Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AtilaMendes

Seu Xover canta???

Recommended Posts

Td bom pessoal?!

 

Hoje de manha, instalando meu som notei uma coisa no mínimo interessante. Tinha uma hora em que eu estava instalado o kit no meu amp, e conectei apenas o cross e deixando desligado ainda os falantes (mid e tweeter), derrepente escutei uma música tocando bem baixinho, e por coincidência era a mesma que o meu Alpine estava tocando!!!!!! Tava dando pra ser escutada bem baixinho (tipo do mesmo jeito que a agulha dos LPs tocam quando o som não está amplificado).

 

Fiquei meio grilado pq não tinha nenhum falante conectado, daí eu percebi que estava vindo do Xover do meu MB Quart!!! Tava tocando a música bem baixinho dentro dele!!!!!!

 

Eu hein?!?!?!

 

Enquanto não apareçer uma explicação técnica (apesar de imaginar o que seja), meu Xover canta!!!! rsrsrsrsrsr

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele deve ter nucleo de ferrite na bobina, ou então duas bobinas proximas, ai ele fica como um falante, recebeu sinal emite som.´

Pra mim deve ser isso a explicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acontece sim...

Mais interessante que me aconteceu, foi testando uma fonte chaveada num T8500 com a saida ligada em uma carga resistiva, so que a carga resistiva tinha formato de uma bobina, acabou gerando um campo magnetico que atraia e repelia as cargas, fazendo elas vibrarem, e saia som delas.

Nao era alto mas reproduzia as frequencias graves muito bem kkkkkkkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei o meu cross e não saiu nada... seria bom, pois no dia que os falantes queimarem ainda poderei ouvir música de alguma forma...KKKKKKKKK!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Testei o meu cross e não saiu nada... seria bom, pois no dia que os falantes queimarem ainda poderei ouvir música de alguma forma...KKKKKKKKK!!!

 

Na hora a primeira coisa que pensei foi em um corrente induzida do Xover no falante!!!!! Mas isso seria muito absurdo!!! haiueeiuuiaue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso já aconteceu comigo com uma cl500.Até hoje não achei explicação. ahiUHAUIhauihIAHIuhaiuh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vcs pegagem aqueles motorzinhos que vinham em carrinhos de controle remoto e ligar esse motorzinho numa saída qualquer de áudio, vcs vão sentir o motorzinho vibrando e tocando graves ehehehh. Eu já fiz isso uma vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso do amigo do CL 500 que tocava musiquinha e as laminas que constituem o trafo que não estam bem unidas dando espaço para vibração conforme a variação no campo eletromagnetico do trafo.

 

 

no cross provavelmente e a mesma coisa

 

 

a casos que trafos e bobinas com nucleo de ferrite levam um banho de verniz para não terem esse tipo de vibração .

pode ser que no caso do cross o banho não ficou 100%

 

 

e no caso do buster isso ocorre devido a algum impacto sofrido deslaminando a parte superficial do trafo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A explicação o anjonegro já deu, e é aquilo mesmo; no caso do CL500 é a mesma coisa... se a potência for alta, mesmo que as lâminas ainda estejam boas, pode ser que toque mesmo, assim como um núcleo sólido de ferrite também pode tocar, pois é praticamente o mesmo princípio de um falante, só que sem cone, e com a bobina fixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...