Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danieltoma

Gol Caixa com Motor Passat VR6 2.8

Recommended Posts

Galera,

 

 

andei pensando com meu pai em montar um Golzinho cx (1ª geração) pra da uns rolê no fds e como hobby...ja que eu e ele gostamos de carro...

 

 

enfim... estavamos pensando em pegar um passat vr6 2.8 e transpor todo em um gol...sera possivel? :pirou: o custo seria mt inviavel pela exclusividade? :banghead

 

enfim...espero a ajuda e opinião de vocês....

 

 

Feliz 2009 pra todos :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc e teu pai tem paciência...vai em frente

Eu montei com meu pai um Renault Twingo com motor,cambio,agregado,freios, td do Golf gti (95...98) o projeto demorou + de 9 meses (trabalhando depois do serviço e em fds) mas vlw a pena pq é um carro unico

Concordo em q seja + viavel montar um passat mas td mundo tem acesso a esse carro, o seu vai ser apenas + um...

Pense na exclusividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com ctz eh bem facil ,tendo dinheiro...................

 

Tendo dinheiro o ceu é o limite....

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se vc e teu pai tem paciência...vai em frente

Eu montei com meu pai um Renault Twingo com motor,cambio,agregado,freios, td do Golf gti (95...98) o projeto demorou + de 9 meses (trabalhando depois do serviço e em fds) mas vlw a pena pq é um carro unico

Concordo em q seja + viavel montar um passat mas td mundo tem acesso a esse carro, o seu vai ser apenas + um...

Pense na exclusividade.

 

Poste fotos, fiquei curioso!

 

Deve estar bem legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Kleber.

 

Eu ficaria com o Passat VR6 e deixaria um brinco!

 

Andaria forte (acho muito mais bonito e confortável) e sairia muito mais em conta.

 

Desculpe se estou sendo sincero demais, mas Gol quadrado mexido tem aos montes. Não vejo exclusividade nenhuma nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se voce tiver apenas a mecanica do VR6... sim... monte no quadrado!!

 

Agora por mais detonado que esteja... se voce tem o Passat... monte no passat!!

 

Mas se fosse eu, montaria a mecanica do VR6 em um Passat antigo 76~77!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo com o Kleber.

 

Eu ficaria com o Passat VR6 e deixaria um brinco!

 

Andaria forte (acho muito mais bonito e confortável) e sairia muito mais em conta.

 

Desculpe se estou sendo sincero demais, mas Gol quadrado mexido tem aos montes. Não vejo exclusividade nenhuma nisso.

 

É realmente Casão tem um zilhão de golzinho quadrado mexido por ai, mas é sempre a mesma receita: Apzão turbinado

Até hj eu ñ vi nenhum com motor Vr6. Eu respeito a tua opnião, mas pensa aí, ia fica da hora hein!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o passat é bem mais bonito e confortável. Se fosse pra montar uma mecânica dessas em outro carro, OU montaria num Passat GTS ou Pionter 90-92, OU montaria num gol BX totalmente sleeper...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é um carro pro fds eu axo q o conforto ñ seria uma prioridade...

outra coisa o gol com motor vr6 original (174cv) andaria e muito na frente dum passatão.

 

relação peso potência

Gol 4,6Kg/1cv

Passat 5,8Kg/1cv

 

isso no final das contas ia fazer uma diferença enorme...

o torque vai ser bem aproveitado

 

mas cada um, cada um...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja vi nego enfia mecanica de vectra num chevete[""]

 

acho que sao duas coisas a se considerar.

 

1º, se vc optar pelo passat. por mais bonito que ele seja , ele vai continuar sendo um passat.

 

2º, ja o gol nao vai mais ser um qualquer, ele vai ser único, e dependendo do agregados ele rouba a cena onde quer que esteja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como é um carro pro fds eu axo q o conforto ñ seria uma prioridade...

outra coisa o gol com motor vr6 original (174cv) andaria e muito na frente dum passatão.

 

relação peso potência

Gol 4,6Kg/1cv

Passat 5,8Kg/1cv

 

isso no final das contas ia fazer uma diferença enorme...

o torque vai ser bem aproveitado

 

mas cada um, cada um...

 

Mas eu penso assim: A grana pra fazer um swap já é a grana pra começar um turbo...

