAZ diferença ter o grave estereo.

 

Para qualquer outra combinação, se quiser façam o teste, ela não faz diferença.

 

Seja em HT ou no carro.

 

E podemos até apostar dinheiro, se alguem conseguir localizar graves abaixo de 60hz ganha :)

 

Vou repetir mais uma vez: SE, e somente SE, todos os graves (incluindo medio-graves, graves e subgraves) provierem de um mesmo lugar, sim, existe e é facilmente perceptível a separação estereo do grave (desde q o CD seja audiofilo, caso contrário as frequencias já estarão misturadas).

 

Se essa configuração nao existir, nao faz diferença.

 

[]s

Ri7

Vc falou aposta de dinheiro?????

 

 

Opa infelismente pela segunda vez na VIDA vou descordar de vc.

 

Como o marcelo disse e o exemplo dele é o mais claro possivel.

 

 

um baixo de um lado e uma bateria do outro lado do palco, vc percebe facil em um bom HT.

 

60 hz é facil se vc tivesse falando de 40 para baixo eu não discordaria de vc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou falar pelo que conheço o Alpine 9815 tem saida para sub stereo e mono, ficando ao ususário definir o modo.

 

Eu tenho o 7897, e estava comparando com o 9815 nas especificações...

 

E em ambos, no manual, está como saída "NON-FADED", achei que fosse isso que definia.

 

Eu não posso ir fuçar, porque eu não usei o aparelho ainda, mandei p/ instalar na caixa.

 

Aonde é que eu vejo no manual, se o 7897 possui essa opção?

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou falar pelo que conheço o Alpine 9815 tem saida para sub stereo e mono, ficando ao ususário definir o modo.

 

Eu tenho o 7897, e estava comparando com o 9815 nas especificações...

 

E em ambos, no manual, está como saída "NON-FADED", achei que fosse isso que definia.

 

Eu não posso ir fuçar, porque eu não usei o aparelho ainda, mandei p/ instalar na caixa.

 

Aonde é que eu vejo no manual, se o 7897 possui essa opção?

 

Valeu!

aperte setup e segure por 3 segundos aparece as regulagens, inclusive sub mono ou estereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha Ronie...

 

60Hz Facil...eu to vendo q vou ganhar um Alpine 9815 :)

 

Por favor, leia novamente minhas duas respostas neste tópico.

 

Olha oq vc disse:

 

> um baixo de um lado e uma bateria do outro lado do palco, vc percebe facil em um bom HT.

 

Um bom HT não tem subwoofer :)

 

vai sempre vai perceber (como eu disse) ;)

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar sub em stereo era um projeto que eu tinha, mas eu teria que arrumar dois ótimos subs de 10 ou 8", ter um puta trabalhão pra montar ele e correr o risco de num dar em nada.... Pq a área do carro não favorece a formação da onda pro stereo. teria que ter 2 metros +- de separação de um do outro. Por isso, a melhor coisa é fazer isso com os super-pesinhos... Eles te dão ótimos graves até 40Hz, fazendo o papel direitinho.

 

Se eu não me engano, quem tiver grana, eu lembro que tinha um mid bass de 8" da Dynadio, que tinha resposta até 25Hz..... Ai sim vc teria um sub em stereo descente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc falou aposta de dinheiro?????

 

 

Opa infelismente pela segunda vez na VIDA vou descordar de vc.

 

Como o marcelo disse e o exemplo dele é o mais claro possivel.

 

 

um baixo de um lado e uma bateria do outro lado do palco, vc percebe facil em um bom HT.

 

60 hz é facil se vc tivesse falando de 40 para baixo eu não discordaria de vc.

Ronie...vc só se esqueceu de uma coisa...estamos falando de som dentro do carro...em HT é mto mais fácil perceber pela distância entre as duas caixas... que até onde eu sei...é recomendável uma distância de pelo menos 2 mts entre as caixas acústicas...no carro tem esses espaço todo???acho que não...sendo assim seria natural essa faixa de frequencia começar a embolar... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que as frequencias embolariam em volumes medios e altos, mas para quem gosta de audio ouve baixo, daria para perceber sim.

 

Os subs de 8 polegadas que respondem 28hz seriam muitissimo aproveitado nesta situação, mas no carro realemente dependeria muito do habitaculo mesmo, uma Marea Wekeend daria sim.

 

Um Meriva, ou mesmo um FIT. pois meu irmão tem um e com sub de 10 polegadas e que fica posicionado no lado esquerdo e nas batidas é possivel detectar de onde vem a batida, atras e do lado do passageiro, o som dele num é magnifico eu concordo mas me deu margem para imaginar dois subs bem dimensiondos fazendo a funçao estereo para sub.

 

Mas realemente em HT é muitissimo mais facil, primeiro que as frequencias baixas vem da frente e pelas distancias.

 

Talves para se conseguir esta função estereo do sub seria melhor se eles estivessem em um pezinho ou na porta e 3 vias com certeza.

 

Estamos falando de possibilidades, pois nunca vi um sistema completo em CARRO em que fosse possivel perceber as diferenças de localização de subs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qdo eu tiver 15 mil reais sobrando, vc vai ver um sistema de sub estereo bem loco!! ahahahahaahahaha

 

Só que pra isso teria que comprar um carro que tenha um bom painel e fazer esses subs na frente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em 97 o corsa da zander´s tinha dois sub´s de 8´da JL no pezinho e em cima do painel medios b&w com tw focal.......acho que seria isto que o pessoal esta procurando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 97 o corsa da zander´s tinha dois sub´s de 8´da JL no pezinho e em cima do painel medios b&w com tw focal.......acho que seria isto que o pessoal esta procurando....

é algo que estou pensando em adquirir os mid bass da diamond e colocar em um pezão, os mid ranger na porta e os tw na coluna.

e desistir do sub e deixar o porta malas livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ANTES de fazer o som no meu carro, eu imaginei se dava pra fazer isso de colocar 1 sub pro baixo e outro pra bateria, e alguem me falou q nao dava e eu desisti... Mas entao a caixa para os dois subs teriam q ssr as mesmas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é algo que estou pensando em adquirir os mid bass da diamond e colocar em um pezão, os mid ranger na porta e os tw na coluna.

e desistir do sub e deixar o porta malas livre.

Ronie, pezao q vc diz eh o de 7L q vc vai colocar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é algo que estou pensando em adquirir os mid bass da diamond e colocar em um pezão, os mid ranger na porta e os tw na coluna.

e desistir do sub e deixar o porta malas livre.

Ronie, pezao q vc diz eh o de 7L q vc vai colocar?

seria colocar os mids na porta respostas de 50 para cima.

 

e colocar um sub ou da JL de 6 polegadas ou um Diamond no pezão (+- 11 litros) e não ter mais sub.

 

Mas tenho que estudar mais esta possibilidade.

 

O 6w0 da Jl com 7 litros resonde bem de 32hz para frente.

 

então de 32 a 50 os JL, de 50 para cima o kit

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...