 

O passat pode ganhar um German Style pra ficar visualmente mais interessante (com rodas de ferro alargadas, ou as próprias rodas de liga). Sei lá... Gol é gol, independente do motor que tiver embaixo do capu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

monta no gol a ar, eu tava pensando nisso tb.. hehehe. deixava a parede de fogo um brinco, e metia o vr6, sleeper total.... lógico, com as bbs do gol GT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se dinheiro não for problema, em qualquer um dos projetos você estará bem servido! Porém, se você curte mais motor forte para dar umas aceleradas nervosas (pilotar um Golzinho com motorzão é beeeeeem diferente de andar com nossos mancolinos de uso diário, ter que ter braço e responsabilidade), manda ver no Goleta, com motor de Passat e de preferência turbinado - mesmo que seja com pouca pressão e miolo original. Ou usa o motor VW/Audi 1.8 Turbo. Ou, ainda melhor, investe numa adaptção de tração integral da Audi heheheh E pra essas brincadeiras só o dinheiro não será necessário, vei ter que ter paciência também, não é qualquer um que está apto/qualificado a fazer uma mudança dessa magnitude; e empecilhos podem surgir durante a realização do projeto.

 

Já o Passatão VR6 é show, um carrão, eu particularmente prefiro a Variant. Ou uma Jetta Variant hehehe

Enfim o Passat é excelente, confortável, espaçoso e tem um bom motor e conjunto mecânico que garante uma boa diversão na pilotagem (se não for com caixa automática, apesar de que alguns gostam...). Dá pra colocar umas rodonas, suspensão a ar, lotar aquele belo porta-malas de som, esse tipo de coisa.

Mas, creio que o Gol vá andar muito mais e ser bem mais arisco. Daí é só decidir o que prefere.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

andei pesquisando sobre essa adaptação...

 

e vi alguns comentarios sobre o motor vr6, mas essa abaixo foi pra colocação em um gol gti bola....

 

 

 

Tal empreitada não é algo que se possa chamar de simples, muito menos barato. Não é simples porque o Gol não foi projetado para receber este motor, o que exige muitas mudanças e adaptações. Além disso, o nível de potência desejado não é brincadeira! Mas quando o assunto é adaptações, nada é impossível.

 

Você tem dois elementos facilitadores: o primeiro é o carro escolhido, o Gol GTI 16V, que já recebeu diversos reforços da engenharia da VW e é capaz de suportar os 174 cv do motor VR6 só com simples redimensionamento de suspensão (amortecedores de carga maior), freios (pastilhas esportivas mais macias) e, eventualmente, pneus (passando a 205 mm de largura) e rodas (de aro 16 e tala mínima de 6,5 pol).

 

O outro elemento facilitador é o tamanho do motor V6 escolhido: o VR6, cujo ângulo entre as bancadas de cilindros (15 graus) é dos menores já vistos, foi projetado para cofres reduzidos e isso facilitará sua colocação no Gol. Mesmo assim acomodar o VR6 no cofre do Gol será a parte mais complicada da adaptação. Primeiro deve-se optar pela posição de montagem, transversal (como no Golf e no Passat anterior) ou longitudinal. Desta escolha dependerá o câmbio a ser utilizado: o do Passat acidentado, no caso da montagem transversal, ou o original do Gol, com uma flange adaptadora no caso de montagem longitudinal. Esta escolha deve ser feita pelo profissional designado para fazer a adaptação, que deverá levar em consideração as dificuldades e custos envolvidos na montagem dos dois conjuntos. Vale dizer que a montagem transversal, original de projeto do motor VR6, deve ser preferida.

 

Pode ser necessário trabalho nas chapas do cofre do motor para alojar o VR6, além de haver dificuldades para fazer os novos pontos de fixação do motor. Todo o chicote elétrico também deve ser refeito e muitos outros subsistemas, como o de refrigeração, têm de ser redimensionados. Nestas tarefas, mais uma vez os restos de seu Passat podem servir de doadores.

 

Superadas todas as dificuldades, estando o carro com motor VR6, sua insatisfação com a retomada deverá ter sido sanada: serão 24 m.kgf de torque a 4.200 rpm, contra os 17,8 mkgf a 4.500 rpm originais. Outra tarefa será superar os 400 cv.

 

Simulamos o desempenho do Gol GTi 16v com o motor VR6 original e com o VR6 preparado com biturbo (dois turbocompressores, como convém a um motor de 6 cilindros -- saiba mais), intercooler, rodando com álcool e 1,4 kg/cm² de pressão de sobrealimentação. Observe o desempenho esperado:

Original VR6

Potência máxima 141 cv 174 cv

Rotação de potência máxima 6.250 rpm 5.800 rpm

Velocidade máxima 204 km/h 219 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h 9,0 s 7,6 s

Torque máximo 17,8 m.kgf 24,0 m.kgf

Rotação de torque máximo 4.500 rpm 4.200 rpm

Aumento recomendado na injeção de combustível - -

Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,69 g 0,81 g

A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.

Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF.

Superar os 400 cv não é tarefa fácil, pois são mais de 100% de aumento sobre a potência original do VR6. Tal incremento de potência requer o emprego de sobrealimentação para não sacrificar em demasia a dirigibilidade em baixa rotação. Neste caso, o uso de dois pequenos turbos de fluxo simples, um para cada bancada de 1,4 litro deverá atingir ótimo resultado. Será necessário usar alta pressão, o que consiste uma dificuldade devido à elevada taxa de compressão original do motor (10:1). Pode-se optar por reduzi-la ou por empregar álcool como combustível. Como já se tem uma taxa original alta, fica mais simples optar pelo álcool, que não deve implicar perda de rendimento antes da entrada do turbo, por causa da taxa mais alta e da possibilidade de empregar maior avanço de ponto de ignição nestas condições.

 

O sistema de injeção deve ser adaptado levando em consideração a possibilidade de corrosão pelo álcool. Deve-se utilizar remapeamento ou caixa de gerenciamento adicional para adequar a injeção e ignição às novas condições impostas pelo uso do álcool e do biturbo.

 

Para tal nível de desempenho deve-se rever todo o carro, podendo ser necessários reforços estruturais, sem falar no redimensionamento de freios, com pinças, discos e pastilhas mais eficientes; rodas e pneus, procurando maximizar a área de contato com o solo (225/35 R 16 V é uma medida interessante); suspensão, com molas e amortecedores mais rígidos; câmbio, podendo exigir engrenagens mais fortes e com certeza pedindo uma embreagem mais resistente. Tudo isso visa garantir um bom comportamento dinâmico, segurança e a durabilidade do conjunto.

 

Além disso só resta recomendar força de vontade, um pé-de-meia vultuoso para garantir a aventura e consciência para dirigir o bólido que terá nas mãos. Afinal, domar um Gol que pode beirar os 300 km/h não é para qualquer um.

 

 

agora meu medo mesmo..é mais sobre achar peças...e manuntenção...pois o carro ficara no interior de Pernambuco...

 

 

assim que eu der uma pesquisada a mais...posto aqui!!

 

 

 

vlws a todos que opinaram aqui!!

 

;]

post-17337-1237152405_thumb.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa muito bom o texto hehehe

 

Acho q é algo viavem sim de se montar, só tem q ter bala na agulha para encarar um projeto asim, tem que pensar na parte estrutural se a frente não vai ficar muito mais pesada que a traseira fazendo asim o carro sair muito de frente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom na oficina de um amigo meu taum montando um motorzinho desses do modo mais facil , q eh longitudinal , e eh hiper facil de por o motor no cofre , e alem disse logo mais vai ter tração 4x4 de uma S2 ehehehe e eh mto facil de por viu......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando, mais achei muito legal!!!

 

entao meu belo projeto, so tenha em vista que é um rio de dinheiro e muita paciencia,

nesse mundo ja vi muita coisa, uma das coisas que me disseram impossivel foi colocar um cambio automatico em um passat 80.

 

mais entao, nao vejo muitas mudanças de um chassi GTI pra um comum, tem algumas, mais nada que um pouco de reforço nao melhore.

 

bom pelo que sei, um vr é de tamanho surpreendentemente pequeno, sendo menor que o 5 cilindros (o fivetech VW é grande pra raio)

 

se usar tipo o cambio do gti ou tipo pegar o cambio do passat turbo, deve ficar perfeito, ou se tiver uma mecanica que nem nosso amigo falou da S2 ou sei la adaptar uma do S3 (acho mais dificil mais nao impossivel) ou qualquer quattro, ficaria mais louco ainda.

 

mais nao deixe morrer essa ideia nao, acho que tem que fazer o gosto, mesmo que leve tempo,

eu mesmo tenho uma samambaia, um gol 1000 que por infelicidade do maldito funileiro é azul escania.

com um 1,9T com cabeçote de golf fluxo cruzado 8 bicos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desenterrando, mais achei muito legal!!!

 

entao meu belo projeto, so tenha em vista que é um rio de dinheiro e muita paciencia,

nesse mundo ja vi muita coisa, uma das coisas que me disseram impossivel foi colocar um cambio automatico em um passat 80.

 

mais entao, nao vejo muitas mudanças de um chassi GTI pra um comum, tem algumas, mais nada que um pouco de reforço nao melhore.

 

bom pelo que sei, um vr é de tamanho surpreendentemente pequeno, sendo menor que o 5 cilindros (o fivetech VW é grande pra raio)

 

se usar tipo o cambio do gti ou tipo pegar o cambio do passat turbo, deve ficar perfeito, ou se tiver uma mecanica que nem nosso amigo falou da S2 ou sei la adaptar uma do S3 (acho mais dificil mais nao impossivel) ou qualquer quattro, ficaria mais louco ainda.

 

mais nao deixe morrer essa ideia nao, acho que tem que fazer o gosto, mesmo que leve tempo,

eu mesmo tenho uma samambaia, um gol 1000 que por infelicidade do maldito funileiro é azul escania.

com um 1,9T com cabeçote de golf fluxo cruzado 8 bicos

 

Mas eu jah vi mais de um passat antigao com cambio atm aki em sampa hehehhe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...